domingo, 30 de junho de 2013

"Educação dos Filhos" - Encontro e debate


No passado dia 15 de Junho de 2013, a Liga das Famílias do Movimento de Schoenstatt promoveu uma acção para debater o tema “Educação dos Filhos”. 
Contámos com a presença e simpatia da Dra. Margarida Avillez Ataíde, colaboradora do secretariado das Comunicações Sociais e bens culturais da Igreja, para a Agência Ecclesia e do secretariado da Pastoral da Cultura, que fez o especial favor de nos brindar com uma tarde diferente, onde pudemos partilhar e aprender todos um pouco mais. 
Apesar de ter sido um sábado de várias actividades em diferentes locais, apareceram muitos pais e também educadores, dispostos a participar – ouvir e partilhar – sobre este tema. 


Os nossos filhotes ficaram bem entregues e divertiram-se bastante com as actividades pensadas para eles, ao ar livre. 
E a MTA brindou-nos com um bonito dia de Sol! Abençoado!

Esta foi a primeira de várias acções que a Liga das Famílias pretende promover.

Aproveitamos a oportunidade para, caso surjam ideias para próximos temas e/ou sugestões, as enviem por favor para o email geral da liga - familias.schoenstatt.aveiro@gmail.com

Daniela e João 

sexta-feira, 28 de junho de 2013

ALIANÇA DE AMOR DO NOVO GRUPO DE MÃES EM BRAGA

As Mães com a Irmã M. Claudete e a Unionista Alaíde
 (que as orientaram nesta caminhada), e o P. Diogo Barata 

No domingo, 16 de Junho, seis mães do novo Grupo de Mães de Braga selaram a sua Aliança de Amor com Nossa Senhora, no Santuário de Schoenstatt de Braga.


No momento da celebração da Aliança de Amor, com as velas acesas

Foi num ambiente de fé e alegria que Gorete, Florinda, Sandra, Cristina, Manuela e Georgina se entregaram como instrumentos de Maria, pedindo que Ela as transforme em imagens suas, caminhando na vida “fortes e dignas, simples e bondosas, irradiando amor, paz e alegria”
O Padre Diogo Barata, dando um testemunho da sua vivência na Diocese de Lisboa, incitou as Mães a desenvolverem atividades apostólicas, ou não fosse este o Ano da Corrente Missionária!
Casal Moura, coordenadores da CMP em Braga, com a nova imagem

Já perto do final da Eucaristia, foi abençoada uma nova Imagem da Mãe Peregrina, que foi entregue ao casal Maria de Fátima e João Moura, coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina (CMP) em Braga. A imagem irá acompanhar o casal coordenador nas suas deslocações e intervenções no âmbito da CMP, implorando-se que derrame muitas bênçãos sobre todos aqueles que irão ser contactados pelo casal Moura, apostado em desenvolver a Campanha da Mãe Peregrina nesta Diocese. Foi pedido à Mãe e Rainha que seja luz, guia e fonte de energia espiritual nesta caminhada apostólica.

Queima do Capital de Graças

No final, durante a queima do Capital de Graças, todos renovaram a sua Aliança de Amor.
Foi um dia de festa e de graças, vivido e celebrado em Família.

Texto: Elisabete e Paulo Coutinho
Fotos: M. Fátima e João Moura

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Encontro do Secretariado Padre Kentenich e irmã Emilie no Santuário do Porto


C O N V I D A M O S …

… a si e a sua família

a participar de um mini-encontro que tem a finalidade de mostrar como o P. Kentenich,
a Ir. M. Emilie e Gertraud Von Bullion nos ajudam a cumprirmos a nossa missão. 


Será no dia 30/06 (15 às 17:30), junto ao Santuário de Schoenstatt na Diocese do Porto.

Haverá dinâmicas, mensagens, testemunhos e informações referentes aos Processos de Beatificação.

