quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Missa da Aliança de Amor de 18 de Julho de 2014



Queremos agradecer à Mãe, o facto de pela primeira vez a Missa da Aliança, ter sido preparada e estar a ser animada pelos Madrugadores e pela Liga dos Homens. Para nós adquire uma importância acrescida, por ter lugar no Ano Jubilar e apenas a três meses do Centenário da Fundação.
São momentos assim, que vão construindo a história da nossa Família, do nosso Santuário e do Movimento de Schoenstatt.


“Então estabelecer-me-ei de bom grado entre vós e distribuirei dons e graças em abundância, daqui, atrairei a mim os corações juvenis e educá-los-ei como instrumentos aptos nas minhas mãos.”

No Documento de Fundação, esta é uma das promessas que a Mãe nos faz, por intermédio do Padre Kentenich.
Instrumentos aptos nas minhas mãos. O que significa ser instrumento?
A ideia de sermos instrumentos, não parece ser muito atractiva, pois a palavra instrumento, faz pensar em objectos materiais, uma tesoura, um serrote, ou uma viola, entre muitos outros.
Antes de definir-mos o que o Padre Kentenich quer dizer quando nos fala da espiritualidade do Instrumento, temos que fazer uma separação entre “Instrumento” e “Instrumentalizar”.
Quando se instrumentaliza alguém, significa que pretendemos servirmo-nos desse alguém apenas como meio, para alcançarmos os nossos fins, por vezes egoístas, rebaixando essa pessoa à qualidade de “coisa”.

Ensaio dos cânticos para a Missa

O que se pretende salientar através da imagem de instrumento?
Em primeiro lugar, é necessário salientar, que o instrumento é necessário, pois existe uma tarefa a cumprir e o instrumento é preciso para cumprir essa tarefa.
Em segundo lugar é imprescindível, que para a concretização da obra, o instrumento e quem o vai utilizar estejam em união.
E finalmente, embora à obra depois de terminada, se atribua o mérito a quem se serve do instrumento para a realizar, também o instrumento tem a sua quota parte na concretização dessa obra. 
O instrumento, por si só, nunca teria conseguido atingir esse resultado, no entanto unido a quem o utiliza, alcança algo que ultrapassa a sua própria capacidade. 
Tomemos como exemplo as violas que os nossos músicos estão a utilizar.
Se as violas estivessem ali sozinhas, nunca poderiam libertar os agradáveis sons que ouvimos. E se os nossos músicos não as tivessem nas suas mãos, não poderiam tocar.
Assim, a união entre as violas e os músicos, permitem que os cânticos sejam acompanhados pelos agradáveis sons que a viola produz. 
Quando o instrumento não cria obstáculos nem opõe resistência à acção de Deus, quando se une estreitamente a Ele e assuma as metas que Deus lhe assinala, experimenta uma fecundidade ilimitada.


“Pai, escolheste-nos em Cristo como instrumentos para o Teu reino, como semente, luz e fermento para a redenção do mundo.” (Rumo ao Céu).

O ensaio decorreu no "museu" do Manel Serafim

Tornamo-nos, portanto, instrumentos marianos, porque ninguém melhor do que Ela nos pode transmitir vitalmente a atitude instrumental perante o Senhor e porque ninguém melhor do que Ela nos pode levar a essa total disponibilidade instrumental que caracteriza os autênticos discípulos e apóstolos de Cristo.

A Irmã Emilie entendeu muito bem o que é ser instrumento de Maria:
"Se eu me entregar sem reservas à nossa Mãe de Schoenstatt, então, com certeza ela vai usar-me como instrumento, mesmo que exteriormente eu tenha que estar inactiva."

