sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Missão Jubilar da Diocese de Aveiro aponta ao futuro

 
Aveiro, 05 dez 2013 (Ecclesia) – D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, na mensagem de dezembro convoca os fiéis a participarem no “Dia da Missão”, este domingo, um dos últimos atos da Missão Jubilar que assinala 75 anos da restauração da diocese.
“Vamos mostrar ao mundo o rosto feliz e missionário da Igreja de Aveiro. Este rosto espelha-se no rosto vivo, cheio de fé, de esperança e de amor da Igreja no seu todo: crianças, jovens, adultos, famílias, paróquias, serviços, movimentos, instituições e associações”, revela o bispo da Diocese de Aveiro.
“Convoco-vos, irmãos e irmãs, para o Dia da Missão. Quero celebrar nesse dia, em Aveiro, com todos”, escreve o prelado na mensagem de dezembro.
Para D. António Francisco dos Santos, “a Igreja é por natureza encontro e comunhão”, por isso, pretende “inundar as ruas de Aveiro” e “mostrar o encanto da fé: “Vamos sentir a força da nossa comunhão, vamos afirmar a alegria de estarmos juntos na oração, na celebração da Eucaristia e no convívio. ‘Vive esta hora’ e faz parte desta Festa!”.
“’Um dia eu vou... Hoje é o dia!’” é o mote para a celebração deste domingo, 8 de dezembro, quando a partir das 9h00 cada arciprestado se reunir num local diferente da cidade e em caminhada dirigem-se ao lugar da Eucaristia.
Neste dia, o símbolo da missão, que assinala os 75 anos da restauração da diocese, um barco que foi dividido pelas 101 paróquias da diocese vai-se “refazer” para ser “definitivamente testemunho da unidade da Igreja diocesana” e vai ser colocado em lugar público da cidade para “afirmar para o futuro a Missão” que são “chamados a servir”, explica o bispo.
D. António Francisco dos Santos destaca a dimensão cultural “valorizada” ao longo de 2012/2013 e recorda algumas das múltiplas iniciativas para informar que “a unir o dia da Memória e o Dia da Missão” vão realizar um “concerto comemorativo da restauração da Diocese”, a 10 de dezembro, na Sé de Aveiro.
O Dia da Memória, vivido e celebrado a 11 de dezembro assinala os 75 anos da restauração da diocese através de D. João Evangelista de Lima Vidal que executou a bula “Omnium Ecclesiarum”, do Papa Pio XI, assinada a 24 de agosto de 1938.
“Sabemos que a nossa fé acontece a partir do testemunho dos que nos precederam na vida e na fé. É por isso que neste dia queremos fazer memória de todos esses cristãos que nos legaram o dom da fé e trilharam antes de nós o caminho das bem-aventuranças”, desenvolve o prelado.
Nesse sentido, a eucaristia de ação de graças será uma “grande celebração” presidida pelo bispo diocesano, às 19h00, na Sé de Aveiro.
Segundo o bispo de Aveiro, “um Ano da Fé não se encerra, uma Missão Jubilar não se conclui” por isso o futuro exige que nada se perca “do bem que Deus” começou durante este ano.
“Temos caminho andado, alegria vivida, entusiasmo sentido e vontade de caminhar” Ganhamos dinamismos que devem permanecer e continuar”, considera D. António Francisco dos Santos que pretende que o tempo do Advento, “que prepara o Natal”, seja também uma preparação “do tempo futuro” na vida e na ação pastoral da Igreja Diocesana de Aveiro.
A Missão Jubilar da Diocese de Aveiro vai estar em destaque este domingo nos programas ECCLESIA (Antena 1, 06h00) e «70x7» (RTP, 11h22).
CB/O
Fonte: Agência Ecclesia 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...