sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Terço dos Homens em Mossoró - Brasil


Meu nome é José Roberto, sou brasileiro e sou Schoenstatteano. Dentro do Movimento sou membro do Terço dos Homens Mãe Rainha e juntamente com a minha esposa, pertencemos à Liga das Famílias de Schoenstatt. Somos ainda gestores administrativos da Casa da Mãe Rainha em Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte. Criei e mantenho o blogue do terço dos homens, no intuito evangelizar por todo mundo, atravessando fronteiras, pescando novos homens, fazendo amigos e servindo a Cristo e Maria, esta é nossa meta de vida.
Sou seguidor do vosso blogue que visito diariamente. Gostaria de pedir que divulgassem o endereço do nosso blogue no vosso e se possível publicassem este cartaz da nossa Festa.

Fiquem todos com a bênção de Deus e a protecção de Nossa Querida Mãe e Rainha.

Temos imenso gosto em divulgar este pedido do amigo José Roberto, pois sabemos que é um seguidor assíduo deste blogue, pelos mails que nos envia.
O endereço do blogue do terço dos homens de Mossoró é:

http://tercodoshomensmaerinhamossoro.blogspot.com/

Fami e Paulo

O nosso Centro Tabor


O nosso Centro Tabor está a sofrer grandes alterações de paisagem. Os pinheiros altos, que são uma característica deste local, estão a ser abatidos. Não por opção, mas devido a uma doença que atinge, praticamente, todos os pinheiros mais velhos. Já são poucas as pessoas que ainda se podem lembrar deste local, há muitos anos, com pinheiros pequeninos. As últimas gerações sempre o vivenciaram na beleza e sombra dos pinheiros.


O local à volta do Santuário vai ficar bem diferente, mas certamente também muito belo. A beleza não deve ser comparada, mas sim encontrada na realidade que nos é presenteada.
Se por um lado nos faltam os pinheiros, por outro temos a alegria de podermos ver melhor o Santuário, já a partir da estrada. Com certeza muitos dos que circulam por aqui, agora vão descobrir que neste lugar, afinal, existe uma capelinha especial.


Ao longo dos próximos dias e semanas vamos mostrando algumas fotografias desta remodelação, pois novos pinheiros vão ser plantados. Para já alegremo-nos que, ao entrarmos no Ano do Santuário, possamos renovar a "vida" à volta do Santuário da diocese de Aveiro.
MP

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O FADO em homenagem à Rainha


Na noite da homenagem internacional da Juventude Feminina de Schoenstatt à sua Rainha, durante o encontro da RTA em Madrid, nós, portuguesas, quisemos dedicar-lhe um FADO. Cada país apresentou algo típico - cantando, representando ou dançando - que caracteriza o seu povo na sua tradição e fé. Portugal juntou os seus talentos para apresentar um fado dançado. Este foi antecedido por algumas imagens da história de coroação de Nossa Senhora em Portugal, desde a coroa do rei D.João VI, que ele mesmo retirou da sua cabeça e entregou a Nossa Senhora, até à coroa da Nossa Senhora de Fátima que foi confecionada com ouro oferecido pelas mulheres portuguesas. Nesta noite foram as mulheres portuguesas a homenagear a RTA com um fado "Avé Maria Tão pura" cantado por voz de Lisboa e acompanhado à guitarra também por jovens da JFS de Lisboa.


As jovens de Aveiro encenaram, com movimentos expressivos, a construção da coroa da RTA que Portugal conquistou como Capital de Graças em preparação para este grande encontro de coroação. Juntas somos a Coroa Viva da RTA, por isso pudemos dizer: "Contigo Pai, Coroa Viva para a Igreja!"
MP

 

Verão de Mochila as costas… primeiro na Suécia!


A Sara Silva de Coimbra, que pertence à JFS de Aveiro, passou por outra experiência com milhares de jovens, na Suécia, antes de rumar à Jornada Mundial da Juventude, em Madrid. Ela mesma explica, um pouco, como tudo decorreu:

"O escutismo tem vindo a fazer parte da vida de muitos jovens que com ele aprendem a viver com e para a natureza, deixando o mundo sempre um pouco melhor do que o encontraram.
Desde o primeiro acampamento, há 104 anos, é feita uma concentração de escuteiros de todo o mundo e este verão não foi diferente. Aconteceu, na Suécia, esta experiência magnífica chamada “Jamboree” que significa "alegria interior" e "encontro com o outro".
O tema deste Jamboree foi “Simplesmente Escutismo” porque quisemos ir às raízes, aos seus principais ensinamentos, mostrando que é possível viver em pleno sem perturbar a natureza, uma vez que o objectivo principal foi promover a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável, oferecendo aos jovens a oportunidade de descobrirem que acções podem tomar em prol do ambiente.


