quarta-feira, 31 de julho de 2013

A Mãe Peregrina e a Santa Joana Princesa na Missão Jubilar


No mês de maio, a diocese de Aveiro em Missão Jubilar lançou o desafio de peregrinar ao túmulo de Santa Joana Princesa, Padroeira da Diocese. A Campanha da Mãe Peregrina dos Bebés aderiu a essa iniciativa e propôs às famílias dos bebés de algumas instituições um desafio: depois da visita da Mãe Peregrina com o VIVE (mascote jubilar) e de lerem a história sobre a Princesa Joana "contada" pela Mãe Peregrina, os pais foram desafiados a ajudar os filhos a adornar o vestido da pequena princesa. Da Moita, Anadia, chegou ao Santuário o resultado do empenho de todos os pais, que não só adornaram o vestido como também o cabelo, e foram muito criativos nos materiais que utilizaram. Uma maneira simples, mas ativa, para que muitas famílias tivessem um momento com os seus filhos para conhecer uma pequena princesa que se tornou santa e padroeira de uma diocese. A todos os pais os nossos parabéns pelo empenho, pelo tempo que dedicaram a este projeto e pela maneira original no trabalho apresentado. A partir do Santuário de Aveiro, Nossa Senhora agradece pela mala recebida, tão ricamente recheada de momentos de amor e carinho expressados nas lindas princesinhas.

MP

Santuário-lar de um grupo da Liga das Mães


A rede de santuários-lar da Família de Aveiro continua a crescer. Um grupo da Liga das Mães veio ao Santuário, com os símbolos que escolheram para o "cantinho sagrado" lá de casa, convidar a MTA para que estabeleça nos seus lares o seu trono de graças e conceda neles as três graças especiais que oferece em todos os Santuários de Schoenstatt. Condição para a fecundidade do santuário-lar é a mesma da fundação de Schoenstatt: Nada sem ti, nada sem nós! Viver em Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Ler sobre o SANTUÁRIO-LAR:
http://www.schoenstatt.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=345%3Asantuario-lar&catid=59%3Asantuario-lar-artigos&lang=PT

MP 

terça-feira, 30 de julho de 2013

A Mãe Peregrina no dia-a-dia dos mais pequenos


No passado mês, cerca de 250 crianças de Marco de Canaveses vieram ao Santuário de Aveiro visitar a "casa da Mãe Peregrina" e entregar, como presente, o que escreveram ou desenharam ao longo do ano sobre a visita da Mãe Peregrina às suas casas. Foi uma resposta ao Projeto "MP3+3" da Campanha da Mãe Peregrina para crianças. Cada sala de catequese entregou um pequeno caderno com a contribuição das crianças. Com alegria ofereceram a Nossa Senhora, no Santuário, a expressão visível da gratidão e dos pedidos feitos.


Para ler, clicar nas imagens
 
No próximo ano de catequese, estas crianças receberão de novo a visita da Mãe Peregrina, com dinâmicas para o novo ano.
 
MP



segunda-feira, 29 de julho de 2013

O padre Kentenich na minha vida - 17


O Padre Kentenich recebia-nos sempre de braços abertos e com um sorriso caloroso. Parecia-nos que ele não tinha nada mais importante a fazer do que visitar-nos. As suas preocupações nunca o impossibilitaram de nos visitar. Nós, crianças, sabíamos que o P. Kentenich tinha sempre alguma guloseima para nós. Às vezes, também nós íamos visitá-lo nas tardes de domingo, para que os nossos pais estivessem com ele. Nós gostávamos de ir com eles e o P. Kentenich ficava também feliz por nos ver. Uma vez perguntou-nos: “Quando foi a última vez que me visitaram? A minha irmã mais velha disse: Foi quando o senhor nos deu uvas.” O Padre Kentenich riu com vontade, saiu da sala e voltou trazendo um pacote de chocolates. Todos os que o visitavam recebiam presente e a sua bênção. Geralmente era um presente que ele acabara de receber do último visitante. As pessoas “adoravam” trazer-lhe um presente e ele gostava de os dar. O Padre Kentenich preocupava-se sempre com o nosso bem-estar físico e com o nosso crescimento espiritual. Perguntava muitas vezes ao meu pai, que era eletricista: “O senhor tem trabalho suficiente? O salário é suficiente?” Com 7 crianças na família, Padre Kentenich queria ter a certeza de que o nosso pai podia sustentar-nos.
Margaret Fenelon