Para maiores informações: 227 721 500

Organização: Equipa do Secretariado

Ia a caminho do Santuário... dia 27 Junho de 1985

 
Hoje é o aniversário da morte de João Pozzobon. No dia 27 de Junho de 1985 o Sr. João ia a caminho do Santuário quando foi atropelado, falecendo logo de seguida. Com o processo de beatificação em Roma, juntamente com outros schoenstattianos, esperamos em breve - quem sabe como presente 2014 - que a Igreja reconheça as virtudes heroicas deste pai de família e o declare beato do nosso tempo. Para isso é necessário um milagre aprovado. Reze e peça a intercessão deste Servo de Deus. Se for atendido no seu pedido, escreva para a Campanha da Mãe Peregrina.
MP


Veja:

"O santo da Nova Evangelização": http://www.schoenstatt.org/pt/news/1553/55/O-santo-da-Nova-Evangelizacao.htm

ou entrevista com o Postulador, P. Argemiro Ferracioli

"Um homem de fé!" : http://www.maeperegrina.org.br/joao-luiz-pozzobon-um-homem-de-fe/
 
 
 

terça-feira, 25 de junho de 2013

250 Crianças retribuem a visita da Mãe Peregrina e vêm conhecer a sua "casa"


No Ano da Missão, a MTA é a GRANDE MISSIONÁRIA. Ela, nas imagens da Mãe Peregrina, vai pelas estradas da nossa vida, continuando hoje a pôr-se a caminho para visitar as famílias. 250 Crianças que levaram para as suas casas a imagem da Mãe Peregrina, “invadiram” o nosso Centro Tabor, no dia 15 de junho, para conhecer o Santuário, a “casa da Mãe Peregrina". Foi um dia de muita alegria, de oração, de partilha e diversão. Durante 6 meses, do tempo do Advento ao mês de maio, as crianças receberam mensalmente nas suas casas a imagem da Mãe Peregrina com o kit do projeto “MP3+3”. Um projeto que está orientado para as catequeses e que pretende motivar e ajudar as crianças a concretizar ações missionárias, a partir dos tempos litúrgicos.

 
As crianças chegaram de autocarro com os seus catequistas e o pároco. O primeiro momento foi a Eucaristia que terminou com a procissão ao Santuário. Os pequenos missionários seguiram à frente, com as suas imagens e o kit.
 
 
 
No Santuário entregaram os seus trabalhos criativos e as imagens, e tiveram uma pequena explicação neste primeiro contacto com o Santuário. Depois do picnic nos jardins e na mata do Centro Tabor, a juventude feminidade Aveiro, com a colaboração da juventude masculina, proporcionou-lhes momentos muito divertidos e dinâmicos.
 
 
O programa começou em frente ao Santuário com muita dança. Todos dançavam, pequenos e grandes, imitando os gestos dos quatro jovens que estavam à porta do Santuário. O calor era muito mas ninguém desistia. Uma das mais pequenas, com 6 anos, desafiava o sacerdote para dançar: “Não vens dançar?” Ele respondeu: “Eu não sei”, e ela diz prontamente: “Copia”. Assim, num ambiente de alegria e cumplicidade, iniciou-se um peddy-paper sobre o Santuário.

 

Os grupos organizaram-se por idades e tiveram provas competitivas bem diversificadas. Ninguém ficava indiferente à alegria, aos risos e ao barulho das claques que se ouvia à volta de todo este espaço. Porém o tempo passou muito rápido e a viagem que teriam pela frente ainda era longa. Por isso reuniram-se todos, de novo, junto ao Santuário para o momento do envio. Durante o peddy-paper, cada uma das crianças recebeu um pequeno santuário de portas, em cartão, com a MTA.


No final, foram apresentados dois santuários em cartão, em tamanho grande, que seriam enviados para as duas paróquias. Cada criança foi convidada a deixar a sua marca digital. Tinham uma cor diferente, conforme o ano de catequese que frequentaram.
 
 
Depois do lanche e com mais um presente a Mãe Peregrina - um chupa-chupa - partiram felizes, acenando sem parar e com a promessa de voltar à “casa da Mãe Peregrina”.
 
