"Vou dar a estola que recebi hoje!" Foi com estas palavras que o P. António Lobo, logo após a renovação de sua Aliança de Amor celebrada há precisamente 51 anos, tira a sua estola e coloca-a sobre o altar do Santuário. Um gesto espontâneo e tão simples, que passou despercebido às pessoas que estavam lá fora. Colocando a estola sobre o altar proferiu, numa admiração total, umas palavras à Mãe de Deus que soaram como um "pensamento em voz alta": "A Senhora merece muito melhor, mas o pobre dá o que tem!"
Festejávamos a primeira Aliança de Amor de um português. O P. António Lobo manifestou a alegria por estar a celebrar este dia neste lugar, mas especialmente por ter alguns sacerdotes da sua comunidade. Ele é o 1º sacerdote português do Instituto dos Padres de Schoenstatt. O P. Miguel Lencastre também estava presente e lembrou que deve a sua conversão e decisão à visita que fez ao P. Lobo na Suiça. Mas o P. Lobo alegrou-se de modo especial pela presença da actual geração de sacerdotes de Schoenstatt, representada pelo o P.Carlos Alberto e o P.Francisco Sobral.
Os poucos minutos em que o P.António Lobo nos contou sobre a sua vida, foram um testemunho de amor de uma Aliança vivida. À Mãe de Deus, ele deve tudo! Começou por se desculpar pelo seu "brasileiro" apesar de ser um português, mas que após 43 anos ao serviço da Obra de Schoenstatt no Brasil é natural que o seu português nortenho tenha ficado um pouco "abrasileirado". Foi o início de alguns momentos humorísticos que ele nos ofereceu e que foram provocando, não só sorrisos, mas muitas gargalhadas. Neste ambiente familiar e descontraído passou-nos a mensagem da Aliança de Amor que lhe transformou a vida. Contou-nos desde o medo de morrer, que sentiu aos 7 anos de idade quando estava doente e dizia à sua mãe que não queria morrer, até à segurança do "abraço" da Mãe de Deus em Aliança de Amor e anseio de se encontrar com essa Senhora tão bela, no céu, mas que será só depois de algum tempo, porque terá ainda "as contas do S.Pedro".
No Santuário, o P. António Lobo convidou-nos a todos a renovar a Aliança de Amor juntamente com ele. No seu testemunho incentivou a quem ainda não tem a Aliança de Amor, então está na hora de a fazer.
A festa terminou com um convívio no hall do salão, onde não faltou o bolo com o símbolo jubilar. Depois de soprar as velas, foi a vez de nos mandar soprar na sua mão. O P. António Lobo não deixou de praticar a "magia" com a sua moeda de 2 cêntimos. Soprar duas vezes e... desapareceu dos dedos para aparecer noutro local.
Ficamos todos convidados para a missa do dia 5 de Setembro, em que o P. Lobo festeja o jubileu de ouro sacerdotal. Terá um almoço comemorativo na Casa José Engling nesse dia. Inscrições no local.
MP
Fotos: Ana Margarida
Sem comentários:
Enviar um comentário