sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Uma porta aberta para ti e o convite à oração do terço


Bento XVI lembrou na quarta-feira, durante a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro, a celebração da “última aparição” de Nossa Senhora de Fátima, que se assinala a 13 de outubro, convidando os peregrinos reunidos no Vaticano a “perseverar na reza diária do terço”.
Que, desta forma, as vossas famílias se reúnam com a nossa Mãe do Céu, para cooperarem plenamente com os desígnios de salvação que Deus tem sobre vós”, disse o Santo Padre na sua saudação em português.
No passado dia 10, o Papa recordou que outubro é o mês do rosário. "Portanto, somos convidados a deixar-nos guiar por Maria nesta oração, antiga e sempre nova, que é especialmente querida por Ela, porque nos conduz diretamente a Jesus, contemplado em seus mistérios de salvação: gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos."
"Seguindo os passos do venerável João Paulo II, eu gostaria de recordar que o terço é uma oração bíblica, toda entretecida de Sagrada Escritura."
É também, explicou, "oração do coração, na qual a repetição 'Ave Maria' orienta o pensamento e o afeto a Cristo e, portanto, torna-se súplica confiada à sua e nossa Mãe".
"É oração que ajuda a meditar na Palavra de Deus e a assimilar a comunhão eucarística, segundo o modelo de Maria, que guardava em seu coração tudo o que Jesus fazia, dizia e sua própria presença."
Neste mês do rosário, há "uma porta sempre aberta"  que nos convida à oração do terço. Durante todo o dia são muitos os peregrinos que, no Santuário, têm o seu terço nas mãos. Diariamente temos dois momentos de oração comunitária do terço abertos a todos: as Irmãs de Maria rezam às 12:45 e os peregrinos às 16 horas.
MP

Sem comentários:

Enviar um comentário