Mostrar mensagens com a etiqueta Creche Jardim de Maria. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Creche Jardim de Maria. Mostrar todas as mensagens

domingo, 17 de novembro de 2013

2ª Exposição ArteMIMA - Presépios

 
Está a decorrer a 2ª Exposição ArteMIMA com o tema "Vive esta hora, faz teu o MEU presépio". Ontem à tarde realizou-se uma atividade prática, em que os participantes puderam construir o seu próprio presépio em cartão.
 
 
Não deixe de visitar, em família, esta exposição que foi concretizada com muito carinho por todos os que contribuíram com os seus presépios, pensando nas crianças da Creche Jardim de Maria, em todos nós e especialmente nas famílias.
 
MP

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Inauguração da 2ª Exposição ArteMIMA

“Vive esta hora, faz teu o MEU presépio”


No passado sábado foi inaugurada a 2ª Exposição ArteMIMA, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, com o tema: “Vive esta hora, faz teu o MEU presépio”. No âmbito da Missão Jubilar da Diocese de Aveiro que nos impulsiona, na reta final da caminhada, a olhar com olhos novos para as Bem-aventuranças e a vivê-las, esta exposição de múltiplos presépios quer ser um hino ao amor de Deus-Pai que nos presenteou o Seu Filho no Milagre da Noite Santa. A noite em que o Salvador vem ao mundo é a noite da ternura, a noite da família, a noite da solidariedade que tomou literalmente expressão visível através da “rede de amigos” da Creche Jardim de Maria, uma valência do Centro Social Padre José Kentenich. Paulo Costa, Vereador da Câmara Municipal de ílhavo, no discurso inaugurar salientou a capacidade desta IPSS em criar uma “rede de amigos, de pessoas, de voluntários”, manifestando o desejo que “esta exposição hoje alimente essa ideia, essa estratégia vossa, de fazer bem o vosso trabalho com os vossos profissionais, com a vossa direção, mas ser capazes também, ou ter a humildade que por vezes nós não temos, de perceber que é preciso uma rede de amigos, de pessoas que possam trabalhar com a Instituição todos os dias, que possam ajudá-la a ser melhor”. Afirmou ainda que tem dado muitas vezes como exemplo o Centro Social Padre José Kentenich que por mérito próprio conseguiu ultrapassar a dificuldade inicial, com a ajuda de todos e depois manter essa ajuda.  
 
Num ambiente caracteristicamente familiar, com amigos e alguns artistas, todos amadores mas com talentos maravilhosos, Fátima Dolores representando a Ir. Cristina Maria, presidente da Instituição e mentora deste projeto, lembrou a exposição do ano passado sobre o Santuário de Schoenstatt e explicou o tema deste ano, realçando o espírito da Missão Jubilar da Diocese na frase “Vive esta hora” e acentuando a importância da palavra “MEU” na frase “Faz teu o MEU presépio” pois torna mais pessoal e próxima a expressão de cada obra exposta, numa variedade de formas, tamanhos, materiais e cores, desde presépios moldados, esculpidos, costurados e até mesmo comestíveis. “Vive esta hora, faz teu o MEU presépio!” é o apelo que surge agora a cada um de nós, para que possamos adquirir, possuir ou presentear um desses presépios, ajudando assim a Creche Jardim de Maria e alargando a rede de amigos.
 
Foi anunciado o tema da exposição para próximo ano. Este é alusivo ao jubileu dos 100 da fundação de Schoenstatt: a Aliança de Amor. Lançado o desafio, logo mereceu o apoio do Vereador Paulo Costa que, antes de dar os parabéns aos artistas pequenos e grandes e convidar a visitar a exposição, confirmava que para o ano “cá estaremos todos a comemorar os 100 anos, a comemorar outras coisas, a comemorar a vossa vida, a comemorar essa vossa capacidade de criar equipa, criar família neste conceito de família alargado e, se vocês permitirem, a Câmara quer ser, continua a ser parte dessa família.”
A exposição está aberta até ao dia 30 de Novembro e pode ser visitada das 15 às 20 horas, exceto domingos e segundas. No próximo sábado, dia 16 às 16 horas, haverá uma atividade aberta para todos, especialmente para crianças e jovens sob o tema: Cria o teu presépio.
MP
 

sábado, 28 de setembro de 2013

Um desafio à imaginação e solidariedade!

