Para conhecermos melhor o Padre Angel Strada


No próximo mês de Maio (mais precisamente nos dias 26, 27, 28 e 29), vamos ter em Portugal o Padre Angel Strada, postulador da causa de beatificação do Padre José Kentenich.
Nestes dias, irá proferir conferências, nos seguintes locais:
Dia 26, em Lisboa. Dia 27, Gafanha da Nazaré (Aveiro). Dia 28, Gafanha da Nazaré (Aveiro) e Azurém (Guimarães). No dia 29, em Canidelo (Gaia).
Importa por isso, conhecermos um pouco do Padre Strada.
Tão amplo e múltiplo quanto o horizonte, é o círculo de actuação do Padre Strada.
Natural de Córdoba (Argentina), conta actualmente 71 anos de idade. Nasceu no seio de uma grande família e teve uma infância feliz.
O seu primeiro contacto com Schoenstatt, teve lugar através de um nicho da MTA que foi colocado em Villa Warcalde, uma localidade situada a 20 kms da sua terra natal, a importante cidade de Córdoba.
Conseguiu concretizar um sonho importante da sua vida, a fundação e difusão do Movimento de Schoenstatt em terras argentinas. Com efeito, actualmente o Movimento encontra-se presente praticamente em todas as dioceses deste país.
Inicialmente ligado ao curso de Direito e à advocacia, com o intuito de poder fazer algo pelo seu país, que naquela época atravessava um período politicamente muito complicado, viria a enveredar pelo sacerdócio, por influência de três “Hernanes” (Hernán Alessandri, Hernán Montesinos e Hernán Krause), que visitaram Córdoba. Estes três jovens chilenos, irradiavam um tal amor pela Mãe, mostravam uma tão grande vontade de “inundar o Mundo com Schoenstatt”, que despertou em Angel e noutros jovens uma ideia: consagrarem-se por inteiro a esta Obra.

“Iniciámos os nossos estudos no Brasil, praticamente ao mesmo tempo que o Pai e Fundador regressava a Roma, vindo do exílio em Milwaukee. O seu desejo, foi que estudássemos todos juntos da Alemanha e que formássemos uma comunidade.
Aceitámos e formulámos o nosso lema de Curso: Que alegria quando me disseram … vamos para a casa do Pai.”
Assim se iniciava a caminhada do Padre Strada, no caminho que havia de conduzi-lo até chegar a postulador da causa de beatificação do Padre Kentenich.
O grupo chegou à Alemanha no dia 29 de Março de 1966, com muitos nervos e muito frio. Foram desde logo avisados que nessa mesma noite, iam ter um encontro com o Padre Kentenich.

Relata o Padre Strada:
“Ao vê-lo, tive duas impressões básicas: a primeira que não era muito alto (1,68 metros) e que falava com um tom de voz raro (o seu alemão tinha a pronúncia da Renania). A segunda impressão foi que transmitia a imagem de um Patriarca como Abraão ou Moisés. Uma personalidade firme, vigorosa mas muito próxima do tempo, muito actual”.

Recorda ainda a primeira mensagem que o Padre Kentenich lhes transmitiu: 
“Cada um de vós, deve conservar a sua identidade e respeitar a do outro. Nem os sul-americanos devem germanizar-se, nem o contrário.”
Aqui, observou o Padre Strada uma das características do Padre Kentenich – o respeito pela originalidade de cada pessoa.

(Continua)
Fontes: site schoenstatt.de e Boletin de Schoenstatt de Tucumán (Argentina).

Fami e Paulo

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Padre Miguel já saiu do hospital

Foto do Padre Miguel obtida através do Skype

Caríssimos,

O Pe. Miguel saíu ontem à noite do Hospital e foi o próprio médico que o conduziu, a casa de um amigo.

Unidos em Aliança,

Daniel Simões.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Notícias do Padre Miguel - Com Fotos

Padre Miguel e "Tia Guidinha", irmã do Padre e Dra. Maria do Carmo, sua sobrinha antes da celebração de Santa Missa (foto de 23/fev. na UTI semi-intensiva).

Prezados Amigos/as:

O Padre Miguel, que desde a terça feira à tarde estava na UTI semi-intensiva(que é semelhante a um quarto comum individualizado, porém com maior número de equipamentos para monitoramento - vejam as fotos abaixo), amanhã deverá ir para um quarto na Ala dos Transplantados, que é um quarto comum, porém com o ar e acesso a pessoas controlados para evitar contaminação.
É prevista a sua alta do hospital para o Domingo ou, mais provavelmente, para a segunda-feira.
Os seus parâmetros renais de uréia e creatinina, apesar de melhorados (agora que ele está urinando normalmente), ainda serão acompanhados até que estejam em níveis mais aceitáveis.

Padre Miguel e Dr. Roberto, que chegou logo após a celebração da Santa Missa (foto de 23/fev. na UTI semi-intensiva)
Quanto à continuidade ou não de restrição para visitas, espero ter amanhã esta informação para transmitir.
Tenho passado ao Padre Miguel todos os recados recebidos por E-mail ou telefonema e ele está muito agradecido com todas as manifestações de atenção, oração e carinho.
Dentro deste espírito de oração e amizade envio saudações muito cordiais a todos !
Louvado seja Deus !
Eloy Marini Camas.

