segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Torneio de Futebol Juventude Masculina de Schoenstatt - 2011



Equipa Ambiental
 
Mais um ano passou e o Torneio de Futebol da Juventude Masculina de Schoenstatt voltou a dar cartas. Este ano está a ser organizado pelo comando #7 com ajuda do Dirigente Emanuel Almeida.
Tivemos 34 inscrições, da qual resultaram 4 equipas: Ambiental (laranja), Pessoal (vermelha), Espiritual (rosa) e Comunitária (amarela).


Equipa Comunitária

Ao fim de 3 jornadas, acaba a primeira ronda e a equipa Ambiental lidera com 3 vitórias consecutivas obtendo um resultado de 9 pontos, de seguida a equipa Comunitária com 6 pontos, Pessoal e Espiritual com 1 ponto.



Equipa Pessoal



Equipa Espiritual

Mais informações/fotos em:



Emanuel Almeida

domingo, 30 de janeiro de 2011

Jantar de Gerações


Durante o Jantar de Gerações, que decorreu em 29 de Dezembro de 2010, a Sofia Vilarinho, dirigente da Juventude Feminina, apresentou à geração anterior, algumas das actividades que actualmente se desenvolvem.
Fica um pequeno apontamento do trabalho por ela apresentado:

Juventude Feminina de Schoenstatt – Conquistas das coroas


"Este ano, a Juventude Feminina de Schoenstatt de Aveiro, está a conquistar e reconquistar duas coroas, com grande significado para a nossa história.
A 17 de Setembro de 2010, a JFS celebrou 6 anos da coroação da Rainha do Ver Sacrum. Para essa celebração poder ser vivida por novos membros e revivida pelas que fizeram parte desse momento, estamos desde Setembro, a reconquistar a coroa, como fizemos há seis anos atrás.
A coroa, peregrina por toda a JFS e cada uma, é convidada cumprir um propósito comum mensal e conquistar uma parte da coroa.
Paralelamente, estamos a conquistar um A de madeira que faz parte de um RTA que foi dividido por toda a JFS de Portugal. Esta conquista será feita até as Jornadas Mundiais da Juventude e pretende unificar a JFS Nacional, através de um objectivo comum.
A cada diocese, foi atribuída uma letra que será coberta com missangas. Para conquistarmos essas missangas, somos convidadas a visitar o santuário, sempre que possível e irmos à missa do dia 18."

“Todas pela Mãe e a Mãe por todas!”


Fami e Sofia

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Atelier sobre o Padre Kentenich - Conclusão

Livro que vai ser estudado nos ateliers

Conclusão do trabalho do Padre Carlos Alberto, sobre o primeiro atelier dedicado ao Padre José Kentenich.

Aplicação destes princípios a nosso Pai e Fundador

"Deus escolheu o nosso Pai Fundador para uma missão e concedeu-lhe seus dons. Através dele, Deus quer transmitir-nos uma mensagem, e de modo especial quer tornar-se presente no mundo. Todos os que o conheceram testemunham que ele foi modelar enquanto pessoa, sacerdote e fundador de uma grande Obra. Cremos que nosso Pai e Fundador foi escolhido por Deus para ser pai de uma grande família, e que ele se tornou portador de graças para esta família. Porém, a sua paternidade não se limita à Obra de Schoenstatt em particular, mas é dada a toda a Igreja e ao mundo. É portador de uma espiritualidade que ajuda a salvar a Igreja dos ataques e dificuldades do tempo. Acreditamos que nosso Pai e Fundador terá para o nosso tempo e para os séculos futuros um papel tão importante como tiveram São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loyola e outros. A fé de nosso Pai e Fundador na missão secular de Schoenstatt já está expressa na frase que ele mesmo formulou em 1929: “À sombra do Santuário serão decididos os destinos da Igreja e do mundo por séculos”. Quando Ele fala disto, não seestá a referir a si mesmo, mas à Obra de Schoenstatt. Mas, esta Obra é sua Obra! Por isso, falar da importância secular da Obra de Schoenstatt, no fundo, é falar da influência que sua paternidade terá para a Igreja no decorrer dos séculos.


Por último fizemos um trabalho em grupos, com a ajuda de alguns textos do livro e perguntas relacionadas:

1. Em relação com a recuperação do organismo de vinculações, algo próprio do nosso carisma. O nosso Pai e Fundador acredita que o grande problema do tempo actual é a incapacidade do homem moderno para pensar, viver e amar organicamente.

2. Em relação com a recuperação da vinculação filial. Segundo o Padre Kentenich, devemos resgatar a imagem paterna e a sua importância para o homem de hoje.

3. Em relação à missão mariana de Schoenstatt, em que consiste?

4. Formas de desenvolvimento desta vinculação ao Fundador. A vivência do nosso Fundador como pai está unida ao carisma da nossa Família. Portanto é uma graça. É uma graça que só recebemos se nos abrirmos a ela. Esta graça deve ser recebida como dom.

