quarta-feira, 30 de abril de 2014

Transmissão em direto da celebração jubilar na Capelinha das Aparições

http://www.fatima.pt/portal/index.php?id=14924
 
No próximo domingo vamos estar todos em Fátima, física ou espiritualmente.  A celebração do terço às 16 horas e Santa Missa, presidida por D. Manuel Clemente, às 16:30, pode ser acompanhada em direto no site de Fátima.
 
 
 

Grande festa jubilar em Fátima


No  próximo domingo, para os schoenstattianos, todos os caminhos vão dar a Fátima. Vamos celebrar o centenário da Aliança de Amor.

Programa:

9:30 horas – Centro Paulo VI – Gala da Aliança de Amor e exposição.
Este momento será para recordar os 100 anos de história (1914 – 2014) e celebrar os frutos desta história de Aliança de Amor com Nossa Senhora. 

15:30 - Concentração na Cruz alta com procissão para a Capelinha das Aparições.
 
16:00 - Terço na Capelinha das Aparições
 
16:30 - Santa Missa na Capelinha das Aparições, presidida por D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa.


 

terça-feira, 29 de abril de 2014

CONVITE para CASAIS


 Santuário de Schoenstatt (Colónia Agrícola) - Gafanha da Nazaré / Aveiro
 
Dia:  11 de Maio, às 16 horas

Schoenstatt está a preparar a grande festa dos 100 anos da Aliança de Amor.
 
Em todo o mundo milhões de pessoas já se consagraram a Nossa Senhora, a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no Santuário.
 
Muitos casais têm sido chamados e aceitaram, neste tempo de graças especiais, celebrar a sua Aliança de Amor e viver de maneira mais intensa o seu batismo. E, em casal, junto com Nossa Senhora, têm mais um instrumento que os ajuda a conduzir a sua vida familiar.
 
E tu?
Aceitas o desafio de, neste Ano Jubilar, deixar Maria entrar na tua vida?
Vem selar uma Aliança de Amor com Ela!
 
Tragam os vossos filhos. Temos algo preparado para eles.

Mais informações e/ou inscrições:  familias.schoenstatt.aveiro@gmail.com

 Liga de Famílias de Schoenstatt
 
 

A quem se chama “Heróis de Schoenstatt”


A partir de 1915 muitos membros da Congregação Mariana de Schoenstatt partiram para o campo de batalha. A pequena Família de Schoenstatt estendeu-se e prosperou consideravelmente durante a guerra e foi abençoada pela entrega heroica de vida dos seus primeiros congregados. Os que deram a sua vida por Schoenstatt ao longo destes 100 anos são conhecidos como “heróis de Schoenstatt”.

MP

sexta-feira, 25 de abril de 2014

João Paulo II e o Fundador de Schoenstatt

 
“Em face a tantos aspetos de crise em alguns campos da vida religiosa e eclesial, o Movimento de Schoenstatt distingue-se, também hoje, nos seus diversos ramos e agrupamentos, por uma particular força de vida espiritual e um apostolado rico em bênçãos, decisivamente marcados pelo espírito do seu Fundador, por um grande amor à Igreja e uma terna devoção a Maria, Mãe de Deus.
Com grato reconhecimento pelo seu legado espiritual à Igreja, eu quis citar nominalmente o Padre Kentenich e honrá-lo assim de uma forma particular na minha recente visita à Alemanha, como uma das grandes figuras sacerdotais da História contemporânea.” (28.11.1980)
 
 

Bebés da Creche Jardim de Maria cantam na Missa do próximo domingo

 
CONVITE
 
 

Representantes das comunidades de Schoenstatt rezaram a Via Sacra de expiação pelos 100 anos de história

 
Cerca de 150 pessoas reuniram-se no dia 12 de Abril, junto ao Santuário Original, para daí partirem a rezar a Via Sacra até ao terreno da “Arena dos Peregrinos”. O convite foi feito pela Presidência Geral internacional. A intenção desta oração comunitária, com representantes das diversas comunidades de Schoenstatt, dos colaboradores dos projetos e iniciativas e todos os que se encontravam nesse sábado junto ao Santuário, foi a purificação e expiação por estes 100 anos de história de Aliança, especialmente no que diz respeito a situações que não corresponderam ao ideal familiar, à abertura e respeito também entre comunidades. 
 
