quinta-feira, 30 de junho de 2011

"Schoenstatt tem talento"



As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) são um evento internacional, organizado pela Igreja Católica, que reúne jovens de todo o Mundo e é presidida pelo Santo Padre. Vão dar-nos a oportunidade de sonhar com um Mundo novo, cheio de paz e unidade, e contribuir para a Igreja do Novo Milénio, uma igreja que está viva!

Assim, a Juventude Apostólica de Schoenstatt está a organizar um novo espectáculo, com intuito de angariar fundos para a viagem rumo Madrid, onde terão lugar em Agosto as JMJ.

“Schoenstatt Tem Talento” é um espectáculo cheio de vida com muita dança, música e teatro. A organização desta actividade permitiu fortalecer laços de amizade, ganhar sentido de organização e responsabilidade para com o grupo e para com a sociedade e a cultura.

Este evento terá lugar no dia 28 de Julho de 2011, pelas 21h no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. Informações para aquisição de bilhetes contactar: 91 908 1760 ou 91 741 57 66.

Contamos com a presença de cada um para pudermos partilhar esta alegria e vida!

Joana Santos

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O "momento mais importante da minha vida."


O Papa Bento XVI recordou hoje os 60 anos da sua ordenação sacerdotal recebida a 29 de junho de 1951.
Na homilia da eucaristia que decorreu esta manhã no Vaticano, largamente dedicada à meditação sobre o sacerdócio, o Papa lembrou as seis décadas de ordenação presbiteral: “Num olhar de retrospetiva, podemos agradecer a Deus por ambas as coisas: pelas dificuldades e pelas alegrias, pelas horas escuras e pelas horas felizes”. “Em ambas reconhecemos a presença contínua do seu amor, que incessantemente nos conduz e sustenta”, acrescentou Bento XVI, que diante dos católicos reunidos na basílica de S. Pedro testemunhou a sua experiência de relação com Deus.
Senti-me impelido a dizer-vosa todos os presbíteros e Bispos, mas também aos fiéis da Igreja – uma palavra de esperança e encorajamento; uma palavra, amadurecida na experiência, sobre o facto que o Senhor é bom”, disse o Papa no dia em que a Igreja Católica evoca os apóstolos S. Pedro e S. Paulo.

 

Para assinalar e festejar esta data tão importante na vida do Santo Padre e da Igreja, em todo o mundo promoveram-se 60 horas de Adoração Eucarística pela santificação do clero e pelo dom de novas e santas vocações sacerdotais. No Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro vamos oferecer esse momento de oração diariamente, durante uma semana. Parabéns e obrigado Santo Padre pela fidelidade à vocação sacerdotal, à qual o Senhor o chamou.
MP

Padre Piotr regressou à Polónia


Após uma estadia de cerca de 9 meses entre nós, regressou à Polónia (seu país natal) o Padre Piotr.
A partida ocorreu no passado dia 21 de Junho e na véspera tivemos a oportunidade de estar com ele e de lhe colocar três pequenas questões que gentilmente acedeu a responder.

O que pensa de Portugal e dos portugueses?

Encontrei aqui três coisas muito boas: as pessoas, o mar e o sol. Há muito sol, o que penso que torna as pessoas alegres e simpáticas. Embora nos meios de comunicação social e na classe política se fale muito em crise, ao falarmos com as pessoas não se nota muito a crise. As pessoas são optimistas. Quando as encontro e pergunto: Então como vão? A resposta é quase sempre: está tudo bem, vai-se andando.
Fiquei a gostar muito de Portugal e dos portugueses!


Como encontrou o Movimento de Schoenstatt em Portugal?

