domingo, 31 de julho de 2011

Vida em torno do nosso Santuário


No passado Domingo, dia 24 de Julho de 2011, vieram passar o dia ao Centro Tabor, os três corais da paróquia de Oliveirinha (Aveiro). Antes do almoço, vieram junto ao Santuário e cantaram o Magnificat, numa saudação a Nossa Senhora, pedindo a sua bênção para o dia que aqui vieram passar.
Da parte da tarde, animaram com os seus cânticos a missa das 18 horas.


Os nossos parabéns a estes corais e ao seu maestro, pela excelente interpretação que tiveram e pelos bonitos cânticos que entoaram. 



No sábado, dia 23 de Julho, registámos também a passagem pelo Centro Tabor, de um grupo de senhoras, funcionárias de uma fábrica em Braga, que aproveitaram as excelentes condições que o espaço envolvente do Santuário proporciona, para aqui passarem uma parte da tarde.
Este grupo realizou durante todo o dia um passeio de confraternização.


Assim, com grupos vindos de vários pontos do país, vai existindo vida e movimento em torno do nosso Santuário. Venham, pois são sempre bem vindos.

Fami e Paulo

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Gratidão pelo dom do sacerdócio


Chegaram da paróquia de Penedono, diocese de Lamego. Festejaram os 5 anos de sacerdócio do seu pároco com a celebração da Eucaristia. Partiram com a promessa de cá voltarem.
São peregrinos que fizeram uma paragem no seu dia de passeio para celebrar o dom do sacerdócio do seu pároco. Um dos momentos bonitos e muito profundo foi quando o próprio sacerdote começou o cântico de Acção de Graças. Certamente este expressou o que lhe ia na alma:

  Graças quero dar-Te por me amares.
Graças quero dar-Te eu a Ti, Senhor.
Hoje sou feliz porque Te conheci.
Graças por me amares a mim também.

MP

JMJ2011 - A mochila do peregrino


O que leva a mochila de um peregrino na JMJ de Madrid?

Em primeiro lugar, os complementos distintivos dos participantes na Jornada Mundial: uma t’shirt com o logo oficial e um chapéu australiano para te cobrires do sol do Agosto espanhol.
Também, o passe de peregrino para aceder aos actos centrais, em lugares preferenciais, e às quase 300 actividades do programa cultural. O passe de transportes JMJ, para te moveres pela cidade sem custos adicionais durante 3 ou 7 dias segundo a tua inscrição, junto com o plano de transportes e outras informações da cidade de Madrid para conhecer trajectos, estações e paragens. E para prevenir,
E muito mais: um leque, um terço e um ‘remédio’ muito especial que consiste num crucifixo com um prospecto original. Também uma garrafa comemorativa da JMJ de Madrid e um CD com o hino oficial da JMJ.Se solicitaste alimentação com a tua inscrição, também por seres peregrino terás os vales de almoço que poderás trocar pelo menu JMJ em mais de 6.000 restaurantes que colaboram com a Jornada Mundial.
Além disso, o ‘pack de peregrino’ conta com umas prendas! O Evangelho segundo São Mateus editado por BAC em seis idiomas; o livro das cerimónias editado por Magnificat para seguir as cerimónias; e o Youcat que recolhe a doutrina adaptada à linguagem dos jovens, com prólogo de Bento XVI.
E, por último, o essencial Guia da JMJ no qual encontrarás informação imprescindível para viver e aproveitar a Jornada Mundial. Informação sobre a Igreja em Espanha, as principais actividades do programa cultural e informação útil (sobre transportes, alojamentos, saúde, etc). Também terás nele um espaço para apontar as tuas anotações sobre o que mais destacas de cada dia. Destra forma terás uma agenda cultural, onde encontrar todos os lugares e horários das actividades culturais, adorações e catequeses.

Fonte: site oficial da JMJ2011

quinta-feira, 28 de julho de 2011

"Schoenstatt tem talento" no site oficial da JMJ-Madrid2011

Hoje

(Foto dos jovens no "Natal Musical" - 1ª iniciativa)

Madrid, 26 de Julho de 2011 - Com o objectivo de angariar fundos para rumar às Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid, no mês de Agosto, a Juventude Apostólica de Schoenstatt de Aveiro leva a palco um concurso de talentos: "Schoenstatt Tem Talento".
Girando em torno da chegada do Verão e do que ainda lhes resta fazer até irem para Madrid, serão apresentados durante duas horas, diversos momentos musicais, de humor e dança. Um espectáculo que aposta na diversidade e talento de cada jovem onde apresentam sobretudo a alegria de viver no amor de Cristo.
É um espectáculo preparado para agradar a toda a família e com que todos se identificarão.
E vai realizar-se no próximo dia 28 de Julho (hoje) no Auditório do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, em Aveiro.
Os Jovens do Movimento Apostólico de Schoenstatt de todo o mundo vão ter encontro em Madrid nos dias que antecedem as Jornadas em Pozuelo de Alarcón, uma cidade perto de Madrid, e vão estar presentes cerca 400 jovens portugueses.