Fomos mais de 38 mil escuteiros, de 150 países, cingidos a um campo de 6km2, durante 15 dias. Este campo tornou-se uma pequena cidade com todos os postos necessários: correios, banco, farmácia, hospital, lavandaria, etc. Tudo para promover encontros espontâneos entre culturas, interesses, religiões, países, continentes.
Esta actividade mundial foi direccionada para participantes – com idades compreendidas entre os 14 e os 17 – e os IST (international service team), do qual fiz parte, que ajudavam em tudo para que todos sentissem que pertenciam ao movimento escutista.
O programa do campo estava dividido em: Vida de subcampo - onde os participantes dormiam, cozinhavam, limpavam, conheciam os vizinhos, tomavam café e se divertiam; Módulos de actividades - centenas de actividades estimulantes, divertidas, focadas na descoberta de novas culturas, ambiente, desenvolvimento sustentável, problemas de desenvolvimento global, respeito pelos outros, etc; Áreas Comuns (de IST e participantes) - todas as zonas fora dos subcampos e actividades planeadas, áreas desenhadas para proporcionar encontros, viver a fé; exposições, etc; Arena de Eventos: local onde foram realizados 3 eventos/espectáculos com centenas de escuteiros; Campo no campo: noite fora de campo, com experiência de vida de campo com escuteiros da Suécia que não estavam presentes no Jamboree Mundial.


Gostaria de focar numa das áreas que achei muito interessante e inteligente na medida em que ajuda os jovens a compreender, aceitar e a principalmente respeitar as diferentes religiões. Em campo havia uma zona chamada “Faith and Believes” onde se encontravam representadas 12 grandes religiões, cada uma com uma tenda e actividades a serem desenvolvidas em prol do seu aprofundamento. Isto só mostra que o escutismo consegue chegar a todos apenas com a máxima de promover o respeito pelo outro, a igualdade de direitos e oportunidades, e a paz.
Como IST estava mais virada para o servir o próximo e foi muito enriquecedor como escuteira, mas principalmente como ser humano. Estive a trabalhar nas visitas guiadas, posto de informações e check-in pois neste Jamboree os familiares, amigos e curiosos poderiam dar uma espreitadela a esta utopia escutista. Não foi um trabalho fácil pois não tínhamos grande tempo livre para explorar e usufruir de todas as actividades, mas muito gratificante na partilha de experiencias e como que evangelização do escutismo que quer contribuir para a construção e um mundo novo e a paz mundial. 
Foi sem duvida uma experiencia SIMPLESMENTE fantástica que me ajudou aprofundar no ESCUTISMO.

Sara Silva - JFS


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Início das Actividades da Liga das Famílias - Aveiro e Coimbra


É com alegria, que estamos hoje (25 de Setembro de 2011) aqui reunidos, para dar início a mais um ano de actividades da Liga das Famílias, das Dioceses de Aveiro e Coimbra.
Neste ano dedicado ao Santuário, é na filialidade e na vivência da Aliança de Amor, que queremos, Contigo querida Mãe, elevar a Deus Pai um hino de louvor por todas as graças recebidas neste Tabor.


Como Liga das Famílias, aspiramos a realizar com sucesso o ideal da Família de Nazaré. Procuramos assim viver os votos do matrimónio e da vida em família: com amor, com generosidade, fidelidade, espírito de sacrifício, alegria perdão, solidariedade e a verdade.


O "sim" que Deus nos pede não é uma declaração teórica de boas intenções, sem implicações práticas, mas é um compromisso firme, coerente, sério e exigente com o Reino de Deus, com os seus valores, com o seguimento de Jesus Cristo.


Neste 2º ano da preparação rumo a 2014 vamos redescobrir e anunciar as maravilhas deste lugar de graças - o Teu Santuário. Esta é a nossa missão.
Pedimos-te forças para aceitarmos tudo o que o Teu filho Jesus quer de nós, através de Ti.
Pedimos a intercessão do Espírito Santo para todas as actividades programadas pela Liga das Famílias para este ano. 


