sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Madrugadores - Santuário de Schoenstatt - Centro Tabor


No passado sábado, dia 24 de Dezembro de 2011, pelas 07,30 horas (excepcionalmente, pois é sempre às 07 horas), reuniram-se no Santuário de Schoenstatt, os madrugadores.
Quem são os madrugadores?
São um grupo de homens movidos pela fé e unidos pela oração, que aos sábados (de quinze em quinze dias) se reúnem no Santuário.


Pela primeira vez, participei neste encontro e gostei imenso. Vou continuar a participar nestes encontros. Após um momento de oração e Adoração no Santuário, participámos na missa das 08,00 horas.


Depois de terminada a Santa Missa, fomos até à casa José Engling onde em conjunto tomámos o pequeno almoço.


Cantámos os parabéns e brindámos à saúde do José Vilarinho, que fazia anos neste dia. Para ele, especialmente os votos de muitas felicidades e muitos e bons anos de vida.


Após assinarmos a acta, cada um regressou a sua casa, para ajudar a preparar a ceia de Natal e celebrar o nascimento do Menino Jesus.
Se gosta de acordar cedo, tem espírito de sacrifício, aceita os desafios de Deus e percorre os caminhos da santidade, venha rezar, celebrar, cantar, encontrar paz, criar laços de amizade e no final tomar um pequeno almoço diferente, no próximo dia 07 de Janeiro de 2012, venha juntar-se aos madrugadores.
Não esqueça, às 07 horas da manhã e só para homens. A Mãe é a única presença feminina permitida.

Paulo Teixeira

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Padre Gilberto Cavani regressou aos braços do Pai


Faleceu hoje no Brasil o Padre Gilberto que pertencia ao Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt e esteve aqui na Gafanha da Nazaré, há uns anos atrás.
Padre Gilberto nasceu em 05 de Outubro de 1930 e estava actualmente a trabalhar no Santuário de Jaraguá.
Acompanhamos o Padre Gilberto nesta passagem para o Schoenstatt celestial com as nossas orações. Que a Mãe e o nosso Pai e Fundador o acolham, neste regresso ao Pai.

Fami e Paulo

Vamos ao Santuário beijar o Menino


Quando os portugueses passam o seu primeiro Natal noutros países, normalmente no final da Santa Missa, ficam desapontados porque não se dá o Menino a beijar. Esta tradição ecoa nos  corações dos portugueses nesta época natalícia: "Vamos beijar o Menino!". E todos já sabem o que isto quer dizer. É o mesmo que "vamos à Missa de Natal!". Porém, "beijar o Menino" é mais carinhoso, lembra que o Natal é a festa de uma criança, a festa do Deus-Menino e que afinal estamos a festejar Alguém. E quando festejamos um amigo, um familiar ou um vizinho, gostamos de expressar o nosso afeto, a nossa amizade com um beijo de parabéns. A primeira reação que alguém teve no final de uma Missa de Natal em que não se deu o Menino a beijar foi: "Ir à Missa de Natal e não beijar o Menino e como ir a uma festa de aniversário e não cumprimentar o aniversariante."
Neste Natal, foram muitos os que se puseram a caminho para beijar o Menino Jesus e Belém estava tão perto. Belém estava ali, onde a estrela indicou: no Santuário. Foi aí que, durante a Santa Missa de Natal das 17 horas, louvaram, cantaram e beijaram o Deus-Menino nascido da Virgem Maria.


Foi uma celebração muito festiva, com uma "pequena orquestra" formada pelos alunos da Escola de Música do Centro Tabor, acompanhados pelos professores e mais três jovens que deram um toque especial às melodias durante a Eucaristia e no final, enquanto se beijava o Menino. A cantar estavam também os alunos, desde os três anos até aos adultos. Com certeza, não só proporcionaram alegria ao Menino Jesus como a todos os que participaram nesta celebração.