MP
 
 

Nota Pastoral do Bispo de Aveiro - A Casa Sacerdotal é de toda a Diocese

 
A Casa Sacerdotal de Aveiro, cujo sonho Deus abençoou desde o seu início, foi inaugurada no passado dia 7, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, e abriu as suas portas a toda a Diocese no domingo, dia 16 deste mês de Junho.
Sonhada desde sempre como Santuário de Gratidão aos sacerdotes e a quantos os acompanharam dedicadamente ao longo da vida, a Casa Sacerdotal é agora um belo marco jubilar desta Igreja que vive em Missão, ao celebrar setenta e cinco anos da restauração da Diocese.
Quero hoje, mais uma vez e sempre, testemunhar a gratidão e afirmar com alma cheia de alegria o meu reconhecimento a todos quantos, dia a dia, contribuem para a construção da Casa Sacerdotal.
Um santuário levanta-se para Deus, ao jeito de mãos erguidas e de árvores plantadas, a partir do coração humano que é o chão sagrado que o sustenta.
Ao abrir as portas a quantos a visitaram, vindos de toda a Diocese, a Casa Sacerdotal é devolvida à Diocese que a construiu e é entregue ao Seminário a quem pertence. É este duplo vínculo que a identifica, define e diferencia.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

O dia 22 de maio de 2013 em Portugal - 36 anos depois (1977-2013)

 

Depois do grande acontecimento de 22 de maio de 2013, a dádiva do Santuário Original, procuram-se datas históricas que “coincidem” com este dia. Em Portugal, na diocese de Aveiro, não precisamos procurar ocorrências do dia 22, apenas pudemos constatar que, aqui neste pedacinho de terra, a história profetizou e confirmou a vitória da fé, da confiança e entrega dos pequenos instrumentos da MTA.
Com a forte tempestade que atravessou o nosso Centro Tabor no mês de Janeiro, derrubando quase todos os pinheiros, um dos estragos foi o nosso nicho, o primeiro marco histórico deste lugar e onde se celebraram as primeiras Alianças de Amor da juventude feminina e masculina. O estrago material não foi muito, mas este nicho tinha a particularidade de estar à sombra da primeira árvore aqui plantada e de esta ter três troncos paralelos com três coroas. Por isso foi “batizada de árvore da Santíssima Trindade”. A sua queda fez levantar o nicho, abrindo-o a meio. Logo a seguir a este acontecimento realizou-se a reunião, em Schoenstatt, com os Palotinos e o resultado foi o corte nas negociações do Santuário Original. Refletindo nesta “coincidência” de abalo dos primeiros símbolos (o Santuário Original em Schoenstatt e o nicho no nosso Centro Tabor), o Conselho da Família Diocesana decidiu não reconstruir o nicho imediatamente e propor à Família de Aveiro uma reconquista espiritual. Assim aconteceu. Foi elaborada uma oração e cada Ramo incentivou os seus elementos a peregrinar ao nicho e aí rezar a oração pelo Santuário Original. Marcamos a celebração da reinauguração do nicho para o dia 31 de Maio.
(Símbolo para o Santuário Original em 2010 - primeira visita a este lugar em 6-11-1970)
Logo que se retiraram as raízes da árvore e se reconstruiu os fundamentos do nicho, viu-se como o terreno ficou mal tratado nesse local. Surgiu então a ideia de fazer um pavimento à volta do nicho. As Irmãs de Maria idealizaram a forma que este deveria ter. Decidiram que seria o Símbolo do Pai porque uma das duas datas gravadas no nicho é precisamente a da primeira visita a este terreno, quando ainda nada existia, quando o P. Domingos e o P. Miguel Lencastre traziam o Símbolo do Pai para o Santuário Original. “Aqui ajoelhamos, rezamos e sonhamos...”, escreveram na crónica. E, quando nós, perante as dificuldades com as negociações pelo Santuário Original, assumimos nova conquista espiritual, o pavimento em forma de Símbolo do Pai ganhou mais sentido, pois ficaria como fundamento da origem, do nosso nicho.
Como não dizer que nos sentimos privilegiados na missão a partir deste Santuário, deste pedacinho de terra? Para um schoenstattiano não há coincidências, há a fé na condução de Deus, mesmo nos mais pequenos âmbitos e missão. No dia 22 de maio, precisamente no dia do 36º aniversário do nosso nicho, enquanto se espalhava pelo mundo inteiro a notícia do Santuário Original, desenhava-se e montava-se na areia a estrutura do Símbolo do Pai, para que no dia seguinte começasse a construção. A notícia da dádiva do Santuário Original chegou ao fim da tarde, surpreendendo o mundo inteiro, mas a nós ainda mais pela “coincidência” das datas, do símbolo escolhido para o pavimento e do dia em que iniciamos a concretização. Agora sim, nicho e Símbolo do Pai ficam para sempre ligados ao Santuário Original.


