Mostrar mensagens com a etiqueta Coroação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Coroação. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A COROA da "Rainha da Nova Evangelização da Europa", em vídeo



A COROA para a Rainha da Nova Evangelização da Europa é da autoria do ourives Marcelo Di Gesù, de Itália. Marcelo Di Gesù expressou nela o seu amor a Nossa Senhora. Ele fez duas coroas com o ouro e prata, oferta de algumas pessoas que recebem a Mãe Peregrina. 
 
 
Marcelo Di Gesú esteve presente na celebração em Schoenstatt, juntamente com a sua esposa e filha. Teve a honra de entregar a coroa ao Arcebispo Rino Fisichella que a colocou na Imagem Auxiliar da Europa.
 
 
As nossas felicitações ao artista pela belíssima coroa da Rainha da Nova Evangelização da Europa.
 
MP
 


Paróquia une-se ao Santuário Original em coroação


Quando o AMOR é muito e a MÃE especial, os corações unem-se num ATO de AMOR!
Assim são os prodígios de AMOR de uma MÃE, que sempre foi RAINHA dos nossos corações, mas agora visível e comprometidamente COROADA RAINHA DA EUROPA, vivido em Schoenstatt no Santuário original, no passado dia 8 de Setembro.
Nesse e com esse mesmo AMOR, a Moita, paróquia do arciprestado de Anadia, da diocese de Aveiro, uniu-se ao Santuário original, para, na sua simplicidade, coroar a Mãe como Rainha dos nossos corações. Os corações que batem de AMOR por ELA, na Paróquia da Moita, pela força do nosso Sacerdote, Sr. Padre Vitor Espadilha. Eis assim  a RAINHA DA PARÓQUIA DA MOITA, que, em uníssono com toda a Europa tem a sua MÃE COROADA!
 Deste modo se unem os povos, em comunhão, “obedecendo” ao PAI FUNDADOR: “coroai em tempos difíceis” dias que nos apoquentam. Mas os filhos de DEUS CONFIAM na mudança, porque depositam tudo na sua MÃE que leva ao PAI DO CÉU as nossas dores, pelo FILHO JESUS!! 
A Moita possui um nicho à MTA em cada um dos seus catorze lugares, que com AMOR foram conquistados para os CÉUS pelas mãos da MÃE, inaugurados pelas mãos do nosso Sacerdote que os abençoou, neste ano, no dia de Pentecostes, com a presença amorosa das Irmãs de Maria. E hoje constituem para nós Santuários vivos, onde os nossos corações rezam, choram ou sorriem as nossas vidas, num segredo só nosso e DELA!!
No dia 8 de Setembro, dia em que se celebra o nascimento da nossa RAINHA, no lugar de Fontemanha, onde o povo a assumiu como Nossa Senhora da Esperança, tão MENINA e já a nossa ESPERANÇA, foi COROADA!! 
Pelas onze horas, o nosso Pároco celebrou o acontecimento com a Eucaristia, seguida de Procissão, quando chegados ao local do belo nicho à MTA, COROAMOS pelas mãos da missionária do lugar, a Lídia, que em ato de profundo AMOR à Mãe colocou a COROA. Seguiu-se oração da Ladainha à Nossa Senhora, e felizes retomamos a procissão até à Capela da Menina da Esperança, a MTA COROADA!!
Ao regressar a casa percorrendo os asfaltos da bela serra do Buçaco, com o coração a arder por dentro, pensava, teria de ser aqui esta Coroação. Pois a quando da chegada da Mãe Peregrina à nossa Paróquia, foi aqui que ELA de imediato REINOU. Aqui quinze famílias, muitas delas desavindas, a Mãe de casa em casa foi unindo vizinhanças, formando agora uma só família de AMOR. TINHA DE SER AQUI!!
 
Assim são os caminhos de DEUS, que providencialmente segredou ao povo: COROEM A NOSSA MÃE NO LUGAR DE FONTEMANHA COMO RAINHA DA PARÓQUIA!
Mais: COROEM NOSSA MÃE UNIDOS AO SANTUÁRIO ORIGINAL!!
A TERRA FICOU MAIS RICA E OS CÉUS REJUBILAM!!
E O PAI FUNDADOR, NO CÉU, SORRI FELIZ COM AQUELE OLHAR TERNO, TÃO SEU!!
E NÓS MAIS COMPROMETIDOS, TEREcorMOS DE LEVAR PELO MUNDO SINAIS DE ESPERANÇA; DE CONFIANÇA NUMA MÃE QUE SEGREDA TUDO AO SEU FILHINHO. PARA QUE, EMBORA NA DOR, SEJAMOS CONFIADAMENTE FELIZES, PORQUE TEMOS UMA FAMILIA AMOROSA QUE CUIDA DE NÓS, EM INEFÁVEIS SEGREDOS DE AMOR!!
Um agradecimento ao nosso Sacerdote, aos Sacerdotes de Schoenstatt e às Irmãs de Maria, que ajudaram a escancarar mais a porta ao SENHOR!!
MÃE DO CÉU TOMA A COROA E REINA!!!
 