MP

Ceia de Natal da Creche Jardim de Maria


Na passada semana, no final da Festa de Natal dos bebés da creche Jardim de Maria, foi organizada a Ceia de Natal para aqueles que estão ao serviço da creche nas diversas áreas, para a direção e alguns colaboradores. Para eles, que ao longo do ano se encontram ao ritmo das suas tarefas, este foi um encontro diferente. Encontro de alegria, partilha e gratidão mútua. Porém, mesmo aqui, nesta hora, não dispensaram a presença daqueles a quem têm a alegria de verem crescer em todos os sentidos e de cuidarem pelo seu bem-estar. Estes tornaram-se presentes nas fotografias projetadas.
A direção agradece a todos os colaboradores da Creche Jardim de Maria que ao longo do ano contribuem para que seja possível assegurar a qualidade na sua manutenção.

MP

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O Papa Bento XVI dedica catequese à Sagrada Família


O Papa Bento XVI, dedicou a última audiência geral deste ano (ou catequese) à Sagrada Família de Nazaré. Achamos importante sublinhar este tema, pois na nossa Diocese de Aveiro, vivemos o ano da Família.
Além disso, no Movimento Apostólico de Schoenstatt, a Família sempre ocupou um lugar importante e o nosso Pai e Fundador, aconselhava todas as famílias a serem como a Sagrada Família de Nazaré.

"Queridos irmãos e irmãs,

No clima natalício que nos envolve, convido-vos a reflectir sobre a oração na vida da Sagrada Família de Nazaré, tomando por modelo Jesus, Maria e José. Como toda a família judia, os pais de Jesus – tinha ele quarenta dias - sobem ao templo para consagrar a Deus o filho primogénito. Maria ouve lá, do velho Simeão, palavras que lhe anunciam glórias e tribulações. Ela «guardava todas estas coisas no seu coração». Esta capacidade de Maria era contagiosa, sendo o seu primeiro beneficiário José. De facto ele, com Maria e sobretudo depois com Jesus, aprende a relacionar-se de modo novo com Deus, colaborando no seu projecto de salvação.

Como era tradição, José presidia à oração doméstica no dia a dia: de manhã, à noite e nas refeições. Assim Jesus aprendeu a alternar oração e trabalho, e a oferecer a Deus o suor e cansaço para ganhar o pão de cada dia. Se uma criança não aprende a rezar em família, este vazio será difícil de preencher depois. Possam todos descobrir, na escola de Nazaré, a beleza de rezarem juntos como família."
(Audiência geral do Papa Bento XVI, de 28 de Dezembro de 2011)

Fami e Paulo

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Festa de Natal da Creche Jardim de Maria


Há muito, muito tempo...
Assim começava aquela história que todos conhecemos na Festa de Natal da Creche Jardim de Maria.  Escutávamos com toda a atenção até ao momento da viagem para o recenseamento, pois foi nessa hora que apareceram as primeiras figuras e toda a plateia se mexeu nas cadeiras. O riso e as palmas não intimidaram os nossos pequenos artistas de quase 3 anos que entraram no papel de José e Maria. O burro, no qual Maria estava sentada, era muito veloz e até fez José correr para segurar sua esposa. Foram à procura de albergue e logo ouviram um "não". Mas por fim lá encontraram a gruta, um lugar para o menino nascer. Foi com muito carinho que Maria colocou o seu menino numa manjedoura.


Nesse instante começou a dança das estrelas. Umas um tanto envergonhadas e outras procurando o pai ou mãe no meio de tanta gente. Os pais ajudavam a cantar. Depois de manifestarem a alegria pelo nascimento do Salvador, ficaram a iluminar o caminho, no silêncio da noite, para a vinda dos pastores com os seus pequenos cordeiros.


Chegaram estes pequeninos de 2 anos para prestar homenagem ao Menino com uma música. Cada um tocava o seu pequeno instrumento e todos com muito bom ritmo. Foi tão bonito que até Maria "abandonou" o seu Menino e correu para junto deles. 


No presépio não poderiam faltar os anjos. Talvez porque são ainda anjos-bebés, e a asas não cresceram, chegaram por último. Uns chegaram ao colo e outros ainda no berço, mas todos vestidos a rigor.