"Poderás então usar-nos sempre como instrumentos nas tuas mãos carinhosas, fortes, omnipotentes:
Através de nós, moldar o rosto da humanidade de hoje, como corresponde ao teu plano. Ámen."
(Padre José Kentenich, do livro de orações Rumo ao Céu)

Paulo

sábado, 23 de agosto de 2014

Em direto do Santuário Original 24 horas por dia

http://schoenstatt2014.org/pt/social-feed/
 
Clique na imagem e estará em direto
 
Clemens Mann – Todos querem visitar o Santuário Original neste ano jubilar. Por isso, agora existe a possibilidade de estar – virtualmente – à sombra do Santuário. Sabemos o quão importante é para cada schoenstattiano a vinculação a este lugar de graças, e é por este motivo que decidimos filmá-lo durante as 24 horas do dia.
Entre no site oficial do jubileu www.schoenstatt2014.org, e você encontrara o desenho de uma janela no lado inferior esquerdo. Ao clicar na janela, você poderá ver os arredores do Santuário e ficar por dentro do que acontece na Praça dos Peregrinos de minuto a minuto.
Em cima da imagem do Santuário estão escritos dois grandes títulos: no primeiro você pode enviar orações, pedidos e agradecimentos. Os voluntários rezam o terço no Santuário Original por essas intenções todas as quartas-feiras. Sabemos que nossa grande celebração se aproxima e ainda temos muito para fazer, por isso clicando no segundo título você poderá contribuir economicamente, com doações para o Jubileu. Queremos construir esta festa como família, ajudando no que seja necessário.
Por último, na parte inferior da página, é possível ver todos os nossos canais de comunicação oficiais, com acesso direto às redes sociais sem a necessidade de ter uma conta. Também durante os dias do Jubileu, será possível acompanhar tudo o que acontece aqui por meio destes canais.
Depois de tanto esperar, o grande momento se aproxima. Preparemos o coração, e nos aproximemos de nosso Lar Original.

Reportagens semanais sobre Schoenstatt na TV Canção Nova Notícias


A partir do dia 22 de agosto, a TV Canção Nova começa a exibir uma série de reportagens sobre o Movimento Apostólico de Schoenstatt. 
Todas as sextas-feiras, até o mês de outubro, o jornal Canção Nova Notícias apresentará matérias sobre a Obra de Schoenstatt . A primeira é sobre o início desta história que chegou ao Brasil no ano de 1935.O jornalista Raphael Leal visitou diversos Santuários do Brasil e mostra a realidade que descobriu pelo país afora. Muitas reportagens sobre o Movimento serão exibidas nas próximas semanas, incluindo dois documentário sobre a história e missão de Schoenstatt.

 

Juventude de Schoenstatt convida todos os jovens



Nós iniciamos a corrida para Schoenstatt - 8

http://schoenstatt2014.org/files/5514/0846/0885/Newsletter08_portugiesisch.pdf
 
Clique na imagem para ler
 

O Cardeal Giovanni Lajolo será o enviado especial do Vaticano para o Jubileu em Schoenstatt


O Santo Padre, o Papa Francisco, nomeou como seu enviado especial para a Peregrinação Internacional em Schoenstatt a Sua Eminência, o Cardeal Giovani Lajolo. A notícia foi divulgada em Roma no dia 9 de agosto. Lajolo representará o Papa Francisco na celebração que se realizará em Schoenstatt de 16 a 19 de outubro por ocasião dos 100 anos do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Lajolo é Cardeal Emérito da Cúria Italiana. Pertence à Congregação Pontifícia para os Bispos e a Assinatura Apostólica, que é o mais alto Tribunal da Cúria Romana. De 2003 a 2006 foi Secretário da Secretaria de estado para as Relações. No ano de 2006 foi nomeado presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e presidente do Governo-Geral do mesmo Estado. Em 2007 começou a fazer parte do Colégio Cardenalício.  Lajolo foi Núncio Apostólico  da Alemanha de 1995 a 2003.
 
 
 

Vamos contigo 8


 
 
 

Cruz da Unidade - Presente jubilar (parte 2)





 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

As Pegadas de Maria em Schoenstatt (J.F.S. Braga)


Depois de muito trabalho e dedicação, um dos grupos da Juventude Feminina de Braga, as Pegadas de Maria, realizaram o seu sonho de conhecer Schoenstatt.
No dia 10 de Julho de 2014, em pleno ano Jubilar, chegaram ao vale de Schoenstatt e, desde logo, foram recebendo abundantes graças, através das pessoas que foram encontrando. Entre boleias, sorrisos e surpresas, foram muitos os sinais de acolhimento que receberam da MTA.