 
A Ir. Aleja Slaughter, Superiora Geral das Irmãs de Maria de Schoenstatt, representou a sua comunidade internacional.
 
 
Monsenhor Dr. Peter Wolf (com a cruz) preparou a celebração junto com outros membros da Presidência Geral. O Pe. Heinrich Walter, Superior Geral do Instituto dos Padre de Schoenstatt e Presidente da Presidência Geral representou a sua comunidade.
 
MP
 
 

Casa Museu João Luiz Pozzobon


Relíquias, fotos, móveis e uma imagem grande da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Tudo isso (e muito mais) pode ser visto numa visita à Casa Museu João Luiz Pozzobon.
O lugar de memória e fé fica em Santa Maria, Brasil, na mesma casa em que o diácono, nascido em São João do Polêsine, morou com a família de 1930 até sua morte, em 1985. Aí a sua história de vida é contada por meio de seus próprios pertences. As divisões têm as suas características originais, como a sala, quartos e cozinha. Até as cores rosa e branco do prédio foram escolha de Pozzobon, para homenagear os tons do vestido da Mãe e Rainha, conforme a imagem que ele costumava carregar e que deu origem à Campanha da Mãe Peregrina. Ele começou a ação em 1950 e hoje ela está presente em todo o mundo.


Na entrada da Casa Museu, fica o negócio que era o sustento da família. Uma prateleira e um balcão são remanescentes do tempo que Pozzobon fazia atendimento ao público. Mas a divisão mais importante é o  antigo quarto do diácono, que guarda  móveis, fotografias, roupas, quadros e objetos originais do religioso, que por 35 anos se dedicou a espalhar a fé através da Mãe Peregrina.


Padre Argemiro Ferracioli, coordenador da Casa Museu e postulante da causa da beatificação do diácono, diz que a maioria dos visitantes são devotos de Pozzobon e que muitos se emocionam no local. Conforme este sacerdote,  isso ocorre porque os fiéis costumam fazer pedidos e promessas em nome de Pozzobon. Assim, sentem-se como se estivessem agradecendo pessoalmente às graças alcançadas.
Servo de Deus é um título que Pozzobon conquistou em 2008, em função do início de seu processo de canonização. Desde maio de 2009, tramita no Vaticano a segunda instância do processo. No final deste ano padre Argemiro irá a Roma para finalizar o processo, que pode dar ao diácono o título de Venerável.
Fonte: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/noticia/2014/04/casa-museu-joao-luiz-pozzobon-lembra-vida-de-candidato-a-santo-4482093.HTML

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Via Sacra no Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro



Neste ano de 2014, o dia 18 de Abril (Dia da Aliança) coincidiu com a Sexta Feira Santa. Como neste dia, não se celebram Eucaristias, realizou-se a Via Sacra, que terminou no Santuário, onde renovámos a Aliança de Amor e queimámos o Capital de Graças, na Taça de Engling.
A Via Sacra iniciou-se junto à Casa Padre Kentenich, (onde habitualmente terminam as celebrações dos dias 18).
Ao participar na Via Sacra no espaço onde está o Santuário, fixei a minha atenção na quarta estação, Jesus encontra sua Mãe Santíssima.
O facto de por diversas vezes ter encenado esta estação, quando na Paróquia da Gafanha da Nazaré, se fazia a Via Sacra com as estações ao vivo, ou seja, com figurantes que encenavam as estações, fez com que me concentrasse nesta estação.


