quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Peregrinação ao Santuário Original de Schoenstatt

Coroação da Imagem Auxiliar como Rainha da Nova Evangelização da Europa
8 de Setembro de 2012

A 8 de Setembro de 2012 a Imagem Auxiliar para a Europa, da Campanha da Mãe Peregrina será coroada como "Rainha da Nova Evangelização da Europa".
Todos os países europeus onde existe a Campanha da Mãe Peregrina estão unidos neste grande desígnio - implorar à Mãe Peregrina que reine na Europa e nos ajude a torná-la mais cristã a partir das famílias.
Será organizada uma peregrinação Europeia. Portugal, terra de Santa Maria, também quer estar presente. Todos somos convidados a participar nesta grande peregrinação internacional a Schoenstatt.


Existem duas propostas:
Uma peregrinação de 6 dias, com partida a 4 de Setembro de 2012 e regresso a 9 de Setembro de 2012. Inclui visita pelos lugares de Schoenstatt, Colónia, Gymnich (terra natal do Padre Kentenich), Metternich (túmulo da Irmã Emilie Engel) e passeio de barco pelo Rio Reno.

Ou uma peregrinação de 3 dias, com partida a 7 de Setembro e regresso a 9 de Setembro de 2012.
Esta modalidade permite apenas participar na celebração da coroação em Schoenstatt no dia 8 de Setembro de 2012.

As inscrições estão abertas e decorrem até 28 de Janeiro de 2012.

Para mais informações ou inscrições:
Santuário de Schoenstatt de Lisboa ou pelo mail campanhamo.lisboa@gmail.com

Santuário de Schoenstatt de Aveiro (Centro Tabor) ou pelo mail - campanhamaeperegrina.pt@gmail.com

"Numa Europa em mudança, construímos com Maria."

A Equipa do Blogue

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Conquista o Santuário - Assume a Missão!


O Encontro da JFS decorreu nos dias 18 e 19 de Novembro sob o lema do ano: "Conquista o Santuário - Assume a Missão". Participaram 38 jovens. Foi um encontro que contou com uma presença muito especial: a Ir.Maria Teresa, da Argentina. Ela veio de Schoenstatt para uma visita a Portugal. Dedicou uma hora para dialogar com as jovens, que fizeram muitas perguntas sobre a juventude da Argentina e também sobre a sua vocação e tarefa atual. À hora do lanche fez-se um pequeno agradecimento com uma rosa e um cartão personalizado e com as assinaturas de todas. Para nossa surpresa, afinal foi a Ir.Maria Teresa que acabou por presentear cada uma com um chocolate. A alegria reinou e os ecos sobre a sua presença foram muitos e bonitos.


No Ano do Santuário, tudo "gira" à sua volta. O Encontro foi preparado com muito carinho, começando com o empenho de duas jovens que dedicaram toda a tarde a fazer a sobremesas e pequenos Santuários, que apesar de não serem "perfeitos" em aparência, estavam deliciosos.


Depois da missa do dia 18, reunimo-nos na Casa Mater para dar início ao Encontro. A noite foi de convívio. Começou com uma breve apresentação, uma vez que estavam algumas jovens novas e depois de uma boa divisão por grupos iniciou-se o jogo sobre o Santuário, com perguntas, mímica e outras dinâmicas. As equipas defendiam um herói de Schoenstatt e o vencedor seria o herói a ser apresentado pela JFS na missa do próximo dia 18.


Depois desta "santa luta" de heróis, seguiu-se a vigília no Santuário, apesar do frio e da chuva e da hora tardia. Porém o espírito de herói estava bem presente e foram momentos para estar com Deus, com a Mater e consigo mesmo.


De manhã, o dia começou com ritmos bem dinâmicos para acordar bem, depois de uma noite bem curta. A boa disposição e alegria reinavam.  


Durante o dia, pudemos aprofundar ideal da JFS através da partilha e traçar objetivos. Durante uma hora, à tarde, tivemos uma atividade com as Apóstolas de Maria, as mais pequenas do Ramo da Juventude Feminina.  Construíram muitos pequenos santuários em 3D, que são uma proposta para a aspiração do Advento, para toda a Família de Schoenstatt. Queremos conhecer e conquistar tudo o que pertence ao Santuário.
O Encontro terminou com três testemunhos de elementos da JFS, com maneiras diferentes de estar e viver como JFS. Foram exemplos de vida bem concretos que incentivaram e motivaram a lutar, ainda mais, pelos ideais da JFS, que são fundamento para toda a vida.
MP 

 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Campanha de Advento 2011 da Juventude Feminina de Schoenstatt


Neste Advento, o nosso caminho vai até ao Santuário. Queremos conquistá-lo, preparando-nos em cada dia com uma contribuição especial. Cada símbolo do Santuário deverá ajudar-nos para que a nossa preparação espiritual seja vivida no Santuário, "onde Cristo nasce de novo". O Santuário é "Belém" para os dia de hoje. Vamos fazer do Santuário o nosso lar, a nossa casa. Vamo-nos tornar familiarizados com tudo o que pertence ao Santuário, para assim podermos, acolher melhor Jesus no Dia de Natal.