O dia de festa da reinauguração foi grandioso. Recuperamos uma tradição que a geração mais nova não vivenciou: a procissão dos lírios. Convidamos toda a Família de Schoenstatt, mas também todos aqueles que fizeram a sua Aliança de Amor à volta do nicho. Foi muito bonito sentir como, numa noite de vento muito forte, um bom número de pessoas compareceu e muitos rostos que há anos não se veem por aqui. Todos trouxeram uma flor branca para a procissão que saiu da Casa do Padre Kentenich, depois de convidar o Pai e Fundador a peregrinar connosco, levando a parte de cima do nicho num andor enfeitado com muitas flores.


Tivemos o presente da presença do P. Miguel Lencastre 36 anos depois, pois foi ele que benzeu o nicho naquela altura. Cantamos os cânticos antigos e depois das palavras do P. Miguel, uniu-se o nicho numa peça só. Para assinalar o compromisso de missão da nova geração, foram plantados 3 pinheiros muito pequenos pela Liga das Famílias, a Liga das Mães e a Juventude.


Antes de festejarmos com bolo e chá, cada participante foi ao Santuário buscar uma mensagem do Padre Kentenich. No final da Eucaristia, inauguramos também algo novo no Centro Tabor: placas em acrílico, junto dos marcos históricos, com explicação e dados históricos.


De certo modo sentimo-nos privilegiados em como Deus conduziu a nossa história atual, deixando destruir para reconstruir a partir dos fundamentos de hoje: uma nova geração de instrumentos da MTA que quer viver das origens para difundir a Cultura de Aliança.

MP

sábado, 22 de junho de 2013

2014 mais perto (e mais barato) para crianças e jovens


 
Pacotes para famílias com crianças e para jovens

Depois de algumas conversações com várias Equipas Nacionais, com a agência de viagens IQ Incoming e com a Presidência Geral, criaram-se novas possibilidades para apoiar jovens e famílias com crianças para que assistam à Peregrinação 2014. Os participantes devem registar-se através das suas Equipas Nacionais, mas o alojamento e transporte não devem ser geridos a partir do bilhete de participação. Brevemente será enviada mais informação sobre as novas opções de bilhetes para toda a peregrinação ou só para uma parte.
Novos preços e considerações para famílias com crianças e a possibilidade para jovens dos 18 aos 30 anos de ficarem alojados numa escola – com o seu próprio saco-cama. Só há um lugar onde todos devem estar em 2014… temos espaço para todos.
 
 
 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Aqui é bom estar!

 
 

Música no Centro Tabor

 
Na próxima quinta-feira, dia 27 de Junho às 19:30, haverá audição musical no salão do Centro Tabor. Crianças, jovens e adultos que finalizaram mais um ano de aprendizagem com o Prof. Benjamim e a Prof. Liliana vão apresentar um pequeno espetáculo musical que pretende ser um momento de partilha e alegria mútua com pais, familiares, amigos e todos nós. A nossa presença faz a diferença. Estamos todos convidados. Certo é que "nada damos para entrar" (é grátis), mas sairemos "muito mais ricos" interiormente.
 
MP
 

Feira Solidária junto ao Santuário de Schoenstatt


quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Padre Kentenich na minha vida - 16


No dia 18 de Outubro de 1914, o P.Kentenich diz aos jovens “o BERÇO DE SANTIDADE para nós deve ser esta capelinha. E esta santidade fará suave violência à nossa querida Mãe do Céu e atraí-la-á para junto de nós.” Em todo o mundo surgiram homens e mulheres de diferentes estados de vida laical que seguiram o caminho de santidade orientados na espiritualidade de Schoenstatt e vivendo das graças do Santuário. São centenas aqueles a quem chamamos heróis de Schoenstatt e muitos têm processo de beatificação em Roma. Entre eles está o pai de família João Pozzobon, um homem humilde, mas de um grande amor à missão. Quando se encontrou com o Padre Kentenich, surgiu uma conversa sobre o apostolado da Mãe Peregrina:
 
- “O terço é um tesouro” – disse-lhe o Padre Kentenich. João Pozzobon acrescentou que a “Campanha” e a oração do terço exigiam sacrifícios.
 
- “Depois de muitos sacrifícios vêm as alegrias” – respondeu o Padre Kentenich.
 