O mistério do presépio!

No mês de novembro haverá uma exposição de presépios que permitirá um momento de reflexão sobre a beleza e o mistério da Noite Santa. Mas para que aconteça, pedimos a colaboração de todos!

Faça um presépio para a exposição ArteMIMA!  

Os presépios devem ser entregues até o dia 15 de outubro.
Podem ser confeccionados com os mais variados materiais: (linhas, tecidos, argila, biscuit, palitos, telas, tinta, material reciclado…)
Durante a exposição os presépios serão vendidos e o valor reverte para a Creche Jardim de Maria.
Mais informações no Centro Social Padre José Kentenich (234410410) ou no Centro Tabor (234320290).


 
Uma ARTE que MIMA
as crianças da creche Jardim de Maria!

 

 

 
 

Última oportunidade de 2013 na Feira de Roupas do Centro Tabor


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Exposição ArteMIMA: "Vive esta hora, faz teu o Meu Presépio!" - PARTICIPA

  
Estimados Benfeitores e Amigos da Creche Jardim de Maria,
A equipa ArteMIMA, motivada pelo sucesso da exposição do ano passado e a pedido de muitos artistas e amigos, lança novamente o desafio á vossa imaginação e solidariedade.
Neste Ano da Fé e da Missão queremos volver o nosso olhar ao grande mistério do Amor de Deus, que se fez Criança para nos poderemos aproximar Dele, sem medo e receios. Acreditamos no seu Amor e Misericórdia e sabemos que os problemas desta grande crise mundial tem a sua origem no vazio do homem, que tentou afastar Deus das suas vidas. Queremos por isso, volver o nosso olhar e o nosso coração, para o mistério do Presépio, um Deus que espera o nosso olhar e o nosso colo, como Criança que nos ensina a encontrar na Sua entrega ao Pai, a nossa força e segurança.
Com o lema que Jesus nos lança: Vive esta hora, faz teu o Meu Presépio! Convidamos todos a participar na 2ª exposição ArteMIMA, que se realizará no mês de Novembro. Os presépios que serão oferecidos em favor da Creche Jardim de Maria, podem ser elaborados com os materiais e técnicas mais variadas. Os presépios deverão ser entregues até início do mês de outubro.
 Bom trabalho e deste já muito obrigada pela vossa Arte que Mima as nossas crianças.
Equipa ArteMIMA da Creche Jardim de Maria

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quando um simples atelier de costura é mais que costurar

 
Há mais de um ano começava um dos Ateliers de Arte promovidos pelo Centro Social Padre José Kentenich, com o objetivo de ajudar a Creche Jardim de Maria, com um pequeno grupo de mulheres que ousaram aprender costura. Uma profissional, Rosi, da Liga das Famílias, colocou todos os seus dons e conhecimentos à disposição para coordenar este pequeno projeto, com duração prevista de 20 horas, em 10 sessões. Porém, este atelier nunca mais parou, renovando sempre de novo as participantes, mas mantendo também muitas das pioneiras. Na passada semana, o grupo das costureiras, amigos da Creche Jardim de Maria e a família da Rosi juntaram-se durante um jantar no Centro Tabor para festejar um grande jubileu, 50 anos de atividade profissional da Rosi como costureira.
 
 
A Mãe Peregrina das costureiras é desde o início o sinal de vínculo entre todas as participantes, uma vez que vai percorrendo cada família e "ganhando" novas almofadas de alfinetes personalizadas sempre que há uma nova aprendiz no grupo. Por isso a imagem da Mãe Peregrina das Costureiras também entrou na projeção comemorativa 50 anos de vida de costureira que foi preparada pela neta da Rosi e apresentada a todos. Foi interessante ver os primeiros vestidos, aqueles que foram confecionados há 50 anos atrás, especialmente os de noiva.
 