Como funciona?
Cada dia em que conscientemente, oferecemos algo a Nossa Senhora - uma alegria ou sofrimento - recortamos uma imagem e colocamos dentro do Santuário (pelo telhado). Podemos fazê-lo de maneira original: por exemplo, hoje faço uma pausa para estar uns minutos com Deus, então posso colocar o banco; hoje vou ler algo na Sagrada Bíblia, então coloco a Bíblia. Uma atitude régia, poderá servir para colocar a coroa; anuncio Jesus, coloco o ambão; vou à Missa, coloco o altar.
São apenas exemplos e incentivos. Cada um, cada família deverá fazer o seu caminho para se tornar, cada dia, um pouco melhor.
Existem tantos símbolos, quantos os dias do Advento.
No dia de Natal, podemos abrir a Porta do Santuário.

Se ainda não está a realizar esta campanha de Advento, procure o Santuário e os símbolos que o acompanham, no Centro Tabor e faça também do Santuário o seu "Belém".

A Equipa do Blogue

Dia da Aliança no Ano do Santuário


No dia 18 de Novembro, festejamos o primeiro Dia da Aliança no Ano do Santuário. Por isso, tivemos algumas alterações, que pretendemos manter durante este ano. Queremos dar mais vida ao nosso lema: "Teu Santuário, nossa Missão!" e por isso temos que conhecer melhor a vida gerada no Santuário. Um dos meios é conhecer melhor a vida dos nossos heróis, não para os copiar, mas sim, para nos deixarmos inspirar para o nosso caminho original de santidade. Cada celebração do Dia 18 é preparada por um Ramo e toda a dinâmica é de sua responsabilidade. Em cada mês vai-se apresentar um herói de Schoenstatt. Este mês, a celebração foi da responsabilidade do Ramo das Famílias e este apresentou um herói das suas fileiras: o Dr. Fritz Kühr, do Instituto das Famílias de Schoenstatt.


Dr.Kühr, alemão, era casado com Helena Keespe. Para grande pesar do casal, não tiveram filhos. Por causa de suas atividades político-sociais e envolvimento nos partidos políticos durante a segunda guerra mundial,  é preso em Março de 1938 e levado para o Campo de Concentração de Dachau, onde passa quase cinco anos e meio. Ali trabalha na parte administrativa. No "inferno" de Dachau, o Dr. Kühr conserva a sua dignidade e atitude cristã. Aproveita a sua posição para ajudar muitos dos prisioneiros. Conhece, então, o P. Kentenich e dele capta a ideia a respeito da formação do homem novo na nova comunidade. Nesta visão do Padre Kentenich, encontra o que tanto buscava nas suas reflexões pessoais. Com o seu ideal pessoal como meta, coloca-se à disposição do Padre Kentenich, no meio dos horrores de Dachau, para a fundação da Obra das Famílias. Assim, no dia 16 de Julho de 1942, o Dr. Kühr, pelas mãos do Pai e Fundador, faz sua consagração e torna-se o primeiro noviço do Instituto de Famílias de Schoenstatt. Em 1947, depois de dez anos sem ver sua esposa, consegue viajar ao Brasil, onde ela estava desde 1938, para ficar ao seu lado até o dia de sua morte, no ano de 1950. Quando o Padre Kentenich visitou o Brasil, encontrou-se com o Dr. Kühr e deu-lhe orientações para sua vida pessoal. Dr. Kühr ofereceu, conscientemente, o seu sofrimento e a sua morte pela missão que abraçara no dia de sua consagração.


Como em cada dia 18, terminamos a celebração no Santuário, desta vez, debaixo de uma chuva torrencial, que não nos permitiu queimar o Capital de Graças. Como a frente do Santuário está, ainda, protegida por um toldo, foi possível ficarmos à volta da imagem do Pai e Fundador, renovando a nossa Aliança de Amor.
MP

domingo, 27 de novembro de 2011

Inicio do Advento - 1º Domingo - Vigiai


"O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!"
(Marcos 13, 33-37)

O Advento começa com este grito de Jesus, várias vezes repetido: Vigiai!
Põe-te alerta. Prepara-te.
O Advento é tempo das surpresas. E se não estás atento, vigilante, elas passam-te ao lado e a tua vida fica na mesma.
Vigia, fica atento, porque Deus vai aparecer na tua vida. De surpresa. Onde menos esperas. De formas que nem imaginas.
Vigia. Prepara-te para encontrar o inesperado.
(Do livro Rezar no Advento - Ano B - Edições Salesianas)


Na escola do presépio...
A Família de Nazaré baseia-se e funda-se na rocha firme do amor. É aí que começa o presépio, depois claro está, da amorosa iniciativa de Deus, de escolher José e Maria, para serem a família terrena de Jesus. Maria e José, porque vigilantes e atentos um ao outro e à voz de Deus, contribuem de forma especialíssima para a concretização da História da Salvação.
A Palavra de Deus é desafio constante à vigilância. "Vigiai" é imperativo que nos inquieta e nos compromete.


