segunda-feira, 2 de abril de 2012

O nosso pedaço de céu, é que agora, podemos mesmo dizer NOSSO!


 Maria Elena Vilches. O dia começou muito cedo, ainda estava escuro e muito frio. Às 6.00h já se via movimento no Santuário e sentia-se o espírito de um grande dia de festa. Este Domingo de Ramos é já um marco da história do Movimento de Schoenstatt em todo o mundo. Depois de muitas negociações, deu-se finalmente o passo! A partir de hoje, 1 de Abril de 2012, a administração do Santuário Original, passa finalmente para as mãos dos Padres de Schoenstatt. É um momento do céu! O nosso berço, a nossa fonte original de graças, passa hoje para as mãos dos Padres de Schoenstatt, com tudo o que isso implica para todos nós. Dele brotarão- qual manancial – ainda com mais força, torrentes e torrentes de graças que se irão traduzir em obras. Recuperámos o nosso querido Santuário, do qual a nossa querida MTA tomou posse naquele dia 18 de Outubro de 1914, respondendo ao pedido do nosso Pai e Fundador e dos jovens que se uniram àquela “bendita ideia predileta” do nosso Pai.


A Missa teve início às 7.00h da manhã; foi presidida pelo Pe. Michael Marmann – Novo Reitor do Santuário Original. O Pe Egon Zilikens e sete sacerdotes oriundos de todas as partes do mundo foram os cocelebrantes desta celebração eucarística. O Pe Marmann fez uma breve introdução em alemão, que foi traduzida para inglês e espanhol, de modo a facilitar a compreensão de todos os participantes.

A alegria que sentimos neste momento recorda-nos a hora da Fundação

O Pe. Marmann saudou os presentes e também todos aqueles, que nas suas casas, se uniram à transmissão em direto da Santa Missa, através da Schoenstatt TV. Aproveitou para apresentar o casal Folhoffer da Áustria que, a partir de hoje, será sacristão do Santuário. “A alegria que sentimos neste momento recorda-nos a hora da Fundação” – disse o Pe. Marmann.
Não poderíamos deixar de agradecer … em primeiro lugar ao Deus da vida e da história e à Mãe de Deus. Agradeceu também aos irmãos pallotinos que durante tanto tempo estiveram ao serviço deste Santuário e aos muitos sacerdotes que celebraram aí a Santa Missa. Expressou também o seu anseio em que este lugar de graças se converta também num lugar de uma nova amizade com os pallotinos, como irmãos no Senhor.

Um novo começo importante 

O novo Reitor disse ainda que, com este dia começa uma nova etapa na história deste lugar santo, que toda a Família de Schoenstatt se une a este momento e a este lugar de origem a partir dos Santuários filiais, Casas de Formação, bem como Santuários lar e Santuários Coração.
Durante a Missa viveu-se o espírito internacional da Famíla. As leituras, os cânticos, as petições foram feitas em vários idiomas, alemão, inglês, espanhol, português e polaco. Todos se uniram sem se importarem com o seu país de origem. A única coisa importante era a ideia “O Santuário é nosso”.

Não acreditamos que estamos aqui 

Casal Fellhofer da Austria - sacristães do Santuário Original

No final da celebração todos os presentes se cumprimentavam e felicitavam por este grande dia de festa. Fora do Santuário onde muitos participaram da celebração, (apesar do frio intenso que se fazia sentir) ouviam-se comentários cheios de alegria pela experiência vivida “Não podemos crer que estamos aqui JUSTAMENTE neste dia”, dizia um casal da Argentina.
A partir de hoje o Santuário estará aberto desde as 6.00h até às 21.00h, a esta hora será dada uma bênção. Neste ano da corrente do Santuário, toda a família de Schoensttat poderá unir-se a este momento, diariamente.
Realmente não posso imaginar como será o céu se quando estamos no Santuário nos sentimos assim… o nosso pedaço do céu, e agora bem podemos dizer NOSSO!

Tradução: Maria de Lurdes Dias, Lisboa, Portugal
Vídeo da Missa: www.schoenstatt-tv.de



Sem comentários:

Enviar um comentário