Neste aspecto, devo só referir-me ao Santuário e à Família de Aveiro, pois em relação aos outros, o contacto foi pouco e assim penso que não devo fazer comentários.
Em relação a Aveiro, encontrei um Santuário muito vivo. Tem sempre muitos peregrinos, há sempre alguém no Santuário.
Também fiquei impressionado com os Adoradores do Santíssimo. As pessoas comprometem-se e cumprem. É uma missão difícil, pois todos os dias há Adoração e são muitas horas, mas os Adoradores conseguem cumprir a missão.
Penso que o Santuário já influencia a vida das pessoas e isso é bom.
Também me surpreendeu, a grande quantidade de homens que vêm ao Santuário e participam nas celebrações. Na Polónia, vêem-se quase só mulheres.
Gostei muito do Grupo dos Madrugadores. Ao sábado de manhã cedo, de quinze em quinze dias, lá vêm eles, para o seu encontro e fazer as suas orações.
A Pastoral do Santuário, tem uma boa equipa. Faz muito pela vida que vai surgindo em volta deste lugar tão especial.
Quero deixar uma palavra de apreço para a equipa do blogue. O trabalho desta equipa é muito importante e estão de parabéns, pois o blogue está sempre muito actualizado.


Um dia gostaria de trabalhar em Portugal?

Por tudo o que disse antes, a resposta é óbvia. Claro que gostaria de trabalhar em Portugal, embora tivesse que melhorar muito o meu português (risos).

Obrigado Padre Piotr! Desejamos tudo de bom para si e para a missão que vai desempenhar na Polónia. Esperamos um dia voltar a vê-lo em Portugal.

Unidos em Aliança.

Fami e Paulo

terça-feira, 28 de junho de 2011

Procissão do Corpo de Deus no Monte de Schoenstatt

Tapete de flores junto à Casa Mãe das Irmãs de Maria

Todos os anos, centenas de peregrinos sobem ao Monte de Schoenstatt para participar da procissão do Corpo de Deus. A música, as bandeiras internacionais e especialmente os tapetes de flores com motivos alusivos às correntes de vida tornam mais belo e solene os momentos em que Jesus, na Eucaristia, passa pelo Monte. Momentos de oração e adoração são preparados junto aos 4 altares colocados em frente ao Santuário, à Casa de Formação e à Casa Mãe das Irmãs de Maria. Pelos caminhos estendem-se os maravilhosos tapetes de flores.  



Símbolo das JMJ e do encontro RTA

MP

Novo responsável na Secretaria de Estado do Vaticano é português

Mons. António Ferreira da Costa, chefe da seção de assuntos gerais


CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 28 de junho de 2011 (ZENIT.org) - Segundo informou a Santa Sé nesta terça-feira, Bento XVI nomeou o padre português António Ferreira da Costa como chefe da seção para os assuntos gerais da Secretaria de Estado do Vaticano.
Monsenhor António Ferreira da Costa, 57 anos, há mais de duas décadas no Vaticano, onde já trabalhava na própria Secretaria de Estado, é natural de Vila do Conde.
À seção dos assuntos gerais da Secretaria de Estado do Vaticano compete “ocupar-se dos assuntos concernentes ao serviço quotidiano do Sumo Pontífice; examinar as questões que devem ser tratadas fora da competência ordinária dos Dicastérios da Cúria Romana e dos outros Organismos da Sé Apostólica; favorecer as relações com os mesmos Dicastério”, entre outras atribuições (Cf. Pastor Bonus, 41-44).

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Recordando João Pozzobon - 26º aniversário da sua morte


Neste dia 27 de Junho, queremos recordar João Luiz Pozzobon. Há 26 anos atrás, neste dia, ele morreu fisicamente, pois a sua memória e a sua obra, continuam bem presentes em todos nós.
Numa singela homenagem, transcrevemos um pequeno texto que nos relata um encontro dele, com o nosso Pai e Fundador.