Na construção do presépio...

Colocamos no nosso presépio a CASA ou a CABANA, porque é a base do presépio, tal como o Amor é a base da família que vigia.


"Família, Esperança e Dom" é o lema que a nossa Diocese de Aveiro, nos propõe para este Advento-Natal,  2011/2012.

"Dentre essas numerosas estradas, a primeira e a mais importante é a família: uma via comum, mesmo se permanece particular, única e irrepetível, como irrepetível é cada homem; uma via da qual o ser humano não pode separar-se. Com efeito, normalmente ele vem ao mundo no seio de uma família, podendo-se dizer que a ela deve o próprio facto de existir como homem.
(Carta do Papa João Paulo II às famílias, 1994).

Fami e Paulo

Nota: Para a elaboração deste texto, foi utilizado o guião da Diocese de Aveiro, elaborado pela Vigararia da Educação Cristã, para a Caminhada de Advento - Natal, 2011/2012).

sábado, 26 de novembro de 2011

Coroas do Advento


No principio era apenas um amontoado de verdes


Mais algumas folhas douradas e prateadas


Mais umas quantas esponjas verdes



Juntando a estes elementos, trabalho, muito jeito e bom gosto, obtém-se...

... Coroas do Advento

A Liga das Famílias do Movimento de Schoenstatt, vai vender durante o fim de semana, as Coroas do Advento que nos vão acompanhar até ao Natal.
Após um serão de trabalho (ontem), as coroas estão ao dispor para quem as pretender comprar.

Fami e Paulo

Melhorar o serviço aos peregrinos


Em dias de festas litúrgicas ou de peregrinações, o nosso salão, onde se celebram as Eucaristias do fim de semana, torna-se muito pequeno para acolher tantos peregrinos, como aconteceu há duas semanas atrás, quando este local foi altar para os padroeiros das paróquias do Arciprestado e acolheu muitos peregrinos que, corajosamente, debaixo de chuva, peregrinaram a pé desde as suas paróquias.


Assim, foi colocado um ecrã no hall do salão, que transmitiu imagens do altar, em direto, para que todos pudessem acompanhar e participar mais ativamente da Santa Missa. Foi uma nova e boa experiência que provavelmente será para repetir em momentos que o justifiquem. Aproveitamos para agradecer à pessoa que disponibilizou todo o material e o seu trabalho.
MP

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

"Então, chegou à minha vida a 'Madonna' de Schoenstatt" - Princesa Sofia de Habsburgo


A esposa do príncipe Hugo Windisch-Graetz, conhecida pela princesa dos olhos azuis, concedeu uma entrevista na sua casa de Roma à revista espanhola "MujerHoy". A entrevista foi publicada no início deste mês. A princesa Sofia fala do seu trabalho como desenhadora de malas de senhora, da sua fé e da família, especialmente do momento mais difícil da sua vida: a morte do seu filho de 18 anos. Começa, precisamente, a falar sobre a nova coleção de malas, mas rapidamente passa para o tema fé e família, especialmente depois do golpe duro que a vida lhe deu com a perda do filho. É nesse contexto que ela fala da importância da sua fé e de como conheceu a Mãe Peregrina de Schoenstatt, que passou a fazer parte da vida da sua família.


Depois da morte do filho, quando não encontrou remédios para encontrar a paz, aí estava a fé. Deixamos aqui algumas questões colocadas pelo entrevistador:
H.C. Desde quando é que tem essa fé de que fala?
S.H. Fui educada na fé, mas foi em Espanha que a reencontrei, depois de passar por uma crise de identidade. A "Madonna" de Schoenstatt (Mãe Peregrina) entrou na sua vidaQuando apareceu na minha casa a Madonna Peregrina, só em olhar para ela sentia-me bem. Foi o caminho espiritual que segui, trabalhando com o meu marido. Não quero dizer que somos uns santos, mas sim, que estamos juntos nisto com os nossos filhos.
H.C. A sua fé foi fundamental na hora de encarar a tragédia da morte do seu filho?
S.H. Essencial. Sem essa fé não poderia viver. Poder estar com Deus faz-te sentir acompanhada, não tens esse vazio. O meu marido e eu, nos sentimos muito apoiados. Durante dias estivemos junto do Alexis (morreu no quinto dia, depois do acidente) e fizemos o pacto de estar os três juntos, sempre com Deus.
H.C. Estou impressionada consigo.

S.H. Hoje, continuamos com o grupo de Schoentatt e o sacerdote que no-lo mostrou.  Quando meu filho morreu, a primeira mensagem que eu enviei foi para esse padre. Pedi-lhe que viesse, porque não conseguia supera-lo. Perguntei-lhe para vir, porque não podia superar. Estava cheia de dor e graças a ele pudemos seguir em diante.