No duro caminho para o Calvário, carregando a cruz, não pode faltar a Colaboradora permanente na salvação das almas. Deus Pai, colocou-a ao lado de Jesus, como outrora colocou Eva ao lado de Adão.
Por vezes a nossa vida também é similar a uma Via Sacra. Também nós podemos no caminho que percorremos encontrar a Mãe sempre que pretendermos. Ela está sempre à nossa espera no Santuário, onde nos acolhe, nos transforma e nos envia de alma e coração renovados.
Quantas vezes recorremos à Mãe nos momentos difíceis das nossas vidas? E quantas vezes regressamos ao Santuário para agradecer à Mãe o que faz por nós, ao ajudar-nos a carregar a cruz?
Sabemos escutar a resposta que a Mãe tem para nós? Ou as nossas conversas com Ela, são monólogos? Falamos, falamos e não esperamos pelas respostas.


"Nas lágrimas de Maria, reúnem-se todas as lágrimas de cada mãe pelos seus filhos distantes, pelos jovens condenados à morte, trucidados ou enviados para a guerra, especialmente as crianças soldados. Aqui ouvimos o lamento desolador das mães pelos seus filhos , que morrem por causa dos tumores produzidos pela incineração dos resíduos tóxicos."
(Excerto da quarta estação da Via Sacra no Coliseu em Roma, em 18 de Abril de 2014).

A Via Sacra prosseguiu e fui acompanhando as outras estações, tentando acompanhar espiritualmente Jesus a caminho do Calvário, onde foi crucificado por nós. Mas, o meu espírito ficou na quarta estação, Jesus encontra sua Mãe Santíssima.

 
Conseguirei que a minha Via Sacra passe sempre pelo Santuário, para me encontrar com a Mãe?

Paulo Teixeira
Nota: Obrigado à Juventude Masculina e ao Padre Carlos Alberto, pelo trabalho que tiveram ao preparar esta Via Sacra.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

João Paulo II e Schoenstatt

 
 
“Seguindo o conselho do vosso Fundador, vós dais à cruz e à imagem de Maria um lugar de honra em vossas casas, convertendo-as em «Santuários da Igreja», onde Maria atua como Mãe e Educadora.
Desse modo, Maria, como «Mãe Peregrina», continua chegando aos homens, para que eles possam experimentar seu carinho e ajuda maternal.
Nossa Igreja tem necessidade de vitalizar a vida de fé e a ação apostólica. Este compromisso une as numerosas comunidades eclesiais e movimentos espirituais que o Espírito suscita na aurora do Terceiro Milénio. Eles são uma resposta da Providência aos numerosos desafios do nosso tempo. (À Família de Schoenstatt no dia 9.09.2004) 
 

Sofia, da JFS de Portugal, também está na "corrida para Schoenstatt"!

http://schoenstatt2014.org/files/5513/9782/4926/Newsletter04_portugiesisch.pdf
 
"Newsletter" internacional da Juventude de Schoenstatt para 2014
 
 

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sexta Feira Santa - Adoração da Cruz no Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro



Nesta tarde de Sexta-Feira Santa tem redobrado sentido olhar para a Cruz de Cristo.
Ao olhar para a Cruz não estamos sós. Connosco, de olhar fixo no Crucificado, estão todos os que sofrem.
Se olharmos, também nós, o mundo a partir da Cruz de Cristo veremos que se ampliam os sentimentos do nosso coração e se alarga o nosso campo de visão. Na Cruz, a Humanidade deixa de ser vítima do pecado e da morte para iniciar a partir de Cristo e com Ele a sua própria história da salvação fascinado pelo valor incondicional e sagrado da vida e pela certeza inabalável da ressurreição.

 
Quando a Cruz pesa sobre alguém, todos nós somos necessários e imprescindíveis como cireneus, mesmo que a nossa ajuda pareça insignificante perante a imensidão da dor. Assim compreendemos que Jesus não esteve só no caminho da Cruz. Com Ele fizeram caminho também o Cireneu, a Verónica, as mulheres de Jerusalém, o discípulo João e sobretudo a Mãe de Jesus. A Mãe é sempre quem melhor compreende o mistério da dor e mais alivia o peso da cruz.

