Simbologia das coroas de Advento:
A sua forma circular indica a perfeição, a plenitude a que devemos aspirar na nossa vida de cristãos. O círculo não tem principio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem principio e sem fim e também do nosso amor a Deus e ao próximo, que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de "elo", de união entre Deus e as pessoas, como uma grande Aliança.
Como coroa, significa a dignidade, a realeza que Cristo veio outorgar ao cristão, isto é, a honra, a grandeza, a alegria e a vitória. É a "coroa dos eleitos". Uma coroa é usada em diversas ocasiões: a noiva no casamento, as crianças em certas festas e por exemplo, nas sepulturas como sinal de vida plena. A coroa de Advento significa também a plenitude dos tempos.
Os ramos verdes significam também o senhorio de Cristo sobre a vida e a natureza, dons de Deus. Verde é a cor da vida e da esperança. Deus oferece-nos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final da nossa vida.
A luz que se acende indica o caminho, afasta o medo e fomenta a comunhão. A luz das velas é símbolo de Cristo, luz do mundo.
As quatro velas da coroa, simbolizam cada uma das quatro semanas do Advento. Acende-se uma vela em cada semana. No inicio vemos a nossa coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência da escuridão do pecado. À medida que se vai aproximando o Natal, vamos acendendo uma a uma as quatro velas, representando assim a chegada do Senhor Jesus, luz do mundo, que dissipa toda a escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.
O número quatro pode também apontar para os quatro evangelistas, ou para os quatro mil anos que o povo judeu esperou o Messias.
Nota: As fotos mostram um pouco da sessão que a Ligas das Famílias realizou na passada quinta-feira, dia 29 de Novembro de 2012, onde foram feitas as coroas de advento, que as pessoas que vieram às missas no fim de semana puderam adquirir e posteriormente levar para casa, após serem benzidas durante as Eucaristias.
Fami e Paulo
Sem comentários:
Enviar um comentário