MP

Ler mais: http://www.hoymujer.com/Corazon/Paparazzi/Sofia-Habsburgo-esencial-para-653818102011.html

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Papa João Paulo II explica-nos o Advento


O cristianismo vive o mistério da vinda real de Deus

"Já estamos habituados à palavra "advento". Sabemos o que significa, mas precisamente pelo facto de nos termos familiarizado com ela, talvez não cheguemos a compreender toda a riqueza que esse conceito encerra.
Advento significa "chegada".
Assim, devemos perguntar-nos: quem é que chega? E porque vem?
Para esta pergunta, encontramos logo a resposta. Até os pequeninos sabem que é Jesus que vem, para eles e para todos os homens. Vem numa noite a Belém, nasce numa gruta que servia de estábulo para os animais.
Isto, que as crianças sabem, sabem-no igualmente os adultos que compartilham a alegria dos pequeninos e que na noite de Natal parece tornarem-se, também eles criancinhas.


Contudo, muitas são as interrogações que devemos pôr-nos. O homem tem o direito e mesmo o dever, de perguntar, para saber. Há ainda, porém, quem duvide e embora compartilhe a alegria do Natal, pareça estranho à verdade que ele encerra.
É por isso que temos o tempo do Advento, de modo que todos os anos possamos penetrar de novo nesta verdade essencial do cristianismo.
A verdade do cristianismo corresponde a duas realidades fundamentais que não podemos nunca perder de vista. Ambas estão intimamente ligadas entre si. E, precisamente, esta ligação é tão intima, que uma realidade parece explicar a outra. Esta é a nota característica do cristianismo. A primeira realidade chama-se Deus, a segunda, o homem.
O cristianismo nasce de uma relação particular entre Deus e o homem. 
É por isso que o cristianismo não é só uma religião de advento, mas é o próprio Advento.
O cristianismo vive o mistério da vinda de Deus até ao homem e com esta realidade palpita e pulsa constantemente. Ela é, simplesmente, a vida mesma do cristianismo. Trata-se de uma realidade ao mesmo tempo profunda e simples, aberta à compreensão e à sensibilidade de cada um dos homens e sobretudo de quem, por ocasião da noite de Natal, sabe tornar-se criança. Não foi em vão que, uma vez, Jesus disse: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não entrareis no reino dos céus (Mateus 18,3).
O Advento - como tempo litúrgico do ano eclesial - faz-nos voltar aos inícios da Revelação. E precisamente nos inícios encontramo-nos logo com a ligação fundamental destas duas realidades: Deus e o homem."
(Catequese do Papa João Paulo II sobre o Advento, em 29 de Novembro de 1978)

Fami e Paulo

Parabéns!

A Equipa do Blogue gostaria de dar os parabéns ao José Nuno, ex-elemento da Juventude Masculina de Schoenstatt, e à Rafaela, pelo seu Matrimónio. Foi no passado dia 20 de Novembro que estes dois jovens decidiram dar o seu SIM!


Desejamos aos recém casados muitos parabéns e votos de muitas felicidades. :)

A Equipa do Blogue

Inicio do Advento


No próximo Domingo, dia 27 de Novembro de 2011, tem inicio o tempo do Advento.
No Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro, a abertura do Advento terá lugar na Missa das 17 horas.
Todos estão convidados a participar no início desta caminhada, que nos vai conduzir até ao grande momento - o Natal.

A Equipa do Blogue

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Falar do Padre Kentenich é falar do seu Schoenstatt



No dia 16 de novembro de 2011, aniversário natalício do Padre Kentenich, a Família de Schoenstatt da Espanha ofereceu-lhe um fruto maravilhoso do Ano da Corrente do Pai, vivido em 2010/2011, como primeiro ano do triênio preparatório para o jubileu da Aliança de Amor: uma coleção de testemunhos pessoais sobre o Pai e Fundador da Família. Na sua saudação à Família de Schoenstatt espanhola, o Padre Carlos Padilla escreve o seguinte:
"Hoje, 16 de novembro, celebramos mais um aniversário natalício de nosso Pai Fundador. E por essa razão, compartilhamos com todos vocês um presente que lhe oferecemos  no seu aniversário natalício: este documento com testemunhos de vínculo com ele. Há um ano, em 18 de outubro de 2010, demos início ao ano de preparação para 2014, dedicado a nosso Pai Fundador e pensamos oferecer-lhe este presente.
Ao longo do ano, cultivamos nosso vínculo com ele. Muitas pessoas viram como, mediante as visitas a nossos oratórios em Madri e em Barcelona, ia crescendo o vínculo pessoal com o Pai. Ademais, cresceu o interesse por ler algo mais a respeito do Pai, por ir diretamente a essa fonte de vida. Algumas pessoas selaram a sua aliança filial com o Padre Kentenich ou a renovaram.
No mesmo espírito desta corrente de vida, quisemos recolher testemunhos de vínculo com o nosso Pai Fundador. Agradeço o esforço de todos os que compartilharam experiências tão pessoais que podem ajudar-nos a vincular-nos mais ao Padre Kentenich e agradeço o trabalho de todos os que os recolheram, dedicando muito tempo..."
"Falar do Padre Kentenich é falar de seu Schoenstatt", assim se pode ler num dos comentários. Um cordial agradecimento à Família de Schoenstatt da Espanha por ter compartilhado estas vivências com o Padre Kentenich.
Testimonios (pdf) - apenas disponível em espanhol
www.schoenstatt.org/es/uploads/material%20pdfs%20general/padre-kentenich/Testimonios%20P.%20Kentenich%202011.pdf