 
O caminho do Calvário de todos os que sofrem não prescinde, também hoje, de cireneus que partilhem a dor e que reparem a humilhação, o desprezo, a indiferença, a injustiça, o luto e a miséria que são em todos os tempos da história angustiantes e demolidoras experiências de sofrimento e de cruz.
A narração da paixão, agora proclamada, diz-nos que no auge da crucifixão, Jesus revela, pelas palavras que se lhes soltam do coração, a sua doação obediente até à morte e a dimensão infinita do seu amor pela Humanidade.


 E a última palavra, surpreendentemente serena e confiante, é esta: "Pai nas tuas mãos entrego O meu Espírito" (Lc 23, 46).
É a manifestação de que tudo está cumprido. A Humanidade está salva. Está restabelecida a Aliança nova entre o Senhor e o Seu Povo, reaberto o diálogo entre Criador e a Criação e restabelecido o amor entre Deus e a Humanidade.

(Excertos da Homilia de D. António Francisco na Celebração da Paixão do Senhor, no Porto)

Fami e Paulo

domingo, 20 de abril de 2014

Feliz Páscoa jubilar!

Santuário de Aveiro
 
"Eu desejo-lhes e desejo a mim, nós todos queremos desejar-nos mutuamente uma abençoada festa de Páscoa, isto quer dizer, desejamos a nós mutuamente que nos tornemos pessoas pascais como a querida Mãe de Deus, pessoas que abrangem profundamente com fé e procuram realizar na vida diária, com toda a integridade, o mistério pascal da vida de Cristo e do cristão."

Padre José Kentenich, 1962

sábado, 19 de abril de 2014

Hoje - 100 Anos da Congregação Mariana de Schoenstatt

Capela do seminário
 
Hoje  celebramos 100 anos de fundação da Congregação Mariana de Schoenstatt, ocorrida no dia 19 de abril de 1914. Na ocasião, o fundador da Obra Internacional de Schoenstatt, Padre José Kentenich, pronunciou as seguintes palavras:
 
“Consagramo-nos sem quaisquer reservas à Santíssima Virgem, para que Ela nos conduza ao Seu Divino Filho… Tal como Maria trouxe Cristo até nós, também nos conduz até Cristo, e para Ela não há nenhuma outra forma, não há melhor forma de zelar por nós, senão dar-nos a mais possível e profunda união com Ele…”
 
MP

Notícias sobre a celebração jubilar em Roma


Pe. Patricio Moore escreve, do Vaticano, notícias referentes ao programa da celebração jubilar em Roma, no mês de outubro.

Sexta-feira, 24 de outubro
Visita aos Santuários “Cor Ecclesiae” e “Matri Ecclesiae”
20 horas – Peregrinação organizada pelos jovens, da Igreja de São Vicente Pallotti até a Praça São Pedro.

Sábado, 25 de outubro
A partir das 9 horas – Abertura da Sala Paulo VI
11 horas - Início da programação na Sala Paulo VI
12 HORAS CHEGADA DO PAPA
13 horas – Término da audiência

16 horas – Missas por idiomas:
Alemão = Santa Andrea de la Valle
Inglês = Santa María del Trastevere
Polonês = Santa María de Traspontina
Português = Santa María la Mayor
Espanhol = San Pablo Extramuros
Italiano = Sopra Minerva


PROGRAMAÇÃO PARA OS JOVENS, no sábado – 25 de outubro
A partir das 14 horas – Missões
20 horas – Missa da Juventude na Paróquia Santi Patroni
21 horas – Encontro das juventudes

Domingo, 26 de outubro
9 horas 30min – Missa de Encerramento na Basílica de São Pedro.

Fonte: http://www.maeperegrina.org.br

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Sexta-feira Santa no Santuário de Aveiro

 
“Esta semana vai-nos fazer bem pegar no crucifixo e beija-lo tantas vezes e dizer obrigado Jesus, obrigado Senhor. Assim seja.”
(Papa Francisco)

Lava-pés no Centro Tabor - Santuário de Aveiro

 
Iniciou-se o Tríduo Pascal no Centro Tabor com a celebração da Eucaristia da Quinta-Feira Santa. O Evangelho foi representado com o Lava-Pés, conforme a leitura sobre a Última Ceia. O sacerdote, Pe. Carlos Alberto, colocou a toalha, lavou e beijou o pé a 12 jovens.  
 