 

JMS evangeliza na praia de Copacabana carregando a Cruz Peregrina, o Ícone de Maria e imagens da Mãe Peregrina


CançãoNova - No início da tarde de domingo (21 de Julho) cerca de 300 jovens do Movimento Apostólico de Schoenstatt percorreram a orla da praia de Copacabana carregando o Ícone da Jornada Mundial da Juventude e a Cruz Peregrina. Eles levaram alegria e emoção por onde passavam, representando mais de 15 países presentes no Rio de Janeiro realizando eventos específicos para a juventude schoenstattiana, durante os dias 18 a 22 de julho.
 
 
O padre Alexandre, do sector da juventude do Movimento Schoenstatt, explicou que a missão desses jovens é deixarem ser cuidados pelas mãos da Virgem Maria: “Quando estes jovens deixam-se ser cuidados pelas mãos de Maria, firmam uma Aliança de Amor com ela e são chamados a darem toda a contribuição para a Igreja, servindo de testemunho a outros jovens”. Segundo o sacerdote, este encontro faz parte das atividades que marcam o grande jubileu de 100 anos da Obra Internacional de Schoenstatt, em 2014. “Toda a juventude schoenstattiana foi convidada a participar desse momento, aqueles que não estão aqui na praia, estão na região do Morro dos Cabritos (RJ) levando a evangelização aos moradores,” afirmou o sacerdote.
Para jovem Ricardo Picolli de 18 anos, que veio participar da Jornada IGNIS que aconteceu na cidade de Nitterói entre os dias 18 a 21 de julho, é uma alegria participar desse momento de encontro com jovens de diversas partes do mundo, “é uma alegria ver jovens da Argentina e de outros países aqui connosco participando desse encontro em preparação para a Jornada Mundial da Juventude”, disse o jovem carioca.
Luana Oliveira
 

domingo, 28 de julho de 2013

"Ide, sem medo, para servir!" - Papa Francisco na Missa de Envio da JMJ-Rio2013

 
"Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem!"
 
Hoje, na Missa de Envio da JMJ-Rio2013, o Papa Francisco enviou os 3 milhões de jovens que se encontravam na praia de Copacabana com três palavras, como ele referiu:
 
"Ide, sem medo, para servir!"
 
A representar as 175 nações que participaram da Jornada Mundial da Juventude, 10 jovens, dois de cada continente, receberam uma silhueta do Cristo Redentor, um livro de orações e um crucifixo.
Nessa hora, foi com alegria que vimos uma jovem de Schoenstatt entre os escolhidos. Depois de receber o Cristo Redentor, esta jovem schoenstattiana tirou algo do bolso e ofereceu ao Santo Padre.
Assim, a juventude de Schoenstatt foi enviada rumo a 2014 como instrumento para evangelizar os jovens e formar "homens novos numa nova comunidade."

MP
 

sábado, 27 de julho de 2013

"Encontro" de uma Irmã de Maria com o Papa Francisco


Hoje, na Eucaristia que o Papa Francisco celebrou com os bispos, sacerdotes seminaristas e religiosos, uma Irmã de Maria de Schoenstatt teve um momento bonito e, certamente, profundo com o Santo Padre. Aconteceu no momento do Ofertório. Vale a pena ver!
MP

Foto com imagem da MTA em destaque num jornal português


No jornal de hoje "Diário de Notícias" encontra-se em destaque esta imagem da JMJ-Rio2013 com a nossa MTA. Schoenstatt sempre presente!