Rosi, surpreendida pela festa surpresa, recebeu muitos presentes, sendo um deles muito original alusivo à costura. Tudo foi preparado com muito carinho, desde as mesas decoradas com tubos de linha coloridos ou o bolo de botões. À Rosi, agradecemos por esta tarefa tão bonita que assumiu no junto ao Santuário: ensinar os truques da costura para muitas mulheres que querem dar um toque original na sua maneira de vestir, aprender a transformar o velho e antigo no novo e moderno, ou simplesmente a poupar economicamente.

Como o atelier de costura continua, pode inscrever-se a qualquer hora, para as sessões que pretende. A Rosi está todas as terças-feiras, das 20:30 às 22:30 na Casa Padre Kentenich para ensinar tudo o que gostar e tiver necessidade de aprender nesta área.

MP

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Despertar da Fé na Diocese de Aveiro


Durante os meses de Janeiro e Fevereiro decorreu, no Santuário Diocesano de Schoenstatt, um Curso de Formação creditada para Profissionais de Educação, com a participação de 45 profissionais de 10 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da Diocese.
O objetivo desta formação foi o despertar da fé das crianças dos 0 aos 6 anos, em estreita colaboração com as famílias e outros educadores.
No passado dia 16, quarto e último encontro, teve lugar o encerramento desta iniciativa de formação, com a presença do nosso Bispo, D. António Francisco.



Foram responsáveis por este evento o Secretariado Nacional da Educação Cristã, a Escola Superior de Educação Maria Ulrich e o Secretariado Diocesano de Catequese de Infância e Adolescência, com a preciosa colaboração das Irmãs de Maria, do Movimento de Schoenstatt.
Com o entusiasmo experimentado e fortemente vivido abre-se uma grande esperança de se alargar à dimensão de todas as IPSS da Diocese esta exigência de forte necessidade de se anunciar Jesus aos mais pequeninos.

Fonte: http://www.diocese-aveiro.pt/v2/?p=4163


domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carnaval da Creche Jardim de Maria


Este ano fomos os primeiros…

Na sexta feira (dia 8 de Fevereiro) festejámos o Carnaval na nossa Creche, com o desfile pelos caminhos do Santuário para mostrarmos os nossos lindos fatos a todos os que vieram assistir (pais, avós e familiares).


A nossa festa consistiu, neste desfile que nos levou ao Santuário, onde fizemos a nossa oração para pedir à Mãezinha do Céu que nos abençoasse, bem como às nossas famílias.
Em seguida dirigimo-nos à Casa Padre José Kentenich, onde pudemos dançar. 


E nem vão acreditar que quem fez a maior festa foram os nossos Pais e Avós, quando dançaram connosco a música «atirei o pau ao gato».

A equipa e as crianças da Creche Jardim de Maria.  

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Gritar a paz, cantando!

 
No dia 11 de janeiro, enquanto mais de dez mil pessoas se manifestavam no "Grito pela Paz" em dez concentrações nos arciprestados da diocese de Aveiro, na pequena sala de refeições da Casa Padre Kentenich, no Centro Tabor, cerca de 60 pessoas celebraram esse momento de maneira diferente. Juntaram-se no jantar solidário promovido pela Creche Jardim de Maria, como aconteceu mensalmente ao longo do ano passado. Em cada jantar, apresenta-se uma dinâmica e animação diferente alusiva à época ou acontecimentos que se estão a viver. Neste dia 11, uniram-se ao "Grito pela Paz".
Durante o jantar, três alunos de uma Escola de Música brindaram os participantes com as suas músicas, tocando e cantando. Joana Rocha (no meio) é membro da Juventude Feminina de Schoenstatt. Depois de tantos aplausos, com certeza estes jovens sentiram mais um incentivo para continuar na formação musical .
 

Num sinal de gratidão e como lembrança deste momento, cada um recebeu uma pequena imagem da Mãe Peregrina que certamente os acompanhará nos próximos tempos. No final deste alegre convívio chegou o momento em que "gritaram a paz".

 
Todos, colaboradores e participantes, receberam uma vela e tiveram um momento de oração antes de dar o "Grito da Paz".
 