 
Concelebrou esta Eucaristia o Pe. Fernando, Superior dos Padres de Schoenstatt da Península Ibérica.
 
 
A celebração terminou no Santuário, para onde se seguiu em procissão com as hóstias sagradas.
 
MP
 

"Dia da Aliança" - Abril 2014


O berço da  SANTIDADE
Para a sociedade do nosso tempo falar de santos cheira a coisa de padres, sacristia, a mofo. Para os cristãos, os santos são uma realidade, mas muitas vezes uma realidade distante, de outros tempos, de outros berços. Para muitos de nós até “dá jeito” pensar assim, que os tempos são outros, que não nascemos santos, que a Igreja tem que mudar conforme a nossa medida. E, a Igreja continua a surpreender-nos com a sua própria medida: a medida da Santidade!  
No dia 27 vai ser canonizado o Beato João Paulo II. Quem de nós não conheceu ou não ouviu falar do Papa João Paulo II? Quantos de nós o pudemos ver, tocar, olhar nos olhos, respirar do mesmo ar, viver na mesma sociedade, com os mesmos desafios? João Paulo II foi um jovem como outro qualquer, que gostava de teatro, de desporto; foi um adulto como outro qualquer que lutou ao lado dos operários, que abraçou a sua vocação de vida; que se entregou totalmente à sua missão; que passou pela vida amando. Não nasceu santo, mas fez da vida que Deus lhe permitiu viver o seu caminho de santidade, fez da Igreja o seu berço de santidade, sentindo-se “embalado” pela Mãe de Deus, a quem ele se entregou totalmente e a quem confiou o seu papado. Isso o expressou no lema da sua vida e missão: Totus Tuus (Todo teu)!  
Em Schoenstatt, estamos a festejar 100 anos da Aliança de Amor que se tornou caminho de santidade para muitas pessoas. Anos jubilares levam-nos a olhar as origens, por isso, oportunamente por estarmos no mês de Abril, recordamos o pequeno José aos 9 anos, mais tarde fundador de Schoenstatt, que no dia 12 de Abril de 1894 por ocasião da entrada no orfanato, foi consagrado a Nossa Senhora pela sua mãe. Esta, diante de uma estátua de Maria, pediu-lhe para educar o seu filho, ser a sua Mãe e substitui-la nos seus deveres de mãe. Mais tarde, o Padre Kentenich fala dessa hora e diz que ele mesmo entregou o seu coração totalmente à Mãe de Deus e a partir desse momento Ela foi a sua única Educadora. Desta vida com Maria surgiu, no dia 18 de Outubro de 1914, a Aliança de Amor que se ampliou com milhares de pessoas em todo o mundo e os Santuários de Schoenstatt tornaram-se assim “berço de santidade”, sob a proteção de Nossa Senhora.  
Os primeiros jovens levaram a sério esta entrega a Nossa Senhora e a eles devemos este tesouro que hoje podemos tocar. Fizeram um programa de vida para a santidade e puseram mãos à obra. José Engling, na simplicidade da sua juventude, no mês de maio de 1915, começou a pintar flores para oferecer a Nossa Senhora, expressão das provas de amor, das pequenas conquistas no dia-a-dia por alcançar a santidade.  
Não seria um impulso para nós, neste mês de maio colocar aos pés de Nossa Senhora muitas flores, um grande jardim, como gratidão pela Aliança de Amor? Vamos começar já a cultivar esse jardim no nosso coração para que a santidade, para nós, não seja apenas uma miragem.
 