Boletín Informativo del Movimiento de Schoenstatt en Madrid


"Maria, a Mãe de Jesus" - Livro de Bento XVI para as crianças



Cidade do Vaticano (RV) – Acaba de sair nas livrarias italianas o livro “Maria, a mãe de Jesus”, em que o Papa Bento XVI narra a vida da Virgem Maria e as principais festas litúrgicas em sua homenagem.
O cardeal-arcebispo de Milão, Dom Angelo Scola, autor do prefácio, escreve que das várias representações de Nossa Senhora, o Pontífice detém-se numa, em particular, de tradição bizantina, a chamada “Virgem da Ternura”, que retrata o Menino Jesus com o rosto colado no de sua mãe.
O cardeal adianta ainda que ao ler o livro do Papa, as crianças poderão notar que a mãe de Jesus, “concebida sem pecado” é, na realidade, como nós: “Viveu as mesmas alegrias que nós, as mesmas dores, momentos felizes e momentos difíceis, fadigas como as nossas e o mesmo entusiasmo, sempre confiando e colocando-se nas mãos de Deus” – explica Dom Scola no prefácio, publicado pelo “L’Osservatore Romano”.
Quando chegam os momentos sombrios, Maria ensina-nos a não desanimar diante de coisas “que não funcionam ou vão mal”.
Ele convida as crianças a ler o livro do Papa e faz votos que, através dessas páginas, descubram que vale a pena viver e confiar em Maria. E sugere que se ajoelhem aos pés da cama e rezem todas as noites uma Ave Maria. “Eu faço-o e ajuda-me muito!” – garante o cardeal.
No livro de 48 páginas, ilustrado pelo italiano Franco Vignazia e editado pela “Piccola Casa Editrice”, Bento XVI percorre as etapas da vida de Maria através de todas as festividades litúrgicas que lhe dedica a Igreja.

Rádio Vaticano


terça-feira, 22 de novembro de 2011

O primeiro Santuário filial - Nueva Helvecia - Uruguai

Santuário de Nueva Helvecia

Como nasceu a ideia de construir um Santuário, igual ao Original?
"A Irmã Maria Clara tinha saído da Alemanha em 1938, com a ideia de construir um Santuário. Inclusive, trouxe consigo uma cópia do projecto do Santuário Original, sem ninguém saber.
A ideia de construir um santuário nasceu de uma necessidade imposta pelo apostolado. Em todas as casas, tanto na Argentina como no Uruguai, começamos imediatamente a trabalhar com grupos de Schoenstatt. Para isso era imprescindivel vincular as crianças, jovens e adultos com a fonte de graças: o Santuário.
Em 1941, surgiu o desejo unânime de construir um Santuário exactamente igual ao Original.
A Mãe de Deus fez-nos ver claramente que, para aqueles que não conheciam o Santuário, era impossível uma vinculação espiritual com um Santuário localizado na Europa e que pelos costumes e possibilidades daquele tempo, nunca iam poder visitar.
No início de Julho de 1942, durante a realização de um retiro espiritual, as vinte Irmãs de Maria, que estavam no Uruguai e Argentina, decidem partir para a construção dum Santuário.
Nesse encontro, chegaram às seguintes conclusões:
O Santuário a ser construído vai ser uma filial do Santuário Original e portanto deve permanecer sempre vinculado a ele. Quanto à sua eficácia, o Santuário filial recebe as graças que fluem do Santuário Original e por sua vez, aumenta o capital de graças dele. Vamos compará-lo a uma corrente subterrânea que flui a partir do Santuário Original e retorna enriquecida para ele.
Num quadro negro colocámos à direita e acima o Santuário Original e à esquerda em baixo o nosso Santuário. Ambos estão unidos por duas correntes. Mais tarde, que alegria tivemos quando o Pai e Fundador nos deu a mesma explicação gráfica que tínhamos feito, para esclarecer o problema.
Decidimos colocar a pedra fundamental em 18 de Outubro de 1942, como expressão dessa unidade.


No final de Novembro de 1944, chegou a resposta do Padre Kentenich a esta ideia de construir um Santuário filial:
"Na minha  prisão recebi a notícia que um novo Santuário tinha sido abençoado. Que a Mãe de Deus abençoe a todos os que se encontrem com Ela neste Santuário, que os transforme em homens e mulheres novos e os abrigue carinhosamente em seu coração. Que todos eles, sejam apóstolos ardentes que sem desanimar realizem os desejos de Deus."
Nueva Helvécia, Uruguai, o primeiro Santuário filial de Schoenstatt, foi benzido em 18 de Outubro de 1943."
(O texto integral foi escrito pelar Irmã Maria Ursula e publicado no site http://www.maeperegrina.com.br/,)

No ano da Corrente do Santuário, é importante conhecer um pouco da história do primeiro Santuário filial.