 

A nossa decisão pela JFS


"Nós, o grupo das Pequenas Marias da Juventude Feminina, gostaríamos de convidar toda a Família de Schoenstatt para estar presente na Celebração da Entrega do Lenço da Juventude.
Realizar-se-á dia 30 de Julho (sábado), pelas 18h, seguindo-se o compromisso de entrega.
Contamos com a vossa presença neste dia tão especial para o grupo."

Pequenas Marias - JFS Aveiro

quarta-feira, 27 de julho de 2011

"Schoenstatt para a Igreja"


O papa Bento XVI nomeou como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina o Cardeal Francisco Javier Errázuriz, arcebispo emérito de Santiago - Chile,  e membro do Instituto dos  Padres de Schoenstatt.
As nossas felicitações ao Cardeal Errázuriz!

A equipa do Blogue

terça-feira, 26 de julho de 2011

Acampamento da Juventude Masculina de Schoenstatt - 2011


Como acontece todos os anos, a Juventude Masculina de Schoenstatt, termina as suas actividades com um acampamento de verão. Este ano, porque o grupo dos mais velhos vai participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid, o acampamento realizou-se junto ao Santuário de Schoenstatt, nos terrenos da Casa Sião.
Este foi o primeiro acampamento para alguns rapazes.


Serviu para podermos fortalecer as nossas amizades e em alguns casos para criar novas amizades.
Foi também proveitoso no que toca a passar etapas, pois deu oportunidade de nos aproximarmos da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Alguns rapazes receberam a imagem de Maria, outros o manto de Maria e também o brasão.

  


João Paz e Francisco Dinis

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Curso da União das Famílias de Espanha esteve entre nós



Durante 4 dias (de quinta feira dia 21, a domingo dia 24) estiveram no Centro Tabor, alguns casais da União ou Federação das Famílias do Movimento de Schoenstatt de Espanha, que aqui vieram realizar um acampamento ou jornada.


O Padre Carlos Padilla, assessor da Obra das Famílias em Espanha, escreveu uma pequena mensagem, em que descreve os fundamentos deste acampamento:

"Trata-se do 3º Curso da Federação das Famílias de Espanha. São 10 casais bastante jovens. Têm já 5 anos de Federação e no próximo mês de Dezembro (concretamente no dia 3), vão fazer a sua primeira consagração. Será a sua entrada oficial na Federação. No total, estes 10 casais têm 40 filhos. Começaram 11 casais, mas um viu que este não era o seu caminho.
Este acampamento, serviu basicamente para se familiarizarem com o sentido do passo que vão dar em Dezembro. Para perceberem o que significa a consagração e para aprofundarem a sua vocação.
O acampamento foi muito enriquecedor e o espaço envolvente do Santuário, contribuiu imenso para se alcançar um resultado tão bom."

Padre Carlos Padilla





Obrigado ao Padre Carlos Padilla, por nos ter enviado este testemunho e a todos as famílias que gentilmente se disponibilizaram para podermos tirar as fotografias.

Fami e Paulo

domingo, 24 de julho de 2011

Padre Miguel Lencastre e peregrinos de Gondomar


No passado Domingo, dia 17 de Julho de 2011, o nosso Padre Miguel Lencastre veio até ao Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro, acompanhado de um grupo de amigos, dos tempos da sua passagem como estudante pela Universidade de Coimbra. Este grupo, passou todo, embora em anos diferentes, pela "República Os Cágados". Uma República em Coimbra, é uma residência de estudantes, uma casa comunitária, auto gerida democraticamente por estudantes .
A sua origem remonta ao século XIV, quando no ano de 1309, o rei D. Dinis promove a construção de casas na zona de Almedina que deveriam ser alugadas a estudantes, mediante o pagamento de uma renda.
No tempo em que o Padre Miguel, esteve nesta República, os seus elementos eram exclusivamente masculinos, estando mesmo proibida a entrada de mulheres, excepto as irmãs dos residentes.
Hoje em dia, as raparigas já podem ser habitantes das Repúblicas.