Fátima Crespo, Coordenadora Paroquial da Mãe Peregrina

 

domingo, 16 de setembro de 2012

Missa de envio da "Coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa"

UMA LUZ PARA PORTUGAL
 
D. Maria do Céu, diocese do Porto
 
Domingo, dia 9, foi celebrada a Santa Missa do envio da Peregrinação Europeia da Campanha da Mãe Peregrina. Muitos voltaram a juntar-se na Igreja dos peregrinos logo de manhã. De um lado do altar esperava-os a Rainha coroada, e muitos aproveitaram a oportunidade para tirar uma fotografia, saudá-la ou rezar-lhe de joelhos.
 

O P. Ludovico Tedeshi, de Itália, foi o celebrante principal. Durante a sua homilia perguntou aos presentes "O que é a Europa?" "Eu sou Europa… nós somos Europa!" e convidou todos a reflectir na importância de reconquistar o coração para o continente europeu e a fazê-lo sem medo: "Jesus e Maria são o coração da Igreja e devemos encontrar a unidade na diversidade", disse.
 
 
 Caminhando juntos rumo a 2014
 
Às portas da abertura do terceiro ano do triénio rumo a 2014, o "Ano da Corrente Missionária" a Mãe Peregrina aparece de maneira especial como uma imagem da Nova Evangelização.
No nosso peregrinar rumo a 2014 - disse o P. Ludovico - queremos reconhecer Maria como o coração e a Rainha da Europa".
Como símbolo do envio, cada país recebeu uma vela acesa e o convite: A Igreja necessita de nós, vamos sem medo e com valentia às paróquias, aos sacerdotes. Queremos ser enviados pela Rainha à Igreja e oferecer à Europa o seu coração".


Original: espanhol. Tradução: Maria de Lurdes Dias, Lisboa, Portugal
 
 
 
 



 

sábado, 15 de setembro de 2012

Espaço do Peregrino na "Coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa" - I

O ACOLHIMENTO

 
A nossa peregrina, Manuela de Lisboa, enviou um e-mail a uma Irmã de Maria e uma Senhora de Schoenstatt, o qual autorizou a partilhar com todos os que seguem este blogue:
Santo dia minhas queridas,
"Eu não fui", mas sim FUI LEVADA a Schoenstatt, realmente um BELO LUGAR, uma pequena amostra do CÉU.
Que Graça imensa foi ter "conhecido" melhor o Pai Fundador. Verificar como ele foi marcado por Deus desde toda a eternidade, para ser "um Santo" que nos quer ajudar a sermos santos.
A organização das celebrações, perfeita e coordenadamente preparadas, por todos os intervenientes com intensidade e beleza.
A Festa era das Irmãs, elas recebiam-nos, acolhiam-nos sorridentes, calorosa e serenas, sentiamo-nos em" sua casa", representavam o Pai e com Ele tinham uma festa preparada para a MÃE , a sua Rainha.
Cada uma no seu lugar, sem protagonismos, sabendo muito bem o que fazer, demonstrando verdadeiro espírito de SERVIÇO.
Ainda não cheguei.......apenas voltei para "o meu lugar", onde Deus me quer e que eu nem sempre aceito......mas sempre com a mão na Mãe.
DEUS seja LOUVADO pelo Seu Amor por mim e porque me entregou desde sempre à MATER.
Para já sinto que vamos precisar muito da presença da Irmã N.!
Unidas em Aliança e missão,
Manela, Lisboa

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Videos oficiais da "Rainha da Nova Evangelização da Europa"


Já se pode ver os três vídeos oficiais da celebração de Coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa que foram transmitidos em direto pelo canal schoenstatt.tv.

Para ver:  http://schoenstatt-tv.de/PT/Mediathek.html


Gérard Testard na "Coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa"


Gérard Testard é natural de França. É presidente fundacional da comunidade de leigos “Fondacio – Cristãos para o mundo“, que em 2008 se tornou de direito pontifício. Em Schoenstatt, tivemos a alegria de o ouvir durante a parte da manhã no dia da Coroação da Rainha da Nova Evangelização. Colocamos um pequeno resumo sobre aquilo que nos transmitiu:

"Perante a indiferença religiosa em muitos países, onde a Igreja é cada vez menos visível, como oferecer uma presença cristã no seio dos desafios do mundo?
A primeira atitude da Igreja, na sua missão pastoral, não é a de dar ao mundo o que ele não tem, mas a de ir ao encontro do mundo para aí reconhecer os sinais de Deus. Na verdade, somos sempre precedidos pelo amor de Deus derramado nos corações (cf. Rom 5,5). Isto implica que as nossas comunidades cristãs primeiro se deixem evangelizar a si próprias para serem capazes de reconhecer a presença de Cristo num mundo em mudança. Só então estarão preparadas para a evangelização.
Gostaria de apresentar alguns pontos de reflexão que me guiaram para o anúncio do Evangelho na minha comunidade.