Fami e Paulo

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Jantar de São Martinho na Casa José Engling


No passado sábado, dia 19 de Novembro, decorreu na Casa José Engling, um jantar convívio, denominado "Jantar de São Martinho".
Registámos algumas imagens desse jantar, que partilhamos com todos aqueles que visitam este blogue.




Sendo um jantar de São Martinho, não poderiam faltar as castanhas:


Estão de parabéns todos aqueles que tornaram possível, ou de algum modo contribuíram para a realização deste jantar.

Fami e Paulo

domingo, 20 de novembro de 2011

Quem é a Irmã Maria Emilie Engel?


Uma singela espiga de trigo.

"Se o grão de trigo não cair na terra e morrer, ficará só, mas se morrer, produzirá muitos frutos" (João 12, 24). Esta frase da Sagrada Escritura se tornou realidade na vida de Ir. Maria Emilie. Este princípio básico que fecunda o Reino de Deus e o mistério da Redenção, foi também a fonte de forças de sua vida.
Em resposta a uma carta, Ir. Maria Emilie envia a uma Irmã um cartão com uma frase que significa muito para ela:
"Senhor, torna-me madura como um grão de trigo,
alimento para os famintos e desvalidos.
Que toda a minha vida seja uma oferenda, doação total,
então, estarei vazia de mim mesma e madura para a eternidade!"

Irmã Maria Emilie entregou a sua vida como o expressara em sua consagração: "Unida ao sacrifício de teu Filho…" Vê-se a si mesma como uma pequena Maria que, ao pé da cruz de Cristo, oferece todo o seu ser ao Pai. Com fé filial balbucia feliz: "Adoração, expiação, agradecimento e súplica". Agora Ele pode ler estas palavras a cada momento!" O que em sua limitação já não pode fazer, Ele o faz. Este pensamento a torna feliz.
A 20 de Novembro de 1955, entregou serena e tranquilamente a sua vida nas mãos de Deus, morrendo com fama de santidade.

Padre Kentenich crê na atuação de Ir. Maria Emilie a partir da eternidade e está convencido de que ela tem uma missão especial.
A tarefa de sua vida, sua entrega a Schoenstatt e a preocupação responsável por todos os que a ela se dirigem com confiança, continua.
Ir. Maria Emilie quer ajudar nas angústias e tribulações do homem moderno, por mais diversas ou existenciais que sejam; ela as conhece, pois as vivenciou.
(Textos extraídos do livro: Meu sim é para sempre – Sociedade Mãe e Rainha)

Para receber maiores informações sobre a vida e atuação de Irmã Maria Emilie escreva ao secretariadoirmaemilie@gmail.com

Na medida do possível, prestar-lhes-ei o auxílio necessário.

Irmã Maria Elisa Görck

sábado, 19 de novembro de 2011

Peregrinação do Arciprestado de Ilhavo ao Santuário de Schoenstatt


Pela ocasião da celebração da semana de oração pelas vocações, que ocorre todos os anos à volta do dia 2 de Fevereiro, festa da Apresentação do Senhor, o Arciprestado de Ílhavo tem vivido de forma especial essa semana. De Segunda a Sexta-feira, percorrendo uma a uma as nossas Paróquias (6), depois de uma tarde de adoração ao Santíssimo Sacramento, todos os Sacerdotes concelebram na Eucaristia das 20 horas, na paróquia onde, nesse dia, nos encontramos com todos os fiéis para rezar pelas vocações.

Este ano e por várias razões, realizamos esses dias de oração pelas vocações integrada na semana dos Seminários. Ao mesmo tempo, e porque o plano diocesano de pastoral nos convida este ano a celebrar a Família, realizamos a nível arciprestal a celebração do dia da Família. Assim, na vez de encerrar a semana de oração pelas vocações no Sábado, como vem sendo habitual, terminamos com uma peregrinação das Paróquias, ao Santuário de Schoenstatt.


Durante toda a semana fizemos uma maravilhosa experiência de família, reunidos em oração. É na comunidade que somos mais família, abrindo-nos aos outros e entregando a nossa riqueza interior. Esse foi o convite que o Senhor nos fez no Evangelho desse Domingo: não enterrar os nossos talentos, não nos fecharmos sobre nós mesmos nos nossos egoísmos mas abri-nos à comunidade dando o melhor da cada um. Só nessa doação total poderei chegar a ser a personalidade que Deus pensou para mim.
Fizemos um apelo aos Jovens, desafiando-os a uma entrega mais radical e géneros, consagrada ao Senhor, como doação de si mesmo a favor do Reino de Deus.


Às famílias também lançamos um desafio: tomando a Sagrada Família de Nazaré como modelo, serem na Igreja e no mundo o rosto vivo do Deus que ama, conscientes de que a família é o lugar privilegiado e berço das vocações, tanto para a vida consagrada como para a própria família natural.


As Paróquias do nosso Arciprestado na sua maioria são marianas: Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora da Encarnação, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Saúde da Costa Nova – Barra é Sagrada Família e Ílhavo São Salvador. Foi, por isso, uma vivência Mariana muito linda, à sombra do Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, onde Maria nos convida a entregar e a entregar-se como Ela 100% ao Senhor, ou seja a fazer render todos os nossos talentos no Reino de Deus.

