domingo, 18 de agosto de 2013

CMP - "Dia da Aliança" 8/2013

Sinal de GRANDEZA nos nossos dias

Ao sentar-me para escrever algo neste espaço pensei nos acontecimentos mais significativos do calendário litúrgico deste mês de Agosto: Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora, Rainha. É claro que estas duas imagens nos levam a pensar no céu e por isso logo me lembrei de um acontecimento recente que vivi na minha última viagem de avião. Ao meu lado, uma pequenita de 6 anos e o seu pai. Quando o avião levantava voo e já passávamos as nuvens ela, num momento efusivo de alegria, exclamou alto: “Hei, estamos a ir para o céu! Vamos ver Jesus?” O que o pai, num tom baixo, explicou, não sei. Eu apenas sorri e fiquei meditando nisso. Se foi o meu vestido de Irmã de Maria que a despertou para o Divino, não sei; acredito simplesmente que foi a palavra “céu”. E logo imaginei: não seria esta, ou ainda muito mais, a alegria de Nossa Senhora quando era elevada ao céu: vou ver Jesus! Não é este o grande momento na vida de um ser humano? Não deveria ser este o nosso anseio? Não o deveria ser em tal medida que tudo o que nos rodeia fosse um meio que nos elevasse, que elevasse os nossos olhos para Ele? Maria abriu o seu coração a Jesus, deixou-O fazer parte da sua vida e permaneceu para sempre unida a Ele e à sua missão. Festejamos a Assunção e a Coroação de Nossa Senhora não para a tornar maior, porque Ela é a “cheia de graça”, mas para que o nosso coração veja a sua grandeza. E onde está a grandeza de Maria? Está na sua fé. Ela acreditou – a vida inteira, mesmo nas horas de escuridão – no amor pessoal de Deus: “Faça-se em mim segundo a tua palavra!” Maria deixou-se conduzir por Deus e com isso ela segue o SEU caminho, decidida e corajosa, porque nela cresce uma segurança interior: esta é a MINHA vida e eu preciso responder àquilo que me é dado viver, Àquele que fez uma aliança de amor comigo. Deus também nos dá tanta graça quanta precisamos para as nossas tarefas de vida, a graça necessária para a MINHA vida. E sabemos que o nosso “avião”, o voo mais curto e mais seguro para chegar a Jesus é Maria, Sua mãe. O “faça-se” de Maria é hoje para nós. Ela continua hoje a incentivar-nos: “Fazei o que Ele vos disser!” Em Schoenstatt, vamos entrar no Ano Jubilar: 100 anos de Aliança de Amor com a nossa Mãe e Rainha. Estamos a encher as talhas com as provas de amor no dia-a-dia, com as alegrias e o reconhecimento das nossas fraquezas e limites. O desafio é que sejamos criativos – cada um à sua maneira – na arte de oferecer a Maria o nosso dia para que Ela nos conduza mais profundamente ao coração de Jesus.
Numa reunião de casais foram dadas algumas dicas que nos ajudam a procurar o nosso caminho. Um empresário, na sua stressada tarefa na administração, vai escrevendo algo que quer oferecer para o Capital de Graças e coloca no bolso, dizendo: está entregue, presente é presente. À noite atira os papelinhos para a talha do seu Santuário-lar.  Uma mãe que no meio de tachos e panelas, idas ao jardim-de-infância e ao supermercado, coloca logo pela manhã 10 ervilhas no bolso esquerdo das calças e, durante o dia conforme a sua oferta, vai passando para o bolso direito. À noite as ervilhas conquistadas e não conquistadas caem no Capital de Graças.
Tudo é uma questão do amor: A quem é que eu ofereço o meu dia-a-dia e para quê?
 
Ir. M. Paula Silva Leite, CMP
(Publicado no folheto mensal "Dia da Aliança, Agosto 2013)
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...