Pela limitação do tempo, poderei nomeá-los apenas brevemente. Mas poderão aprofundá-los mais tarde.
            1. “Missão“ é “presença de Cristo“ no mundo
·      pelo testemunho, individual e como comunidades, com a seguinte pergunta: propomos um estilo de vida, um modo de vida que convide a dirigir o olhar das pessoas para Cristo, a viver n’Ele, por Ele e com Ele?
·      pelo anúncio orientado pedagogicamente e adaptado aos diferentes públicos, de modo que a mensagem da Salvação atinja os homens e mulheres nos seus questionamentos de hoje.
·      pelas celebrações litúrgicas, em primeiro lugar a Eucaristia, mas sem se limitar somente a ela. Há outras formas litúrgicas que podem tocar as pessoas mais facilmente como p. ex. celebrações ecuménicas, vigílias de adoração...
·      pelo serviço aos pobres: Se servirmos os pobres, a nossa palavra é credível. Numa comunidade de fé, de amor e de partilha, a Igreja se torna visível e experimentável.
·      pelo diálogo das culturas e das religiões: Em metade dos países onde Fondacio está presente, os cristãos são uma pequena minoria. Procuramos viver em amizade com todos através do diálogo, da partilha e do testemunho.
 
2. Dar grande importância à pré-evangelização
Gosto muito do conceito de “pré-evangelização” como o Papa Paulo VI o abordou. Ele convida-nos a “tomarmos consciência” das “necessidades mais profundas” da pessoa, ainda antes do anúncio do Evangelho. Depois de clarificar as suas necessidades, a pessoa está aberta para a resposta que Cristo tem para lhe dar. Partindo do mistério do homem abrem-se as portas de acesso ao mistério de Cristo. 




quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Portadores da bandeira portuguesa na "Coroação da Rainha da Nova Evangelização"


O casal Moura, da Liga das Famílias de Braga, foi o portador da bandeira portuguesa no dia da grande coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa, coroada em Schoenstatt, junto ao Santuário Original, perante mais de 3000 pessoas vindas de 18 países da Europa e um grupo do Japão. O Arcebispo Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização colocou solenemente a coroa na Imagem Auxiliar da Europa. Os nossos portadores da bandeira, que tinham desfilado na apresentação dos países, tiveram também a honra de prestar homenagem à Rainha com a bandeira nacional. Foi pois com alegria e um certo orgulho que os vimos representar o nosso país com um traje típico do Minho. O rigor e beleza do traje atraíram muitas pessoas que nos intervalos aproveitavam para tirar fotografias ao lado deste casal. Obrigado Fátima e João Moura pela alegria e disponibilidade para essa tarefa.
MP

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Celebração da "Coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa

 

 Uma coroa para uma Rainha

 
P. Andrew Pastore. Foi o arcebispo Rino Fisichella que trouxe a Peregrinação Europeia para um contexto mais amplo no sábado à tarde, no dia 8 de Setembro. O Arcebispo, responsável pela Nova Evangelização, veio a Schoenstatt para presidir à Missa da Coroação da Mãe Peregrina como a Rainha da Evangelização. 





Um ano de fé e de nova evangelização
 
A Igreja está a preparar um Sínodo com o tema da Nova Evangelização e o Papa Bento proclamou o Ano da Fé que irá começar em Outubro deste ano. Este evento vai ser realizado 50 anos depois do Concílio Vaticano II e 30 anos depois do Papa João Paulo II ter publicado o Catecismo da Igreja Católica.
O Arcebispo destacou o facto de como o Padre Kentenich antecipou com o seu Movimento muitos dos novos desenvolvimentos que surgiram com o Concílio. Referiu o modo como ele preparou um lugar onde a sociedade actual pode encontrar Maria. Maria é para nós hoje não apenas um exemplo, mas também um desafio. Acreditamos nós como Ela na Palavra de Deus?
 

Desafiados para confiar e testemunhar como ela
 
O Aniversário de Maria é uma festa com uma longa tradição. Sabemos pouco do que se passou nesse dia – mas o que sabemos é claro. Ela acreditou e o Redentor nasceu, viveu e morreu por nós. Hoje, como então – se o Evangelho de Jesus Cristo é para ser entendido na sua relevância somos compelidos como Ela a confiar e a testemunhar.
Depois do sermão a congregação de peregrinos foi chamada a pedir a intercessão de Maria. No silêncio da Igreja do Peregrino a imagem da Mãe Peregrina foi coroada com os aplausos de todos os presentes. 
 
 

Nada sem Ti, nada sem nós 

 
Os aplausos não eram vazios – na Igreja sentia-se a aceitação de ser testemunhas de Maria, mas também os desafios de enfrentar a renovação e o fortalecimento dos caminhos de Cristo numa Europa moderna. Esta fé terá que renascer também no âmbito dos desafios financeiros e políticos do continente.
Foi o Arcebispo que nos recordou uma “oração” que costumamos rezar – Nada sem Ti, nada sem nós. Foi edificante e desafiante na medida em que estamos quase no nosso Ano da Corrente Missionária, para renovar a nossa aliança com a Rainha da Evangelização.
 
Original: Inglese. Traduçã: Maria de Lurdes Dias, Lisboa, Portugal/schoenstatt.org
 
 
 

A manhã no dia da "Coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa"


 
No exterior da Igreja do Peregrino os peregrinos acenavam com várias bandeiras ao som de canções em diversos idiomas e eram dadas as boas vindas aos diferentes países com hinos nacionais, incluindo um grupo de Japão. Falou-se da bênção do Santo Padre, da coroação da Mãe Peregrina e dos primórdios deste local de peregrinação. Estávamos todos juntos em casa neste lugar.
 