- “Conheço uma pessoa” – disse o Sr. João (referindo-se a si mesmo) – "que, quando vai rezar o terço, veste-se com as melhores roupas, pois tem muita alegria em rezá-lo.”
 
- “Não lhe diga isto, mas essa pessoa terminará sendo santo”. – respondeu o Padre Kentenich e acrescentou: “Rezando o terço, um homem converteu uma cidade inteira.”
 
São os pequenos gestos, mas realizados com grande amor que santificam a vida.
 
 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Arraial dos Santos Populares


No próximo sábado, vai ter lugar o Arraial dos Santos Populares, organizado pela Liga das Famílias do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
O Arraial vai decorrer a partir das 19 horas, junto à Casa José Engling.


Para abrir o apetite e incentivar à participação neste convívio, deixamos três fotografias do ano passado.


Se ainda não comprou bilhete para participar neste Arraial, esperamos que ao ver estas fotografias, decida juntar-se a nós para celebrar os Santos Populares.

Liga das Famílias do Movimento Apostólico de Schoenstatt

terça-feira, 18 de junho de 2013

CMP - "Dia da Aliança" 06/2013

 
Sinal de SANTIDADE nos nossos dias

A festa da Primeira Comunhão terminou e as crianças saem da igreja. Entre elas, uma com deficiência mental. A madrinha conversa com a sua mãe: “Foi realmente uma festa muito bonita. Pena que o pequeno não entendeu nada.” Os olhos da mãe enchem-se de lágrimas. Mas logo a criança a abraça e diz: “Não te preocupes mamã. Deus ama-me, assim como eu sou!” O que o David expressou foi uma profunda experiência de Deus. ELE AMA-ME! Essa foi também a experiência de S. Paulo quando afirma: “Dilexit me!”(Gal 2,20) ou de S. Pedro ao responder “Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu Te amo.”(Jo 21) No mês de Junho festejamos estes dois grandes Apóstolos, “fundamentos da Igreja”(Bento XVI), mas também os chamados Santos Populares. Seja o S. João do Porto ou Santo António de Lisboa, vamos para as festas, preparamos as marchas e os manjericos, assamos as sardinhas, partilhamos a alegria. Pelo meio, não poucas vezes pensamos nestes ou noutros santos reduzidos a imagens de caco ou madeira oca. Falar hoje de santidade faz revirar os olhos de quem ouve. Em Schoenstatt, no início da sua tarefa como Diretor Espiritual dos jovens seminaristas, o P. Kentenich despertou neles o ideal da santidade com o exemplo dos santos.  Não tinham eles uma natureza humana como a nossa? Não tiveram as mesmas fraquezas e não dispunham dos mesmos meios que nós para superar os obstáculos? O Padre Kentenich diz que os santos começaram a tornar-se santos a partir do momento em que acreditaram, souberam e se sentiram amados por Deus. Quando creio e me sinto amado por Deus, então desperta em mim uma resposta ao amor. Seja há dois mil anos, há um século ou nos dias de hoje, decisivo é a experiência do amor de Deus. Saber-se amado é o primeiro passo no caminho da santidade. O P. Kentenich apresentou a visão do santo moderno, o santo do dia-a-dia, o homem que vive na presença de Deus, que tem um estilo de vida especial: EM TUDO DÁ PRIORIDADE AO AMOR. Talvez sejam estes os santos a quem o Papa Francisco chamou santos de todos os dias, os santos ‘escondidos’, uma espécie de classe média da santidade’”. Estes são os santos que provavelmente não ganham uma estátua no altar, mas gravam o seu nome profundamente no coração de Deus, pois podem afirmar “Dilexit me!”, Deus ama-me. P. Kentenich apresenta Maria aos jovens  como o  grande modelo,  como auxiliadora  e  educadora  nesse  caminho.  Ele desafia:
Não vivas abaixo das tuas possibilidades. Sê heroico! 
Elege um estilo de vida de  acordo com a elevada norma do Evangelho. Diariamente tens ocasião para fortalecer a tua vontade, superando pequenas e grandes dificuldades. O mesmo incentivo nos dá o Papa Francisco:
“Não vos contenteis com uma vida cristã medíocre;
Caminhai decididamente para a santidade”.
 