Lena Castro Valente e Padre Miguel

Paulo:
Acabei de falar por Skype com o Padre Miguel. Disse-me que fui a primeira personagem portuguesa que lhe apareceu na tela. Ainda se encontra num quarto de cuidados intensivos mas, num intermédio que é de emergência mas ,mais leve. Está à espera de ser transferido para um quarto normal. Está com um ar muito alegre e, sempre agarrado a uma Mãe Peregrina lindíssima que foi abençoada no Santuário da Gafanha num 11 de Fevereiro (creio que de 1995). Esta Mãe tem uma história muito bonita para contar o que, de certeza, o Padre Miguel fará quando voltar para ao pé de nós. Louvemos a nossa Mãe que tem feito, ao longo dos anos, maravilhas no Padre Miguel para nos “mostrar” o poder da Aliança de Amor quando levada até às últimas consequências como tem sido o caso do nosso irmão , na Aliança, Padre Miguel Lencastre.

Unida a todos em Aliança
Lena


Graças à colaboração da Lena Castro Valente e do Daniel Simões, que nos vão enviando todas estas boas notícias, podemos ir acompanhando o estado de saúde do Padre Miguel, que felizmente e com a ajuda da MTA vai regressando à normalidade.
Um cumprimento também ao Eloy, por ir enviando as notícias.

Fami e Paulo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Notícias da recuperação do Padre Miguel

Padre Miguel e D. Margarida no Jubileu em Fátima

Prezados Amigos/as:
Segundo informações recentes da médica Dra. Maria do Carmo, sobrinha do Padre Miguel, ele continua na UTI para que se realize acompanhamento de suas funções renais até que se normalizem (*), pois a cirurgia sobrecarrega um pouco os rins.
Amanhã se avaliará, novamente, se ele ainda fica sob os cuidados da UTI ou se já pode ir para o quarto.
A disposição do Padre está óptima, bem como a prótese que ele recebeu.
Hoje, ele já celebrou Missa na UTI e acompanhou jogo de futebol na TV.
Seguem, abaixo, dois belos testemunhos que detalham o dia de ontem.
Continuemos em oração!

Cordiais saudações,
Eloy Marini Camas
(*) Obs.: As funções renais estarão normalizadas quando baixarem os teores de creatinina e de ureia medidas no sangue.

P.S.: Na menção abaixo, Tia Guidinha é irmã do Padre Miguel e veio do Nordeste juntamente com a Dra. Carmo, sua sobrinha. A Sra. Joana veio da Bahia com seu marido e, por isso, teve uma concessão especial em visitar o Padre Miguel. Além delas, visitou, no dia de hoje, o seu Superior, Padre José Fernando. Pedimos desculpas ao grande número de amigos, mas para o bem do Padre Miguel as visitas estão restritas até segunda ordem. (Eloy).


2a. feira - 21/fev. - 17:35 - E-mail da Dr. Maria do Carmo:
To: Eloy MC
Subject: Re: Padre Miguel - Sucesso na Cirurgia !!!

Oi Eloy,
Assisti ao procedimento e graças a Deus foi realmente tudo bem. Não teve nenhuma intercorrência.
O Tio Miguel está na UTI acordado activo e participante de tudo. Nossa Senhora como sempre protege seus filhos e sem duvida ele é um filho dilecto.
Obrigada por todo o acompanhamento que lhe tens dispensado.
Um abraço muito amigo,
Carmo

2a. feira - 21/fev. - 23:22 - E-mail da Sra. Joana Arcoverde:
To: Eloy MC

Subject: Re: Pe. Miguel - Sucesso na Cirurgia !!!
Caro Eloy, Boa noite!
Sou a Joana Arcoverde, mais uma ovelha do rebanho do nosso querido Pai Padre Miguel!
Deus faz maravilhas para todos aqueles que o amam e o temem, aleluia!!!
Estive parte do fim da tarde e inicio da noite com ele na UTI do Hospital São Camilo, rezamos , ele recebeu a comunhão em um momento sublime , onde a Tia Guidinha conseguiu a sagrada hóstia com um seminarista que também é ministro , foi um momento muito especial!
Depois ele jantou bem e tomou chá, eu mesma servi para ele, comeu bem direitinho!
Após, saímos eu, Tia Guidinha e Dra. Carmo sua sobrinha, para jantar. Na mesa estávamos como que em êxtase, por sentirmos de perto como Nossa Mãe e Nosso Pai, amam este filho dilecto, e como que amor nutrem-se na fidelidade da Aliança!

Que milagre..., aleluia , glorias a DEUS!!!!
Abraços,
Joana


Ficamos muito felizes por estas boas notícias em relação ao Padre Miguel. A Mãe esteve ao seu lado.
 