Ir. M. Paula Silva Leite, CMP
(Publicado no folheto mensal "Dia da Aliança", Abril 2014)

 

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Em preparação do jubileu - "Para nos encontrarmos como família"

http://vimeo.com/92148319
 
Clique na imagem para ver o vídeo

Testemunho: Ir. Francine-Marie Cooper, Inglaterra/Schoenstatt

Início da Semana Santa no Santuário de Aveiro

 
No passado domingo a Santa Missa no Centro Tabor teve início junto ao Santuário, com a bênção dos ramos. Muitas pessoas trouxeram os ramos de casa, outras receberam ramo de oliveira e alecrim. O Padre Carlos Alberto fez uma pequena introdução, explicando como decorreria a missa nesse dia. Depois da bênção dos ramos (com muita água, não só para os ramos, mas também para quem os segurava) realizou-se a procissão, cantando e louvando o Senhor. A Liga das Famílias animou a Eucaristia.
 
MP
 

Centro Social Padre José Kentenich recebe donativo

 
Publicado no jornal da Câmara Municipal de Ílhavo  
 

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Equipa musical para as celebrações jubilares internacionais

 
Em Schoenstatt afinam-se, literalmente, todos os instrumentos para a grande celebração jubilar internacional, que acontecerá de 15 a 19 de Outubro. Há equipas em cada área, para que tudo possa decorrer em harmonia. A equipa responsável pela música já está constituída (na foto). É um grande desafio envolver todos os peregrinos, vindos do mundo inteiro, nos cânticos que serão cantados em diversas línguas. Certeza é que o instrumental é universal e por isso será uma melodia única para todos. A música é um fator importante nas celebrações internacionais pois ajuda a unificar, para além da alegria e ar festivo que proporcionam.
 
MP

terça-feira, 15 de abril de 2014

Nos passos do Padre Kentenich em Portugal

Aeroporto de Lisboa

Em Ano Jubilar, as Irmãs de Maria de Schoenstatt percorreram os passos do Pai e Fundador em terras portuguesas. Viajaram para Lisboa e durante um dia visitaram cada local onde esteve o Padre Kentenich. Aí ouviram a história e rezaram. Começaram no aeroporto de Lisboa, passando também pelo Santuário, que fica bem perto do solo pisado pelo Pai e Fundador.

Santuário de Lisboa
 
Muitos não sabem que o Pai e Fundador pisou solo português no final dos anos 40. Foi depois de ter estado no Campo de Concentração de Dachau, quando iniciou as suas viagens pelo estrangeiro. Portugal ainda não conhecia Schoenstatt. Foi no ano 1947, antes de partir para o Brasil. Em Lisboa foi recebido pelo Padre Palotino, Pe. Erwin Helmle, que o foi buscar ao aeroporto, tendo-o acompanhado na sua breve estadia. Sabemos que o levou a visitar vários pontos da cidade, como aliás ele próprio o afirmou e confirmou em declarações posteriores, tendo de certeza visitado a Igreja de S. Roque e o Mosteiro dos Jerónimos. Visitou a parte mais internacionalmente conhecida, de onde os portugueses partiram para novos mundos. Entrou no Mosteiro de Santa Maria de Belém onde, segundo diz a história, existia uma capela onde os navegadores se encomendavam a Nossa Senhora antes de partir para novas viagens. Visitou ainda a Igreja de Santo António e a Sé Patriarcal. Mais tarde passou novamente por Portugal, no final de 1947, a caminho da África do Sul.
 
MP
 

Celebrações da Semana Santa e Páscoa, no Santuário de Aveiro

 
 
Quinta Feira Santa18:00 - SANTA MISSA com Lava-pés

Sexta-feira Santa
15:00 – Celebração da Liturgia da Santa Cruz
20:30 – VIA-SACRA com a queima dos papelinhos do Capital de Graças

Domingo 
6:00 – VIGÍLIA PASCAL | Bênção da água e da luz
18:00  - EUCARISTIA DA FESTA DE PÁSCOA

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Via-Sacra no Centro Tabor, em Ano Jubilar


Às sextas-feiras durante a Quaresma, um grupo de peregrinos do Santuário rezou a Via-Sacra no jardim do Centro Tabor, orientada pela Ir. Maria Nádia. Este ano jubilar, percorrer com o Senhor e com Maria o caminho do Calvário leva a uma atitude de expiação pela infidelidade nestes 100 anos da história em Aliança de Amor.
 