Padre Carlos Alberto
(ISch)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Hoje é dia 18


Que neste dia 18, o Pai abençoe a todos os que permanecem fiéis à Aliança de Amor!

Fonte: Jumas (Juventude Masculina do Brasil)

Vamos celebrar em conjunto, mais um dia da Aliança, Missa às 20,30 horas no Santuário.

Fami e Paulo

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ainda sobre o aniversário do Padre Kentenich


No seguimento do texto elaborado pela Irmã Elisa, sobre o aniversário do Pai e Fundador, encontrámos no prólogo do livro "Um profeta de Maria - Biografia do Padre José Kentenich" da autoria do Padre Esteban J. Uriburu, um pequeno excerto, que não resistimos a compartilhar com os nossos leitores:

"É difícil saber apreciar devidamente um presente no momento de o receber. É necessário que o tempo passe, tem que ganhar-se perspectiva para poder valorizar, em toda a sua dimensão, aquilo com o qual fomos agraciados. É isto o que se passou em relação ao Padre José Kentenich. Considero um dom muito grande ter podido conhecê-lo e seguir as suas pegadas. Nunca esquecerei aquela luminosa manhã de 2 de Abril de 1965, quando o vi pela primeira vez: saía do pequeno Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt, situado por trás da paróquia de Holy Cross (Milwaukee - Estados Unidos da América) e em silêncio, recolhido e recto, com a sua barba branca iluminada pelo sol e mexida pelo vento, no meio de um amplo jardim, ainda coberto de neve, encaminhava-se para a casa paroquial. É impossível esquecer aquele encontro que tivemos na sacristia: a clareza e a profundidade dos seus olhos, a sua bondade paternal, o calor que irradiava da sua pessoa. Apesar de nunca o ter visto antes, desde aquele instante senti por ele uma confiança imensa, total. "
(Padre Esteban J. Uriburu)

Apesar de termos comemorado ontem o seu centésimo vigésimo sexto aniversário e devemos ser nós a oferecer-lhe presentes, no fundo ele é que é um verdadeiro presente para todos.
Os seus ensinamentos, os seus escritos, a sua pedagogia e o seu carisma são verdadeiros presentes, que estão sempre disponíveis, para quem os quiser conhecer e utilizar nas respectivas vidas.
Obrigado Pai, por tudo o que colocaste e continuas a colocar ao nosso dispor.

Fami e Paulo

A foto foi retirada do site http://www.schoenstatt.org/

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Um presente especial para uma pessoa muito especial!


Durante a sua vida, o que o Padre José Kentenich mais gostava de fazer era dar presentes e temos a certeza de que ele continua a fazê-lo agora, a partir do céu. Os testemunhos de graças alcançadas são uma prova evidente de sua poderosa intercessão a nosso favor.
Agora, ao celebrar o seu aniversário, queremos também nós dar-lhe uma prenda. Isto refere-se ao nosso empenho pela sua breve canonização. Cada um saberá qual será a melhor forma de contribuir.
O Secretariado (secretariadopadrejosekentenich@gmail.com) está à disposição para apoiar as iniciativas que surgirem.
Dizem que o amor é criativo! De facto, isto é verdade, pois já surgiram várias iniciativas, nomeadamente um tríduo mensal que tem por objectivo rezar pela canonização do Padre Kentenich e pedir graças especiais por sua intercessão. Este tríduo realiza-se no Santuário de Schoenstatt, em Lisboa. As pessoas interessadas poderão unir-se física ou espiritualmente a este grupo que se reúne mensalmente em oração com o Padre Kentenich.

Por falar em presentes, vamos entregar a nossa prenda a 16 ou 18 de Novembro?

Ao recordarmos esta data tão importante, desperta em nós um profundo sentimento de gratidão e o desejo de nos empenharmos pela causa da sua canonização.

Irmã Elisa Görck

Data do Aniversário do Padre Kentenich


Padre José Kentenich a comemorar 80 anos (1965)


No dia 16 de Novembro celebramos o nascimento do Padre José Kentenich (1885 – 1965). A data foi confirmada pelas últimas investigações que reconheceram o registo no dia 18, mas o nascimento no dia 16.
Nesse sentido, a Presidência Internacional da Família de Schoenstatt deliberou em Maio de 2011:

"Celebramos oficialmente o aniversário do Padre Kentenich a 16 de Novembro.

As mais recentes investigações trouxeram à luz o facto de que o Padre Kentenich nasceu no dia 16 de Novembro - o dia em que, durante a sua vida, sempre se festejou o seu aniversário. Após a sua morte, as anotações em alguns documentos levaram a pensar que a data de nascimento fosse o dia 18 de Novembro - e durante muitos anos, celebrou-se este dia.
O arquivo civil da cidade de Erftstadt (à qual pertence também Gymnich) reconheceu recentemente as investigações e formalizou, por escrito, a data de 16 de Novembro de 1885 como data de nascimento do Padre Kentenich.
A Presidência Internacional decidiu transmitir e colocar em vigor desde já a nova data oficial; eventualmente será necessário fazer a alteração correspondente em textos, livros ou outros meios de comunicação.