Fami e Paulo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Segundo Atelier para a Liga das Famílias


Realiza-se no próximo sábado, dia 26 de Fevereiro de 2011, pelas 21 horas, o segundo atelier para a Liga das Famílias das Dioceses de Aveiro e Coimbra.
Este atelier vai voltar a abordar o tema Estrutura da Obra das Famílias de Schoenstatt, nomeadamente a sua história e organização.


Esta sessão vai ser novamente apresentada pelo casal Ascensão Bola e João Ramos, que no primeiro atelier, muito bem preparado e apresentado, falaram sobre as origens da Obra das Famílias e talvez mais importante, apontaram caminhos para o futuro, procurando despertar nas Famílias o desejo de aumentarem o seu grau de compromisso com o Movimento de Schoenstatt.


"Tenho a certeza que nesta caminhada para a celebração dos 100 anos da Aliança de Amor em 2014, teremos como grande presente para o nosso Pai, para a nossa Família e para todo o Schoenstatt, uma grande Liga das Famílias das Dioceses de Aveiro/Coimbra, estruturada, forte e alegre ao serviço da nossa Igreja e da sociedade, com respostas concretas para os problemas das Famílias de hoje."
(Pequeno excerto duma carta dirigida pelo Padre Carlos Alberto às Famílias do Movimento de Schoenstatt, neste mês de Fevereiro de 2011).


No próximo sábado dia 26, esperamos pelas Famílias das Dioceses de Aveiro e Coimbra, neste atelier dedicado à Obra das Famílias de Schoenstatt.

São, Carlos Pedro e Equipa de Divulgação

Torneio de Futebol Juventude Masculina de Schoenstatt - 2011 (2ª Volta)



No torneio de futebol da Juventude Masculina de Schoenstatt de Aveiro acabou no passado fim-de-semana a 2ª volta do campeonato, apesar de faltar ainda disputar uma jornada, que devido ao mau tempo não se realizou (13.02.2011), passando estes jogos para o final do campeonato.
Os jogos em atraso são:
Equipa Pessoal - Equipa Espiritual
Equipa Ambiental - Equipa Comunitária

 

Assim, após a realização dos jogos da 2ª volta, os resultados são os seguintes: em primeiro lugar, a equipa AMBIENTAL com 15 pontos (5 vitórias consecutivas), depois a equipa COMUNITÁRIA com 10 pontos, posteriormente a equipa PESSOAL com 2 pontos e para finalizar a equipa ESPIRITUAL com 1 ponto.


Agradecemos a todos os “adeptos” que têm aparecido para ver os jogos. Para a semana terá inicio a 3º volta do torneio pelas 10h30.


Mais informações em:

www.JMS.EMANUELALMEIDA.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Segundo Atelier sobre o Padre Kentenich


Na próxima sexta-feira dia 25 de Fevereiro de 2011, pelas 21 horas, na Casa Padre Kentenich, no Centro Tabor - Gafanha da Nazaré, vai realizar-se o segundo atelier dedicado ao nosso Pai e Fundador.
Recordamos que estes encontros se iniciaram em Janeiro e se vão prolongar até ao mês de Junho, num total de seis encontros.
O atelier deste mês de Fevereiro terá como tema: "Chamado à Missão".
Toda a Família de Schoenstatt das Dioceses de Aveiro e Coimbra está convidada a participar neste atelier.
Deixamos umas palavras do Padre Kentenich, para nos acompanharem até sexta-feira:

"Deus criou-me sem mim, mas não quer salvar-me sem mim. Não podemos dizer que isso não depende de mim! Ele precisa de mim, para salvar o mundo... Quanta felicidade pode haver no mundo! Deus precisa de mim, para salvar o mundo. Porém, esta consciência não me faz orgulhoso, mas humilde. Eu sei que Deus pôs esta grande missão sobre os meus fracos ombros."

Contamos com a tua presença!

Fami e Paulo

Mais notícias sobre a cirurgia do Padre Miguel


Já chegaram mais notícias do Brasil, sobre a cirurgia a que o Padre Miguel foi sujeito. Através do Eloy, ficamos a saber o seguinte:

Prezados Amigos/as:

Acabei de receber ligação, do Dr. Roberto, membro da equipe que está cuidando do Padre Miguel e a cirurgia para implantação de endoprótese foi um sucesso! Como é da praxe, ele deverá permanecer na UTI por 24 horas. Após esse período, ele deverá ir para um quarto onde permanecerá em recuperação por mais alguns dias. Com relação a possível visitas e outros detalhes, passarei as informações assim que souber.

Louvado seja Deus !!!

Cordiais Saudações

Eloy

Força Padre Miguel, estamos todos consigo.

Fami e Paulo

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reflexão 2014 - 2ª Parte


TESTEMUNHO

QUE ALEGRIA QUANDO ME DISSERAM VAMOS PARA O SANTUÁRIO-LAR!