Subiram ao Monte Nazaré, ao Monte Sião, ao Monte Schoenstatt e ao Monte Moriá, onde visitaram vários santuários e conheceram um pouco mais a história de Schoenstatt. Mas o que mais as marcou foram os testemunhos que receberam da vida do Padre Kentenich e perceberam de como ainda hoje ele marca o caminho de cada uma.


Quando preparavam o regresso a casa, no dia 15 de Julho, sentiram o anseio de voltar a Schoenstatt, porque muito mais havia a descobrir.

Grupo As Pegadas de Maria 

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ir. Elisa regressa para o Brasil

Peregrinação da Família a Fátima 2014
 
Terminaram os cinco anos de missão da Ir. Elisa em Portugal, como Assessora da Liga de Mães de Lisboa e responsável pela Equipa do Secretariado do Padre Kentenich e da Irmã Emilie Engel. No início de Setembro, Ir. Elisa regressa ao Brasil para iniciar uma nova tarefa junto a um dos Santuários do sul. Em Ano Jubilar, agradecemos à Ir. Elisa toda a dedicação e empenho na missão na Terra de Santa Maria e desejamos um novo começo abençoado pelas graças jubilares.
 
MP

terça-feira, 19 de agosto de 2014

O Padre Kentenich na minha vida - 23

 
Padre Kentenich era pai e mãe para os jovens seminaristas. Como Diretor Espiritual no seminário, o jovem sacerdote, ao passar pelo corredor, encontrou-se com um aluno do primeiro ano, um menino muito tímido e com muitas saudades da mãe. O pequeno tinha um furúnculo numa mão, que tinha sido provisoriamente enfaixada com um trapo. O Pe. Kentenich parou e perguntou-lhe o que acontecera com a sua mão. O menino explicou-lhe. Então o Pe. Kentenich disse-lhe para tirar o trapo e examinou atentamente a mão doente. Naquele momento, a saudade do menino despareceu completamente.
Mais tarde, já adulto, recordava sempre de novo o cuidado maternal de que fora objeto naquela hora.
 
 

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

"Dia da Aliança" - Agosto 2014

 
“Aqui é bom estar…”

“Sempre que olhamos para Maria voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto”. Esta frase do Papa Francisco na exortação apostólica “A Alegria do Evangelho” fez-me lembrar os heróis congregados nos inícios de Schoenstatt. Queriam uma revolução e Maria revolucionou-os por dentro, tornando-os personalidades fortes, livres; jovens que, mais tarde, fizeram a diferença durante a Primeira Guerra Mundial. Quando no verão de 1914, devido à necessidade de ter um espaço próprio para reuniões, o Padre Kentenich e os jovens congregados receberam uma pequena capelinha abandonada - que existia desde o século XIII, que fora destruída duas vezes durante a guerra, mais tarde pertenceu a uma família e à comunidade dos Palotinos, a qual nos últimos dois anos ficara para arrecadação, onde se guardavam as ferramentas do jardim - não supunham que a Divina Providência tinha grandes planos para esse local.
Cem anos depois, vemos mais de 200 Santuários espalhados no mundo inteiro e milhões de pessoas a viveram da “força revolucionária da ternura e do afeto” pela atuação de Nossa Senhora. A experiência de Santuário é comum, mas bem pessoal: “Aqui é bom estar”. Sempre de novo contamos o episódio de uma família do Chile que visitou o Santuário Original, na Alemanha. A reação do filho pequenito: “Estamos no Chile”. Para ele era o mesmo que “estar em casa”, “chegar a casa”. Aí a Mãe espera por mim, aí ela me aceita, assim como sou, aí eu levo a minha vida, os momentos de alegria, mas também os de escuridão e de medo; aí eu posso experimentar um pedacinho de céu… O Papa Francisco continua dizendo: “É aí, nos santuários, que se pode observar como Maria reúne ao seu redor os filhos que, com grandes sacrifícios, vêm peregrinos para a ver e deixar-se olhar por ela. Aí encontram a força de Deus para suportar os sofrimentos e as fadigas da vida”. Experimentar o Santuário é muito mais do que uma visita ao espaço físico, é levar o Santuário no caminho da nossa vida.
Uma das cartas que os jovens escreviam para o Pe. Kentenich, desde a frente da batalha, expressava: “São tantas as vezes que estou em Schoenstatt, em espírito, dentro da acolhedora capela da congregação, aos pés da nossa querida MTA! Quantas vezes me ajoelhei lá, tantas vezes contando-Lhe sobre as minhas dores e preocupações, recebendo consolo.” Faz-nos tão bem olhar para Maria! E porque nos faz bem, é tão difícil para o peregrino ir embora. O segredo está em levar o Santuário no nosso coração, para a nossa casa, para o campo de batalha, para o trabalho. Às crianças que visitam o Santuário, muitas vezes sugiro que olhem bem para tudo, especialmente para Nossa Senhora e, em casa ou na escola, façam uma visita ao Santuário. “E funciona?”, perguntou uma vez um mais reguila. “Experimenta e para o ano conta-me se funciona ou não.” Prometido!
Em tempo de férias, aproveitemos para ir ver Maria ao Santuário, deixar-nos olhar por ela, e levar esse olhar terno e afetuoso no nosso coração para que, durante o ano e em qualquer lugar, possamos fazer muitas visitas espirituais ao Santuário.