O próximo Atelier está marcado para o dia 25 de Fevereiro, às 21 horas, e o tema será: Chamado à Missão."

Padre Carlos Alberto, Fami e Paulo

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Atelier sobre o Padre Kentenich

Decorreu na passada sexta feira dia 21 de Janeiro, o primeiro atelier (dos seis que decorrerão até Junho) dedicado ao nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich.
Orientado pelo Padre Carlos Alberto, teve uma introdução, seguida de trabalhos de grupo em que foram analisados alguns textos sobre o Pai e Fundador, terminando com um debate entre os elementos dos vários grupos.


Apresentamos de seguida um texto elaborado pelo Padre Carlos Alberto, que nos fala sobre este primeiro atelier.

Um Fundador, Um Pai, uma Missão

"O acontecimento do centenário da Aliança de Amor deverá ser um momento de irrupção de graças para toda a Obra de Schoenstatt. Por isso a Família de Schoenstatt das Dioceses de Aveiro e Coimbra quer desde já prepará-lo. Conhecemos a nossa caminhada neste triénio rumo ao centenário da Aliança de Amor: Pai, Santuário e Missão.
Agradecidos pelos 50 anos de Schoenstatt em Portugal, vamos construindo a “Família do Pai” que quer ser uma dádiva de gratidãopelos 100 anos da Aliança de Amor para a qual nos preparamos.
Neste sentido decidimos, neste ano dedicado ao Pai, estudar o livro: “Padre Kentenich Um Fundador, Um Pai, Uma missão”. Vamos fazê-lo em seis Ateliers abertos a toda a Família de Schoenstatt.

Começamos o primeiro Atelier por analisar no livro citado, percebendo o sentido da vinculação ao Fundador na Família de Schoenstatt. Em forma de resumo deixamos algumas ideias que estudamos em conjunto:
As grandes leis mediante as quais Deus governa o mundo:
Nosso Pai e Fundador busca a fundamentação teológica e filosófica para a espiritualidade de Schoenstatt em Santo Tomás de Aquino: É dele o princípio: “Deus opera por causas segundas livres.” Deus governa o mundo através das criaturas. Esta é uma lei fundamental da qual decorrem consequências muito importantes, como, o modo de Deus governar o mundo e ao modo como ele se adapta à nossa natureza sensível.

Um dos grupos de trabalho.

1. Lei do governo do mundo - Deus não atua de forma isolada, mas através das criaturas, especialmente através do ser humano, capacitando-o com os seus próprios dons e atributos para actuar de forma criadora no mundo.
2. Lei da ordem do mundo - No governo do mundo Deus escolhe pessoas, às quais deixa participar de maneira muito especial de suas qualidades, e a quem escolhe como seu instrumento para serem no mundo uma viva mensagem sua. Deus se serve delas, de modo especial, como instrumento. São os que chamamos de casos preclaros. Exemplos: os Fundadores.
3. Lei do aperfeiçoamento do mundo - A natureza e a sobrenatural conjugam-se harmoniosamente e Deus aperfeiçoa uma através da outra. Por exemplo, o amor ao pai terreno através do amor a Deus Pai, o amor materno através do amor a Maria.
4. Lei da adaptação do mundo - Deus adapta-se à nossa natureza sensível e às suas necessidades. Por uma exigência de sua própria natureza o ser humano necessita ver as ideias corporificadas, percebê-las sensivelmente em alguém ou algo. Por isso, a sua necessidade de símbolos. O símbolo desenvolve no ser humano uma força que as simples ideias não despertam.

Na doutrina sobre as causas segundas P. Kentenich apresenta mais duas leis de carácter psicológico-pedagógico, ou seja, procura colocar na, prática as quatro leis acima citadas. Temos assim:
1. Lei da transferência orgânica - Deus transmite algo de seu poder, das suas perfeições e direitos, às causas segundas e nós transmitimos o nosso amor, o nosso respeito, a nossa obediência às causas segundas. Esta transmissão é orgânica. Isto quer dizer que quando Deus transmite as suas propriedades às causas segundas, transforma-as em seus representantes (símbolo) e quer ser experimentado e amado no representante. Por exemplo, ele transmite as suas propriedades aos pais, tendo em conta o interesse do filho, pensando nele. Inversamente, num amor sadio às criaturas vibra sempre o amor a Deus, seja consciente ou inconscientemente. No amor às causas segundas e no respeito para com elas já existe a veneração e amor a Deus. Se isto não acontece, então não estamos na presença de uma transmissão orgânica, mas sim de uma transmissão mecanicista.