Ir. M. Paula Silva Leite, CMP
(Publicado no folheto mensal "Dia da Aliança", Junho 2013)

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Mãe Peregrina no Centro Social Paroquial da Branca


Durante o mês de Maio a Imagem da Mãe Peregrina das Educadoras, da Diocese de Aveiro, esteve no Centro Social Paroquial da Branca. Nesse mês dedicado a Nossa Senhora, crianças e pais aderiram às propostas das educadoras e desenvolveram trabalhos muito originais, com pedidos e agradecimentos à Mãe Peregrina. Os mesmos foram trazidos ao Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro, de onde partem as Imagens da Mãe Peregrina.

 
O P. Carlos Alberto, no final de uma Eucaristia, abençoou todas as famílias que participaram nesta iniciativa e algumas pagelas da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, com pequenas orações, para serem entregues a todas as famílias da Instituição. Que Nossa Senhora, a Mãe Peregrina, continue a peregrinar com cada família, distribuindo as graças especiais deste Santuário.

MP

Renovação das Promessas Matrimoniais no mês de Junho


No mês de Junho, como acontece no segundo domingo de cada mês, celebramos a renovação das promessas matrimoniais na missa das 18 horas, no Centro Tabor. O casal chefe da Liga das Famílias e um outro casal, que veio à missa sem saber desta celebração, renovaram as suas promessas e receberam uma lembrança: uma dezena do terço oferecida pela Liga das Famílias.

MP

domingo, 16 de junho de 2013

Peregrinação da Campanha da Mãe Peregrina ao Santuário de Aveiro no mês de junho

 
A Campanha da Mãe Peregrina organiza, no Santuário de Aveiro, duas peregrinações anuais para as famílias que recebem a imagem da Mãe Peregrina em suas casas. No dia 9 de Junho recebemos peregrinos das dioceses de Aveiro e Porto. Chegaram por volta das 10 horas, em grupos organizados, de autocarro ou de carro, trazendo as imagens da Mãe Peregrina e foram acolhidos no Santuário. Na parte da manhã, no salão, tiveram introdução ao tema: "Rainha da Nova Evangelização da Europa", durante o qual puderam "vivênciar" a coroação da Auxiliar da Europa que se realizou no ano passado, em Schoenstatt.
 
 
Um dos momentos mais aguardados depois do almoço é o terço. Pelo recinto do Centro Tabor, rezaram e cantaram, levando as imagens da Mãe Peregrina. Os mistérios do terço foram meditados com exemplos vividos que ajudam e incentivam para a própria vida.
 
 
Depois da Santa Missa celebrada pelo P. Carlos Alberto, os missionários da Mãe Peregrina renovaram o seu compromisso, rezando a consagração de missionário, junto ao Santuário. Na despedida, para muitos destes peregrinos é um "até ao ano, se Deus quiser", mas para todos é a certeza que ao longo de todo o ano se reza no Santuário nas suas intenções.
 
 
Ao longo do dia os peregrinos tiveram oportunidade de conhecer ou conhecer melhor os Secretariados do Padre Kentenich e da Ir. Emilie Engel, que estão ao serviço dos Processos de Beatificação e, especialmente, das pessoas que precisam de ajuda ou procuram orientação nos seus caminhos de vida. P. Kentenich e Ir.Emilie ajudaram muitas pessoas durante as suas vidas, mas agora ajudam muitas mais a partir do céu.
 
A próxima Peregrinação é no dia 14 de Julho.
Participe desta grande festa a Nossa Senhora, a Mãe Peregrina.
 
MP
 


Irmãs de Maria de Schoenstatt levam (também) a Mãe Peregrina ao Papa Francisco

4 Irmãs de Maria junto ao Papa Francisco
 
No mês passado, Irmãs de Maria de Schoenstatt puderam estar numa missa celebrada pelo Santo Padre, na Casa Santa Marta. No final, tiveram a oportunidade de saudar o Papa Francisco e uma das Irmãs mostrou-lhe a Mãe Peregrina, juntamente com o livro italiano da Campanha da Mãe Peregrina.
A Mãe Peregrina de Schoenstatt é um meio de evangelização ao serviço da pastoral paroquial. Ela vai pelas ruas, de casa em casa, como Portadora de Cristo. Maria, que foi coroada no ano passado, pelos filhos de Schoenstatt, como Rainha da Nova Evangelização da Europa, é a Grande Missionária. Ela continua a convocar-nos para a missão, num compromisso maior com a Igreja e nas nossas paróquias, especialmente neste Ano da Fé e Ano da Missão em Schoenstatt. Vamos levar a MTA para todas as famílias, para todos os corações.