Faz com que nos sintamos empolgados por este triénio de preparação, especialmente pelo ano da "corrente do Santuário", que vamos iniciar.
Queremos ser merecedores das Graças do Santuário para sermos testemunhas e instrumentos fiéis na construção do Reino de Deus.


A Aliança de Amor é essência do ser da Família de Schoenstatt.

São, Carlos Pedro, Fami e Paulo

Nota: O texto apresentado neste trabalho, são excertos retirados da introdução à Eucaristia e da oração final no Santuário, do encontro do início das actividades.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Inicio das actividades na Liga das Mães de Schoenstatt - Ano 2011/2012



No passado sábado, dia 24 de Setembro de 2011, a Liga das Mães deu início às actividades do ano apostólico 2011-2012.
Juntámo-nos no Santuário, Mães de várias idades, umas já veteranas nestas “andanças”, outras pela primeira vez, mas todas animadas pela “chamada” do Espírito Santo a descobrir o “abrigo” do Santuário, o “colo” da Mãe e o “Mentor” desta caminhada, o Pai e Fundador.


Tivemos a “coragem” de “fugir” a todas as tarefas e partilhar orações, silêncios, risos, dinâmicas de grupo e projectos de futuro.
Fizemos uma “ viagem” pela vida do nosso Pai e Fundador e um momento de reflexão, recordando a “nossa” Lídia que repousa nos “Braços do Criador”.


Fomos para o lanche, com vontade de contagiar o Mundo com a Esperança e Coragem, necessárias ao nosso tempo de grandes provações!


Todas nós, recebemos uma “Pegada” com um pensamento do Pai, simbolizando a “caminhada” para Schoenstatt!


Unidas em aliança, rumo a 2014!

Margarida Fernandes

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A MTA com o Papa e a Juventude


Milhares de jovens reuniram-se em vigília de oração com o Santo Padre, Bento XVI, no 3º dia da sua visita à Alemanha. Foi um momento muito especial também para nós schoenstattianos porque vimos a nossa MTA aparecer na tela, junto ao Santo Padre. Foi durante os testemunhos de jovens que pertencem a organizações dentro da Igreja, os quais apresentaram o "modelo" ou "exemplo" de vida que se propõem seguir e deixar-se orientar na sua vida de cristão, no caminho de santidade.


A jovem de Schoenstatt foi a primeira a dar o seu testemunho e por isso a MTA foi a primeira a aparecer, ainda quando a tela estava apenas na cor branca. Depois aos poucos foram surgindo os outros santos, ficando 4 de cada lado da Mãe de Deus.


A MTA foi muito aplaudida.
Fica aqui, em vídeo, esse momento que vale a pena ver e ouvir (mesmo sendo em Alemão).



Maria, Mãe de Deus! Para mim, uma mulher forte, que teve a coragem de dizer sim ao plano de Deus, com tudo o que ele encerra. Posso aprender dela, o que é viver como cristão. Eu admiro a sua capacidade de confiar totalmente em Deus, de viver a sua fé de forma radical. A Juventude de Schoenstatt significa, para mim, viver juntos a fé. Aqui, eu experimento uma profunda e verdadeira comunidade, na qual cada um é aceite com a sua própria personalidade. Juntos temos Maria como nosso modelo, para podermos dizer “sim” como ela. Dizer "sim" a mim mesma, como eu sou. Experimentar em mim como Deus me desejou e amou. Dizer “sim” a Deus e confiar que Ele tem para mim um plano, que ele precisa de mim com as minhas capacidades e fraquezas. Dizer “sim” à minha fé e viver essa fé com convicção; mostrar aos outros como a vida com Deus vale a pena.


MP

A Auxilar da Europa também foi ter com o Papa


A Auxiliar da Europa está de visita à Polónia, mas estar noutro país não impediu de viajar até à Alemanha para ir ter com o Santo Padre, Bento XVI. As famílias da Polónia não quiseram deixar passar a oportunidade do Papa abençoar a Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar da Europa, que no próximo ano vai ser coroada como Rainha da Nova Evangelização.


Assim, depois de um apertado controle de segurança, em que a imagem ficou retida por momentos, foi o próprio chefe de segurança que resolveu o problema da entrada da Imagem no estádio de Berlim, e fê-lo com um "Bem-vinda!"
MP

Bento XVI, na Alemanha, durante o Angelus: o "SIM" de Maria!