O próximo aniversário do Padre Kentenich será celebrado a 16 de Novembro de 2011!"

Certamente todos compreendem bem esta mudança de data, uma vez que todos gostam de ser lembrados no dia do aniversário propriamente dito. Sendo assim, acreditamos que também o Padre Kentenich terá alegria em ser festejado a 16 de Novembro. Recordamos neste contexto as palavras de sua mãe por ocasião do seu 41º aniversário, em 1926:
"No próximo mês, dia 16, já completarás 41 anos. Se continuares assim, bom e aplicado por outro tanto tempo, certamente vais para o céu".
Por estas palavras percebemos que Catarina Kentenich conhecia bem o seu filho.

Referente à data de nascimento do Padre Kentenich encontra-se uma explicação detalhada no livro: Os Anos Ocultos, Sociedade Mãe Rainha, 2008, pág. 19 à 21.

Irmã Elisa Görck

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Missão País: Jovens universitários apostados em «mudar» Portugal

Projeto criado pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt contribui para desenvolver nos mais novos uma maior consciência de dever cívico.

Ouvir na Antena:
  
Lisboa, 15 nov 2011 (Ecclesia) – Afonso Corte-Real faz parte da equipa coordenadora da Missão País, um projeto que mobiliza todos os anos centenas de jovens universitários para ações de voluntariado junto das comunidades mais carenciadas.
Em declarações ao Programa da Igreja Católica desta segunda-feira, na Antena 1, este estudante de Economia explica que o que está em causa, com esta ação de caráter social e católico, é “mudar” Portugal.
“As pessoas às vezes dizem que este país não está nada bom, temos que ir para fora, temos de ir para outro lado, mas se nós não fizermos nada, nada acontecerá, é muito importante estarmos presentes e fazermos a nossa missão”, realça.
A Missão País nasceu em 2003, através do movimento apostólico de Schoenstatt – o que começou apenas com uma missão na Universidade Nova de Lisboa conta atualmente com 16 missões em 14 faculdades diferentes.
Através da colaboração de missionários e não missionários, os jovens têm a possibilidade de se colocar “ao serviço” das comunidades, ao mesmo tempo que cresce nas universidades uma maior consciência de dever cívico.
Cada missão, com a duração de uma semana, centra-se numa localidade onde tenham sido identificadas necessidades de apoio social, a partir do contacto com diversas instituições, como escolas, lares ou centros sociais paroquiais.
Para Afonso Corte-Real, depois de “um ano na faculdade, a aprender muita coisa”, trata-se essencialmente de uma oportunidade de “retribuir um bocadinho à sociedade e dar testemunho da fé”.
É também “uma escola de vida” em que cada um dos participantes sai enriquecido com a “generosidade” daqueles com quem colaboram, sejam missionários, sacerdotes ou leigos.
No ano passado, cerca de 600 estudantes universitários aproveitaram a pausa das aulas, em janeiro, para dinamizar grupos de crianças e jovens, visitar idosos e levar o ideal cristãos, porta a porta, em diversas regiões do país.
Para aqueles que queiram participar pela primeira vez na iniciativa, aquele responsável pede um “sorriso na cara, uma voz alegre” e muita disponibilidade.
“Às vezes podemos estar mais cansados ou não ter paciência para muitas coisas mas basta um pequeno esforço, uma atenção especial para fazer a diferença”, aponta Afonso Corte-Real.
No seguimento da festa de São Martinho, santo associado à solidariedade, o Programa da Igreja Católica na Antena 1 apresenta esta semana alguns projetos e histórias de pessoas que atualmente disponibilizam o seu tempo para ajudar os outros.

O Padre Kentenich fala-nos sobre Maria e o Santuário



 “De um momento para o outro se apresenta diante de nós a grande meta da nossa Família (o Movimento de Schoenstatt). Afinal, o que nos leva a visitar sempre os nossos Santuários? O que é que sempre nos atrai como um íman? É a grande missão que Nossa Senhora quer realizar, a partir dos seus Santuários, para o nosso tempo.


Os senhores percebem, sabem quanta confusão reina hoje no mundo. Sentimos como está abalado tudo o que em nosso tempo de jovens tinha uma firmeza inabalável. Não sabemos mais o que é verdade e o que não é verdade. E neste tempo de abalo de todas as situações, neste tempo de total revolução, o Pai eterno planeou, desde toda a eternidade, conferir a Nossa Senhora a incumbência de se estabelecer, de modo especial, em nossos Santuários para, a partir daí, criar um homem novo, o homem que segundo os planos de Deus, é necessário para os tempos futuros.”
(Texto do Padre Kentenich retirado do livro “Com Maria ao Novo Milénio”, textos escolhidos sobre a Missão de Nossa Senhora).

Como se pode constatar por este pequeno texto, a mensagem do Padre Kentenich, permanece perfeitamente actual, quer para os males que afligem a sociedade, quer apontando os caminhos para os ultrapassar (Deus, MTA e Santuário).

Fami e Paulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...