Em vários países, vem surgindo a iniciativa de fundar
Jardins de Infância onde é aplicada a pedagogia de Schoenstatt. Essa pedagogia
é inspirada na missão e visão filosófica, pedagógica e sacerdotal do Padre José
Kentenich, e seu objetivo comum é “Educar para a vida”.
Muitos desses Jardins funcionam como Pré-escola dos
Colégios de Schoenstatt; outros são independentes e funcionam também como
berçários. As diversas atividades dessas instituições têm por objetivo
transmitir valores para as crianças e ajudá-las a viver o amor que lhes é
dedicado.
Formar seres únicos e vinculados
Os Jardins de Infância de Schoenstatt consideram a
educação sob os seguintes aspectos: religioso, social, afetivo, cognitivo,
psicomotor e cultural; buscam formar nas crianças a consciência de que cada uma
delas é um ser único, individual e autônomo, incutindo o amor ao próximo como
ideia fundamental do que realmente significa ser filho de Deus, favorecendo a
formação de vínculos, o trabalho em equipe, buscando ser parte da projeção do
lar e transmitindo às crianças nossos valores e uma espiritualidade sólida.
O principal é conseguir que a criança, no início da
socialização com outras crianças, viva em um ambiente alegre e de muito
carinho, a partir do amor, com o cuidado individual que cada um recebe.
A família das crianças cumpre um papel fundamental
para que sejam alcançados os objetivos de ensino na etapa de educação inicial;
por isso, explica-se aos pais a filosofia dessas instituições, de maneira que a
missão da educação desses pequenos seres humanos seja uma tarefa conjunta:
escola e família.
“É a soma
dos pequenos gestos de amor que faz com que a criança seja feliz, ajudando-a a
desenvolver seus talentos, para que hoje e amanhã saiba que é aceitada e amada,
que pode ajudar a melhorar o ambiente em que vive”.
Fonte: Schoenstatt.org/pt
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