Ir. M. Paula Silva Leite, CMP
(Publicado no folheto mensal "Dia da Aliança", Agosto 2014)
 

 
 

domingo, 17 de agosto de 2014

Projetos Juventude: Guiné – Missão (Lisboa)


A convite do Bispo D. Pedro Zilli para missões na Guiné Bissau tudo se foi construindo com muita entrega e dedicação para o começo do novo projeto: Guiné-Missão! No primeiro ano, fizemos como dizia o P. Kentenich, “Portugal: Porta da Europa” e abrimos a porta com o lema “Tu és a chave ”. No segundo ano “Descobrimos, Oferecemos e Multiplicamos” o nosso DOM com a Cruz da Unidade que Peregrinou por todos os bairros de Bafatá, e este ano fomos chamados a marcar o caminho de Nossa Senhora com o lema “Marco o Teu caminho”, através desta porta que é Portugal, não só para a Europa mas para o mundo. Recebemos na última missão uma enorme surpresa: o Pároco de Bafatá, o Pe. Admir Barreiro, pediu-nos para construirmos uma Ermida a Nossa Senhora de Schoenstatt!
 

sábado, 16 de agosto de 2014

Projetos Juventude: Erasmus com Ela


A experiência de estudar fora é cada vez mais uma parte da vida universitária… No meio desta forte vivência, em que há tantas coisas por descobrir, é importante ter tempo para pensar como conduzir esta aventura. O Erasmus com Ela convida os estudantes que vão para o estrangeiro a não perderem o seu contacto com Deus, a continuarem a ter vivências espirituais. Um desafio, quando se está fora das rotinas e hábitos, em que nos apercebemos de que a ligação a Deus depende sobretudo de nós. Convidados a participar num retiro, os estudantes recebem um kit constituído por uma Mãe Peregrina e um livro de orações, sendo enviados do santuário de Schoenstatt de Lisboa para o mundo!
 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Projetos Juventude: DAR +, Aulas de Viola (Porto)

 
Este projeto começou há 4 anos, criando-se um curso de aulas de viola destinado a apostolas e cruzados. As aulas destinam-se agora a crianças que frequentam a catequese e pretendem, para além da aprendizagem de um instrumento, fomentar a participação nas atividades da paróquia e incentivar o sentido de serviço à comunidade.
 