Mãe Peregrina no Papamóvel


Uma imagem da Mãe Peregrina (nas mãos do P. Alexandre Awi) viajou ontem no papamóvel com o Papa Francisco, depois da Via Sacra.

"É igualzinho!" - Papa Francisco abençoa o Santuário Peregrino da JMJ-Rio2013



Já no final da celebração da Via Sacra, soubemos que o P. Alexandre Awi, dos Padres de Schoenstatt, estava no palco central de Copacabana, junto com o Papa Francisco, acompanhando-o nesse dia. Notamos também que a polícia preparava a pista da avenida, em frente ao Santuário Peregrino, para que ali passasse o Papa, depois da Via Sacra, ao retornar para o seu descanso… Com jeito de brincadeira, enviei ao P. Alexandre uma mensagem, via telemóvel, pedindo que ele mostrasse o Santuário Peregrino ao Papa, quando passasse ali na frente com ele.
Depois de algum tempo, liguei por telemóvel ao P. Alexandre sem nenhuma expectativa de ser atendido, pois ele estava junto ao palco. Qual não foi minha surpresa, quando ouvi a voz clara do P. Alexandre atendendo a ligação! Perguntei, atónito, se ele estava com o Papa. Ele respondeu: “Sim, estou ao lado dele.” Então gaguejei pedindo-lhe que, ao acompanhar o Papa na saída de Copacabana,  lhe pedisse para olhar para o Santuário Peregrino ao passar na nossa frente.
Minutos depois, ouve-se a gritaria da multidão que já via o carro do Papa. Então, o carro apareceu saindo do túnel que liga Copacabana a Botafogo. Ao sair do túnel e ao passar diante do Santuário Peregrino, vimos nitidamente, pela janela aberta do carro, o Papa Francisco acompanhado do P.Alexandre que, sorridente, apontava para o Santuário Peregrino. O Papa olhava para nós, com um largo sorriso, e com sua mão traçava o sinal da bênção… Nós vibramos, pulamos como crianças,  abraçam-noss… Que alegria imensa: o Papa olhou para nós e abençoou o Santuário Peregrino.
Alguns minutos depois, P. Alexandre ligou-nos e diz que o Santo Padre, ao ver a réplica do Santuário, exclamou: “É igualzinho!”
A alegria inundou-nos, fez-nos tomar nos braços a Imagem Peregrina Auxiliar, que estava dentro do Santuário Peregrino, e trazê-la para fora, a fim de que a multidão, que voltava de Copacabana, visse a Mãe de Deus ali presente junto a eles. Muitos paravam para rezar, outros aplaudiam, outros gritavam vivas para a Mãe do Céu. Os jovens da Juventude de Schoenstatt aproximavam-se, ficando junto da Mãe, num clima familiar sem igual.
O dia 26 de julho foi sem igual… Obrigado, P. Alexandre, por nos mostrar ao Papa… Obrigado, Papa Francisco, por abençoar Schoenstatt na Jornada… Estamos em casa, mas será difícil pegar no sono nesta madrugada! 

Marcos e Cassiane Weizenmann
 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

"Aos AVÓS, aos AVÓS..." - Papa Francisco hoje, no Dia dos Avós


"Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o património de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família...
Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado! Nesta Jornada Mundial da Juventude, os jovens querem saudar os avós. Eles saúdam os seus avós com muito carinho e lhes agradecem pelo testemunho de sabedoria que nos oferecem continuamente”. (Papa Francisco)

P. Alexandre com o Papa Francisco durante a oração do Angelus

Jovens recebem terços de "alguém" que rezou por eles


Mais de 200 mil terços da campanha "Rezei este terço por você" estão a ser distribuídos na JMJ-Rio2013, com a imagem da MTA. Esta campanha foi lançada pelos schoenstattianos do Brasil nas paróquias e movimentos e divulgada para todo o mundo. Rezar o terço por um jovem que participa na Jornada Mundial da Juventude e oferecer esse mesmo terço foi o desafio. Neste ato, o "rezarei por você" foi mesmo concretizado e não ficou na promessa ou no esquecimento. Rezar por um jovem, ainda que desconhecido, é viver o "Nada sem ti, nada sem nós".