No final, todos os pais foram buscar os seus filhos ao palco e receberam como presente um pequeno Menino Jesus. Foram incentivados a escreverem uma carta por família, que seria colocada no altar durante a Santa Missa da Noite Santa, no Santuário.
Com a colaboração de todos os pais, que contribuíram com alguns bens para um cabaz de Natal e com a venda de rifas, foi ainda possível sortear esse e outros presentes para algumas famílias.
A Creche Jardim de Maria agradece a todos os colaborados.

MP

Ao serviço no Centro Tabor


Na passada quinta-feira, a comunidade das Irmãs de Maria de Schoenstatt e os funcionários do Centro Tabor festejaram o Natal com um almoço. Ao longo do ano trabalhamos juntos para poder oferecer a cada um que por aqui passa, ou a tantos outros que estão em contacto com este lugar, um bom acolhimento pelo serviço prestado. São muitas as tarefas desempenhadas com carinho pelos funcionários, seja na casa ao serviço do Movimento, na portaria, na limpeza do Santuário, nos jardins e em tantos pequenos trabalhos do dia-a-dia que asseguram a manutenção de todo o Centro Tabor.
Durante 9 dias, os funcionários e algumas Irmãs rezaram a novena ao Menino. Neste dia, nos momentos que antecederam o convívio à mesa, tivemos uma oração no Santuário, onde fomos buscar o Menino Jesus para o Santuário-Lar.
A nossa gratidão ao Sr.Carlos, Sr.João, à D.Elisabete, D.Alice e D.Helena.

MP

domingo, 25 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal


“Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria… nasceu-vos hoje um Salvador, que é Cristo Senhor”. ((Lc 2, 10-11)

Quando se cumpriram os tempos, aquele que fora anunciado pelos profetas, presentes em muitas das figuras de Israel que podemos encontrar no Antigo Testamento, nasceu em Belém. É esse o grande mistério que hoje celebramos, Deus presente, o Emanuel.
Ele é a luz que veio para iluminar “o povo que andava nas trevas” (Is 9,1). O mundo, tanto o de ontem como o de hoje, tem inúmeras trevas. Por isso é urgente uma nova luz para esse mundo.Somos bombardeados diariamente com as mais diversas notícias: crise na economia e na política, atentados, desastres naturais, violência e guerras, injustiças sociais…
E nós, os que acreditamos nessa luz que brilhou nas trevas, nós os que acreditamos nesse Menino que nasceu e que é o Salvador, nós… que anunciamos? Quais são as notícias que levamos aos outros?
“Porque vos anuncio uma grande alegria” ouvimos hoje no anúncio dos Anjos. É possível no mundo de hoje anunciar a alegria?
Ao celebrar o Natal do Senhor, fazemos essa experiência de alegria, porque celebramos esse Deus presente na nossa natureza humana. E por isso somos instrumentos de esperança; queremos anunciar ao mundo de hoje, este mundo concreto em que vivemos, essa esperança que que vive no nosso coração.
Durante o tempo de Advento fizemos uma caminhada como famílias, ao ritmo da nossa Diocese. Hoje, diante do Presépio, revivemos essa experiência de Família, na Sagrada Família de Nazaré que aí nos é apresentada. Por isso o nosso primeiro anúncio de esperança é a própria Família, aberta ao mundo, em diálogo com o mundo e ao serviço da vida.
Uma Família que deseja ser hoje “Santuário vivo”, como meditámos no lema que nos acompanhou durante o Advento. A Família, no seu ser e missão, deve ser esse Santuário, lugar da presença de Cristo porque Ele aí que nascer e habitar para o mundo.
Na preparação do Jubileu dos 100 anos da Aliança de Amor, este ano dedicado ao Santuário e conscientes da sua missão para os tempos de hoje, em Família e como Famílias, queremos ser esperança no Mundo.

Desejo para todos um Santo Natal e um Ano de 2012 muito abençoado.