"No dia 24 de Fevereiro de 1952, o Diácono Pozzobon teve um breve encontro com o Padre José Kentenich, fundador da Obra de Schoenstatt. O encontro realizou-se em Santa Maria/RS e teve como tradutora a Irmã Emanuele.
O diácono explica ao Fundador que peregrinava pelas famílias com a imagem da Mãe, Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, rezando o terço e ensinando a rezá-lo.
- O terço é um tesouro, diz o Padre Kentenich
Pozzobon explica que a Campanha e a reza do terço exigem dele grandes sacrifícios.
- Depois dos sacrifícios, vêm as alegrias, responde o Padre Kentenich
- Conheço uma pessoa, que quando vai rezar o terço, se veste com suas melhores roupas, pois sente muita alegria em rezá-lo. Diz o Diácono referindo-se a si mesmo.
- Não me diga isso! - Admirou-se o Padre Kentenich - Essa pessoa acabará por ser santo! Rezando o terço, um homem converteu uma cidade!

(Cf__URIBURU. Esteban J., Herói hoje, não amanhã,1991, Ed. Pallotti)

Fami e Paulo

domingo, 26 de junho de 2011

Chegar de coração aberto e partir com o coração cheio


Durante 1 semana, 4 jovens da JFS de Madrid passaram férias no Centro Tabor. Chegaram sem planos, de coração aberto e querendo deixarem-se surpreender...
Dia a dia surgia um programa com muitas surpresas, descobertas e especialmente com momentos que proporcionaram muitas amizades. Com a sua presença, as Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid ficaram mais perto. A juventude de Schoenstatt de Aveiro contribuiu para que estas férias se tornassem uma vivência alegre e profunda. Tiveram oportunidade de conhecer os locais bonitos de Aveiro, de ter a companhia dos jovens de Schoenstatt na praia e nas festas, assim como também no Santuário e participaram no grande arraial do Movimento de Schoenstatt. Ficaram encantadas com o acolhimento no Centro Tabor e das famílias dos jovens, assim como também pelo carinho do povo. Descobriram a riqueza do Santuário, onde passaram muitas horas em oração e a cantar espontaneamente. A noite da despedida foi uma surpresa da JFS que começou com uma oração no Santuário e terminou com um churrasco com toda a juventude. Foi um momento de partilha de experiências vividas nesta semana. Ficou a promessa de nos encontrarmos em Agosto no grande Encontro Internacional da Juventude Schoenstatt, junto ao Santuário de Madrid.
MP

Encontro de Jovens do Arciprestado junto ao mar

Nos dias 17 e 18 de Junho de 2011, realizou-se um encontro para os todos os jovens do Arciprestado de Ílhavo, no qual participaram os grupos de jovens das diversas paróquias, nomeadamente: Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação, Gafanha do Carmo e Ílhavo. Entre os participantes da Gafanha da Nazaré estiveram presentes elementos da Juventude Feminina (Mariana Lourenço, Luciana Lourenço, Beatriz Lourenço e Beatriz Costa) e da Juventude Masculina de Schoenstatt (Nuno Riço). Esta actividade, cujo tema era D2, começou no Jardim Oudinot com um grande acolhimento num final de tarde muito animado, surpreendendo-nos com a dormida no porão do Navio Museu Santo André. No dia seguinte com alvorada às 6h da manhã não sabíamos o que nos esperava, apenas o fato de banho nos dava uma dica. Deram-nos a indicação de que tínhamos de ir ter com a luz que guia os que pelo mar andam, e rapidamente percebemos que era o Farol da Barra. Começámos então a nossa caminhada até a Barra com o objectivo de descobrir o que significava “D2” (nome da actividade). Depois de muito andar, finalmente, chegámos ao Farol. Fomos divididos em grupos, por cores, e quando olhamos da praia para o mar vimos balões na água com a respectiva cor do grupo. Aí foi necessário ir ao banho para buscar o nosso balão que trazia uma garrafa com um papel lá dentro. Fizemos um trabalho de grupo com as passagens bíblicas que nos calharam. De seguida, caminhámos rumo ao nosso porto seguro, a igreja da Barra, e lá partilhámos as nossas ideias daquilo que seria “D2”. Bem, chegou a hora de dizer adeus e assim com canções alegres terminámos o nosso encontro bastante divertido e interessante.
Algum palpite do que significa D2?
Nós ajudamos: D_ S CO _ _ IR        D_ _ S


Beatriz Lourenço - JFS

sábado, 25 de junho de 2011

Procissão do Corpo de Deus - Arciprestado de Ilhavo

 A ousadia de acreditar que Cristo está vivo e de O levar pelas ruas

Realizou-se na passada quinta feira, dia 23 de Junho a Procissão do Corpo de Deus, do Arciprestado de Ilhavo. Este ano, esta Procissão (numa medida muito acertada, tomada pelos Sacerdotes do nosso Arciprestado), teve lugar na Paróquia da Gafanha da Encarnação.