MP
 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Aveiro: Formação em Despertar da Fé


EDUCRIS - No passado dia 5 de janeiro, o Santuário de Schoenstatt, na Gafanha da Nazaré, Diocese de Aveiro, recebeu o 1º encontro do Despertar da Fé naquela diocese.
A formação, que decorrerá durante o presente ano pastoral, contou com a presença de 43 pessoas vindos de nove centros sociais e paroquiais da diocese e, de estabelecimentos escolares da rede pública.
Para Maria João Athaíde, formadora do curso e colaboradora do Departamento de catequese do SNEC “o curso não poderia ter começado melhor quer em número de participantes quer no entusiasmo sentido da parte de todos”.
O curso intitulado " A Educação Religiosa da Criança" é patrocinado e financiado pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã em ligação com o Projeto Despertar da Fé criado pelo Patriarcado de Lisboa. A formação está a cargo da Escola Superior de Educação Maria Ulrich. Aos formandos que completarem o curso é-lhes atribuído um crédito.
O projeto do Despertar Religioso nas crianças é um dos três grandes projetos-pilotos em que a Catequese do SNEC tem vindo a trabalhar com os Secretariados da Catequese das diferentes dioceses.

Fonte: http://www.educris.com/v2/emrc/2967-aveiro-formacao-em-despertar-da-fe

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dia do Anúncio na Creche Jardim de Maria


Um dia vou mostrar… Hoje é o dia!

No passado dia 9 de Novembro de 2012, as crianças da Creche celebraram o dia do Anúncio! Ao longo da semana as crianças em conjunto com os seus pais decoraram o logotipo da Missão 11.
E no final dessa semana, tiraram uma fotografia em Família junto do Painel com a mensagem da Missão. Ficando assim com uma recordação da celebração do dia do Anúncio.

Maria João - Creche Jardim de Maria

Uns óculos novos para o Padre Kentenich



No passado dia 16 de Novembro de 2012, festejámos o aniversário do Padre José Kentenich, na nossa Creche.
As crianças queriam muito dar uma prenda a este amigo tão especial, então decidiram oferecer-lhe uns bonitos óculos construídos por elas.


Também as crianças receberam uma surpresa… um bolo de queques para que todas juntas cantassem os Parabéns ao Padre José Kentenich.
Este dia terminou com muita alegria e surpresas. 

Maria João - Creche Jardim de Maria 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Atividade das Apóstolas de Maria na exposição ArteMIMA


No sábado, as Apóstolas de Maria tiveram a sua reunião no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, onde decorreu a exposição ArteMIMA. Este foi um projeto que as meninas acompanharam desde o início, pois foram elas precisamente as primeiras artistas a colocar as suas obras de arte à disposição para a exposição, mesmo não acreditando que um dia seriam expostas no Centro Cultural. Ao terminar a exposição tiveram uma atividade sobre os diversos quadros.


Divididas em grupos, foram à descoberta do que se esconde nestas obras de arte, aprendendo a admirar a beleza mas, essencialmente, a dar valor e a respeitar a originalidade de expressão.


As Apóstolas de Maria vivem e crescem com o Santuário, por isso podem dizer com o P.Kentenich:
Este é o meu Santuário, um Santuário que eu ajudei a construir..." com as minhas pinceladas.  "Nós acreditamos na missão do nosso pequeno Santuário."

MP


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Crianças tão pequenas a rezar o terço?

 
Sim, as crianças da Creche Jardim de Maria começam desde pequenas, e de acordo com as suas capaciadades, a viver este bonito momento de “rezar o terço” junto da Mãezinha do Céu.
Esta experiência torna-se num momento de paz e alegria entre os adultos e as crianças da creche, pois todos os dias durante o mês de Outubro, Mês do Rosário,  nos reunimos, em volta da Imagem da Mãezinha do Céu, e rezamos duas Avé Marias e um Pai Nosso, “fazendo nós” no cordão, que no final do mês, se transforma no terço da Creche. 
 
 
Como as nossas crianças viveram este momento de uma forma tão interessante, nós convidámos todas as famílias da Creche a também construírem o seu terço em casa, unindo as famílias em torno do Santuário e da Mãezinha do Céu.
 
Maria João
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...