Neste mesmo dia, estava também no Santuário, uma peregrinação de Gondomar, que assistiu à Missa que o Padre Miguel celebrou para os seus amigos.


Para o Padre Miguel, foi uma grande alegria, ter celebrado Missa para estes peregrinos, pois segundo nos disse, fez-lhe lembrar os tempos em que esteve aqui na Gafanha da Nazaré e recebia sempre as peregrinações que já nessa altura visitavam o Santuário.


Porque gostamos tanto de ir ao Santuário?

Maria ocupa o lugar de Medianeira, isto é, intermediária entre Deus e os homens. Este seu papel, já o desempenhou aqui na terra, como prova o acontecimento das Bodas de Caná. A seu pedido, Cristo realizou o primeiro milagre, transformando água em vinho.
Sobre este tema, disse o Padre Kentenich:
"Maria ocupa a posição de intermediária entre Deus e os homens. Deus utiliza as suas mãos e o seu coração, para distribuir graças e benefícios de toda a espécie. E os homens levam os seus cuidados e preocupações, as suas alegrias e dores, o seu coração e amor, ao trono e ao coração de Deus, por meio de Maria."


"Por todos os tempos, Maria continua a ser a nossa intercessora e advogada junto a Deus. Ela é como que um canal pelo qual tudo vai a Deus. E, como outrora em Caná, sempre de novo nos aponta o caminho para Cristo e nos recomenda:
Fazei tudo o que Ele vos disser."


Até à próxima peregrinação. É mesmo bom estar aqui!

Fami e Paulo

sábado, 23 de julho de 2011

Envio de Missionários da Diocese de Aveiro para países africanos


“Como eu vos fiz, fazei vós também”

"São cinco as jovens voluntárias que partem por estes dias para experiências de voluntariado missionário. Cláudia Familiar e Marta Conceição vão para Inharrime, Moçambique. Ana Catarina Assunção e Inês Agantes vão para Safim, Guiné-Bissau. Sónia Pinho vai para Angola.

As cinco Missionárias

No domingo passado (dia 17 de Julho de 2011), o Bispo de Aveiro presidiu no Santuário de Schoenstatt, na Gafanha da Nazaré, a uma Eucaristia de envio das voluntárias.
Ligadas à Orbis e ao Secretariado Diocesano de Animação Missionária, as jovens vão dar continuidade aos projectos, “levando informação de cá e trazendo feedback de lá”, como referiu, Pedro Neto.
“A título de exemplo, vão entregar cartas dos padrinhos das crianças apadrinhadas, no âmbito do apadrinhamento à distância, testemunhar como as crianças estão e recolher cartas e desenhos delas para trazer aos padrinhos e informação genérica de como tudo está a correr”, afirma o dirigente da Orbis.
As jovens vão fazer o trabalho de voluntariado normal, como animar grupos de jovens, formar professores, formação em alfabetização, apoiar os missionários.
No regresso, trazem também artigos das associações e oficinas de artesãos para as lojas aveirenses do comércio solidário. O dinheiro angariado em Aveiro com a venda do artesanato africano é integralmente investido no local de origem do artesão."
(Texto publicado no Jornal Correio do Vouga)

Entrega da Cruz das Missões

“O ícone missionário por excelência é a figura do Bom Pastor, transparência do amor de Deus, que não abandona ninguém, mas vai à procura de todos e de cada um com paixão. O Bom Pastor cuida das ovelhas que estão perto, mas dedica-se igualmente a procurar, encontrar e chamar as que estão longe ou andam perdidas. Tendo presente esta imagem do Bom Pastor, não podemos contentar-nos com ficar à espera e cuidar dos que vêm ter connosco. Deus tomou a iniciativa da nossa salvação, amando-nos primeiro. Portanto, imitando o Bom Pastor, que foi à procura da ovelha perdida, uma comunidade evangelizadora sente-se continuamente obrigada a expandir a sua presença missionária em todo o território confiado ao seu cuidado pastoral e também na missão orientada para outros povos.”
(Excerto da Carta Pastoral do Conferência Episcopal Portuguesa denominada "Para um rosto missionário da Igreja em Portugal" publicada em 17 de Junho de 2010)

O grupo coral que animou (e muito bem) a Missa

Aspecto geral da Assembleia

Fami e Paulo

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Queima do Capital de Graças no dia 18