Foi com enorme alegria que vivemos o dia da bênção dos nossos SL (Santuário-lar), e é com enorme alegria que queremos continuar viver a Aliança de Amor, mas agora de forma mais intensa e próxima da Mãe do Céu. Ao fazermos o convite à Mãe para se instalar nas nossas casas através de uma filial do Santuário Original, passámos a ter umas casas mais ´ricas,' mas também uma responsabilidade acrescida. Assumimos que queremos ter a Mãe ainda mais próxima de nós e da nossa família para recebermos abundantes dons e graças, da mesma forma que assumimos que têm que ser constantes as nossas entregas e contribuições para o Capital de Graças.
Como nem sempre conseguimos ir ao Santuário visitar a nossa Mãe, o Santuário com todo o seu simbolismo veio até nós. É caso para dizer que a nossa vida ficou facilitada. Que queremos mais? Só mesmo colocarmo-nos inteiramente, de alma e coração, nas mãos da Mãe. Passamos a ter um Santuário à nossa medida, com o nome que lhe queremos dar, um espaço que não importa pelo tamanho mas porque é o nosso espaço de intimidade com a MTA, um espaço de intensa oração, de entrega e agradecimento, a fonte de abastecimento do motor da nossa vida, que afinal, tem tudo o que nós verdadeiramente precisamos - as Graças da MTA- e a força, que se nós deixarmos, ela nos transmite.
Não nos esqueçamos que a Mãe é a mais poderosa aliada do Pai, mas não nos esqueçamos também, que o resultado deste compromisso advém de um permanente trabalho de equipa entre nós e Ela, um trabalho que não podemos descurar, sob pena, de começarmos a enfraquecer. Parece-me ser um bom investimento nas nossas casas para melhor cultivarmos o espírito Schoenstattiano na família, nos amigos e na sociedade e para sermos mais igreja no mundo de hoje.
Bébé

Há muitas formas de forjar a cultura da Aliança. Além do Santuário-lar, podemos contar com as correntes de Aliança que estão a surgir em toda parte por iniciativa das mães.
No dia 15 de Dezembro de 2010, iniciou uma corrente de Aliança na Paróquia São Julião da Barra com 22 participantes. Os convites foram feitos pela Manuela Ferreira e Elisa Morais.
Na Diocese de Évora 10 mães iniciaram sua preparação para Aliança de Amor sob a coordenação da Bárbara Zabumba, com o apoio da Lena Castro Valente, Isabel e Leonor Bacharel. Elas estão a fazer um esforço para, além do dia 13 de cada mês, se unirem à Família de Schoenstatt nos dias 18.

A Bárbara conta:
"Irmã como sabe, tem sido o nosso desejo celebrar os dias 18 de cada mês em união com Movimento. Este mês já tivemos mais algumas mães neste dia, na Eucaristia, pudemos assim unir-nos a toda a Família schoenstattiana.
Assinala-mos a presença de cada uma numa flor que fiz e em cada pétala colocamos o nome das que estavam presentes. Envio um modelo para verem. Esteve cá a D. Leonor que gostou da ideia. As pétalas depois oferecemos a Nossa Senhora, deixando na talha como propósito da nossa presença e contribuição para o Capital de Graças.
Penso que gostaram e talvez assim se consiga motivar para que possam vir no futuro.

Beijinho, Bárbara."


Com todas estas iniciativas só podemos dizer que as mães são muito especiais e que estão a preparar suas dádivas para 2014.
Ir. M. Elisa Görck

Irmã Elisa, obrigado por nos ter enviado este bonito trabalho.

Fami e Paulo 

Notícias da cirurgia do Padre Miguel


Caríssimos(as),

Segundo a informação prestada pelo Helder Castro Valente, obtida através de contacto telefónico com o Hospital, a operação do Padre Miguel, correu bem.
Assim que houver notícias enviadas pelo Amigo Eloy, as mesmas serão comunicadas de imediato.

Unidos em Aliança,
Daniel Simões.


Paulo:
A operação do Padre Miguel foi um sucesso.
A tia Guidinha disse-me …”assistimos a um verdadeiro milagre”. A Dr.ª Letícia que o operou tinha como grande receio o ter de usar muito contraste porque isso iria danificar ainda mais o rim. Mas não foi necessário.
Está nos cuidados intensivos mas já desentubado.
Continuemos a rezar por estas próximas 48h.

Unida em Aliança
Lena

Obrigado Daniel e Lena por estas boas notícias. Ficamos a aguardar por novas informações.

Fami e Paulo

Nota: A foto que abre esta notícia foi retirada do blogue: http://www.pela-positiva.blogspot.com/

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Mais notícias sobre o Padre Miguel Lencastre


Paulo:
Envio-lhe a oração de agradecimento que o Padre Miguel fez e que, certamente gostaria que fosse do conhecimento do maior número possível de pessoas.
Falei ontem com ele e continua muito animado e confiante.
A operação é amanhã.
Continuemos unidos na oração.

Lena



Prezados Amigos/as:
Foi confirmada a data da cirurgia do Padre Miguel para colocação de endoprótese:
É na próxima Segunda-feira, 21 de Fevereiro. Comunicaremos o horário assim que for definido.
Segue, abaixo, mensagem de agradecimento aos amigos que o Padre Miguel escreveu na noite de ontem.
Cordiais saudações,

Eloy.