MP
 

sábado, 12 de abril de 2014

Papa Francisco com o Padre Kentenich (nas mãos)


 
Alegria que se transforma em compromisso!

Paulo Cunha, Chefe da Liga de Famílias de Niterói -  Brasil, teve um encontro com o Papa Francisco no dia 7. Ele acompanhou o Cardeal do Rio de Janeiro, D. Orani, na visita ao Papa, para lhe agradecer a JMJ Rio 2013. Ofereceu ao Santo Padre uma foto do Pe. Kentenich , com as frases do Ideal Nacional das Famílias do Brasil : Santuário vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o mundo.
 

"Abraçar Maria como o Pe. Kentenich" - 120 anos do primeiro amor!


 
 O dia 12 de Abril de 1894
 
 

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Campanha de Recolha de Livros para Cabo Verde


Tendo conhecimento que a Escola de Ponta d´Água na Ilha de Santiago em Cabo Verde, com 360 alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade, necessita de livros e jogos didáticos infanto-juvenis, para instalação de uma Biblioteca, vimos pedir a colaboração no sentido de ajudar esta comunidade, com doação de alguns destes materiais.


O material poderá ser entregue até final de Abril na Casa José Engling, todos os dias da semana das 16 às 19 horas e Sábados e Domingos das 15 às 18 horas.


CONTAMOS COM A VOSSA COLABORAÇÃO!!!

A MTA na "Celebração Mariana" em Albergaria-a-Velha

 
No passado domingo, a Imagem Auxiliar diocesana esteve na "Celebração Mariana" da paróquia de Albergaria-a-Velha, que acontece todos os primeiros domingos do mês, às 4 horas da tarde, no lindo lugar da Nossa Senhora do Socorro. Como estamos em tempo de Quaresma meditou-se sobre as sete dores de Nossa Senhora. Num dos momentos foi feita uma pequena apresentação do Movimento de Schoenstatt e uma Irmã de Maria teve a oportunidade de convidar todos os presentes e as suas famílias, assim como também a paróquia, para uma visita ao Santuário de Schoenstatt de Aveiro durante este Ano Jubilar, especialmente para usufruírem das Indulgências Plenárias. Foi feito também o convite para todas as celebrações jubilares e para a preparação da Aliança de Amor que em breve deve iniciar na paróquia. Durante toda a semana, a Imagem Auxiliar vai permanecer na Igreja e por isso deu-se um incentivo às pessoas para, durante esta semana quaresmal, dedicarem um pouco de tempo a si mesmas, a Deus, a Maria e aos outros, indo ao encontro de Nossa Senhora, que nestes últimos dias antes da Páscoa apresenta-se como a Mulher forte ao pé da cruz.
 
MP
 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Apóstolas de Maria em encontro de Páscoa

 
Este ano, devido à celebração jubilar do dia 4 de maio, antecipamos o Encontro de Páscoa das Apóstolas de Maria. Este acentuou: "preparar o coração e alegrar-se pela Festa da Ressurreição de Jesus". Das muitas atividades práticas e formativas, as meninas gostaram muito de pintar os ovos que foram recheados com amendoins especiais e de fazer uma pequena horta suspensa que será abundante em salsa.
 
 
As mais novas tiveram um dia intensivo com muitos jogos e brincadeiras. As mais velhas ficaram na "Casa Mater", a casa da Juventude Feminina, para o dia seguinte, desfrutando assim da noite tão esperada ao longo do ano.
 
MP

Coroação da Rainha das Famílias

 
Da paróquia de Esgueira, quatro missionárias estiveram no Santuário no último dia 18, representando todas as famílias que recebem as quatro imagens da Mãe Peregrina, para coroarem a Mãe Três Vezes Admirável como Rainha das Famílias.