MP

Todos querem entrar no Santuário e deixar a sua marca


Não param de entrar jovens no pequeno Santuário Peregrino da JMJ-Rio2013. Eles chegam de todo o mundo com as suas bandeiras e alegria. Rezam, cantam, escrevem os seus agradecimentos e pedidos e... tiram muitas fotografias com o Padre Kentenich.


O painel colocado na parede exterior lateral do Santuário já regista milhares de assinaturas.
Que a MTA toque muitos corações neste encontro com Ela e com o Santuário.

Fonte: www.maeperegrina.org.br

Catequeses da JMJ-Rio2013 no Santuário de Schoenstatt


Um dos momentos da Jornada Mundial da Juventude é a catequese, em vários idiomas, que é apresentada pelos bispos, em vários locais. O Santuário de Schoenstatt também é "palco" deste acontecimento. No dia 24, D. Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e que frequenta muitas vezes o Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/MG, presidiu à catequese e Eucaristia.


No dia 25 foi D. Alessandro Ruffioni, bispo de Caxias do Sul/RS, que conhece alguns Santuários de Schoenstatt e se impressionou pelo encontro com a Peregrina Original, que celebrou a Santa Missa e dirigiu a catequese com o tema "Discípulos de Jesus Cristo".

 
A juventude chegava molhada, cansada, mas sempre alegre e bem disposta.

Fonte: www.mãeperegrina.org


Festival Mariano na JMJ-Rio2013 com a Peregrina Original

 
A Mãe de Deus surpreendeu a Juventude Apostólica de Schoenstatt, no Festival Mariano, em 24 de julho, na Catedral do Rio de Janeiro. Eram esperados 10 mil participantes, mas o local que comporta em torno de 20 mil pessoas estava literalmente lotado. Bandeiras de mais de 20 países foram apresentadas pelos jovens, desde Taiwan/China até o Canadá. A alegria era imensa!!! Sofia Garcia, da Argentina, expressa: “Estou encantada com tudo isso!” Realmente, a Mãe de Deus provou que é capaz de atrair corações juvenis!
Contudo, é de se esperar que se torna difícil “dar conta do recado” com um número tão grande de jovens entusiasmados e um sistema de som que deixava a desejar na parte dos fundos da Catedral. Mas, os nossos jovens esforçaram-se muito e fizeram tudo o que era possível. O momento mais belo foi a entrada da Imagem da Mãe Peregrina Original, como Rainha desse momento. Ela ao alto, abençoava cada um e recebia o amor que merece.
 
 
A programação consta de músicas, apresentações de teatro, cantos, coreografias da Juventude de Schoenstatt de vários países, de testemunhos de empenho pela missão de jovens do Paraguai e do Chile e de muita animação. Adán Vargas, de um grupo de jovens, de Caracas, na Venezuela, confessa: “Está muito bonito toda a diversidade das apresentações. Mas, parece-me um pouco confusa. De modo geral, acho que se deveria acentuar mais a pessoa de Maria!”
Talvez seu anseio seja respondido pela conclusão do evento, com a oração do terço em vários idiomas, finalizado com a coroação da Mãe como Rainha da Juventude.
 
 
Os presentes receberam uma Peregrina em recorte e um adesivo com a coroa, para que a coroação se tornasse algo pessoal.
Pe. Vandemir Meister, dos Padres de Schoenstatt do Brasil, diz que está muito contente com o que vivencia: “Realmente é uma expressão de fé de nossa juventude de Schoenstatt e de outros jovens. Isso que estamos vivendo na Catedral é como uma gota nesse oceano de bênçãos da JMJ. É a nossa participação como Schoenstattianos, o nosso momento de Pentecostes. Esse momento ajuda a Igreja, porque é a unidade da juventude em torno de Maria, um encontro de unidade.”
 