“Aos meus queridos Amigos/as
Os laços de uma Amizade são emanações Divinas. Não enferrujam nem são corroídos pela traça, mas necessitam de ser cultivados.
Uma doença pode ser motivo para que esses vínculos se manifestem.
Dou infinitas graças a Deus por me ter proporcionado esta ocorrência em que a Sua Mão Providencial se tornou mais que evidente, internando-me num belíssimo hospital e de uma maneira inverossímil!
O próprio médico que me atende, meu grande amigo, desabafou:
A sua "Maria" não o larga um instante. Como é possível que tudo tenha acontecido desta maneira!
É uma bonita história que Deus irá permitir que eu vos possa contar.
Louvores sem fim a Deus Trino e à nossa querida Mãe e Rainha neste dia 18 em que toda a grande Família dos meus Amigos se encontra em comunhão no Seu e nosso Santuário!
São inúmeras as provas recebidas pela internet e Skype ou então por telefonemas e visitas. Por decisão médica, houve reduzir o seu número. O meu quarto, onde celebro diariamente, transformou-se em Capela. Agora mesmo acabei de celebrar. A amiga Cecília Amorim, muito doentinha na sua casa de Guimarães (Portugal), também participou através do Skype.
Não sei como agradecer a Deus tantas provas de amizade e carinho. E não só a Deus, mas também aos meus queridos Amigos/as.
Mas o mais importante é a corrente fraterna de orações que se tem expressado tão vivamente e de uma maneira tão intensa. Só por isto vale a pena passar por uma provação como esta! E como é reconfortante e salutar sentir que o meu sacerdócio é um ponto de união para tanta Gente! E que todos estamos unidos pela mesma corrente.
Isto me anima a pôr em prática um sonho que há muito tempo me persegue. O de instalar, via Internet, uma corrente de Amizades que uma vez integradas no meu sacerdócio (enxertado no Sacerdócio de Cristo), se transformem numa Força de Alta Tensão capaz de fazer maravilhas!
Que a nossa querida Mãe neste dia 18, festa da Família, cubra com o Seu Manto a todos quantos tem colaborado e participado nesta providencial ocorrência. Que Ela nos abençoe e vos recompense por tanta generosidade e fidelidade.

Abraça-vos e abençoa-vos com toda a amizade e gratidão.

P. Miguel

Continuamos unidos em oração. Obrigado Padre Miguel pela sua bonita mensagem e pelo exemplo que através dela, nos dá.

Fami e Paulo

A foto do Padre Miguel foi retirada do blog: http://www.pela-positiva.blogspot.com/

Resultados do Sorteio da Juventude de Schoenstatt


A Juventude de Schoenstatt realizou, neste mês de Fevereiro, uma venda de rifas como forma de angariação de fundos para participação nas Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar já no próximo mês de Agosto.

Desde já queremos agradecer a todos os que se disponibilizaram para nos ajudar, quer comprando-nos rifas, quer vendendo-as.
Depois de sorteadas as rifas, na presença de responsáveis dos dois Ramos, vimos apresentar os resultados:

1º Prémio: André Filipe – Gafanha da Nazaré. Rifa nº 522
2º Prémio: Maria Fernanda Pimenta – Aveiro. Rifa nº 221
3º Prémio: Alda Fernandes – Gafanha da Nazaré. Rifa nº. 424

Parabéns a todos os felizardos! A todos os outros agradecemos mais uma vez e desejamos que num próximo sorteio vos calhe a vós.
Os vencedores serão contactados para proceder a entrega dos prémios. 


Sofia Vilarinho


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Reflexão 2014

A Irmã Elisa enviou-nos este trabalho intitulado "Reflexão 2014", feito com o Ramo das Mães de Lisboa, que temos muito gosto em publicar.

COR UNUM IN PATRE!
Tua Aliança - Nossa Missão!

"Com alegria e gratidão iniciamos um novo ano no qual queremos forjar cada vez mais e melhor a cultura da Aliança de Amor, pois esta é uma forma concreta de dar a conhecer Schoenstatt. Neste sentido acolhemos o testemunho do P. José Melo.
"Quando eu estava no seminário o “mundo de Schoenstatt” era um dos nossos objectos de estudo. Estando no Chile era muito forte tudo o que estava relacionado com o 31 de Maio. Sabemos como o Pai e Fundador nos deixou uma herança muito rica e ao mesmo tempo complexa e complicada. Nesse contexto eu e os meus colegas tínhamos um desejo de poder explicar o mais simples possível o que é Schoenstatt.
Soubemos então de uma história do P. Kentenich que dizia que deveríamos ser capazes de escrever o que é Schoenstatt numa unha … ou na ponta do dedo. O que é que vocês escreveriam? Ele dizia «Aliança de Amor»

 Há uns anos na diocese de Aveiro, perguntando qual é a nossa marca, alguém desenhou uma impressão digital com o rosto de Maria, a nossa marca.

