quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Os Reis Magos e a visita ao Menino Jesus



A chegada dos Reis Magos junto ao Menino Jesus

Celebra-se hoje dia 06 de Janeiro, o dia da Epifania do Senhor, ou como é mais conhecido, o Dia de Reis.

Na Liturgia da Igreja, este dia foi já comemorado no passado Domingo, dia 3 de Janeiro. Foi lido o Evangelho de São Mateus que a seguir transcrevemos:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus.

Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-Lo». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

Palavra da salvação.

Os Reis Magos ofereceram a Jesus três presentes: ouro, incenso e mirra. Qual o significado destes presentes?
O ouro oferecido por Melchior (cujo nome significa “Meu Rei é Luz”) representa a realeza, pois somente era oferecido aos Reis. O incenso ofertado por Gaspar (cujo nome significa “Aquele que vai inspeccionar”) representa a fé, a espiritualidade e a divindade, pois é usado nas Igrejas como um símbolo de oração, com o intuito que chegue um odor agradável a Deus. Finalmente a mirra oferecida por Baltasar (cujo nome significa “Deus manifesta o Rei”) é uma resina anti-séptica usada em embalsamentos, simboliza o martírio que Jesus iria sofrer antes da sua morte na cruz, a humanidade e ainda representa também a imortalidade.


Os Três Reis Magos, significam as três raças conhecidas nessa altura. O branco da Europa, o amarelo da Ásia e o negro da África.
Representavam ainda idades diferentes, significando que toda a humanidade ia adorar o Menino Jesus. Assim, Melchior era um idoso de setenta anos, de cabelos brancos e barbas brancas. Gaspar era um jovem robusto de vinte anos e Baltasar era mouro, com quarenta anos, de barba cerrada.
Desta oferta de presentes dos Reis Magos ao Menino Jesus, nasceu a tradição de trocarmos presentes no Natal, como forma de celebrarmos o nascimento do Menino. No entanto, em alguns países (como por exemplo Espanha), essa troca de presentes é feita no Dia de Reis.

Com a celebração deste Dia de Reis, termina a quadra natalícia que se iniciou com o Advento e é uma das maiores festas da Igreja, ou não fosse o Natal o nascimento de Jesus, ou quando Deus se faz Homem.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...