No dia 18, após a celebração da Missa da Aliança, foi queimado o Capital de Graças, cujos papelinhos foram depositados na talha, ao longo do mês.
O que é afinal o Capital de Graças?
O Movimento Apostólico de Schoenstatt usa esta expressão num sentido espiritual. Significa a soma de bens  espirituais que uma determinada pessoa ou comunidade conquista. através de uma vida regrada ao nível moral e religioso.
As acções propostas pelo Movimento de Schoenstatt para colher, reunir esses bens espirituais são: o esforço pela auto educação e santificação, a vida de oração e sacrifício, o cumprimento fiel dos deveres do dia a dia.
A soma destes bens, não é administrada pela própria pessoa, mas é colocada ao serviço da Mãe Três Vezes Admirável.  
Segundo o Padre Kentenich, as contribuições ao Capital de Graças, são um meio simples e comprovado de nos empenharmos por uma grande tarefa, com todas as nossas capacidades.
Essa grande tarefa consiste em entregar à Mãe Três Vezes Admirável, as nossas contribuições para o Capital de Graças, para que ela a partir do Santuário, possa transformar interiormente o maior número de pessoas e educá-las, tornando-as apóstolos competentes.


Este mês, contámos com a presença entre nós, do Padre Miguel Lencastre, que celebrou connosco este dia 18.



Todos juntos, queimámos o Capital de Graças, antes de irmos visitar a Sala do nosso Pai e Fundador.

Fami e Paulo

Nota: A explicação sobre o Capital de Graças, foi retirado do livro "História do Santuário de Schoenstatt".

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Uma família internacional


Hoje, como em tantos outros dias, chegaram à porta da Casa do Padre Kentenich peregrinos vindos do estrangeiro. São muitos os que passam por cá durante o verão: emigrantes em férias ou mesmo aqueles que visitam Portugal e procuram um Centro de Schoenstatt, ou simplesmente os que encontram a placa "Schoenstatt" na A25.
Um casal do Rio de Janeiro chegou hoje contando as maravilhas que a Mãe e Rainha tem operado na sua família. Ele emigrou ainda criança, com a sua família, para o Brasil e nunca mais voltou à terra natal. Regressou agora, após 47 anos, para visitar os familiares que ficaram nestas terras de Aveiro. A alegria era imensa, pois trazia a sua esposa brasileira e estava orgulhoso do seu padrinho que agora reencontrou, com quem se deixou fotografar no quarto do fundador.


No Brasil fazem parte do Ramo das Famílias. Traziam t-shirts com simbologia "Eu vivo a minha aliança com a MTA". Nas costas estava estampado o logotipo de 2014. Diziam que queriam divulgar o jubileu 2014 e ao mesmo tempo dar testemunho do seu amor a Schoenstatt.
É sempre uma alegria sentir que somos família, porque estamos unidos pela Aliança de Amor.
No Brasil ou neste cantinho de Aveiro, estamos em casa.
MP

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Instituição do Santuário Lar - Confiança Filial


Ontem, dia 19 de Julho, a Orquídea da Liga das Mães e o marido Sebastião, instituíram em sua casa, o Santuário Lar, com o título de "Confiança Filial".


Foi celebrada uma Missa, durante a qual foi instituído o Santuário Lar:
"Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, nesta hora de graças queres estabelecer morada na nossa casa. Para desempenhar a tua missão de Mãe, Rainha e Educadora, formando-nos segundo a imagem de Cristo, como teus instrumentos e portadores da graça do abrigo do Santuário.

Mãe e Rainha, dá-nos força força, amor, ousadia e fidelidade, para vivermos as promessas do nosso baptismo na vida diária. Grava-nos no teu coração para que nunca nos separemos de Ti e do teu filho, Jesus."



Padre Carlos Alberto: "Irmãos, em virtude do meu cargo e em nome do Pai e Fundador, declaro que este Lar é um Santuário de Schoenstatt e que o continuará a ser na medida da fidelidade dos seus membros ao Capital de Graças."



Parabéns à Orquídea e ao Sebastião, por terem decidido instituir este Santuário Lar, dando assim um passo muito importante na sua vinculação à Mãe, ao Santuário e à Aliança de Amor.
Obrigado também por terem permitido a recolha destas imagens para ilustrar este pequeno artigo.

Queres dar-me a mãe e eu pedir a Tua,
Não posso estar sem Ti, sem o Teu olhar tão puro.
Tua voz me alegra a alma, Maria da aliança.
Palavra de Amor.