Padre Carlos Alberto Sousa
(Director Diocesano do Movimento de Schoenstatt)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pedalando Rumo a 2014 - Nossa Senhora do Socorro - 60 Kms


No passado sábado, dia 17 de Dezembro e como planeado, lá se fizeram mais uns quilómetros, pedalando Rumo a 2014.
Estava frio logo pela manhã, mas o sol brilhava, anunciando um dia bonito para a nossa ligação: Gafanha – Albergaria a Velha.
Às 09,15 horas tínhamos já 7 pedalantes, cheios de energia e vontade de fazer esta ligação. Depois de uma oração inicial no Santuário, pedindo pela nossa viagem, iniciámos a tirada, cheios de alegria e boa disposição.


A ligação correu bem e durou cerca de 1,30 horas.
O Santuário de Nossa Senhora do Socorro, foi iniciado em 1856, com a construção de uma capela, resultado da promessa para acabar com o flagelo da cólera morbus que grassava na região. A obra foi concluída em 1857.


Normalmente, está fechado aos Sábados, mas quis a Divina Providência ajudar e para nossa satisfação, estava aberto, devido a um evento que se ia realizar. Assim, pudemos entrar com a nossa MTA e cada um fazer a sua oração de agradecimento para o Capital de Graças.

Depois de um reforço, iniciámos o regresso. Foi ainda melhor, já que “para baixo todos os santos ajudam”. Encontrámos no caminho os nossos queridos amigos Fami e seu marido Paulo que tiveram a gentileza de ir ao nosso encontro e captar também um momento da nossa pedalada. O nosso muito obrigado!


A nossa meta está longe, pois queremos levar a MTA e colocar o nosso Santuário em rede ao longo de 2500 quilómetros, simbolizando a viagem do nosso Santuário na Gafanha até ao Santuário Original; por isso, sugestões ficaram já no ar para a próxima ligação. Durante o mês de Janeiro de 2012, iremos tentar ligar GAFANHA a CANIDELO (Gaia). Nesta ligação, vamos querer ter muita gente, pois vamos a um dos nossos Santuários.
Mais informações serão colocadas aqui no blogue, quando estiver tudo formalizado.

Até lá, Feliz Natal e um bom inicio de 2012!

José Vilarinho

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A Imagem 1000 de João Pozzobon para a beatificação do Padre Kentenich


Em 1977, João Pozzobon enviou a Imagem da Mãe Peregrina nº 1000 para Schoenstatt, na Alemanha, para uma intenção especial: a beatificação do Padre José Kentenich. Esta imagem foi, no início deste advento, enviada para peregrinar nas casas junto ao Santuário Original.
É uma imagem muito especial, pois pertenceu a um discípulo do P.Kentenich também com fama de santidade. O processo de beatificação de João Pozzobon já está em Roma. Quase se poderia dizer que foi abrir caminho para o processo do P.Kentenich que está na fase de final, na diocese de Trier.


"Quando chegar a mil imagens, enviarei a milésima, como gesto de gratidão, para o lugar original de Schoenstatt, para que ela, como resposta à bênção do fundador, faça voltar toda a graça e toda a vida como um misterioso mar de rosas rumo ao Santuário Original, ao encontro com o Fundador e com a Familia de Schoenstatt na Alemanha e em todos os lugares santos em Schoenstatt; pois assim como o Pai e Fundador sempre acompanhou e acompanha com a sua bênção a Campanha, assim agora, é justo e adequado que a vida e a plenitude de graça fluam desde aqui, para benefício da sua beatificação e o bem da Igreja. Depois da beatificação do fundador, quisera que a imagem, com novas bênçãos, regresse ao Santuário Tabor, em Santa Maria." (João Pozzobon)


Há 34 anos que a imagem está em Schoenstatt com uma coroa em forma de número 1000. Agora, no Ano do Santuário, ela peregrina nas redondezas de Schoenstatt, passando também nas casas das diversas comunidades.