Todos conhecemos a famosa pintura de Miguel Ângelo na capela Sistina, e o pormenor do dedo de Deus que toca o dedo de Adão. Também no dedo de Deus está escrito Aliança de Amor porque a criação e a história da salvação é história da Aliança.
Esse poder criador de Deus foi colocado nas nossas mãos frágeis de instrumentos que se decidiram a ser aliados de Cristo. Com a marca da Aliança de Amor, nós somos as mãos de Maria para a sua missão: continuar a história de Aliança, construindo uma cultura de aliança. A Aliança de Amor transforma e nos transforma."

Uma das formas de aprofundar o sentido e a importância da Aliança de Amor é pela conquista do Santuário-lar. Esta foi a grande descoberta de um grupo de mães da Liga em Lisboa.
Pedi a uma delas para descrever como foi o dia da instituição do Santuário-lar do grupo, a fim de que a alegria delas seja partilhada com todos.
"Desde o dia 11 de Dezembro, Portugal ficou mais rico, mais abençoado pois foram instituídos quatro novos Santuários-lar.
Depois de um ano de preparação com a Irmã Elisa, pedimos que a Mãe de Deus permanecesse nos nossos Santuários-lar.
Foi com grande emoção e algum receio, pois sabíamos que se tratava de um acontecimento de imensa importância.
Começámos com a santa missa às 15h no Santuário. Depois o Padre José Melo, a Irmã Elisa e as mães do grupo "Online com Maria", fomos visitando, em género de peregrinação, e na presença das respectivas famílias, cada uma das nossas casas para a Instituição e Bênção dos Santuários-lar. Cada uma pediu diferentes graças.
Em cada casa vivemos momentos muito intensos. Prometemos rezar e entregar Capital de Graças, para que assim a Mãe e Rainha realize as suas promessas e permaneça aqui.
Trazei-me Capital de Graças, então estabelecer-me-ei de bom grado entre vós e distribuirei, graças em abundância.
Esperamos receber as graças do Acolhimento, da Transformação e da Fecundidade Apostólica.
Com a Graça do Acolhimento: "tê-La em nossa casa" como Aquela que nos acolhe, podemos descansar Nela, ter uma intimidade mais profunda com Maria, como mãe, esposa e profissional. È bom ter um lugar onde chegar e que está marcado por Maria. Desejamos que para a nossa família e para cada uma de nós seja espaço de acolhimento.
Com a Graça da Transformação, o Santuário-lar é lugar que serena, que acolhe, portanto transforma, o nosso coração está lá seguro.
Vamos assim ser melhores educadoras, relacionarmo-nos melhor, pois a Mãe educa.
Com a Graça da Fecundidade Apostólica (Graça do Envio), aprendemos que além de gerar vida biológica, há muita vida para gerar, vida religiosa nos meus, gerar alegria, comunhão, segurança. Maria vai-nos dar essa fecundidade, nós colocamos o nosso capital de graças e Ela faz crescer, brotar. Pedimos-Lhe plenitude.

Que nunca falhe a "rede" agora sim, estamos "online" com Maria.
O Santuário-lar passa a ser o lugar em que diariamente renovamos a nossa Aliança de Amor. Assim podemos dizer com toda convicção: tua Aliança, nossa missão!"
Paula Ferlov Ribeiro

(Continua)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Notícias do Padre Miguel


Através da Lena Castro Valente e do Daniel Simões, recebemos notícias acerca do estado de saúde do Padre Miguel Lencastre, que partilhamos com os nossos leitores:

Da Lena Castro Valente:
"Paulo:
Ontem falei pelo Skype com o Padre Miguel. Ele estava muito bem disposto e tal como é característica dele (aprendida do nosso Pai) está ligando a vida à fé com pormenores encantadores e cheios de sentido.
Unida em Aliança.
Lena"

Do Daniel Simões recebemos a seguinte notícia:
Através do brasileiro Eloy que o Padre Miguel instituiu como Correio-Mor, transmitimos a informação sobre o estado de saúde do Padre Miguel:

"Prezado Daniel Simões:
O Padre Miguel está muito bem e transmito suas próprias palavras:
"Graças a Deus estou muito animado e optimamente instalado e acompanhado."

Para alguns exames, o Padre Miguel foi internado neste sábado 12 de Fevereiro no Hospital São Camilo - Unidade Pompéia e realizou uma tomografia para avaliação mais detalhada de uma dilatação ou aneurisma na artéria aorta do abdómen, que foi detectado 2 dias anteriores em exame ultra-som.
Após os resultados, a equipe médica julgou necessária uma intervenção para correcção de sua aorta. Contudo, não será utilizada a cirurgia convencional, mas ele receberá uma prótese interna através de cirurgia menos invasiva, realizada com sondas introduzidas nas artérias por pequenas incisões na região da virilha, um procedimento relativamente novo (mas já consolidado) para esse problema, que traz muitas vantagens, menor risco e rápida recuperação. A data desta cirurgia está prevista em princípio para a próxima segunda feira, 21 de Fevereiro, mas depende da aprovação do plano de saúde.
Mantenhamo-nos unidos em oração e em Aliança.