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Projetos Juventude: Missão País

 
A Missão País é um projeto de universitários que tem como objectivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade. MP desenvolve-se em várias faculdades de Portugal entre Braga e Lisboa passando pelo Porto, Coimbra e Aveiro. Durante uma semana os universitários viram-se para aqueles que mais precisam, tendo uma vivência de voluntariado, oração, meditação e evangelização. Todos os anos, centenas de jovens partem em Missão para testemunhar a fé em Jesus e mostrar como ela se vive através da caridade e do serviço.


Mais em: http://www.missaopais.pt/ e https://pt-pt.facebook.com/missaopais 

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Projetos Pedagogia: Colégio de Sta. Maria (Lisboa)


O Colégio iniciou funções em 1999/2000, com a compra das instalações do Colégio das Oblatas e foi ampliado em 2013/2014 com o aluguer das instalações do Colégio das Escravas. Conta atualmente com cerca de 300 alunos e aceita crianças com necessidades educativas especiais em regime de inclusão.
Valoriza-se um ensino personalizado que procura que os alunos venham a ser pessoas livres, responsáveis, autónomas, alegres, afetivas, com apurado sentido crítico e preocupadas com o bem comum. Desenvolve-se, por isso, o valor da cidadania e a capacidade de intervenção no mundo, fomentando, sempre que possível, o sentido comunitário da escola e a sua organização e liderança autónomas.
Procura-se ainda que, num contexto de liberdade, as vivências religiosas que acentuam a nossa dignidade de filhos de Deus e que se desenvolvam e estruturem a partir da própria vida comunitária.
 
 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Projetos Pedagogia: Creche Jardim de Maria (Aveiro)


A Creche Jardim de Maria, valência do Centro Social Padre José Kentenich, pretende dar resposta aos pais de crianças com idades compreendidas entre o    s 4 meses e os 3 anos, na conciliação entre a sua vida familiar e profissional. A Creche tem como principal objetivo promover o desenvolvimento integral da criança, numa perspetiva de educação para a cidadania, cultivando a vinculação a Deus e a Maria no Santuário.
Para isso, propomos uma educação que reconhece e valoriza as diferenças existentes entre as crianças de forma a beneficiar a todos, no que diz respeito ao seu desenvolvimento integral e à construção dos seus conhecimentos.
Entre voluntários, benfeitores e amigos, há mais de 100 pessoas a apoiar este projeto! Durante estes 4 anos, passaram pela creche mais de 140 crianças. Atualmente acompanhamos 33 crianças e as suas famílias.
 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Projetos Sociedade: Semear Saber para Renascer (Aveiro)


Este projeto nasceu à sombra do Santuário com a preocupação de ajudar as famílias a responder as suas necessidades espirituais na procura de as ajudar a encontrar caminhos mais dignos de sobrevivência.
Este projeto multidisciplinar de intervenção social procura romper o ciclo de exclusão social e dirige-se a indivíduos desempregados sinalizados pelo Centro Social Padre José Kentenich e outras entidades parceiras. Pretende-se desenvolver um conjunto de conhecimentos e competências pessoais e sociais assim como competências técnicas nas áreas da jardinagem, horticultura e fruticultura.
Fonte: www.schoenstatt.pt

domingo, 10 de agosto de 2014

Projetos Sociedade: Vidas com Vida (Lisboa)

Este projeto surgiu em 2005 e foi desenvolvido no âmbito do referendo da despenalização do aborto realizado em Portugal em 2007. Constituiu um contributo para a criação de uma rede alargada de pessoas capazes de serem o fermento gerador duma verdadeira cultura de Vida, tendo em conta que uma verdadeira mentalidade amante e defensora da vida só pode partir da renovação da família e da educação da juventude!
O projeto baseia-se no Kit “Vidas com Vida!”, um pacote multimédia de ideias, sugestões e guias; um apoio para encontros de formação e/ou sensibilização para a causa da ajuda à mãe e acolhimento da vida.

sábado, 9 de agosto de 2014

Projetos Família: Sports Day (Lisboa)