2. Lei da condução orgânica - A lei da condução orgânica responde à lei da transferência orgânica que na maioria dos casos, descreve um estágio do desenvolvimento. Na medida em que a vinculação à causa segunda crescer e se este vínculo for sadio e desejado por Deus, ocorre, naturalmente, uma condução ao alto. Se a pessoa (ou coisa) a quem nos vinculamos com laços de um nobre amor, tiver o seu ninho no coração de Deus, será muito fácil encontrarmos o caminho a Ele. A condução pode acontecer de formas diversas. A segunda causa está ela própria vinculada a Deus e todas as pessoas que se vinculam a ela, pelo processo natural do amor (o amor é uma força que une e assemelha), serão também vinculados a Deus, passarão a aceitar os mesmos valores da pessoa amada."

(Continua)

Padre Carlos Alberto, Fami e Paulo

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Conversão do Apóstolo São Paulo


Quem és tu, Senhor? Que queres que eu faça?

É quase impossível pensar a Igreja de Jesus Cristo sem a figura enigmática e fantástica de São Paulo. Por isso a sua conversão também foi espectacular, obra absoluta da graça de Deus, como o Apóstolo reconhecia.
Paulo foi chamado expressamente pelo Senhor Ressuscitado para levar o seu nome até aos pagãos, para abrir a Igreja a todos os povos.
Hoje, 25 de Janeiro a Igreja celebra esta solenidade, ou seja, a conversão de São Paulo.
O nosso Pai e Fundador, acreditava na actualidade da mensagem paulina e inspirou-se no anúncio do Apóstolo das Nações para elaborar os temas fundamentais de sua espiritualidade.
Deixamos um pequeno texto do Padre Kentenich, sobre o Apóstolo São Paulo:

"Que se entende por lei da porta aberta? É uma expressão popular do que designamos como Fé na Providência. A expressão não é minha, é de São Paulo. Paulo foi educado exactamente do mesmo modo que o bom Deus me educou a mim e quer educar a todos nós. Paulo perguntava constantemente: "Meu Deus, o que queres afinal?"
Não esperava ver chegar um anjo, nem ser elevado ao sétimo céu. Deduzia das circunstâncias a vontade de Deus.
Vejam, podia acontecer por exemplo, estar num lugar qualquer e perguntar-se: para onde devo ir agora? Tinha muito trabalho, por isso dizia consigo: lá do outro lado,na Macedónia, abriu-se uma pequena porta. O bom Deus quer que eu vá para a Macedónia. Depois pensou para si: se o bom Deus quer que eu vá para a Macedónia, irei para lá. Foi ele que abriu a porta.
Que quer dizer: lei da porta aberta? O bom Deus abre uma pequena porta, convida-me a entrar por essa porta e eu entro por ela."

(Pequeno excerto do livro "Na escola do Apóstolo Paulo", da autoria do Dr. Peter Wolf, que contém textos escolhidos do Padre José Kentenich.

Fami e Paulo

domingo, 23 de janeiro de 2011

Pegadas 2011 - INSCREVE-TE JÁ!

Como já aqui noticiámos, a actividade Pegadas 2011 decorrerá nos dias 4, 5 e 6 de Março. A novidade é que as inscrições já estão disponíveis! Há duas formas possíveis para te inscreveres: inscrição online ou inscrição em papel. 
Se pretendes fazer a inscrição online, basta carregares nesta hiperligação (http://goo.gl/26KV8 ) e introduzires os teus dados pessoais.
Se preferes preencher a ficha, poderás entregá-la pessoalmente a qualquer elemento pertencente à equipa de organização.





Este ano a organização está a cargo do Agrupamento 588 do Corpo Nacional de Escutas (Gafanha da Nazaré), nomeadamente ao Clã Luis Gomes, sendo que um clã é o grupo de escuteiros que andam na IV, correspondente aos Caminheiros. Os elementos da organização são a Marta, a Patrícia, a Carolina, a Paula, o André Neves e o André Santos.

O prazo para as inscrições (tanto online como em papel) será até ao dia 6 de Fevereiro.
A actividade terá um custo de 12€, que deverão ser entregues no dia 19 de Fevereiro. Neste dia vai ser dada a conhecer a Segunda Pegada, pelas 21h, no auditório pequeno da Igreja Matriz.
Contamos com a tua presença!

Clã Luís Gomes e Ana Margarida 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Santuário - Lugar de Presença Divina e Lugar da Aliança

 Santuário de Schoenstatt da Diocese do Porto - Canidelo - Gaia

"O mistério do santuário não só evoca a nossa origem junto do Senhor, mas recorda-nos também que Deus, que outrora nos amou, jamais cessa de nos amar e que hoje, no momento concreto da história em que nos encontramos, diante das contradições e dos sofrimentos do presente, Ele está connosco. A voz unânime do Antigo e do Novo Testamento testemunha como o Templo é não só o lugar da recordação de um passado salvífico, mas também o ambiente da experiência presente da Graça. O santuário é o sinal da Presença divina, o lugar da sempre nova actualização da aliança dos homens com o Eterno e entre si. Ao ir ao santuário, o piedoso israelita redescobria a fidelidade do Deus da promessa a cada “hoje” da história.