MP


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Editorial de Junho 2013 - Santuário Original


A notícia sobre o Santuário Original tornou-se um verdadeiro fenómeno internacional para toda a Família de Schoenstatt. Naquele dia 22 de Maio, a novidade espalhou-se pela net, pelos mails, facebook e várias outras plataformas. Ao início, a alegria ainda levava a dúvida se seria verdade mas, pouco a pouco, “o santuário é nosso” tornou-se um grito de júbilo que nos uniu.
Nesse dia sentimo-nos ainda mais ligados, entre nós e ao Santuário Original, e assim, antecipamos o espírito do 18 de Outubro de 2014: a partir do santuário original, somos uma Família ligada internacionalmente, unida pela Aliança, abraçando uma mesma missão.
Como Família de Schoenstatt, vivemos da expressão Cor Unum in Patre - um só coração no Pai - e neste tempo, essa realidade vai-se estendendo ao que poderemos chamar também Cor Unum in Santuarium. 
De facto, o pulsar do coração do nosso Pai e Fundador confunde-se com a força da presença de Maria no Santuário. A sua fé no acontecimento do 18 de Outubro de 1914 marcou toda a sua vida porque nesse dia, Nossa Senhora escolheu o Santuário de Schoenstatt como lugar privilegiado para a Sua missão no nosso tempo. E Schoenstatt vive dessa fé! 
“Ela transmitiu ao lugar de Schoenstatt e à Família de Schoenstatt, de um modo original, a missão que Ela tem para o tempo actual.” (PK, 1966) 
O Santuário Original e os Santuários de Schoenstatt em todo o mundo, não são apenas uma capelinha dedicada a Nossa Senhora. Pela Aliança de Amor, Maria aceitou fazer dele um lugar da Sua presença, ali estabeleceu a Sua morada, o seu trono de graças. Esse é o mistério do qual vive Schoenstatt e por isso não queremos deixar de manter vivo o fogo da Aliança, pela entrega generosa ao capital de graças. 
No dia 22 de Maio, o Santuário Original tornou-se vitalmente o epicentro das celebrações do 2014 e Nossa Senhora desafia-nos a pormo-nos a caminho. Estamos a entrar num ano jubilar, celebrado em todo o mundo e de múltiplas maneiras, e tudo conduz a um mesmo lugar e a um mesmo momento: o 18.10.14 no Santuário Original!

Padre José Melo
Diretor Nacional do Movimento 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Projeto da Campanha da Mãe Peregrina para Bebés, na Missão Jubilar de Aveiro

 
A Campanha da Mãe Peregrina aderiu à proposta da Missão Jubilar para o mês de maio, na diocese de Aveiro. Em algumas creches, o VIVE (mascote da Missão Jubilar) convidou a Mãe Peregrina para visitar as famílias dos mais pequenos. A proposta era conhecer melhor a Santa Joana Princesa, Padroeira da Diocese, e incentivar a peregrinar ao seu túmulo. Para isso a Mãe Peregrina, junto com o VIVE convidava, em cada lar, a ler e ouvir uma história sobre a Santa Joana e no final desafiava pais e filhos a embelezar, com colagens originais, o vestido da pequena princesa.


Levar e trazer a Imagem da Mãe Peregrina com o kit do pequeno missionário é sempre um momento de alegria, pois a criança não leva uma coisa qualquer para casa, ela leva a "Mãezinha do Céu".

MP

Nomeado novo bispo do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt

 
O P. Michael Gerber, 43 anos, membro do Instituto Secular dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt foi ontem nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Freiburg, na Alemanha. A consagração episcopal será no dia 8 de setembro de 2013, no aniversário da bênção do "Santuário de todos nós", o Santuário de Belmonte - Centro Internacional de Schoensattt em Roma do qual o novo Bispo Auxiliar é especialmente responsável por parte da comunidade a que pertence. 
 