O Secretariado do Padre José Kentenich também já é um dos felizes contemplados pela visita da Mãe Peregrina, na imagem que é autêntica relíquia do diácono e pai de família, João Pozzobon.
MP

Nota: informação em www.schoenstatt.de

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Concerto de Natal na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré


O Grupo Coral Juvenil da Gafanha da Nazaré, vai levar a efeito esta quinta feira (dia 22  de Dezembro) um Concerto de Natal.
Este concerto terá lugar na Igreja da Matriz da Gafanha da Nazaré, pelas 21 horas.
Todos estão convidados.
O Coro Juvenil, conta com a sua presença.

A Equipa do Blogue

Foto: Presépio das Irmãs de Cluny de Famalicão - Anadia

Encontro de Natal das Apóstolas de Maria


As Apóstolas de Maria da diocese de Aveiro tiveram o seu Encontro de Natal no passado sábado. Foi o seu primeiro encontro no Ano do Santuário e por isso o Santuário foi o centro de toda a inspiração do dia, das brincadeiras, jogos e até para a decoração do presépio. Da parte da manhã fizeram uns pequenos santuários em fimo para enfeitar a árvore de Natal, destinada à sala do Padre Kentenich. Foi disputado um jogo sobre o Santuário e este foi muito competitivo.


À tarde, decoraram uma caixa de papel e fizeram bombons de chocolate para colocar na caixa e levar como presente para a família. Tiveram ainda tempo para cantarem cânticos de Natal.


No final, receberam solenemente as caixinhas com os bombons e fizeram um pequeno discurso, desejando um bom Natal. Foi um momento muito bonito, porque cada uma o expressou de uma maneira bem original.

MP

Almoço de Natal - Curso de Jardinagem

 
 
Os responsáveis e orientadores do Curso de Jardinagem, a decorrer no Centro Tabor, tiveram um Almoço de Natal. Alguns ainda não conheciam este local, estando mesmo curiosos por ver realmente como é o local onde os 15 formandos têm aulas teóricas e práticas. Foi um almoço simples de confraternização com alguns membros da direção da IPSS Padre José Kentenich e da Multiaveiro. Antecedeu este almoço uma oração no Santuário, o qual é centro e fonte de fecundidade de toda a vida gerada no Centro Tabor.

MP

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

"Nossa Senhora existe! Eu senti isso no Santuário Original."


"Por favor diga ao meu povo: Nossa Senhora existe! Eu senti isso no Santuário Original, em Schoenstatt!" - Este foi o apelo que uma emigrante portuguesa, da diocese de Aveiro, fez ao pároco da sua terra natal, por escrito. Ao experimentar tal "presença" de Nossa Senhora, ela nada mais podia do que avisar todos, os que lhe são queridos, desta realidade. No passado domingo, durante a Santa Missa, o povo de Vila Nova de Monsarros - Anadia ouviu este testemunho.
Emigrantes desta terra, que vivem no Luxemburgo, visitaram o Santuário Original, na Alemanha. Lá, foram recebidos e acompanhados pela Ir. Isabel, do Brasil.


Partiram de suas casas com um anseio nos corações: queriam levar uma Imagem da Mãe Peregrina para visitar as famílias da comunidade portuguesa no Luxemburgo. No passado, existiu uma imagem peregrina, mas atualmente ninguém sabia onde ela se encontrava. Simplesmente, desapareceu!
Porém, ao chegarem a Schoenstatt tiveram uma surpresa muito grande. Afinal, a imagem desaparecida tinha acabado de chegar também a Schoenstatt, por correio. Segundo indicações, esta estaria "abandonada" numa sacristia.


E foi assim que puderam levar, agora, a imagem de volta. A alegria não podia ser maior, quando foram surpreendidos com a celebração da Santa Missa em português e por um sacerdote de Portugal: o Padre Francisco Sobral, atualmente a viver no Monte de Sion, em Schoenstatt.


Foram do Luxemburgo a Schoenstatt para ir buscar uma Mãe Peregrina e a Mãe Peregrina também viajou do Luxemburgo ao lugar original para ser recebida e enviada de novo para o Luxemburgo. Tinha chegado a hora de voltar a visitar as famílias de emigrantes portugueses, agora a partir do lugar original.

