sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A MTA na Casa Diocesana


Realizaram-se as Jornadas de Formação Permanente do Clero de Aveiro na Casa Diocesana de Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha. Foi com alegria que nos chamou atenção, ao ver esta fotografia, que ao fundo está a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. É precisamente a imagem que durante anos teve o seu lugar numa capela anexa na igreja da Gafanha da Nazaré e que, depois de recuperada e restaurada pela Família de Schoenstatt de Aveiro, foi oferecida novamente.
Que Maria, a Mãe e Rainha dos sacerdotes, a partir do Santuário de Schoenstatt onde todos os dias no final da Santa Missa as Irmãs de Maria e o povo rezam pelos sacerdotes, os abençoe, os proteja e ajude a Igreja Diocesana nos desafios atuais, especialmente na falta de vocações sacerdotais.
D. António Francisco dos Santos recordou que em 10 anos a diocese perdeu 38 padres. “Éramos 115 há dez anos atrás, somos 77 agora”, anotou, pedindo a cada padre e a cada diácono o empenho numa pastoral vocacional que chame, proponha e testemunhe a alegria de servir a Cristo com alegria e entusiasmo. “Ninguém nos substituirá nesta missão da pastoral vocacional”, disse D. António Francisco. Ainda lembrou que a Missão Jubilar é a hora oportuna para refletir e agir no sentido de “sermos Igreja que vive a mesma fé na abertura à novidade de Deus e à ousadia do Espírito”. E afirmou: “As estruturas diocesanas são meios e não fins. Não basta que existam, é preciso que funcionem para servir as pessoas e sermos melhor Igreja”.
 
MP

Para ler sobre esta jornada: http://www.diocese-aveiro.pt/v2/

Sem comentários:

Enviar um comentário