Hoje, gostaria de deixar aqui a reflexão que o Santo Padre fez, durante o Angelus de ontem na Alemanha, sobre o "SIM" de Maria. Por isso escolhi esta fotografia das noviças das Irmãs de Maria em Schoenstatt (curso internacional), que encontrei num dos jornais da Alemanha, em que conta sobre a sua viagem até chegarem ao local onde assistiram à Santa Missa e ao Angelus, junto ao Santo Padre. Elas também deram um "sim" a Deus, mas também aos homens, à missão que Deus lhes confiou: ser "irmãs" de Maria.


FREIBURG, domingo, 25 de setembro de 2011 (ZENIT.org)

O “sim” de Maria está dirigido a Deus, mas também a cada um dos cristãos, pois Ela é a Mãe que Cristo nos entregou na cruz.
O Papa Bento XVI quis refletir sobre a grandeza do “sim” de Maria, que cada dia é recordado na oração do Angelus, durante a introdução a esta oração mariana, como é costume no domingo, com os fiéis reunidos na esplanada do aeroporto de Freiburg.
O Angelus, explicou o Papa, “recorda-nos sempre o começo histórico da nossa salvação”.
“O Arcanjo Gabriel apresenta à Virgem Maria o plano de salvação de Deus, segundo o qual Ela deveria tornar-se a Mãe do Redentor. Maria fica perturbada. Mas o Anjo do Senhor diz-Lhe uma palavra de consolação: 'Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus'. Deste modo, Maria pode dizer o seu grande 'sim'.”
“Este 'sim' a ser serva do Senhor é a adesão confiante ao plano de Deus e à nossa salvação”, observou o Papa.
Maria diz este 'sim' a todos nós que, junto da Cruz, Lhe fomos confiados como filhos. E nunca mais revoga esta promessa. E é por isso que Ela deve ser chamada feliz, antes bem-aventurada, porque acreditou no cumprimento daquilo que Lhe foi dito da parte do Senhor.”
Recitando o Angelus, disse o Pontífice, “podemos unir-nos a este 'sim' de Maria e aderir confiadamente à beleza do plano de Deus e da providência que Ele, na sua graça, reservou para nós”.
Dessa forma, “na nossa vida, o amor de Deus tornar-se-á, por assim dizer, carne, tomará progressivamente forma”.
Não devemos ter medo no meio das nossas preocupações sem fim. Deus é bom”, afirmou.
“Ao mesmo tempo, podemos sentir-nos apoiados pela comunidade de tantos fiéis que nesta hora rezam o Ângelus connosco, em todo o mundo”, lembrou.



domingo, 25 de setembro de 2011

Ateliers de Outono no Centro Tabor

Estão abertas as inscrições para os ateliers de Outono, no Centro Tabor. À semelhança dos ateliers de Primavera, cada um terá a duração de 20 horas, distribuídas em sessões semanais de 2 horas à noite, num dia a designar. Está aberto para todas as idades.

Neste bloco de ateliers temos três novos: Fuxico, Jardinagem e Primeiros Socorros. Dos ateliers de primavera teremos a Costura, Nutrição e Iniciação aos Computadores. O início será em meados de Outubro.

Inscrições: Santuário de Schoenstatt - Centro Tabor , na Colónia Agrícola

Algumas imagens dos jornais - Schoenstatt e a vista do Papa à Alemanha


Procurei algo sobre a visita que o Santo Padre está a realizar à Alemanha e não se encontra quase nada nos sites ou jornais portugueses. Por isso resolvi ver como as coisas estão pela Alemanha. E com alegria, deparei com notícias nos jornais em que aparecem fotografias e iniciativas do Movimento de Schoenstatt no encontro com o Santo Padre.
A Ir.Lucia-Maria e a Ir.Singlinde contam no jornal "Tagblatt" sobre o desejo de distribuir entre os Schoenstattianos muitas bandeiras com o logotipo de Schoenstatt e assim fazer Schoenstatt ainda mais presente.


O cajado da Ir.Hanna-Lucia que a acompanhou na preparação para a visita do Santo Padre, foi uma das fotos que encontrei num dos jornais da Alemanha.


O cesto de maçãs que foi colocado nos aposentos do Santo Padre pelo jovem seminarista Jorge, do Movimento de Schoensattt.



As maçãs (muitos especiais) que foram distribuídas e que fizeram muito sucesso.


Os schoenstattianos que estavam presentes em todo o lado.