Ao olharem para Cristo, novo santuário, de cuja presença viva no Espírito os templos cristãos são sinal, os seguidores de Cristo sabem que Deus está sempre vivo e presente entre eles e para eles. O Templo é a habitação santa da Arca da aliança, o lugar em que se actualiza o pacto com Deus vivo, e o povo de Deus tem a consciência de constituir a comunidade dos crentes, “a raça eleita, sacerdócio real, nação santa” (1 Pd 2, 9). São Paulo recorda: “Já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, com Cristo por pedra angular. N'Ele qualquer construção, bem ajustada, cresce para formar um templo santo no Senhor, em união com o Qual também vós sois integrados na construção, para vos tornardes, no Espírito, habitação de Deus” (Ef 2, 19-22). É Deus que, ao habitar entre os seus e nos seus corações, faz deles o Seu santuário vivo. O santuário de “pedras mortas” remete Àquele que nos faz santuário de “pedras vivas”.

O santuário é o lugar do Espírito, porque é o lugar em que a fidelidade de Deus nos atinge e nos transforma. Vai-se ao santuário, antes de tudo, para invocar e acolher o Espírito Santo, para depois levar este Espírito a todas as acções da vida. Neste sentido, o santuário oferece-se como o apelo constante da presença viva do Espírito Santo na Igreja, que nos foi dado por Cristo ressuscitado (cf. Jo 20, 22), para glória do Pai. O santuário é um convite visível a haurir da invisível fonte de água viva (cf. Jo 4, 14); convite, cuja experiência pode ser feita sempre para viver na fidelidade à aliança com o Eterno na Igreja."

Fonte: Documento "O Santuário - Memória, Presença e Profecia do Deus Vivo" do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itenerantes.

Fami e Paulo

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

2º Marco Histórico de Schoenstatt - 20 de Janeiro de 1942


Há datas que têm bastante importância para um povo e basta referi-las para que todas as pessoas saibam o seu significado. Por exemplo, para nós portugueses o 5 de Outubro de 1910, significa a implantação da República. Se não tivesse ocorrido este acontecimento, o 5 de Outubro seria mais um dia do ano.
Assim também acontece com o dia 20 de Janeiro, para a Família de Schoenstatt. Esta data é tão importante como o 18 de Outubro, ou o 31 de Maio. Estas datas simbolizam um mundo de experiências e contextos marcantes na história do nosso Movimento.
Uns dias antes de ocorrer o acontecimento de 20 de Janeiro de 1942, este dia era também para a Família de Schoenstatt, mais uma data do calendário, mais um dia no decurso do ano. Ninguém podia prever que existiria um “20 de Janeiro”, com a importância que teve e com os resultados que daí advieram para o Movimento.

Mas o que ocorreu de tão importante nesse dia 20 de Janeiro de 1942?
O Padre Kentenich estava preso, às ordens da Gestapo e decidiu por sua livre vontade, baseado na certeza que estava a interpretar a vontade de Deus, ir para o campo de concentração de Dachau, que significava naquela altura, quase que um bilhete para a morte.
O que levou o Padre Kentenich a tomar esta decisão? Pensou seriamente no que pretendia Deus dele e decidiu não renunciar ao sofrimento e ir para Dachau. Sabia que não estava preso por ter cometido algum crime. Sabia que o prenderam e o afastaram da sua causa e da sua obra. Estava preso, não como indivíduo, mas sim como fundador dum Movimento que quer criar homens novos, numa nova comunidade, homens livres de pensamento que decidam por si e não se deixem levar pelo rumo dos tempos.
Numa carta escrita às Irmãs de Maria, disse:

“Não queremos ser como aqueles que na oração, sabem dizer muito sobre a entrega total, mas tratam de reunir todos os cavalos do mundo, para fazer voltar atrás o carro, quando Deus, começa a tomar a sério a nossa oração e faz connosco tudo aquilo que Ele quer. Isto torna-se mais válido, quando nos conduz para a escola do sofrimento.”

O 20 de Janeiro, tornou-se o eixo de toda a história de Schoenstatt, tornando-se mesmo, no elemento formal de toda a história do Movimento.
O Pai e Fundador, sempre considerou este acontecimento como uma erupção extraordinária de graças e sempre rejeitou considerá-lo como um acto heróico. Simplesmente lhe chamava uma grande obra de Deus. Dizia ainda que seria mal agradecido a Nossa Senhora, se tal não reconhecesse.
Sobre o 20 de Janeiro, disse ainda:

“Quem não compreender e não reconhecer o 20 de Janeiro de 1942, não é schoenstatteano. É preciso ver sempre este acontecimento como um acto de fé e como uma incumbência. Se não aproveitarmos os valores de 20 de Janeiro de 1942, Schoenstatt dissolver-se-á.”

“Mãe Três Vezes Admirável
Conserva-nos sempre como teu instrumento,
Faz que com amor hoje e sempre
Nos ponhamos ao teu serviço.
Utiliza-nos como agrada a Deus,
Inteiramente para o teu Reino de Schoenstatt."