O Sports Day é um dia especialmente vocacionado para a Família e o desporto, organizado pelos vários ramos da Família de Schoenstatt.
Tem sido um dos eventos que marca o nosso reencontro como Família depois do Verão, mas é aberto a quem queira participar, onde não menos importante é a presença de jovens de outros Movimentos.
Proporciona torneios de futebol, rugby e volleyball, aulas de ginástica, jogos tradicionais, póneis, escalada e diversões várias, pensadas para todas as idades, pretendendo dinamizar a interacção entre várias gerações.
Alegria, diversão, partilha, espiritualidade e alguma competição são os principais ingredientes deste dia, ao longo do qual se vão fazendo várias experiências de um ambiente de Aliança, a que ninguém fica imune.
Veja tudo sobre este fantástico evento no respectivo site (www.sportsday.com.pt) ou seguindo a sua página no facebook (www.facebook.com/SportsDaySchoenstattLisboa)
 
 

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Projetos Família: Acerta o passo (Porto)

 
Através de um tema e de uma dinâmica criadora que envolve uma caminhada, oferecer aos casais a possibilidade de dialogar entre si e refletir sobre o seu caminho matrimonial.

Fonte: www.schoenstatt.PT

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Projetos Igreja: Peregrinação da Família (Lisboa)


Peregrinação a pé a Fátima, que se realiza anualmente e que oferece uma proposta de caminhada física e espiritual até Fátima. Durante os 3 dias de caminhada somos convidados a deixar para trás tudo o que nos prende ao mundo para que nos possamos encontrar com Deus e convertermo-nos de novo. E por fim regressamos ao nosso mundo com novas forças para mais um ano de caminhada! É um momento de retiro espiritual com uma proposta de conversão muito concreta em cada peregrinação. De acordo com os registos começou no ano 2000 e realiza-se uma vez por ano. É aberta a todos os que queiram peregrinar, não só membros da família de Schoenstatt como também a peregrinos do Santuário.
 
 
 
 
 

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Encerramento das actividades da Liga dos Homens


Oração no Santuário

Decorreu no passado dia 13 de Julho, o encontro de encerramento deste ano pastoral, que para o nosso grupo, foi o ano 1.
O local do encontro, como não podia deixar de ser foi o Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro.
Eram 9 horas quando se iniciou o encontro (no Santuário) com a presença dos 8 elementos do grupo devida e superiormente acompanhados pelo Padre Carlos Alberto que ao longo de todo o ano foi sempre um elemento presente, acompanhando, incentivando ao crescimento quer do Grupo, quer dos seus membros, individualmente.
A primeira hora (no Santuário), passou a correr, com a oração inicial, com cânticos, preces e pequenos textos bíblicos, lidos de modo sucessivo e intercalado pelos presentes do lado direito e do lado esquerdo do Santuário, em momentos surpreendentemente harmoniosos.

Avaliando o ano 1 e prespectivando o ano 2

Os elementos da Liga dos Homens seguiram depois para a casa José Engling, onde na biblioteca decorreu a reunião, que tinha como assunto avaliar e preparar o próximo ano.
A cada um dos membros foi dado um pequeno espaço de tempo para dar conta de como cada um tinha vivido este ano, quer na vertente do grupo propriamente dito quer na vertente pessoal.
Foi um momento de respeito e de atenção ao que cada um tinha para dizer, não se podendo deixar de referenciar aqui o crescimento individual, um sentimento de alegria, pelo conhecimento que vamos cimentando da obra de José Kentenich.
A preparação que tem vindo a ser realizada nos vários encontros para a Aliança de Amor que o grupo pretende realizar até ao final deste ano, é o primeiro objectivo que queremos alcançar e também um alicerce para o conhecimento e vivência dos ideais do Padre José Kentenich.

Em reunião 

Não deixámos de refletir nas várias iniciativas desenvolvidas pela Liga dos Homens ao longo do ano, como sejam o Primeiro Encontro Nacional do Ramo dos Homens que se realizou na Gafanha da Nazaré nos dias 4 e 5 do passado mês de Abril.
Houve ainda um espaço dedicado ao aprofundamento de várias iniciativas para o próximo ano, cuja estruturação já vem sendo idealizada nas diversas reuniões da Liga dos Homens.