A evangelização começa com a solidariedade


 
Gérard Testard da Comunidade Fondacio foi recebido pelo Padre Penners Lothar (Director do Movimento da Alemanha). Gérard Testard apresentou-se e à sua comunidade e fez a abordagem à Evangelização na Europa. Tal como com a Mãe Peregrina eles pensam não só em transmitir o Evangelho mas em – Pré-Evangelização – uma palavra inventada pelo Papa Paulo VI –olhar para as necessidades das pessoas,. Da mesma forma que a Mãe Peregrina visita as casas das pessoas, a Comunidade Fondacio busca a presença de Deus. A sua confiança e crença no poder transformador da Palavra de Deus faz dela uma testemunha forte.
Vendo as orações e vídeo do trabalho que tem sido feito para a peregrinação europeia da Mãe Peregrina, parece que esta tarde de coroação é bem merecida…
 
 
 
 
 
 
 

Vigília "Rainha da Nova Evangelização da Europa"


Fr. Andrew Pastore. A peregrinação Europeia da Mãe Peregrina na Europa começou no dia 7 de Setembro, em Schoenstatt. Nos dias que antecederam o evento podia sentir-se a transformação do nosso santo lugar – podia também sentir-se a mudança ao redor da Igreja da Adoração, da Igreja do Peregrino e do Santuário Original. Ouviam-se autocarros a subir e a descer os montes e as pessoas conversando com entusiasmo em diversos idiomas.



 
Era maravilhoso ver as pessoas caminhando em grupo para rezar e para partilhar o seu espírito missionário oriundos de várias partes da Europa Ocidental e Oriental, do Norte e Sul, de Itália, Alemanha, Irlanda, Croácia – só para nomear algumas. Toda a gente estava bem consciente dos desafios a enfrentar não só materialmente como espiritualmente. Desafios pessoais também eram notórios, uma peregrina espanhola soube da morte do seu marido assim que chegou para a peregrinação.
 
Pedindo a bênção ao Padre Kentenich para o trabalho missionário
 
 
O evento começou na entrada da Igreja da Adoração. A liturgia de abertura presidida pelo P. Lucodvico Tedeschi (Itália) e pelo P. Romuald Kszuck (Polónia) – a celebração preparada por um grupo vindo de Itália. Os cânticos, as bandeiras, a oração deram cor a uma maravilhosa tarde de sol.
A Auxiliar Europeia foi levada em ombros até ao altar da Igreja da Adoração. Com o aplauso de todos, a celebração continuou.
Foi contada a história de João Pozzobon, que em 1979, veio mais uma vez receber a bênção (tinha recebido a primeira bênção a 4 de Agosto de 1951) do Padre Kentenich pelo seu trabalho com a Mãe Peregrina – também nós, conscientes dos desafios que enfrentamos numa Europa cristã, esperamos receber a sua bênção de novo para o trabalho que realizamos no dia-a-dia.
Representando todos os presentes um grupo com bandeiras erguidas dirigiu-se ao túmulo do Padre Kentenich para orar por essa bênção.
 

Procissão para o Santuário Original

 

Depois da imagem abençoada todos se dirigiram cantando e rezando para o Santuário Original.
De longe ouviam-se os peregrinos descendo montanha abaixo – pensámos logo qual será o sentimento e como soará a procissão quando todos estivermos reunidos para a grande peregrinação de 2014, não apenas com milhares de peregrinos, como naquela tarde, mas 10.000…
E o silêncio instalou-se ali, a Mãe Peregrina reuniu todos em redor do Santuário para uma noite de oração e adoração.
 
O grande sinal missionário da Peregrinação 2014
 
 
A Mãe Peregrina é o grande sinal missionário da Peregrinação 2014 – nesta peregrinação pudemos ter a percepção da força missionária que incutiu nos que reuniu – representando muitos, muitos mais.
Veremos o que os próximos dia vão trazer...
 
Original: Inglese. Tradução: Maria de Lurdes Dias, Lisboa, Portugal/schoenstatt.org
 
Fonte: schoenstatt.org
 
 
 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Coroação das imagens da Mãe Peregrina na Paróquia de Goães (Amares)

Pormenor do interior da Igreja Paroquial de São Tiago de Goães (Amares

No dia 21 de julho, a Família de Schoenstatt de Braga reuniu-se na Igreja Paroquial de São Tiago de Goães (Amares), para a Coroação das Imagens da Mãe Peregrina – Rainha da Família.
Foi a primeira coroação de imagens nesta Diocese, em dia de aniversário pelos 52 anos da fundação de Schoenstatt em Portugal e também no início da semana grande de São Tiago, ao qual a Igreja Paroquial é dedicada.
A celebração foi vivida num clima de festa e gratidão à MTA, em que sobressaiu o coro dos jovens, a alegria das Missionárias da Mãe Peregrina, e as palavras sempre entusiasmantes do Padre José Melo (Diretor Diocesano).  
As imagens da Mãe Peregrina derramam nas famílias as graças do Santuário.
Na Homilia, o Padre José Melo lembrou que “é urgente proteger o Santuário vivo da Família”, e essa é também a missão da imagem da Mãe Peregrina quando visita as famílias. Referindo-se aos inúmeros Santuários Marianos existentes nesta Diocese, não deixou de salientar a missão específica do Santuário de Schoenstatt, com as suas três graças.Estas são derramadas nas famílias pelas imagens da Mãe Peregrina, repetindo-se sucessivamente os milagres da Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel.
Na Diocese minhota, a CMP está presente em nove Paróquias, com 51 imagens que visitam cerca de 1500 famílias.