(Cântico do Instrumento - pequeno excerto).

Fami e Paulo

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Atelier para a Liga das Famílias


No próximo sábado, dia 22 de Janeiro de 2011, a Obra das Famílias de Schoenstatt das Dioceses de Aveiro e Coimbra, vai organizar um atelier intitulado "Estrutura da Obra das Famílias".
Este atelier terá lugar pelas 21 horas na Casa José Engling e será o primeiro de dois, apresentados pelo casal Ascensão Bola e João Ramos.
Este atelier é destina-se à Obra das Famílias e pretende aperfeiçoar o conhecimento sobre a estrutura da Obra, para um melhor conhecimento e aprofundamento da magnífica obra que o nosso Pai e Fundador idealizou há quase 100 anos e que perdura até aos nossos dias e que queremos ver ainda mais forte e unida para o futuro.

São, Carlos Pedro e Equipa de Divulgação

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

30 Anos depois...

No dia 18 de Janeiro de 1981 deu-se a primeira consagração, no Santuário de Aveiro, a nível de Carta Branca (um compromisso mais forte do que a Aliança de Amor). Esta consagração foi feita por 7 jovens do Ramo da Juventude Feminina e estão todas de parabéns! Foram elas:
                  Delta Maria Ribau
                  Fátima Dolores Vegas Vidreiro
                  Margarida Pina
                  Maria do Carmo Moreira N. R.
                  Maria Isabel Ferreira Marques
                  Maria Martins Marçal (Susie)
                  Rosa Maria Calado Mariano

A todas damos os nossos parabéns, em especial às que hoje se encontraram na Missa da Aliança.

Ana Margarida
           

Atelier sobre o Padre José Kentenich


CONVITE

Integrado no triénio "Rumo a 2014" e no ano da corrente do Pai, que decorre de 18/10/2010 a 17/10/2011, convida-se toda a Família de Schoenstatt das Dioceses de Aveiro e Coimbra a participar na próxima sexta feira, dia 21 de Janeiro de 2011, pelas 21 horas, na Casa Padre Kentenich, num atelier dedicado ao Pai e Fundador que terá como tema: "O sentido da vinculação ao Fundador no interior da Família de Schoenstatt".

"A cultura da Aliança é a nossa forma original de expressar o nosso estilo de vida e de trabalho; a nossa vinculação a Deus, às pessoas, à natureza, à cultura, à Igreja e ao mundo, tendo sempre como base a Aliança de Amor".

Serão momentos de oração e partilha que queremos seja vivenciada por todos para que assim possamos compreender e conhecer melhor o nosso Pai e Fundador.
Este será o primeiro de seis encontros mensais com o Padre Kentenich que nos serão apresentados pelo Padre Carlos Alberto e pela Irmã Cristina.

Contamos com a presença de toda a Família de Schoenstatt, pois só "vivendo" o nosso Fundador, conseguiremos ser e compreender esta maravilhosa obra: Schoenstatt.

Tua Aliança, nossa missão.

A Equipa de Divulgação, Padre Carlos Alberto e Irmã Cristina

Hoje foi dia 18!!!

Pois é! Hoje foi dia 18 e apesar da fresca noite, o salão do Centro Tabor estava bem composto para mais uma Missa da Aliança.

Para além das muitas e bonitas coisas que ouvimos na Eucaristia, uma delas nos deixa mais felizes: ficamos a saber que a partir do dia 1 de Janeiro de 2012 o Santuário Original, bem como o recinto dos Peregrinos e a sacristia na "Casa Antiga" (Casa de Santa Maria) passam a pertencer, por usufruto, ao Movimento de Schoenstatt, ainda que, como disse o Padre Carlos Alberto na homilia de hoje, ele já seja pertença do Movimento no coração de todos nós!


Interior do Santuário Original.



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Jantar de Gerações


No passado dia 29 de Dezembro a Juventude Feminina de Schoenstatt de Aveiro reuniu-se, à sombra do Santuário, para um evento muito especial e que vem a marcar a sua vida há já 5 anos: o Jantar de Gerações. O primeiro teve lugar no dia 13 de Maio de 2005.

Procissão de Lírios. 13/Maio/2005.

Na oração deste ano quisemos relembrar, no Santuário, as palavras do nosso Fundador:
“Deveríamos descobrir sobre a fronte de cada jovem, de cada mulher, uma misteriosa coroa real!
Devemos tornar fácil à humanidade, o poder perceber essa misteriosa coroa que levamos na nossa fronte, devemos facilitar-lhe o descobri-la e o inclinar-se ante a dignidade preponderantemente divina que Deus vivo nos deu.”

Oração inicial de mais um Jantar de Gerações, a ter lugar no Santuário.