MP

Eucaristia animada por um grupo dos "Convívios Fraternos"


Domingo, dia 18, para finalizar um encontro de fim-de-semana, os jovens da diocese de Aveiro que participaram de um "Convívio Fraterno", dinamizaram a Santa Missa das 17 horas, no salão do Centro Tabor. Com o objetivo de proporcionar aos jovens uma forte experiência com Deus e com a Igreja, ajudando-os a fortalecer a fé, estiveram reunidos durante três dias na Casa José Engling acompanhados pelo P. Ângelo. Depois do encontro consigo mesmo, com Deus e com o outro, finalizaram com a Eucaristia presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos. Um momento muito especial foi o da partilha de testemunhos pessoais, durante a Santa Missa. Terminaram, com alegria, cantando o seu hino: "Vai pelo mundo mostrar a tua herança..."
MP

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Noite de "Poesia no ar" no Centro Tabor


Escola Secundária com 3º CEB da Gafanha da Nazaré

Os alunos do Centro Novas Oportunidades, da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, proporcionaram-nos, na semana passada, uma noite de "Poesia no ar", no Centro Tabor. Com o cenário à luz de velas, recitaram vários poemas de poetas consagrados, mas também alguns poemas originais. A música também marcou a sua presença. No final, os alunos, familiares e professores confraternizaram com uma pequena Ceia de Natal e receberam um separador de páginas com um poema alusivo à quadra natalícia.


É o braço do abeto a bater na vidraça?
E o ponteiro pequeno a caminho da meta!
Cala-te, vento velho! É o Natal que passa,
a trazer-me da água a infância ressurecta.

Da casa onde nasci via-se perto o rio.
Tão novos os meus Pais, tão novos no passado!
E o Menino nascia a bordo de um navio
que ficava, no cais, à noite iluminado...

Ó noite de Natal, que travo a maresia!
Depois fui não sei quem que se perdeu na terra.
E quanto mais na terra a terra me envolvia
mais da terra fazia o norte de quem erra.

Vem tu, Poesia, vem agora conduzir-me
à beira desse cais onde Jesus nascia...
Serei dos que afinal, errando em terra firme,
precisam de Jesus, de Mar, ou de Poesia?
                                                                                           David Mourão-Ferreira  
MP

"Vim para dizer-vos, simplesmente, que Deus vos ama com um amor infinito.!


O papa Bento XVI levou lágrimas aos olhos de criminosos no domingo, dizendo durante uma visita a uma prisão italiana que a superlotação é uma "sentença em dobro" e que "os prisioneiros são seres humanos que são dignos, independentemente de seus crimes, de serem tratados com respeito e dignidade." O Papa fez um discurso inicial e respondeu a perguntas por cerca de meia hora, além de saudar muitos presos pessoalmente na igreja da prisão.
Vim para dizer-vos, simplesmente, que Deus vos ama com um amor infinito”, disse Bento XVI aos detidos, lembrando que Jesus “fez a experiência da cadeia, foi submetido a juízo num tribunal e sofreu a mais feroz condenação à pena capital”.

Prenda dos prisioneiros para o Santo Padre

"A vocação das prisões" deveria ser "reencontrar a dignidade humana, e não degradá-la", insistiu o Santo Padre.

Alberto, um dos presos italianos, disse ao Papa que se sentia um novo homem ao pagar a dívida com a sociedade e quis saber porque é que ele não poderia ir para casa ver a filha de dois meses. Ele mostrou ao Papa uma fotografia da menina, chamada Gaia.
Lágrimas brotaram nos olhos de Alberto, quando o Papa lhe disse: "Estou feliz por você se considerar um novo homem e que tenha uma filha esplêndida. Rezo e espero que você possa em breve abraçar a sua filha e a sua esposa esposa, e formar uma família feliz."
(Radio Vaticano)


Vigília da Imaculada Conceição no Santuário do Porto


Há muitos anos que se realiza no Santuário da Família do Porto a preparação para a festa da Imaculada Conceição com uma vigília. É uma noite intensiva de oração, mas uma oração “cheia“ de AMOR FILIAL, de corações agradecidos a JESUS  e à nossa Mãe por tantas graças recebidas. Ao mesmo tempo, lembramos as vezes que não fomos bons cristãos. Este ano, foi mais uma vivência profunda para todos aqueles que participaram. A Mãe do Céu, com certeza, estava muito contente por tantos filhos que deixaram as suas casas numa noite muita fria de Inverno para estarem no Santuário.