Acampamento anual da Juventude Masculina - perspectiva de um casal


Mesmo não aflorando a mensagem do “Nada Sem Ti Nada Sem Nós”, o Padre Carlos Alberto dirigiu-se no final da missa do acampamento, a todos os Jovens presentes, referindo que sem estes, a sua missão não existiria ou não faria sentido, pois, eles são o sentido da sua vida e do seu sacerdócio.
Esta não foi apenas uma alusão ao lema, foi também um apelo sentido e um agradecimento profundo a todos aqueles que o acompanham na sua caminhada. Com esta simplicidade, humildade e coerência, implicou o “Nada sem Ti Nada sem Nós”, nesta vivência, pois, todos Nós, só somos o que somos se estivermos em comunhão com a Mãe e os seus princípios, ou seja, o trabalho de uns só fará sentido com a entrega de todos.


A gratidão destas palavras, só podem significar que os jovens mais uma vez estiveram activamente presentes. Não apenas como o culminar de mais um ano, mas como, quem peregrina e disso necessita avidamente, porque também isso já faz parte do seu ano, do seu caminho, da sua vida.
Estamos francamente convencidos que muito se aprende e muito se ensina. Acreditamos também que a partilha, a inter-ajuda, a amizade, a camaradagem, as brincadeiras, o convívio, são uma presença constante. Não obstante, ansiamos que tudo isto não se esgote nessa semana e assim se perpetue durante todo o ano e que no ano seguinte se renove e que cada vez mais os jovens sintam que esse é um momento alto do seu crescimento e assim, o possam transmitir a outros, porque dessa forma o sentem e vivenciam. Essa será a evangelização de cada um. Essa será sempre a missão de todos nós.


O Padre Carlos Alberto, merece este olhar de todos Nós, mas sobretudo dos Jovens, pois, tal como referiu, essa tem sido a sua missão, esse tem sido o sentido do seu trabalho.
Deixamos, pois, um apelo sentido a todos os Jovens que não Nos deixem com a saudade das suas participações nas missas, que nos demonstrem que esta semana valeu a pena e que lhes tocou, que esse homem novo que reconheceram, afinal existe em todos Vós e que o trabalho de uns valha para a vida de todos.

Obrigado Padre Carlos Alberto pela dedicação que tem para com todos estes jovens.


Obrigado D. Gorete pelo carinho e disponibilidade com que sempre se disponibiliza para dizer "presente".
Obrigado a todos os Jovens que organizaram esta iniciativa e que pelo testemunho dado, certamente transmitiram valores a todos os demais.


Obrigado à Mãe que a todos abençoou com as suas Graças.

Até Já…

Nuno e Xana

quinta-feira, 25 de julho de 2013

"E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-A em sua casa!"


Ao ver Sua mãe e junto dela, o discípulo que Ele amava, Jesus disse à Sua mãe: «Mulher, eis aí o teu filho». Depois disse ao discípulo: «Eis aí a tua mãe». E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-A em sua casa. (Jo 19, 25-27)

Oração de Consagração do Papa Francisco a Nossa Senhora

 
Ó Maria Santíssima,
pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo  o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer
ao numero de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar
dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés,
consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis;
consagro-vos a minha língua para que sempre vos  louve
e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus,
vos ame sobre todas as coisas.  
Recebei-me, o Rainha incomparável,
vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso numero de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas
as minhas necessidades, espirituais e temporais,
sobretudo na  hora de minha morte. 
Abençoai-me, o celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza,
a fim de que,
servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos
e dar-vos graças no céu, por  toda eternidade. 
Assim seja!