Preparando o almoço

Concluída a reunião de trabalho, rapidamente os seus membros prepararam a refeição, para eles próprios e para os familiares, que tinham sido convidados para partilharem connosco o almoço e o programa da parte da tarde.
Antes do final da refeição, e embora praticamente todos se conhecessem, cada membro da Liga dos Homens apresentou a todos os respectivos familiares.
Terminada a parte da refeição, foi tempo de arrumar a sala, lavar a loiça e de alguma conversa entre os presentes.
De seguida chegou o Padre João Gonçalves, que amavelmente acedeu ao nosso pedido e veio transmitir aos presentes a sua vivência de uma atividade que lhe é muito querida – a do voluntariado.

Conversa com o Padre João Gonçalves

Foi para todos um momento de aprendizagem sobre essa nobre atividade mas muito sensível, porque está relacionada com seres humanos, com feitios e valores próprios, que por motivos diversos passam por dificuldades (económicas, sociais e morais).
Esta enriquecedora palestra focou essencialmente aspetos relacionados com o voluntariado nos hospitais, casas de saúde e prisões.
Não podemos deixar aqui expresso o nosso agradecimento ao Padre João Gonçalves.
De seguida os membros da Liga dos Homens reuniram-se de novo para as conclusões finais e planear o arranque do próximo “ano”, que para nós começa já agora em Setembro, agradecendo à Nossa MTA, a força, o incentivo e o acompanhamento que fomos sentindo ao longo deste ano.
Finalmente seguiram-se, não as despedidas, mas um até já, - até Setembro e porque na parte espiritual, na vinculação ao Santuário à MTA e ao seu filho, Jesus Cristo, não há férias, esta vinculação deve ser diária.

Rui Farinha e Paulo 

Projetos Igreja: Festa da Rainha da Família (Braga)

 
A festa da Rainha da Família realiza-se anualmente desde 1992 no Santuário de Braga, adaptando-se à tradição das romarias minhotas. Símbolo da ligação do movimento de Schoenstatt à Igreja, a Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar da Diocese, coroada como Rainha da Família, parte da Igreja Paroquial de Soutelo até ao Santuário de Braga. O símbolo deste projeto são as flores, oferecidas a Nossa Senhora e representando a entrega de corações.

Fonte: www.schoenstatt.pt

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Dia 31 de Agosto - Alianças de Amor da diocese de Coimbra

 
O número das Alianças de Amor continua a aumentar. No próximo dia 31, o Santuário de Aveiro acolhe a Família de Coimbra para a celebração de 15 Alianças de Amor. No passado domingo, este grupo teve o último encontro de preparação.

 
Cada um elaborou a sua vela para o dia da Aliança de Amor, adornando-a com vários símbolos que escolheram. As velas vão ficar na Sala do Pai e Fundador durante este tempo de férias até ao dia em que serão abençoadas e acesas para a renovação do batismo, na hora de selarem a Aliança de Amor.
 
MP

domingo, 3 de agosto de 2014

"Sabores do Santuário"

 
"Saborear o Santuário" é uma experiência que muitos peregrinos procuram e alcançam nos Santuários de Schoenstatt. Estar no Santuário ou viver do Santuário pode tornar-se um bom alimento para o espírito, um complemento para a nossa fé.
Porém, agora podemos unir ao espírito também o natural. À sombra do Santuário de Aveiro nascem muitos frutos, não só os espirituais, mas também aqueles que a natureza nos presenteia. Isto foi um incentivo para uma nova linha de produtos: "Sabores do Santuário". Doce, licor e chá de frutas e ervas aromáticas desta terra e também de outras, mas que são confecionadas com uma pitada do "segredo do Santuário".
 