A Procissão do Corpo de Deus mostra "a ousadia de acreditar que Cristo está vivo e de o levar pelas ruas".
"Aquilo que de melhor a Igreja tem para oferecer a cada homem e mulher é esta afirmação simples, de que Cristo está connosco até ao fim dos tempos e que a forma concreta de nos encontrarmos com Ele é comungando-O, adorando-O e seguindo-O no concreto desta manifestação tão singular e tão bela."


A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é celebrada todos os anos pela Igreja Católica, sempre na quinta feira imediatamente a seguir ao Domingo da Santíssima Trindade.
A comemoração mais célebre e solene do Sacramento memorial da Missa, nas palavras do Papa Urbano IV, recebeu várias denominações ao longo dos séculos: festa do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, festa da Eucaristia, festa do Corpo de Cristo.
Hoje denomina-se solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.


A Procissão com o Santíssimo Sacramento é recomendada pelo Código de Direito Canónico, no qual se refere no Cânone 944, parágrafo 1, que "onde a juízo do Bispo diocesano, for possível testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo".






Nota: Para a elaboração deste trabalho, foram retirados excertos do site http://www.agencia.ecclesia.pt/.
As fotos são de algumas das (muitas) pessoas ligadas ao Movimento de Schoenstatt, que participaram nesta procissão.

Fami e Paulo

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Aqui é bom estar!


Na passada quarta-feira, cerca de 250 peregrinos de Ferreira (Paços de Ferreira) chegaram ao Centro Tabor. Um passeio organizado pela Junta de Freguesia para os idosos e doentes. Chegaram por volta das 10 horas e logo se dirigiram para o Santuário, onde a Ir.Mónica lhes deu as boas-vindas e rezou com o grupo. De seguida, o P.Carlos Alberto celebrou a Santa Missa no salão. Esta celebração foi uma enorme surpresa que os organizadores quiseram fazer. Todos participaram com alegria e gostaram muito das palavras que o P.Carlos Alberto lhes dirigiu. Ele falou sobre Paços de Ferreira e Schoenstatt, nomeadamente sobre a Casa da Torre e a família Lencastre.


Depois do alimento espiritual dirigiram-se para a casa José Engling para o almoço. A tarde foi de passeio para os lados do mar. No regresso passaram novamente pelo Santuário para se despedirem.
Nesta altura de verão e de férias são centenas de peregrinos de todo o país, especialmente do norte, que passam pela nossa diocese para visitarem o Santuário de Schoentatt.

MP

quinta-feira, 23 de junho de 2011

"Eu acredito" - Bento XVI saúda os jovens portugueses


Bento XVI saudou ontem o grupo de jovens portugueses que se deslocou ao Vaticano para lhe entregar um álbum com 100 páginas de testemunhos e ilustrações sobre a passagem do Papa por Portugal, em maio de 2010.
“Saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, em particular os brasileiros de Curitiba e os jovens portugueses que se organizaram sob o lema ‘Eu acredito’ para unir os seus coetâneos à volta do Sucessor de Pedro”, disse Bento XVI, em português, durante a audiência pública desta semana.
Continuai a fazer da oração um meio para crescerdes nesta união. Cada dia, pedi a Jesus como os seus primeiros discípulos: ‘Senhor, ensinai-nos a rezar’! Que Deus vos abençoe”, prosseguiu.
O livro oferecido a Bento XVI nasceu do projeto intitulado “Eu Acredito”, que no ano passado incentivou mais de 11 mil jovens a acompanharem a visita do Papa em Portugal.