E a nossa MTA (a imagem do meio) que os jovens de Schoenstatt levaram para a vigília dos jovens, dando testemunho do que Ela representa para eles. Um momento muito especial, também porque foi o primeiro testemunho e por isso a primeira imagem a aparecer no fundo branco do cenário.
MP


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

JMJ-Madrid2011: "Consegui 'levar' a MTA para o outro lado do mundo!"


Participar nas JMJ foi uma experiencia no mínimo arrebatadora!
Foi muito mais do que uma mera viagem. Posso dizer que, quando o autocarro partiu do  santuário, eu não fazia ideia daquilo que me esperava… Sim, é que existem muitos obstáculos físicos neste tipo de viagens: o cansaço, o sono, a sede, os metros a transbordar de gente! Mas havia sempre algo que se sobrepunha a tudo isso!


Quando olho agora para trás, para as JMJ, não são esses obstáculos que mais me vêm à memória. Não…
Aquilo que mais facilmente me recordo é das pessoas que esperavam umas pelas outras durante as caminhadas, a partilha de algo para comer quando a comida fornecida se estragava, o dar as mãos para entrar no metro para que ninguém ficasse para trás, os momentos de reflexão, o musical Wojtyla, as gargalhadas, os gritos por Portugal e por Schoenstatt e a ânsia de ver o Papa nem que fosse por 5 segundos.

Pessoalmente, um dos momentos que me marcou foi o facto de a JFS ter a missão de entregar uma Mãe Peregrina a alguém das jornadas que não conhecesse Schoenstatt. Por isso senti-me muito feliz quando, ao conhecer uma rapariga das Caraíbas, lhe entreguei a minha Mãe Peregrina. Senti que, mesmo sendo um pequeno gesto, consegui “levar” a MTA para o outro lado do mundo!


Jornadas são muito mais que uma semana de actividades, é descobrir que existem jovens iguais a nós em todos os cantos do Mundo!

Inês Vilarinho

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Liga das Famílias de Schoenstatt (Aveiro e Coimbra) - Início das Actividades


Vamos voltar a estar todos juntos?

No próximo Domingo, 25 de Setembro a Liga das Famílias de Schoenstatt (Dioceses de Aveiro e Coimbra), inicia as actividades para o ano 2011/2012.

O programa é o seguinte:
11,00 horas - Acolhimento e preparação da Eucaristia.
11,30 horas - Eucaristia.
13,00 horas - Almoço partilhado na Casa José Engling.
14,30 horas - Conferência.
15,30 horas - Apresentação dos projectos para o ano 2012.~
16,00 horas - Oração final no Santuário.
17,00 horas - Encerramento com chá e bolos.

Entre a oração final e o encerramento, cada grupo vai planear as suas actividades para o próximo ano.

Foto do encerramento das actividades do ano passado

Contamos com a vossa presença, neste início de actividades.

São e Carlos Pedro

Dia 18: Tua Aliança - Nossa Missão

Queima do Capital de Graças

No passado domingo, vivemos mais um dia 18! Neste mês, tivemos uma presença muito especial que nos deu muita alegria: o grupo de jovens da paróquia da Moita - Anadia. Com os seus cânticos hamoniosos, em ritmos e vozes, tornaram a nossa Eucaristia ainda mais bonita . É sempre uma alegria receber, no nosso Santuário, os jovens e as famílias desta paróquia . Vieram a convite da Campanha da Mãe Peregrina que este mês estava responsável pela organização de toda a cerimónia. São jovens que têm uma forte vinculação a este Santuário, que descobriram, precisamente, através da Mãe Peregrina e das Missões Jovens de Schoenstatt realizadas durante três anos na sua paróquia.

Renovando a Aliança de Amor, junto ao Santuário

A presença de Nossa Senhora nos Santuários Peregrinos que percorrem quase todas as casas das famílias da Moita, e que levam as graças deste Santuário, faz com que sejam muitos os que vêm aqui para agradecer à MTA tantos pequenos milagres que vão acontecendo no silêncio dos lares e dos corações. Apesar da distância, os paroquianos da Moita asseguram a adoração ao Santíssimo Sacramento, aqui no Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, duas vezes por semana. A Campanha da Mãe Peregrina agradece ao coro da Moita pela alegre disponibilidade em celebrar o Dia da Aliança de Amor com toda a família diocesana de Schoenstatt.
MP

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Inicio das actividades na Liga das Mães de Schoenstatt


No próximo sábado, dia 24 de Setembro de 2011, a Liga das Mães da Diocese de Aveiro, inicia as suas actividades, para este ano pastoral 2011/2012.