Alianças de Amor na Liga das Mães

 
No passado mês de maio, um grupo de mães celebrou a Aliança de Amor no Santuário de Aveiro. Ao longo do ano, a Liga das Mães promoveu uma Corrente de Aliança para mães sem grupo de vida. Depois da preparação, foi com alegria que este grupo de mães de várias gerações se consagração a Nossa Senhora no Ano Missionário, às portas do grande jubileu dos 100 anos da Aliança de Amor. 

 
Parabéns a estas mães que ousaram dar um "sim" à vida em Aliança de Amor com Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstat e assim contribuir para que a Cultura da Aliança se torne cada dia mais uma realidade na nossa sociedade.
 
MP

Irmã Shaiane numa Conferência de Imprensa


Ir. Shaiane, das Irmãs de Maria de Schoenstatt, participou numa conferência de imprensa sobre os números da JMJ-Rio2013, nomeadamente o número dos voluntários, hospedagem e inscrições.

 
Ir. Shaiane, como Diretora das Inscrições informou sobre o total de inscritos, os países e percentagem por faixa etária. No site oficial da JMJ-Rio2013 pode-se consultar os resultados finais atualizados.
 
MP


Missa da Aliança - 18 de Julho de 2013

«Sob a proteção de Maria, queremos aprender a autoeducar-nos para sermos personalidades fortes, livres e sacerdotais». 
Como família de Schoenstatt reunimo-nos para renovar a Aliança de Amor com Maria e dar graças pelos momentos festivos da Família durante este último mês.
 

Hoje, reunimo-nos aqui para celebrar também, a Bênção do nosso Santuário-Lar, um meio para tornar a família “Igreja Doméstica”.
Neste dia tivemos a alegria de partilhar com a família Vechina Julião a Eucaristia de bênção do Santuário-lar da sua casa, que juntamente com os filhos Martim e Gabriela, família, grupo de vida e amigos. Antes da Missa, tiveram a graça de o Padre Carlos Alberto ter ido a casa deles, abençoar o Santuário-lar.
O nome que a família deu ao seu Santuário-Lar, foi o “5º elemento”, nome desenvolvido por eles.
Diziam-nos na introdução:
«Que não seja só mais um local da nossa casa, mas sim que seja o 5º elemento desta família, que até então era constituída por 4 elementos. Este novo elemento procurará dar-nos o apoio e serenidade para qualquer descarrilamento em nossas vidas.
No dia de hoje queremos também agradecer o facto de como casal termos começado a namorar há 17 anos atrás e precisamente neste dia. Queremos também agradecer pelos dois filhos que Deus nos deu, transformando-nos num só para eles.» 
Bonitas palavras que partilharam com toda a família de Schoenstatt, neste dia 18, as quais queremos agradecer e desejar-lhes abundantes graças e bênçãos.
 

Nesta missa da Aliança tivemos também a presença de um grande número de jovens da juventude Masculina que tinham iniciado o seu acampamento horas antes.
 
Fomos também testemunhas de mais um momento de alegria, por partilhar dezenas feitas com as nossas orações, às pessoas que visitaram o nosso Santuário pela primeira vez.
Queremos deste modo simples, partilhar com os nossos peregrinos, todas as graças que brotam do nosso pequeno céu.
Com nosso Amor e fidelidade à MTA, rezamos: «Aceita Mãe, os pequenos esforços que fizemos no cumprimento do nosso dever, no cultivo de uma nova comunidade e na contribuição para o Capital de Graças.»

 De seguida a Juventude Masculina de Schoenstatt ajudou a «queimar» do Capital de Graças na taça de Engling. 
 
Em peregrinação, rezando, fomos ao encontro do Pai, no seu quarto, onde com ele rezamos a oração de beatificação.
 