A vigília começou às 21h30 com a Juventude de Schoenstatt e foi por ela preparada e animada. Os jovens e alguns familiares ficaram até às 23h30. A seguir, foi a hora da Equipa da Pastoral do Santuário, até à 1h30 da manhã. Seguiram-se os casais e as mães. A Vigília terminou com a Celebração da Santa Missa às 7 horas, celebrada pelo P. Cândido, Na sua homilia, como grande fecho desta noite, exaltou a nossa Mãe com a mais bela Coroa das suas Magnificências. Todas as pessoas estavam muito contentes e agradecidas e, apesar do cansaço, era unânime a afirmação: Foi bom estar aqui!
Ir. Lúcia

domingo, 18 de dezembro de 2011

Hoje foi dia 18 - Dia da Missa da Aliança


"Porque a Deus nada é impossível.
Maria disse então:
«Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».



Fami e Paulo

sábado, 17 de dezembro de 2011

O Menino Jesus é Luz, para os corações!


"Ao vermos estradas e praças das cidades com luzes resplandecentes, recordemos que estas luzes evocam outra luz, invisível aos olhos, mas não ao coração. Enquanto as admiramos, ao acendermos as velas nas igrejas ou a iluminação do presépio e da árvore de Natal nas casas, que o nosso ânimo se abra à verdadeira luz espiritual trazida a todos os homens de boa vontade."
(Papa Bento XVI, excerto da catequese de 21 de Dezembro de 2005).

Fami e Paulo 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Os pastores e o Menino Jesus


"A respeito dos pastores, diz-se em primeiro lugar que eram pessoas vigilantes e que a mensagem pôde chegar até eles precisamente porque estavam acordados. Nós temos de despertar, para que a mensagem chegue até nós. Devemos tornar-nos pessoas verdadeiramente vigilantes.
Acordai: diz-nos o Evangelho. Vinde para fora, a fim de entrardes na grande verdade comum, na comunhão do único Deus. Acordar significa, portanto, desenvolver a sensibilidade em relação a Deus, aos sinais silenciosos pelos quais Ele quer guiar-nos, aos múltiplos indícios da sua presença.
Senhor, abri os olhos dos nossos corações, para nos tornarmos vigilantes e assim podermos estender a vossa proximidade também aos outros."
(Papa Bento XVI, excerto da homilia de 24 de Dezembro de 2009)

Fami e Paulo

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Benção das Grávidas no Santuário de Schoenstatt


No passado Domingo, dia 11 de Dezembro, no final da Missa das 17 horas, procedeu-se à bênção das grávidas, no Santuário de Schoenstatt.
Duas famílias, consagraram os seus filhos, que vão nascer, à Mãe e Rainha.


"Tornando-se pais, os esposos recebem de Deus o dom de uma nova responsabilidade. O seu amor paternal é chamado a tornar-se para os filhos o sinal visível do próprio amor de Deus, "do qual deriva toda a paternidade no céu e na terra".
No matrimónio e na família constitui-se um complexo de relações interpessoais - vida conjugal, paternidade-maternidade, filiação, fraternidade - mediante as quais cada pessoa humana é introduzida na "família humana" e na "família de Deus", que é a Igreja."
(Pequenos excertos da Exortação Apostólica "Familiaris Consortio" do Papa João Paulo II, dirigida às famílias, em 22 de Novembro de 1981).


No final, cada família recebeu um pequeno presente para o seu filho, que vai nascer, oferta da Liga das Famílias.

Fami e Paulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...