A bênção das coroas das imagens.

Seguidamente, procedeu-se à bênção das coroas que seriam colocadas nas cinco imagens da Mãe Peregrina, coroada como «Rainha da Família para a Nova Evangelização».
Na oração de coroação, oferecemos tudo o que somos e temos:
Querida Mãe, (…) aceita todos os nossos sacrifícios e orações, e o esforço por viver o amor, o serviço e o perdão, como súplica pela santificação das nossas famílias e das famílias do mundo inteiro”.
As imagens Coroadas, as Missionárias e os Assessores da Campanha.
 Nos nossos corações, reinava uma certeza: “A MTA realizará abundantes milagres nas Famílias que visita”. O Servo de Deus João Pozzobon decerto estaria bem contente!
A todos os que contribuíram para esta coroação, bem hajam pelo serviço que dedicam à Missão de Schoenstatt!

(Elisabete e Paulo Coutinho; M. Fátima e João Moura)



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Coroação da Mãe Peregrina em São Julião da Barra (Lisboa) - 27 de Maio de 2012

A Mãe escolheu este dia santificado e Ela sabe bem o porquê. Estava a Igreja do Alto da Barra divinalmente ornamentada. Ao entrar sentia-se a força do Espirito Santo, com a presença da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt que enchia de alegria e força o coração de todos nós.
O céu tocava a terra.
A Igreja estava cheia e com convidados especiais da Família de Schoenstatt, o Padre José Melo, a Irmã Elisa, a Miti e o Rui, representantes da paróquia de Paço de Arcos, a Carla Farelo e tantos outros convidados da mesma jornada.
A Missa foi muito serena e profunda. A homília do Padre Melo encheu-nos o coração de conhecimento, profundidade e clareza, sobre o que significa coroar a nossa Rainha.
Momento solene: a benção e coroação das imagens peregrinas das paróquias do Alto da Barra, Oeiras e Nova Oeiras, como Rainha das Famílias.
De uma beleza que só Maria com a sua coroa nos pode oferecer.
A bênção final das portadoras das imagens reforçou ainda mais a responsabilidade da Missão.
O almoço partilhado, momento de convivio e partilha, com dois bolos grandes, que além de estarem deliciosos, eram a expressão do amor, um tinha a imagem da Mãe Peregrina, o outro tinha a coroa.

O terço às 17 horas foi com o Santíssimo exposto, que bom sentirmos o nosso Jesus, com a sua e nossa Mãe, junto de nós.
Nas suas presenças divinas, foram entregues as Imagens aos portadores, com muita ordem e solenidade, comprometendo-nos assim com a nossa Missão.

Elisa Morais 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Mãe Peregrina coroada em "mais" 18 Imagens


Na passada semana, celebramos mais uma festa de coroação na diocese de Aveiro, desta vez na paróquia das Talhadas. 18 Imagens da Mãe Peregrina receberam, pelas mãos do pároco, P. José Carlos Lopes, a coroa como símbolo da coroação de Nossa Senhora como Rainha das Famílias. Foram muitas pessoas que prepararam este ato ao longo do ano, mas também nos últimos dias escrevendo a sua contribuição numa carta. Muitos dos que não estiveram na missa, enviaram as suas contribuições.


As crianças da catequese ofereceram uma coroa muito valiosa a Nossa Senhora. Elaborada por elas, estava "carregada" das suas provas de amor. Durante uma semana rezaram todos os dias uma Avé-Maria e muitas vezes em família. Elas mesmas, juntamente com os catequistas cantaram durante a Santa Missa. Na hora da coração presentearam a Mãe de Deus e os paroquianos com cânticos de Nossa Senhora Rainha.


Os missionários estavam muito felizes, especialmente porque Talhadas recebeu imagens novas da Mãe Peregrina, substituindo assim as maiores e já com mais de 20 anos. Momento de coroação é também momento de renovação. Que esta renovação exterior motive ainda mais a renovação interior de cada coração e da família.

A coroa das crianças entregue no Santuário como Capital de Graças, consagrando à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt as famílias das Talhadas, bem especialmente as cerca de 400 famílias que acolhem a Mãe Peregrina nas suas casas.