Fami e Paulo

Férias Diferentes 2011


Somos 48 dos 6 aos 12 anos, mais 12 dirigentes. Estamos a meio das nossas Férias Diferentes que decorrem `"à sombra do Santuário" de Schoenstatt. Este ano estamos a descobrir como viver alguns valores. Cada dia temos uma personagem da Disney que nos ajuda a viver esse valor. Começamos pela Branca de Neve, a Pocahontas e, hoje, a Mulan. As atitudes que já aprendemos foram: ser simples, digna, forte. Todos os dias temos muitas actividades diferentes e fazemos trabalhos manuais bem originais. Hoje construímos um móbil da nossa família. A dança e os jogos são momentos que também gostamos muito.


Dançar muito!


Ajudar umas às outras nos trabalhos!


E...
Deixar que as dirigentes se divirtam com as panelas!
MP

terça-feira, 19 de julho de 2011

Todos os caminhos vão dar a... MADRID


Faltam poucos dias para a grande "Jornada Mundial da Juventude" e por isso todos os caminhos só têm uma direcção: "Madrid". A Juventude de Schoenstatt continua a caminhar espiritualmente para esse grande acontecimento na vida de cada um. No passado sábado, os jovens de Aveiro viajaram até ao Santuário do Porto para terem um momento de encontro com os jovens do Porto e Braga.
Começamos por fazer, em pequeno, o que vai acontecer em Madrid. Viajamos de comboio, caminhamos, convivemos, partilhamos e rezamos.
Como estamos próximos do dia da partida, tivemos informações práticas e esclarecimentos sobre o programa dos Encontros de Schoenstatt (RTA e Unanimiter) e o programa oficial das JMJ, os locais de alojamento, as condições e tudo o que é necessário levar, assim como também o que não é necessário. Para dar incentivo do grupo, revemos a participação dos portugueses nas JMJ de Roma2000 e Colónia2005.


Depois do jantar partilhado, em família, tivemos a vigília de adoração no Santuário do Porto. Acentuou-se o Capital de Graças na sua originalidade, conforme a Juventude Feminina e Juventude Masculina estão a conquistar.
Foi mais um passo na preparação espiritual e prática. No final, quando saímos do Santuário, fomos surpreendidos por uma chuva de graças. Molhados, mas alegres, regressamos no comboio para Aveiro.
Já só falta mais um encontro de preparação e depois é a sério.
MP

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Hoje é dia 18 - Dia da Aliança de Amor




Hoje é dia 18. Dia da Aliança. Como é habitual (a excepção foi o mês de Junho, em que a Missa da Aliança, teve lugar às 18 horas), teremos a Missa da Aliança às 20 h 30 m.

"Não será possível que a Capelinha da nossa Congregação chegue a ser ao mesmo tempo o nosso Tabor, onde se manifeste a glória de Maria? Acção apostólica maior não poderia sem dúvida realizar, nem aos nossos vindouros herança mais preciosa legar, do que mover Nossa Senhora e Soberana a estabelecer aqui dum modo especial o Seu trono, para distribuir os Seus tesouros e operar milagres de Graça."

Pequeno excerto da conferência do Padre Kentenich, proferida em 18 de Outubro de 1914, também denominada Acta de Fundação. Foi neste dia que o Pai e Fundador juntamente com o grupo de seminaristas, celebraram a primeira Aliança de Amor, do Movimento de Schoenstatt.
É essa Aliança  que vamos renovar hoje, como fazemos todos os meses. 
Contamos com a sua presença!

Fami e Paulo 

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Vamos ajudar as crianças de Timor


A Educadora de Infância, Alcina Marnoto, neste momento está a trabalhar em Timor. Devido às carências que lá se fazem sentir, a Alcina pede a nossa ajuda, no intuito de arranjarmos livros escolares, manuais e livros de apoio ao ensino e também catecismos.
Neste final de ano lectivo, em que por vezes não sabemos muito bem o que fazer aos livros que já não vão ser precisos, será muito importante que esses livros voltem a ter utilidade e a ajudar crianças, que não têm possibilidades de os adquirir.
Assim, solicitamos a quem tiver livros escolares, manuais e livros de apoio ao ensino e catecismos, que os façam chegar ao Centro Tabor, para que a Alcina quando vier de férias, possa no regresso a Timor ir bem fornecida com os livros que tanta falta fazem.
As crianças de Timor, vão ficar muito contentes e agradecidas.

Contamos com a vossa colaboração!

A Equipa do Blogue
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...