 
Toda a Família de Schoenstatt se alegra com mais esta nomeação do Papa Francisco.
Cordiais felicitações ao novo Bispo Auxiliar e à sua Comunidade Sacerdotal. Em Aliança Solidária rezemos pelo novo Bispo Auxiliar desta Comunidade, assim como pelos outros que pertencem ao Instituto dos Sacerdotes de Schoenstatt: o Arcebispo Robert Zollitsch, Arcebispo de Freiburg e Presidente da Conferência Episcopal Alemã, o Arcebispo Ignácio Sanna, da Sardenha e o Bispo Fausto R.Mejia de Francisco de Macorís, na República Dominicana.
 


Santuário de Schoenstatt no Rio de Janeiro: Lugar de catequese na JMJ


 O COL, (Comité Organizador Local) da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, publicou no dia 6 de junho os 273 locais da Catequeses que decorrem no dia 24, 25 e 26 de julho.
O Santuário Tabor Redenção da Família, da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, para onde estão a ser enviados os terços da Campanha "Rezei este terço por ti!", é um dos lugares escolhidos.
O P. Arnaldo Rodrigues, responsável pelo Sector de Preparação Pastoral, do COL, diz que  “a catequese é o coração da Jornada Mundial da Juventude.” É ali que o jovem está mais perto dos bispos e em vivência de grupos com “momentos de animação, oração, pregação e perguntas dos peregrinos… Durante as catequeses, o jovem tem a oportunidade de estar perto do bispo catequista, tirar dúvidas e refletir sobre o tema da jornada.”
Calcula-se que aproximadamente mil jovens chegarão ao Santuário em cada manhã de catequese, que será no idioma português, e ali receberão também o pequeno almoço. Ainda não está publicado o nome dos bispos responsáveis por essas manhãs.
O Santuário de Schoensattt está muito perto do Rio Centro, onde se reunirá o maior número de jovens para as catequeses e onde haverá um intenso programa, inclusive a visita do Papa Francisco. Rezemos para que nesse Tabor, a Mãe conquiste muitos corações juvenis para serem alegres missionários de uma Cultura da Aliança.

Fonte: www.maeperegirna.org.br

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Direi sem medo "Farei tudo o que Ele me disser"


Neste momento, e depois dos outros testemunhos, eu começo por dar graças a Deus por estar aqui. E começo também por agradecer à Xana por, ao longo do tempo me ter desafiado a peregrinar. Como não pertenço ao movimento, no inicio achei interessante o que ela me contou, depois verifiquei que não bastava achar interessante, era preciso viver esta experiência para perceber melhor, e aqui estou e não vim sozinha.
Este ano foi a segunda vez que fiz esta peregrinação. Da primeira vez peregrinei três dias, este ano, apenas um dia e, tal como a Xana, também agradeço todos os dias a todos os anjos da guarda que me acompanham e me ajudam a encontrar no dia a dia da vida os diversos "Santuários Vivos" que me ajudam a "caminhar pelas pedras" e fazer delas um caminho suave, tranquilo e acima de tudo um caminho preparado para que eu possa dizer sem medo que "Farei tudo o que Ele me disser". É muito importante saber dizer isto de coração, se o dissermos de coração, se sentirmos esta confiança bem cá dentro, tudo vem ao nosso encontro! Maria, a mãe de Jesus, também confiou plenamente.
É isto que também eu tenho tentado fazer em cada dia da minha vida que, de facto, nos últimos tempos tem sido uma peregrinação com algumas pedras bem duras mas… eu sou uma das pessoas que está nesta imagem e precisamente naquela posição, em pleno santuário, de frente para o altar, eu li em letras bem grandes: “Não tenhais medo.” Ao ler isto disse para o meu marido: “Vamos acreditar, tudo se há-de resolver.” E ele respondeu: “Sim, vai correr tudo bem, confia”.


Peregrinar juntos este ano, apesar de pouco tempo, também nos fez parar e ouvir o silêncio envolvente, particularmente o silêncio dos jovens que foi no ano passado o que mais me surpreendeu e me fez pensar: “afinal vale a pena investir, quero fazer este trabalho para um dia ver a minha filha assim.” Este ano o silêncio, por sua vez, fez-nos ouvir o nosso coração e principalmente perceber que Deus nos pede para "Peregrinar e não caminhar", outra expressão que gostei de ouvir e que é exactamente o que é preciso para assim fazermos um verdadeiro caminho em direcção à santidade.

Três dias ou só um, espero peregrinar mais vezes.

Obrigada por tudo.

Sara Andrade
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...