Ir.M.Paula Leite, CMP


terça-feira, 5 de junho de 2012

Lisboa - Coroação da Mãe Peregrina em S.Julião da Barra



Neste dia, podia ler-se no boletim paroquial a notícia sob o título Festa da Coroação “RAINHA DA FAMÍLIA”:
“No primeiro Pentecostes, Maria estava no meio dos Apóstolos. Hoje no Novo Pentecostes Maria está no nosso meio. Ela é a Rainha do Céu e da Terra. Coroar Nossa Senhora é reconhecer a sua realeza e o seu poder de intercessão por nós. O rei D. João IV em 1640, em tempos de crise e dificuldades, entregou-lhe a sua coroa real e o seu reino.”
Ao todo foram coroadas 24 imagens, já que às da Comunidade Paroquial de S. Julião da Barra juntaram-se as imagens das Paróquias vizinhas de Oeiras e de Nova Oeiras. Dos muitos testemunhos que o “Correio da Mãe Peregrina” recebeu daquele dia festivo, transcrevemos a seguir alguns apontamentos:
“A Mãe escolheu este dia Santificado e Ela sabe bem o porquê... Estava a Igreja do Alto da Barra ornamentada divinalmente, ao entrar sentia-se a força do Espírito Santo, com a presença da Mater, enchia-nos de alegria e força o coração de todos nós. O Céu tocava a terra... De uma beleza que só Maria com a Sua coroa nos enche de amor. A benção final das portadoras da Imagens reforçou a responsabilidade da Missão.”
“… Fiquei tão emocionada e agradecida a Stª Maria, que senti um enorme reconhecimento pela sua preciosa intercessão por mim e por tantos outros paroquianos, que lhe consagraram o seu coração e as suas vidas. E o mais extraordinário de tudo, é que senti assim como muitos outros paroquianos com os quais tive a oportunidade de trocar impressões, que o ambiente que se gerou na altura da consagração era tão profundo e íntimo com Nossa Senhora, que quase a poderíamos "ter tocado" de tão perto que a sentíamos ali ao orar e cantar.”
“Cheios do Espírito de Deus saímos do Templo…, mas já com saudades de toda esta intensa semana de oração e trabalho. Agora não podemos deixar perder a comunhão que se gerou entre nós.”

Idalina Alegria
Fonte: www.schoenstatt.pt


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Família paroquial coroa a Rainha das Famílias


No passado dia 12 de maio, a paróquia de Cedrim da Diocese de Aveiro celebrou a festa da Rainha das Famílias. Nossa Senhora, a Mãe Peregrina de Schoenstatt, foi coroada em doze imagens que percorrem as famílias da paróquia. Foi uma festa singela, mas muito significativa, pois envolveu a família paroquial, com a colaboração especial das crianças e jovens da catequese. Durante uma semana fizeram uma pequena preparação em família. Os jovens receberam uma Cruz da Unidade num fio com marcações para rezarem três Ave-Marias por dia. No final fizeram coroas em cartolina com as suas vivências. 


As crianças dos diversos anos receberam rosas em papel para conquistar e pintar, rezando uma Avé-Maria em família. No dia da coroação trouxeram as suas flores para a catequese e com a muita alegria contavam como rezaram com os pais, com os irmãos, os avós ou mesmo sozinhos. Com as rosas pintadas de amarelo e vermelho fizeram coroas muito originais que entregaram, num momento que antecedeu a coroação, a Nossa Senhora como expressão do seu amor a Ela.


Depois da oração de coroação rezada pelo povo, o sacerdote procedeu à colocação das coroas nas Imagens da Mãe Peregrina. Para alguns dos missionários foi um momento muito especial, pois precisamente com este ato entregaram esta missão a missionários mais jovens. Assim, viram também a sua tarefa de muitos anos ser coroada. 

Alguns missionários

Para que esta festa fosse possível, os missionários puderam contar com a colaboração dos catequistas e do coro juvenil que abrilhantou a Santa Missa, tocando e cantando no momento da coroação cânticos marianos. No final, o sacerdote  pediu uma salva de palmas para Nossa Senhora, Rainha da Igreja e Rainha das Famílias. Continua assim por todo o Portugal a grande corrente de coroação das Imagens da Mãe Peregrina como Rainha das Famílias, por uma Nova Evangelização da Europa.

Ir.M.Paula Leite, CMP

terça-feira, 15 de maio de 2012

Portugal continua a coroar a Mãe Peregrina de Schoenstatt

dsc 0046Sábado, 5 de Maio, Igreja Paroquial de Paço de Arcos - celebração eucarística das 19h.
A expectativa refletia-se no rosto das pessoas que, desde as 18h, começaram a afluir à Igreja Paroquial. A equipa que preparara a cerimónia estava calma mas…há sempre um mas…”teremos feito tudo? Irá correr bem? Perguntas que se põem quando nos propomos levar a cabo algo fora do comum. E Paço de Arcos nunca tinha assistido a uma coroação, muito menos de Nossa Senhora…Lembravam-se isso sim da visita da Mãe Peregrina Auxiliar há dois anos, e da multidão que correu a aclamá-La.
Cientes disso, sentíamos o peso da responsabilidade.
dsc 0012
A Mãe Peregrina está entre nós há 25 anos. Actualmente é recebida por cerca de 300 famílias que, ao longo de um ano, viveu em “estado de coroação”. Mudança de atitudes e capital de graças eram termos praticamente desconhecidos entre nós. Hoje, ao ver as pessoas a correrem para aquela talha já tão cheia, no desejo de colocarem nela à última hora mais um pouco de si, não pudemos deixar de dar graças a Deus por tanto espírito de sacrifício, por tanto amor manifestado à Nossa querida Mãe. Ela é de facto a grande transformadora de corações.
dsc 0027Toda a cerimónia em si e o momento da Coroação em especial foi, para nos expressarmos em termos humanos, o que poderíamos chamar de “um sucesso”. Igreja repleta de gente emocionada. Um coro de crianças maravilhosamente ensaiados, uma liturgia à altura do acontecimento. Nada fora deixado ao acaso. A alegria estampava-se nos rostos à medida que a cerimónia se desenrolava. A Mãe cuidou para que tudo saísse perfeito. Ela quis aceitar a coroa do nosso amor. Não temos dúvidas. Por isso, se deixou coroar! Foi lindo!
Agora, resta-nos corresponder com gratidão a tão grande dom.
Pedir-Lhe que reine, de facto, nas famílias de Paço de Arcos. E no mundo inteiro, para sempre.
Temos uma Mãe que é Rainha, nada tememos. Só nos resta dizer:
Viva a nossa Mãe, viva a nossa Rainha!
Ao nosso P. José Melo, o nosso bem-haja por tudo.
Ao nosso Prior a nossa gratidão por ter estado tão disponível e colaborante.
A todas as pessoas que quiseram viver connosco este momento único, a certeza de que a Mãe está muito contente com elas.