Este ano vivenciámos, pelo testemunho da Sra. Fernanda Matias, como aconteceram os primeiros encontros da Juventude de Aveiro, a ida a Fátima para o primeiro encontro e um pouco da sua Aliança de Amor, celebrada há 50 anos!


Aproveitámos também para mostrar às antigas gerações o que andamos a fazer actualmente.
Foi um serão bem passado com alegria, reencontros, novidades, sorteio de rifas e lembranças.

O jantar das gerações acontece de dois em dois anos e pretende reunir a juventude actual com as primeiras gerações. Esperamos encontrar-nos a todas - e ainda a muitas outras que não estiveram presentes - daqui a 2 anos! Até lá!

Sofia Vilarinho e Margarida Bola

domingo, 16 de janeiro de 2011

Para adquirir lembranças do Santuário

Para quem pretender comprar algumas lembranças do Santuário de Schoenstatt, há no Centro Tabor, uma lojinha onde as pode encontrar.
Junto ao Salão onde é celebrada a Missa aos fins de semana, existe um espaço devidamente apetrechado, onde se podem comprar variados artigos religiosos.







 Livros, imagens, terços, medalhas,... até um simples postal, contendo uma mensagem, tudo pode ser adquirido nesta lojinha.
Visite este espaço!

Fami e Paulo

sábado, 15 de janeiro de 2011

Oficial - Beatificação de João Paulo II será no dia 1 de Maio


O Papa Bento XVI aprovou hoje a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II (1920-2005), concluindo assim o processo para a sua beatificação.
A sala de imprensa da Santa Sé anunciou, entretanto, que a cerimónia de beatificação vai decorrer a 1 de Maio, Domingo da Divina Misericórdia, no Vaticano, sendo presidida por Bento XVI.
O milagre agora comprovado refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria da Doença de Parkinson.
A religiosa pertence à congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris, tendo superado, em 2005, todos os sintomas da doença de que sofria há quatro anos.
A decisão abriu caminho, em definitivo, à beatificação do Papa polaco, que liderou a Igreja Católica entre 1978 e Abril de 2005, quando faleceu.
Bento XVI anunciou no dia 13 de Maio de 2005, quarenta e dois dias após a morte de João Paulo II, o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canónico de cinco anos para a promoção da causa.
No dia 8 de Abril desse ano, por ocasião da Missa exequial de João Paulo II, a multidão exclamou por diversas vezes "Santo subito" (Santo já).
Em Dezembro de 2009, o actual Papa assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, primeiro passo em direcção à beatificação.
Recorde-se que, num caso semelhante, o de Madre Teresa de Calcutá, a beatificação aconteceu em 2003, também seis anos após a sua morte.
A data escolhida para a beatificação recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia, por ele criada em 2000.
Como o próprio Bento XVI recordou, em 2008, durante o jubileu do ano 2000 "João Paulo II estabeleceu que na igreja inteira o Domingo a seguir à Páscoa passasse a ser denominado também Domingo da Divina Misericórdia".
João Paulo II tornou pública a sua decisão no âmbito da cerimonia de canonização de Faustina Kowalska (30.04.2000), religiosa polaca nascida em 1905 e falecida em 1938, "zelosa mensageira de Jesus Misericordioso".
Os trâmites processuais para o reconhecimento do milagre aconteceram segundo as normas estabelecidas em 1983.
A legislação estabelece a distinção de dois procedimentos: o diocesano e o da Congregação, dito romano.
O primeiro realiza-se no âmbito da diocese na qual aconteceu o facto: O bispo abre a instrução sobre o pressuposto milagre na qual são reunidas tanto os depoimentos das testemunhas oculares interrogadas por um tribunal devidamente constituído, como a completa documentação clínica e instrumental inerente ao caso.
Num segundo momento, a Congregação para as Causas dos Santos examina os actos processuais recebidos e as eventuais documentações suplementares, pronunciando o juízo de mérito.
O decreto é o acto que conclui o caminho jurídico para a constatação de um milagre.
É um acto jurídico da Congregação para as Causas dos Santos, aprovado pelo Papa, com o qual um facto prodigioso é definido como verdadeiro milagre.
Quando após a beatificação se verifica um outro milagre devidamente reconhecido, então o beato é proclamado “santo”.
A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.


Fonte: Agência Ecclesia

Fami e Paulo

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Beatificação de João Paulo II

A beatificação de João Paulo II poderá acontecer a 1 de Maio, assegurou, hoje, sexta-feira, o bispo polaco Tadeusz Pieronek, afirmando que "a única coisa que falta na decisão do Papa Bento XVI é a data" do acontecimento.

Pode ler toda a notícia no Jornal de Notícias online. 


A Equipa de Divulgação

Para recordar o ano de 2010 - IV


Um dos pontos altos do ano de 2010, foi a bênção e inauguração da Creche Jardim de Maria, ocorrida no dia 11 de Setembro. Após vários anos de muito trabalho e conquista, chegou finalmente o dia em que um sonho já com alguns anos, se tornou realidade.