"Deus é Pai, Deus é bom e bom é tudo o que Ele faz ou permite!" - Padre J. Kentenich.

Saudações,

Eloy."

Obrigado à Lena e ao Daniel por nos darem informações acerca do Padre Miguel.
Que as nossas orações continuem a incluir o Padre Miguel e o seu rápido restabelecimento.
 
Fami e Paulo

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Papa já tem a mochila da JMJ

No ano passado o Papa recebeu o chapéu da Jornada Mundial da Juventude MADRID 2011. Este ano recebeu outro dos elementos característicos de uma JMJ: a mochila! 
O Santo Padre foi o primeiro a recebê-la, pelas mãos do arcebispo de Madrid, cardeal Antonio María Rouco Varela. 

Faltando pouco mais de seis meses para o começo da Jornada Mundial da Juventude, desvenda-se um dos ícones da JMJ. A mochila entregue ao Papa é um modelo realizado exclusivamente para este encontro. Fica a conhecê-lo aqui!

Fonte: http://www.madrid11.com/pt

Margarida

Peregrinação a Schoenstatt


A Liga das Mães de Lisboa, está a organizar uma peregrinação a Schoenstatt, entre os dias 1 e 7 de Julho de 2011.
Nesta peregrinação, está incluída uma visita ao campo de concentração de Dachau.


O acompanhamento espiritual, estará a cargo da Irmã Elisa e do Padre José Melo.
As inscrições estão abertas e quem estiver interessado em participar nesta peregrinação, que tem um custo de 850 euros por pessoa (nesta importância estão incluídos além da viagem de avião, o alojamento completo e viagens no local), pode obter mais informações através dos seguintes números:
Acolhimento do Santuário de Lisboa - 213015074 ou através da Sofia Salema - 919059403.

“Conheces aquela terra, tão cálida e familiar
Que o Amor Eterno edificou para si; ?
É a minha pátria, a minha terra de Schoenstatt”
(Padre José Kentenich)
 
 
Irmã Elisa, Fami e Paulo

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pedido de orações pelo Padre Miguel Lencastre


A Lena Castro Valente, enviou-nos um mail a solicitar a divulgação da notícia do internamento do Padre Miguel. Devido à importância deste pedido e à situação delicada que atravessa o nosso querido Padre Miguel, pedimos a todos os nossos leitores que dêem início a uma forte campanha de orações, para que esta cirurgia corra bem e que o nosso Padre Miguel volte a exercer as suas actividades o mais rápido possível.

"Queridos Irmãos na Aliança:
Venho informar-vos que o Padre Miguel está internado em S. Paulo porque se descobriu que sofre de um aneurisma da artéria Aorta, no Abdómen. Devido à idade e à sua saúde precária a operação a que terá de ser submetido (provavelmente no dia 21 de Fevereiro) é muito arriscada. Peço-vos se será possível avisar a Família através do vosso blogue e pedir orações pela sua recuperação.

Desde já o meu muito obrigada.

Unida em Aliança

Lena Castro Valente"

O nosso blogue está sempre disponível para toda a Família de Schoenstatt principalmente nas horas em que todos temos que dar as mãos e pedir à Mãe que nos ajude e interceda pelos nossos pedidos.

Fami e Paulo

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Para iniciar a semana - Conhecer um pouco melhor o Padre Kentenich


Padre Kentenich portador da missão:

Em 1942, o Pai e Fundador escreveu da prisão, a todos os seus seguidores o seguinte:
"Para cumprimento da nossa missão, hoje, não basta, como outrora em Israel, fé calorosa e íntimo amor. Vivemos na ordem da cruz. Por isso, fé e amor devem desposar-se com heróico amor à cruz... E o que se segue? Vós o sabeis tão bem quanto eu... Amor ilimitado, apaixonado, dedicação à família e sua missão, num grau tal que consome cérebro e espírito... Todos devemos estar empolgados e abrasados por esta fé na missão, senão nós mesmos nos tornamos preguiçosos no sentido espiritual e levamos outros a sê-lo..."
Padre Kentenich sacrificou toda a sua força e tempo pela missão que Deus lhe confiou. Desejos e ocupações pessoais - embora nobres - ele os deixou totalmente de lado. Sua ocupação predilecta não era a arte, nem o turismo, nem fotografar... "Meu hobby são as almas", disse ele, certa vez. 
O Padre Kentenich só conhecia um anseio: conquistar almas para Deus e seu reino. Ele vivia somente em função de sua missão. E por ela estava pronto a entregar tudo, ousadamente. Assim se expressou em determinada ocasião:
"Se alguém quisesse destruir Schoenstatt em mim, deveria então cortar-me a cabeça, ou tirar-me de minha pele."
 
Excerto do livro "Padre Kentenich - como nós o conhecemos" da autoria de M. Annette Nailis.