Fonte: Agência Ecclesia

Dia 18

Elementos da Juventude Masculina de Schoenstatt

Dia 18 é dia da Família de Schoenstatt. Somos Família Internacional unida pela Aliança de Amor e por isso todos os meses celebramos e renovamos a nossa Aliança, quando possível, nos Santuários de todo o mundo. Aqui, no Santuário de Schoenstatt de Aveiro, em cada mês um dos Ramos do Movimento tem a responsabilidade pela organização e animação desse encontro mensal  da Família. Neste mês, a Juventude Masculina assumiu essa tarefa. Fomos presenteados, mais uma vez, com a sua alegria e entusiasmo na animação musical da Eucaristia, junto ao Santuário e em torno da Taça de Engling. 

Renovando a Aliança de Amor
Queimando o Capital de Graças

MP
Fotos: Paulo e Fami

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Entrevista ao P.Strada, Postulador da Beatificação do P.Kentenich

Hoje - jovens portugueses de Schoenstatt com o Papa



Um grupo de jovens portugueses desloca-se esta quarta-feira ao Vaticano para entregar a Bento XVI um álbum com 100 páginas de testemunhos e ilustrações sobre a passagem do Papa por Portugal, em maio de 2010.
De acordo com um dos organizadores da iniciativa, Pedro Rocha e Melo, (do Movimento Apostólico de Schoenstatt) o livro conta com a participação de “330 jovens”, que abordam o acontecimento através de “diferentes perspetivas” mas com dois sentimentos em comum:
Por uma lado, deixar uma palavra de “agradecimento” a Bento XVI pela visita e, por outro, “mostrar que ele não está sozinho na sua missão de guia da Igreja”, revela o estudante de 21 anos, em entrevista ao programa da Igreja Católica na Antena 1, transmitido hoje a partir das 22h45.
A “prenda”, que vai ser entregue durante a audiência que é habitualmente concedida a todos os peregrinos, a meio da semana, nasceu de um projeto intitulado “Eu Acredito”, que no ano passado incentivou mais de 11 mil jovens a acompanharem a visita do Papa ao nosso país.
Uma viagem apostólica que, recorde-se, decorreu no âmbito do 10º aniversário da beatificação de Jacinto e Francisco, pastorinhos de Fátima, entre 11 e 14 de maio do ano passado.
Da organização do “Eu Acredito” fazem parte elementos ligados ao Movimento de Schoenstatt, às Equipas Jovens de Nossa Senhora e ao Centro Universitário Padre António Vieira, ligado à Companhia de Jesus.
“Muitas pessoas partilham como foram transformadas, como aquela experiência mudou a vida deles” revela ainda Pedro Rocha e Melo, que classifica o novo encontro com Bento XVI como “um momento importante para a Igreja portuguesa, e também para a Igreja jovem”.

Fonte: Agência Ecclesia

terça-feira, 21 de junho de 2011

Arraial dos Santos Populares


Decorreu no passado sábado, dia 18 de Junho, o arraial dos Santos Populares, organizado pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Apesar de mais uma vez o vento não colaborar (soprando com alguma intensidade), a noite foi muito agradável, tendo todos aqueles que participaram neste arraial, dado como bem empregue este serão.

A entrada ...

As sardinhas ...

As febras ...

Alguns dos responsáveis pelas grelhas ...

A azáfama a servir as pessoas foi grande...

Aspecto geral do arraial

Uma visita surpresa - O nosso Padre Miguel Lencastre

As sobremesas - a parte mais doce da noite

Os artistas (animadores musicais) da noite

Várias gerações unidas ao som da música dos animadores musicais, incluindo quatro jovens espanholas


São assim, alguns dos momentos desta noite de arraial dos Santos Populares. Se gostou do que viu, para o ano pode juntar-se a nós e participar também nesta festa.