"Ninguém chegará a ser um homem integro, ninguém poderá resistir como uma rocha no meio do mar, senão lançar as raízes do seu ser, de forma cada vez mais profunda no coração paternal de Deus." (Padre Kentenich - Desafios do nosso tempo, p. 31)
Aceitando este desafio do Fundador da Obra de Schoenstatt, estamos hoje reunidos para dar graças a Deus nesta Eucaristia, porque Ele escolheu-nos mais uma vez, como seus pequenos instrumentos na construção de um mundo Novo com a abertura da creche Jardim de Maria."
(Pequeno excerto do guião da Missa de benção e inauguração da creche Jardim de Maria).


Fami e Paulo

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Com o nosso Pai e Fundador Rumo a 2014


"Com grande alegria e gratidão, renovamo-nos na consciência de que a essência do ser de nossa Família é a Aliança de Amor com Maria."

Esse acto de fé silencioso do Pe. José Kentenich e um pequeno grupo de congregados - o acontecimento fundacional do dia 18 de Outubro de 1914 no Santuário Original - permanece vivo em nós com toda sua força original.
Admiramo-nos ao constatar que em todas partes do mundo o que move e inspira nossas acções, a fonte de nossa fecundidade e a forma concreta de viver nosso seguimento a Cristo é a profunda fé na realidade da Aliança de Amor com Maria. Isso é o que queremos celebrar no Jubileu de 2014". (Extracto da Conferência de 2014)

TUA ALIANÇA, NOSSA MISSÃO!

Em conferência a Família de Schoenstatt o Padre Kentenich mostra como podemos assumir a missão da Mãe de Deus a partir da Aliança de Amor e como ela nos interpela ao heroísmo.
"Nós, pequenas criaturinhas, impotentes, em pequeno número, devemos agora, nestas condições, assumir a missão da Mãe de Deus.
Sim, queremos deixar-nos educar por ela, quer pertençamos à elite da Igreja, ou à massa, pois ela quer estabelecer-se aqui como educadora.
Ouvimos e deixamo-nos impressionar novamente por isto, abrindo o primeiro Documento de Fundação: Ela exige de nós que provemos pela acção, que levamos a sério esta original Aliança de Amor. E se a levamos a sério, portanto se não vemos somente palavreado atrás disto, e não somente fingimos alguma coisa, mas se realmente a levamos a sério e tiramos as consequências desta Aliança de Amor, ouvimos o que Ela promete: 'Então daqui,'-portanto de seu Santuário, pois os Santuários filiais são multiplicação do Santuário Original – 'quero atrair os corações juvenis, quero educá-los para serem instrumentos aptos em minhas mãos.'

Instrumentos aptos! E a Mãe de Deus quer usar estes instrumentos para imprimir novamente no tempo novo e novíssimo a face de Cristo para a glorificação do Pai.
Que significa: 'Quero atrair a mim os corações juvenis?' Não precisam ser corações juvenis, no sentido natural. Juvenis são os corações ainda inflamáveis por todos os ideais". (1966)

PARA REFLEXÃO:

• Se pensarmos na nossa Aliança de Amor: Estamos a provar pela acção que a levamos a sério?

• Como percebo a acção educativa de Maria na minha vida?

• Como se revela a consciência de instrumento na vida de quem selou a Aliança de Amor com Maria?

• Se analisarmos o nosso coração, podemos dizer que ele ainda é jovem?

A gratidão perpassa os nossos corações, pois a Aliança de Amor de facto transforma-nos em santos, canonizáveis.

Irmã M. Elisa Görck

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Para reflectir - Tua Aliança, Nossa Missão


"A Mãe de Deus não selou só uma Aliança connosco e por nós; Ela também selou uma Aliança entre o céu e este pedacinho de terra aqui! Faça-se Maria!
Também a terra deverá tornar-se Maria; também a terra deverá abrir-se, na Mãe de Deus e pela Mãe de Deus, para tudo o que é divino. Este país e este pedacinho de terra tornaram-se, de modo especial, terra mariana?

(J. K. 21/10/1945)

Irmã Elisa, Fami e Paulo

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Formação para leitores

Nos dias 11 e 12 de Janeiro, na Casa José Engling (Gafanha da Nazaré), estará a decorrer uma Formação Arciprestal para leitores. Será às 21h.