 
"Pai,
O meu coração, no teu coração
O meu pensamento, no teu pensamento
A minha mão, na tua mão
A tua missão, é a nossa Missão"

 
São e Carlos Pedro
 
 
 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Em Aparecida, P. Alexandre junto ao Santo Padre no papamóvel


Continuamos a acompanhar Schoenstatt na JMJRio2013. Enquanto o Santo Padre não chega junto aos jovens, vamos encontrando sinais de Schoenstatt nos próprios schoenstattiano. Hoje na Nossa Senhora Aparecida pudemos ver Irmãs de Maria de Schoenstatt e o P. Alexandre que fez o percurso junto ao Papa Francisco no papamóvel.


Amanhã certamente teremos imagens dos nossos jovens no meio da multidão, perto do Santo Padre.

MP

O Instituto das Irmãs de Maria na Feira Vocacional da JMJ-Rio2013


São muitos os sinais de Schoenstatt na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Na Feira Vocacional encontramos uma tenda do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Aqui, os jovens podem adquirir material informativo sobre Schoenstatt, sobre a espiritualidade ou a comunidade das Irmãs de Maria, o centenário da Aliança de Amor ou simplesmente levar uma imagem da MTA.

 
Durante todo o dia, encontram-se Irmãs de Maria que acolhem os jovens. Há 2 anos, em Madrid, a tenda das Irmãs de Maria foi visitada por milhares de jovens.

MP

Maridos preparam almoço para as esposas que renovaram a Aliança de Amor


Durante este ano de atividades aconteceram muitos atos solenes dos diversos ramos do Movimento, uns oficiais, outros privados. Um grupo da Liga das Mães renovou a sua Aliança de Amor de forma original e muito familiar, pois receberam um “miminho” dos maridos que as presentearam com um almoço confecionado unicamente por eles.
 
Depois da renovação da consagração no Santuário, reuniram-se na Casa Padre Kentenich com a presença dos filhos e maridos para partilhar a alegria de viver em família a Aliança de Amor. Que outros grupos de mães possam experimentar o carinho, apoio (e a comida) dos maridos na renovação da Aliança de Amor.
MP

O "nosso" P. Alexandre com o Santo Padre no dia de descanso

 
Depois da chegada ao Rio de Janeiro, o Santo Padre, o Papa Francisco, teve um dia de descanso antes de retomar as atividades agendadas. Como todas as manhãs, não deixou de celebrar a Santa Missa na casa onde está hospedado, com a presença de alguns sacerdotes e religiosas. O Padre Alexandre Awi Mello, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, que acompanha o Santo Padre na sua visita, proclamou o Evangelho. Alegramo-nos por esta presença de Schoenstatt junto ao Santo Padre na pessoa do Padre Alexandre. Continuemos a rezar pela sua missão que lhe foi confiada para esta viagem.

MP

Uma oração numa noite de verão

 
“Um dia vou rezar à noite… hoje é o dia” foi o lema da ação do dia 11 de julho que congregou as comunidades paroquiais de cada um dos 10 arciprestados que constituem a diocese de Aveiro.
Estimulados pelo convite do nosso Bispo que nos dizia: “Saboreemos esta experiência espiritual que nos vai ajudar a perceber o valor de estarmos juntos e de nos sabermos unidos em nome do Senhor para rezar. Ele está no meio de nós. A oração é a alma da vida cristã e da Igreja viva, dinâmica e evangelizadora” a diocese das formas mais diversificadas reuniu-se à mesma hora em 10 locais diferentes para uma hora de oração.
 
Desde os mais novos aos mais velhos reuniram-se alguns milhares de pessoas (largas centenas em alguns dos arciprestados) para viver este momento denso de fé e intenso de oração. Muitos schoenstattianos estiveram presentes, especialmente no local mais perto do nosso Santuário, na paróquia vizinha da Gafanha da Encarnação e deixaram a sua marca na cruz edificada pelas 5 paróquias deste arciprestado.
 
 
A presença da comunidade das Irmãs de Maria de Schoenstatt
 
 
Ver fotos dos momentos de oração em todos os arciprestados: http://www.diocese-aveiro.pt/v2/?page_id=544&album=2&gallery=18
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...