Fami e Paulo

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Gratidão pela ajuda do Padre Kentenich


Ao Secretariado do Padre José Kentenich:

Eu sou, a Sónia, uma universitária com muita fé na Mãe Peregrina e no Padre José Kentenich.
Esta oração (novena de beatificação) tem sido atendida nas mais variadas situações, nomeadamente quando estou aflita para exames, o facto de rezá-la já me tranquiliza e deixa-me mais astuta.
Os resultados têm sido muito bons e eu não tenho dúvida que se deve à ajuda pedida. Também tenho pedido ajuda para amigos e namorado, sendo sempre atendida.
No último mês tive vários problemas de saúde, nomeadamente um quisto de 3 centímetros a nível pélvico, detectado por ecografia e palpação. O tamanho e a coloração eram preocupantes o que me levou a recorrer do pedido de ajuda ao Padre José Kentenich.
Na semana seguinte fiz uma TAC e os resultados foram muito animadores, não havia presença de qualquer quisto.
A médica ficou perplexa perante os resultados e perguntou-me se tinha tido dores, pressupondo que o quisto teria rebentado, mas eu não percepcionei qualquer dor, e ao repetir a ecografia também não se registou nenhum quisto.
Considero esta situação um verdadeiro milagre a acrescentar a todas as ajudas a nível escolar, profissional e sentimental que a reza da oração me tem dado.
Agradeço plenamente a ajuda dada, solicito o contínuo de ajuda e prometo continuar a revelar as orações atendidas, porque sem dúvida que tem sido essenciais para a manutenção da minha felicidade.
O Padre José Kentenich merece a honra dos altares, pois faz muito bem à Igreja, nomeadamente o atendimento às minhas preces tem-me aproximado da Igreja e de Deus e aproxima igualmente amigos e amigas a quem eu o dou a conhecer.
Obrigada por fazerem chegar esta oração às pessoas e continuem a fazê-lo para que haja mais gente ajudada.
Com os melhores cumprimentos e agradecimentos, 
S.C.A


Uma SEMANA de VOLUNTARIADO

domingo, 19 de junho de 2011

Arraial dos Santos Populares - Preparativos

A cortar o pão e a broa

Decorreu ontem no Centro Tabor, o Arraial dos Santos Populares. Antes de mostrarmos o arraial propriamente dito, mostramos os preparativos ou bastidores, para terem uma ideia do enorme trabalho que é necessário fazer, até tudo estar pronto para que ao chegarmos, possamos começar a comer.

A preparar a aletria

A colocar os enfeites e a iluminação

Os doces ...

As couves para o caldo verde

Já está quase tudo pronto ...

Só mais um retoque ...

Realmente é necessário muito trabalho até tudo ficar pronto.
Obrigado a todos quantos trabalharam para nos proporcionar uma noite tão agradável (tirando o vento é claro... mas há coisas que não se podem controlar).

Fami e Paulo

Ramos dos Homens de Schoenstatt peregrina a Fátima de bicicleta


 Numa peregrinação em bicicleta - 2ª edição - organizada pelo Ramo dos Homens, entre os dias 10 e 12 de Junho, doze peregrinos ligaram o Santuário de Schoenstatt em Lisboa ao Santuário de Fátima, numa distância total de cerca de 180 quilómetros, percorridos pelos trilhos dos Caminhos do Tejo.
A peregrinação que se realizou entre os dois Santuários Marianos misturou momentos de muito esforço físico vividos com grande espírito de entreajuda, com momentos de reflexão e oração.


Este evento começou com a bênção dos peregrinos realizada no Santuário de Schoenstatt no Restelo pelo Padre José Manuel Aravena onde se iniciou a reflexão sobre o tema desta peregrinação: “A paz esteja convosco!”.
Dois dos momentos altos aconteceram quando os peregrinos se reuniram para participar nas “Lectio Divinas” onde se debateram os temas “São Barnabé” e “Pentecostes”.



  Rumo a Fátima rezou-se o Terço e para finalizar este evento cada participante acendeu uma vela a Nossa Senhora.

Notícia enviada pelo Daniel Simões - Ramo dos Homens de Schoenstatt - Lisboa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...