MP
 

A corrida da JMS - de Pompeia até Schoenstatt



Aí estão os jovens missionários “Geração 2014”! Setenta e cinco jovens de todo o mundo correrão com uma tocha acesa desde Pompeia, em Itália até Schoenstatt, na Alemanha.
Serão necessários nove dias para eles percorrerem os 1800 km, numa espécie de corrida de estafeta. Os corredores passarão a tocha de mão em mão a cada 30 minutos. O portador da tocha corre sozinho e é acompanhado por alguém de bicicleta. Em cada dia, os corredores serão divididos em nove grupos. Estes grupos terão que realizar determinadas tarefas nesse dia. Enquanto um grupo corre, os outros terão que tratar da restauração, da liturgia, do alojamento, da internet, etc.
Porquê Pompeia? Porque foi a inspiração para o Padre Kentenich ousar fazer surgir Schoenstatt. E agora, cem anos depois, estes jovens ousam continuar esse trabalho, no seu próprio caminho. “Só caminhando juntos seremos capazes de enfrentar os desafios e os problemas do futuro. As riquezas da diversidade devem definir a marca a partir da nossa perspetiva.”

Site em português: http://www.fackellauf2014.org/pt/

MP

sábado, 2 de agosto de 2014

O Padre Kentenich na minha vida - 22


“Em 1912, Pe. Menningen tinha treze anos de idade e estudava no seminário de Schoenstatt. Certo dia, recebeu a visita da sua mãe. O menino contou-lhe muitas coisas sobre seu Diretor Espiritual, o Pe. Kentenich, o que despertou na mãe o desejo de o conhecer. Após ter conversado, durante uma hora, com o Pe. Kentenich, a mãe disse ao filho: “Querido Alexandre, este padre deve ser para ti o orientador em toda a tua vida. Então trilharás sempre o bom caminho.”  Aos 81 anos, Pe. Menningen ainda dizia: “Sim, mãe, tu tinhas razão! Sempre me orientei neste sacerdote e nunca vacilei na minha vida.”
 

Alianças de Amor na Liga de Mães de Schoenstatt

 
No dia 18 de julho, a Liga de Mães de Schoenstatt aumentou, com a celebração da Aliança de Amor de novos membros. Um grande grupo, do qual fizeram parte mães da Gafanha da Nazaré, de Aveiro e de Vila Nova de Monsarros. Foi um dia de festa para toda a Família, mas especialmente para o Ramo das Mães, que acolheram e felicitaram os novos membros com flores. 
 
MP
 
 

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Hino Jubilar das Crianças

Versão original, em alemão

 
Versão em português,
cantado por uma Apóstola de Maria

O Hino Jubilar das Crianças foi criado originalmente em alemão pela Ir. M. Renata Zürrlein e Ir. M. Sophia Brüning. A tradução e adaptação para o português foram feitas por Ir. Marita Löhle e Ir. M. Rosangela de Souza. No vídeo traduzido, quem interpreta a canção é a pequena Maria Fernanda Francischete e Silva, das Apóstolas Luzentes de Maria, acompanhada por Ir. M. Olindina Margoti com o teclado, assessora da Juventude Feminina de Schoenstatt na diocese de Frederico Westphalen/RS - Brasil

Partitura e acordes: http://www.maeperegrina.org.br/wp-content/uploads/2014/07/Hino-jubilar-das-crian%C3%A7as-apostolas.pdf


Refrão:
Hoje, hoje, o céu está aberto!
Hoje inicia um tempo novo!
Centenário da Aliança! Fogo, vida, graça!
Vem comigo, vamos dar as mãos!

Obrigado, ó Mãe de Deus,
que está aqui em nosso meio.
Fogo do amor a Deus inflama em nós,
e fortalece a nossa fé!

Obrigado, Padre Kentenich.
Por tua fé heroica na grande missão,
Tu fundaste Schoenstatt na Aliança de Amor,
que o mundo inteiro iluminou!

Obrigado, Santuário,
tu abrigas todos, dás lar para nós.
És farol que bilha na escuridão
E um novo mundo faz surgir!

Obrigado, tu e tu e tu,
Que formamos uma só família.
Pra ser Luz no mundo a Mãe nos chamou.
Nós vamos juntos em missão!

Fonte: http://www.maeperegrina.org.br/hino-jubilar-para-criancas/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...