O programa é o seguinte:
14 h 30 m - Acolhimento na casa Padre Kentenich.
15 h 00 m - Oração inicial no Santuário.
15 h 15 m - Boas vindas e apresentação dos grupos.
16 h 00 m - Contigo Pai, rumo a 2014!
16 h 30 m - Lanche partilhado.


Esta abertura das actividades, é especialmente dirigida a mães que queiram conhecer o Movimento de Schoenstatt. Todas estão convidadas para aparecer.


Cada mãe deve trazer algo para o lanche partilhado.

Nota: As fotografias mostram algumas mães a prepararem os materiais para o início das actividades do próximo sábado.

Fami e Paulo

Schoenstatt e as "maçãs do Papa"



Quando o Papa Bento XVI visitar Freiburg - Alemanha, no próximo fim de semana, vai encontrar nos seus aposentos, no Seminário da Arquidiocese, um cesto com maçãs de Oberkirch com a silhueta do Papa, oferta do Movimento de Schoenstatt. Para além destas, existem mais 1200 que serão distribuídas no sábado à tarde, durante a visita do Santo Padre em Münster, com o pedido de um donativo para ajudar na construção da "Casa das Vocações", ao serviço dos jovens que desejam descobrir a sua vocação. O Papa Bento XVI vai benzer a pedra fundamental durante esta visita.
A ideia das "maçãs do Papa" surgiu na família Zimmerer, de Oberkirch, onde existe um Centro de Schoenstatt. O filho Jorge, que é seminarista e pertence também ao Movimento de Schoenstatt, inicialmente pensou adornar as maças com o logotipo de Schoenstatt. Mas, ele queria uma referência mais específica à visita do Papa.


No início de Agosto, em mais de 3000 maçãs foram colados autocolantes pretos com a silhueta do Papa, antes da maça ganhar cor. Assim durante o processo de amadurecimento da maçã, em que ela ganha a cor vermelha, no local do autocolante isso não aconteceu, ficando a forma do Papa na cor dourada. Esta qualidade de maçã ganha cor nos inícios de Setembro mas, infelizmente, no final de agosto, uma tempestade de granizo danificou os pomares daquela zona.
Jorge Zimmerer levará as 1200 maças para Freiburg, onde estarão reunidos cerca de 300 jovens na véspera da visita do Papa. Aí, ele espera encontrar de 30 a 40 colaboradores para o ajudar na distribuição, no sábado.


"As maçãs não serão vendidas, mas sim oferecidas!", diz Jorge. "Nós esperamos, porém, uma ajuda para a Casa das Vocações." Esta ideia muito original e preparada com alegria e carinho, quer contribuir para causar alegria ao Santo Padre e às pessoas, mas também para a felicidade de muitos jovens na busca da vocação à qual são chamados a viver.

MP

JMJ-Madrid2011: "Senti que somos uma grande família!"


Madrid 2011 foi a minha 1ª experiência nas Jornadas Mundiais da Juventude e posso dizer que foi magnífico!
O calor abrasador que se fazia sentir durante todo o dia fizera com que a água e o leque se tornassem os nossos melhores aliados nesta viagem! A comida não era de todo muito agradável e andar de metro era praticamente uma missão impossível com tanta gente que nos rodeava… mas como concluído no encontro RTA (Encontro Internacional da JFS) um dos nossos propósitos era não nos queixarmos e como tal quando nos encontrávamos com vontade de reclamar dizíamos: “Meninas, é tão bom estarmos juntas!”.
Dos momentos todos que vivi nas JMJ’11 destaco 3 que me marcaram mais:
v  O musical sobre a vida de Karol Wojtyla que fomos assistir. Um espectáculo cheio de alegria que transmitia o grande exemplo que foi o Papa João Paulo II e da capacidade que teve de mudar a vida de algumas pessoas que se cruzaram com ele.

v  O facto de Schoenstatt se fazer notar e ouvir em cada canto da cidade de Madrid. Senti que somos uma grande família!
v  Ver o Papa! É um momento que passa em segundos mas que vale muito a pena. A Juventude de Schoenstatt do Norte e Centro partilhou junta esta vivência única fazendo-se ouvir dizendo “VIVA SCHOENSTATT!”.


Em 2013, o Brasil espera por nós e espero que a Juventude possa marcar a sua presença!

Mariana Santos, JFS Aveiro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...