quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Celebrações Jubilares em Schoenstatt: "Uma Aliança para o novo século de Schoenstatt"

Santuário Original

O Jubileu de Schoenstatt foi sem dúvida um dos momentos mais importantes da minha caminhada no Movimento e Deus deu-me a graça de o poder celebrar no ponto de origem, em Schoenstatt, na Alemanha.
O ambiente em Schoenstatt era fantástico. A vigília do dia 17 foi muito bonita e profunda. Senti-me parte de uma grande família, cuja dimensão, apesar de já ter alguma noção de qual era, mesmo assim me arrepiou. A chegada dos jovens que transportaram o fogo de Pompeia foi incrível. A frase do Padre Kentenich “Os vossos corações inflamaram-se.” tinha estado muito presente antes do Jubileu, enquanto preparava as celebrações em Braga. Naquele momento, ela descrevia o meu estado de espírito. Nada melhor para nos prepararmos para a chegada do novo século!
O momento mais marcante foi sem dúvida na noite de 17 para 18. Nela, tive a graça de ser a única portuguesa a selar a Aliança de Amor com a Mater, juntamente com cerca de 70 jovens de todo o mundo. Foi na primeira hora de 18 de Outubro. A minha Aliança de Amor já era para ter sido selada há mais tempo e acabou por ser adiada para data incerta. Na altura, perguntei-me porquê, se ainda não estava preparada… Agora percebo que foi Deus que quis que eu selasse a minha Aliança nesta hora tão importante. Senti-me chamada de forma muito especial a assumir o compromisso que há 100 anos os jovens congregados com o Padre Kentenich assumiram. Apesar de sermos tantas jovens à entrada do Santuário Original, que mal conseguiam ver a imagem da MTA, senti que naquele momento era só eu e ela. Ela enviava-me a construir Schoenstatt para os próximos 100 anos, principalmente na Diocese de Braga.
A Aliança foi durante a Vigília da Juventude Feminina, onde estavam presentes mais de 800 jovens schoenstattianas de todo o mundo, com o lema “Hoje é a noite”. Juntas esperámos pela meia-noite do dia 18 de Outubro e coroámos a nossa RTA, momento para o qual já nos estávamos a preparar nos últimos anos.

Vigília da Juventude Feminina

Fizemos uma corrente humana desde a Casa da Juventude Feminina, a Sonnenau, até ao Santuário Original, fazendo a pequena coroa passar pelas mãos de cada elemento da Juventude.

Coroa passando pelas mãos de cada elemento da JFS

Depois de esta chegar ao Santuário, fizemos a contagem decrescente para a meia-noite. O momento da meia-noite foi incrível, com os sinos a tocar e toda a Juventude a gritar “Viva Schoenstatt”. Seguiu-se o ato de coroação. Foram momentos de grande emoção, em que, como unidade, assumimos novamente a nossa missão, com o Pai e a MTA, para os próximos 100 anos de Schoenstatt: “Ser Coroa Viva para a Igreja!”.
(Continua...)

Catarina Coutinho
Juventude Feminina de Schoenstatt - Braga 

2 comentários:

Sofia disse...

Obrigada pela tua linda partilha Catarina. Fez reviver esse momento. Espero pela continuação.. :)

Anónimo disse...

Foi mesmo uma grande emoção termos o Santuário Original para nós na primeira hora do 18 de Outubro!! =)
Rita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...