Idalina Alegria


Fonte: www.schoenstatt.pt


terça-feira, 17 de abril de 2012

Coroação da Rainha da Família numa paróquia da Diocese de Aveiro


No passado mês, a paróquia de Fermentelos da diocese de Aveiro coroou Nossa Senhora como Rainha da Família em 14 Imagens da Mãe Peregrina, que visitam mais de 300 famílias nessa paróquia. Foi um momento simples, mas que teve uma preparação de um ano, durante o qual as famílias receberam em suas casas um impulso mensal para a conquista de algumas atitudes que manifestam o nosso amor à Mãe de Deus. Aprender a louvar, agradecer e a pedir foram alguns dos desafios lançados. A corrente de coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa, em toda a Europa e particularmente em Portugal, está a unir as famílias na paróquia e as paróquias entre si neste grande desígnio: implorar à Mãe Peregrina que reine na Europa e nos ajude a torná-la mais cristã a partir das famílias.


Ao chegamos à paróquia de Fermentelos, esperava-nos um trono já erigido para as 14 Imagens. Apesar de ser ainda cedo para a Santa Missa, sentia-se uma atmosfera de festa, algo ia acontecer nessa hora. Esperávamos a chegada do sacerdote, o P. Costa Leite, para acertarmos os últimos pormenores e nesse tempo de espera foi muito bonito sentir a alegria e carinho dos antigos missionários que se davam a conhecer. Uma senhora idosa, a primeira missionária,  fez questão de se apresentar como a primeira coordenadora e contou como foi difícil, nos inícios, começar com a Campanha da Mãe Peregrina na paróquia. Por isso, sentia que o ato que se ia realizar, a entrega da coroa a Nossa Senhora, era também a coroação de toda a missão destes anos passados.


Depois de tudo combinado, foi celebrada a Santa Missa. Antes da bênção final, procedeu-se então à coroação. A Ir. Paula disse umas palavras de introdução ao ato que íamos realizar, seguindo-se a bênção das catorze coroas. A emoção foi grande quando o sacerdote, o Padre Costa Leite, colocou as coroas nas Imagens, enquanto o grupo coral cantava um cântico mariano. Depois todo o povo rezou a oração de coroação. Terminada a pequena celebração, os missionários foram convidados a integrar a procissão final. A todas as pessoas foi distribuída uma pagela com a fotografia da imagem da Mãe Peregrina e a oração de coroação.
A alegria dos 14 missionários era manifestada pelas suas palavras, ou mesmo pela falta delas, nos momentos após a fotografia de grupo.


Na igreja, algumas pessoas, especialmente as que receberiam imagem da Mãe Peregrina nesse dia, permaneciam ainda a saborear o momento com a Imagem, agora, coroada.

Ir.Paula Leite, CMP

Fotos: Paulo e Fami

quinta-feira, 22 de março de 2012

O Arcebispo Rino Fisichella estará na Coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa


É com alegria que recebemos a confirmação, agora por escrito, da presença do Arcebispo Rino Fisichella no dia 8 de setembro, em Schoenstatt, para a coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa. Nossa Senhora, na Imagem Auxiliar da Europa, vai receber uma coroa como sinal da nossa gratidão, da nossa confiança e da nossa co-responsabilidade pela Europa, onde Cristo precisa "nascer de novo". O Arcebispo Rino Fisichella presiderá a Eucaristia internacional e entregará a coroa a Maria.
Por altura do encontro "Novos evangelizadores para a nova evangelização", em Roma no mês de outubro de 2011, P.Walter convidou o Arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização e nessa altura o mesmo confirmou espontaneamente.

Portugal está a organizar uma peregrinação nacional para esse grande acontecimento em Schoenstatt e na Igreja. Ainda se aceitam inscrições. Informações nos centros de Schoenstatt em Portugal ou na Campanha da Mãe peregrina.