 
A corrente de coroação de Nossa Senhora como Rainha das Famílias, nas imagens da Mãe Peregrina, começou como preparação para a grande coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa, que aconteceu no dia 8 de Setembro de 2012, em Schoenstatt. Por essa altura, não foi possível coroar todas as imagens, ficando assim para mais tarde. No último ano, na diocese de Aveiro centramos tudo nas celebrações na Missão Jubilar e por isso fizemos um interregno nas coroações. Estas são, assim, as primeiras coroações jubilares.
 
MP

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Envio de Imagens da Mãe Peregrina


No passado dia 18, partiram do Santuário de Aveiro mais três imagens da Mãe Peregrina para visitar setenta e cinco famílias. Depois da consagração de missionário, o casal Elsa e Jorge, juntamente com os filhos, receberam e "levaram" Nossa Senhora para visitar um círculo de famílias da paróquia da Gafanha da Encarnação. Para a paróquia de Ílhavo foram enviadas duas imagens com a missionária Lénia. 
Em Ano Jubilar, Nossa Senhora, a Mãe Peregrina, continua a levar graças especiais a muitas famílias que abrem as portas de suas casas e dos seus corações.

MP
 

terça-feira, 8 de abril de 2014

Editorial Abril 2014

Renovar
Renovar é um dos movimentos próprios de um jubileu. É um voltar às raízes para captar as suas forças e florescer de novo em cada tempo e, assim, ser mais plenamente o que se é. A primavera é uma boa imagem desta vitalidade criadora.
Nascer de novo é também o convite que nos deixa Jesus em cada Páscoa. Não se trata de voltar ao ventre materno, como dizia Nicodemos (Jo.3,4), mas sim, renovar-se na graça do baptismo e renascer pelo Espírito. Isto implica sempre um certo morrer para nascer  para uma vida nova, animada pelo Espírito Santo e configurada à imagem de Jesus.
Assim nos diz S. Paulo: “... Que deveis, no que toca à conduta de outrora, despir-vos do homem velho, corrompido por desejos enganadores; que vos deveis renovar pela transformação do Espírito que anima a vossa mente; e que deveis revestir-vos do homem novo, que foi criado em conformidade com Deus, na justiça e na santidade, próprias da verdade.” (Ef.4, 22-24)
A renovação é um processo interior que acompanha o nosso crescimento como pessoas, como famílias ou comunidades. Às vezes são as circunstâncias que nos forçam ou abrem oportunidades, outras são os ritmos cíclicos próprios da vida que nos impulsionam ou então, a renovação nasce do desejo e da aspiração à plenitude e à santidade.
Mas para que a verdadeira renovação aconteça é preciso criar espaço na alma, passar pelos caminhos do silêncio e da oração e dilatar o coração pela caridade e a entrega. Só assim deixamos que seja o próprio Espírito de Deus a renovar a Sua presença em nós.
Então a renovação interior traz consigo a alegria e a fecundidade, abre-nos à vida e aos outros, faz-nos crescer e torna-nos instrumentos nas mãos de Deus. Então somos testemunhas do ressuscitado que nos diz: «Eu renovo todas as coisas.» (Apoc.21,5)
Este é o tempo da renovação: Renovar o primeiro amor, renovar a alegria da vida, renovar a força da entrega, renovar a decisão de seguir Jesus, renovar o “sim” da nossa vida tantas vezes repetido (a Deus, ao outro, a um projecto de vida, etc…). No fundo, esta é a oportunidade para renovar-se nas fontes interiores que nos dão vida.
Na Páscoa deste ano do jubileu, o que nos pede o Espírito Santo para renovar na nossa vida?
Como Movimento, este é o tempo da renovação da Aliança de Amor. De um modo especial queremos fazê-lo na nossa peregrinação a Fátima no dia 4 de Maio e depois, em Outubro, em Schoenstatt e Roma. Vamos!
Tua Aliança nossa missão!
Padre José Melo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...