Fonte: Jornal "O Timoneiro"

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mãe Peregrina na Liga das Famílias


Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt

«É um apostolado mariano, uma visita de Maria às nossas famílias. É como se Nossa Senhora quisesse sair do seu Santuário, caminhar pelas estradas da Diocese de Aveiro e visitar os seus Filhos».
É neste espírito de família e comunidade, que nós Liga das Famílias, que de alguma forma estamos vinculados à Campanha da Mãe Peregrina, queremos que a Mãe do Céu entre na casa de cada Família, e nos faça sentir que estamos na corrente de graças que brota desde o Santuário original.
«A fecundidade do Jubileu depende não só de Deus, mas também da nossa resposta, da forma como acolhemos o convite, de como nos inserimos na corrente de graças» (Pe. José Melo).
As graças que Deus nos quer dar este ano, passará pela vinculação que cada família dará à visita da Mãe Peregrina.
Por isso, é muito importante que cada semana, em cada dia, que a Nossa Senhora estiver de visita a nossas casas a possamos receber como um momento de graças.
Gostaríamos que esta imagem ao passar nas nossas casas, fosse a resposta aos desafios que assolam o mundo e de modo especial as nossas Famílias e que abençoe a todos que sem acreditar, ou mesmo orar, apenas para Ela olhem.
Assim convidamos todos os casais/famílias, a entregar a Mãe Peregrina na casa do casal que está a seguir, rezando uma oração pela fecundidade das famílias do mundo. Mundo esse conquistado pela Obra das Famílias e que está representada no Ceptro que oferecemos à Mãe como Rainha do Tabor da Filialidade Heróica.
A Mãe Peregrina deverá estar em casa de cada família 1 semana, a entrega à outra família será efectuada durante o fim de semana, seguinte.
A família que nos dias 18 tem a alegria de ter a presença da Mãe Peregrina na sua casa, está especialmente convidada ir à missa da Aliança com a Mãe Peregrina.
 
São e Carlos Pedro

domingo, 9 de janeiro de 2011

Cortejo dos Reis 2011 - Gafanha da Nazaré


Realizou-se hoje na Gafanha da Nazaré o Cortejo dos Reis. Em primeiro lugar, queremos dar os parabéns ao Pároco, Padre Francisco Melo e a toda a equipa que organizou este cortejo.
Quem acompanhou, pode verificar algumas modificações, que deram mais brilho e dignidade a este cortejo. Salientamos os novos cenários das representações, o sistema de som e as "latinhas" para quem anda a pedir. Parabéns por estas alterações e pelas melhorias que daí resultaram.



O Movimento de Schoenstatt também participou neste cortejo, quer através deste carro da Juventude, quer através de muitos outros elementos que se integraram em vários outros grupos.


Levámos uma réplica do nosso Santuário para lembrar às pessoas que o viram, que está sempre lá à disposição de quem pretende rezar, pedir algo, ou simplesmente estar um pouco a fazer companhia à Mãe e através dela também a seu filho Jesus e a Deus Pai.



Levámos também presentes para oferecer a Deus menino e ainda muita alegria.


Todos seguimos a estrela, que tal como aos Reis Magos, nos conduziu ao Menino Jesus.


No próximo ano haverá outro cortejo dos Reis. Lá estaremos outra vez, para colaborar com a Paróquia da Gafanha da Nazaré.

Fami e Paulo

Para recordar o ano de 2010 - III


No dia 10 de Julho, peregrinámos até à Sé de Aveiro, para renovarmos o compromisso de fidelidade à Igreja, no espírito do nosso Pai e Fundador, perante o nosso Bispo, D. António Francisco.
Esta peregrinação serviu também para comemorar os 100 anos de ordenação sacerdotal e da Missa Nova, do Padre Kentenich.
No dia 08 de Julho, teve lugar no Santuário, uma celebração que teve como objectivo celebrar a ordenação do Pai e Fundador e ao mesmo tempo assinalar também o encerramento do Ano Sacerdotal.





"Trazemos a imagem da MTA no quadro que foi o primeiro, nestas dimensões, da Diocese de Aveiro. Teve o seu trono na Igreja da Gafanha da Nazaré. Muitas das primeiras Alianças de Amor foram lá celebradas. Na imagem da MTA vemos a íntima união entre mãe e filho. A Mãe segura o filho com as duas mãos, a esquerda aperta-o bem a si, a direita segura o braço de Jesus expressando através da pequena elevação a sua atitude de entrega do menino ao Pai."

"Querido Pai e Fundador, tu amate a igreja até a cruz que foste chamado a viver. Este amor está expresso na inscrição que, por teu desejo, foi gravada sobre o teu túmulo "Dilexit Ecclesiam" - amou a Igreja."


"É com alegria que partimos respondendo um sim confiante e convicto ao teu apelo:
Vens comigo?"
Levamos o Santuário até à Sé Catedral, coração da Igreja diocesana. O Santuário é o presente que sempre de novo oferecemos à Igreja.

Fami e Paulo

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Graça alcançada através da Irmã Emilie Engel


"Em virtude de me encontrar numa situação complicada, relacionada com a minha vida profissional, recorri à Irmã M. Emilie, pedindo intensamente a sua intercessão para que este problema fosse resolvido. Ao fim de poucos dias, surpreendentemente, tudo ficou bem! Prometi de publicar a graça, dar uma esmola e rezar um terço.
Muito obrigada Irmã Emilie!!!"

A. L. L. Aveiro – Novembro de 2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...