MP

Informação em: www.schoenstatt.de


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ANO do SANTUÁRIO - Peregrinação ao Santuário Original


Lembramos que a primeira fase de inscrições para a Peregrinação Europeia ao Santuário Original, por altura da COROAÇÃO DA RAINHA DA NOVA EVANGELIZAÇÃO DA EUROPA, termina no dia 28 deste mês. A peregrinação será na modalidade de 3 ou 7 dias. Para mais informações, ver contactos no cartaz.
Campanha da Mãe Peregrina

domingo, 15 de janeiro de 2012

1ª Coroação das Imagens da Mãe Peregrina - Diocese de Aveiro

Missionários de Vila Nova de Monsarros

Foi de um modo muito simples, mas com muita alegria, que Vila Nova de Monsarros – Anadia, coroou 15 imagens da Mãe Peregrina, no passado dia 18, dando assim origem à grande corrente de graças que esperamos para as famílias da nossa diocese, através da coroação de todas as imagens da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Esta iniciativa começou como preparação para a grande coroação deste ano, no dia 8 de Setembro no Santuário Original, de uma Imagem Auxiliar como RAINHA DA NOVA EVANGELIZAÇÃO DA EUROPA. Há quase dois anos, no mês de Março de 2010 esta imagem percorreu algumas paróquias da nossa diocese e de todo o Portugal. Ela está a peregrinar pelos países da Europa. Os missionários e muitas famílias reuniram-me à sua volta para rezar, agradecer os pequenos milagres que a MTA vai operando em cada lar e pedir por uma Europa mais cristã, especialmente pela santificação das famílias. Assim foi surgindo o desejo de coroar todas as imagens que visitam as famílias. Durante este último ano, junto com a imagem, foi enviado um pequeno impulso mensal para preparar a coroação através de atitudes que devemos conquistar. Vila Nova de Monsarros foi a primeira paróquia da nossa diocese a realizar a coroação.


Os missionários uniram-se na coordenação de alguns encontros marcados com as famílias, nas capelas de cada lugar, sobre o sentido e o porquê da coroação. O empenho foi muito grande, mas sempre na simplicidade. A honra era para a Rainha e por isso os próprios missionários prepararam um trono de uma beleza singular.


Com muita dedicação e amor, reuniram-se à noite para costurar umas almofadas dignas das coroas. Com ou menos jeito, todos puderam ajudar. Alguns maridos das missionárias ajudaram a idealizar o trono, prepararam uns troncos para suporte das Imagens e prontificaram-se na sua realização, ou seja na colocação de todas as peças no lugar improvisado. Cuidaram de ter uma lembrança para entregar a todos os que participassem na cerimónia de coroação.


No dia 18, dia da Aliança, pelas 9 horas, a igreja foi aberta e todos ficavam surpreendidos pelo trono com 15 Imagens Peregrinas, com 15 coroas, flores, velas e fitas em grande harmonia. Reinava uma alegria de criança, os olhos sorriam ao depararem com este trono. Seguiu-se a Santa Missa celebrada pelo pároco, o Padre Vitor Espadilha. Ele introduziu-nos na riqueza de Schoenstatt neste dia 18, na grandeza de Nossa Senhora pelo seu sim, fazendo referencia ao Evangelho e ainda nos presenteou com um testemunho, uma carta de uma paroquiana emigrante que visitou o Santuário Original com a sua família para irem buscar uma Mãe Peregrina. Ela teve uma experiência forte da presença de Nossa Senhora no Santuário Original e pediu para dizer ao “seu povo” que Nossa Senhora existe, que ela o sentiu.


No final, depois de breves palavras da Ir.Paula, o Sacerdote convidou todos a ajoelhar e a rezar a oração de consagração que tinha sido distribuída.
A entrega da coroa estava feita, só era necessário coloca-las em cada imagem da Rainha da Família.

O Padre Vitor Espadilha procedeu a essa pequena cerimónia e colocou todas as 15 pequenas coroas, enquanto o coro cantava.


No final da Eucaristia, na altura de retirar as Imagens da Mãe Peregrina coroadas, todos ficaram com muita pena, pois era uma imagem tão bonita, tão celestial, que eleva qualquer coração ao divino. Surgiu então a ideia de proporcionar às pessoas que não estavam presentes uma oportunidade de vivenciarem o trono das Peregrinas coroadas. Assim, como no fim-de-semana seguinte seria o Natal, e com o incentivo do sacerdote, ficou combinado de trazerem as Imagens coroadas e para que as almofadas não ficassem vazias, cada missionário devia colocar um pequeno Menino Jesus: nós oferecemos a coroa à Mãe e Rainha e Ela oferece-nos o Seu Menino.


Os frutos da coroação não tardaram a ser conhecidos. Uma mãe com uma filha problemática, recebeu a imagem coroada e pediu à Rainha pela sua filha, para que ela, pelo menos, encontrasse o caminho de volta para a Igreja e no dia seguinte, por própria iniciativa, a filha foi à Missa. Num encontro casual no Santuário, um jovem casal procurava uma Imagem Peregrina em ponto pequeno para levar para casa. Não conheciam este lugar, nem Schoenstatt, mas estiveram na Missa de Coroação (apesar de serem de outra paróquia) e gostaram tanto que querem uma Imagem da MTA na sua casa.
Foi a primeira coroação numa paróquia da diocese de Aveiro, mas muitas se seguirão. Que a Mãe Peregrina seja realmente para muitos um Santuário Peregrino de graças e que Nossa Senhora, com o seu poder de Rainha, ajude e acompanhe de perto todas as famílias pela “Nova Evangelização da Europa”.
A Campanha da Mãe peregrina agradece a todos os missionários e ao pároco de Vila Nova de Monsarros por todo o empenho na preparação e realização desta celebração de coroação.

Ir. Paula Leite, CMP

Fotos: P. Vitor Espadilha, Paulo Teixeira, José Raposo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...