Fami e Paulo

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Site da Creche Jardim de Maria


Já está online na morada  crechejardimdemaria.org  o site da Creche Jardim de Maria. Visite o site e fique a conhecer melhor esta instituição.

"A Creche Jardim de Maria, valência do Centro Social Padre José Kentenich, pretende dar resposta aos pais de crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos, na conciliação entre a sua vida familiar e profissional. A Creche situa-se na zona envolvente do Santuário de Schoenstatt de Aveiro (Gafanha da Nazaré) e inspira-se na Missão e Visão filosófica, pedagógica e sacerdotal do Padre José Kentenich. Tem como objectivo (entre outros) promover o desenvolvimento integral da criança, numa perspectiva de educação para a cidadania, cultivando a vinculação a Deus e a Maria no Santuário."
(Pequeno texto retirado do site).


Neste site poderá encontrar a maneira de se tornar "amigo", desta Creche.
Mas o melhor é mesmo visitar o novo site e ficar a saber tudo.

Fami e Paulo

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dia Mundial do Doente



Excertos da mensagem do Santo Padre Bento XVI para o Dia Mundial do Doente.

"Pelas suas chagas fostes curados" (1 Pd 2,24)

"Todos os anos, na memória da Bem-Aventurada Virgem de Lurdes, que se celebra a 11 de Fevereiro, a Igreja propõe o Dia Mundial do Doente. Esta circunstância, como quis o venerável João Paulo II, torna-se ocasião propícia para reflectir sobre o mistério do sofrimento e sobretudo para tornar as nossas comunidades e a sociedade civil mais sensíveis aos irmãos e irmãs doentes. Se todos os homens são nossos irmãos, aquele que é débil, sofredor ou necessitado de cuidados, deve estar mais no centro da nossa atenção, para que nenhum deles se sinta esquecido ou marginalizado. Com efeito, "a grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre. Isto vale tanto para o indivíduo como para a sociedade. Uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem e não é capaz de contribuir, mediante a compaixão, para fazer com que o sofrimento seja compartilhado e assumido mesmo interiormente é uma sociedade cruel e desumana."

"Queridos doentes e sofredores, é justamente através das chagas de Cristo que podemos ver, com olhos de esperança, todos os males que afligem a humanidade. Ressuscitando, o Senhor não tirou o sofrimento e o mal do mundo, mas extirpou-os pela raiz.
"Como Eu vos amei, vós também vos deveis amar uns aos outros" (João 13,34). Cristo, vencedor da morte, está vivo no meio de nós."

"A todos jovens, doentes e sadios, repito o convite a criar pontes de amor e solidariedade, para que ninguém se sinta sozinho, mas próximo de Deus e parte da grande família dos seus filhos."

"Queridos irmãos e irmãs, neste Dia Mundial do Doente, exorto também as Autoridades a fim de que invistam cada vez mais energias em estruturas médicas que sirvam de ajuda e apoio aos sofredores, sobretudo aos mais pobres e necessitados e, dirigindo o meu pensamento a todas as Dioceses, transmito uma saudação afectuosa aos Bispos, aos sacerdotes, às pessoas consagradas, aos seminaristas, aos agentes no campo da saúde, aos voluntários e a todos os que se dedicam com amor a cuidar e aliviar as chagas de cada irmão e irmã doente, nos hospitais ou casas de saúde, nas famílias:
Nos rostos dos doentes saberei ver sempre o Rosto dos rostos: o de Cristo."

Fonte: Agência Ecclesia

Fami e Paulo


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Abertura do Processo de Canonização do Padre Kentenich

10 de Fevereiro de 1975


Sete anos após a morte do Padre Kentenich, (concretamente em 10 de Fevereiro de 1975), procedeu-se à abertura oficial do processo de beatificação.
Esta abertura ocorreu na Diocese de Treves, na Alemanha sob a presidência do Bispo, Dom Bernardo Stein.
Antes disso, em 18 de Outubro de 1974, na celebração do 60º aniversário da fundação da Obra de Schoenstatt, a Santa Sé comunicou a Dom Henrique Tenhumberg, na altura Presidente da “Presidência Geral” da Obra de Schoenstatt:

“Depois de um exame minucioso de seu pedido às autoridades pontifícias competentes, tenho a satisfação de lhe comunicar que o Bispo de Treves, autoridade diocesana local, de acordo com as normas do Direito Canónico, fazendo uso de suas faculdades, poderá levar a efeito o processo informativo, observando-se as devidas condições.”

Neste dia em que comemoramos 36 anos da abertura do processo de beatificação, transcrevemos partes de algumas entrevistas que o Padre Angel Strada, postulador da causa de beatificação do Padre Kentenich, concedeu ao longo destes anos.

Padre Angel Strada

Queremos informar que o Padre Angel Strada, vai estar em Portugal no próximo mês de Maio de 2011, mais concretamente entre os dias 26 e 29 e vai estar em encontros em Lisboa, Gafanha da Nazaré (Aveiro), Azurém (Guimarães) e Canidelo (Gaia).
A este assunto voltaremos em breve, para divulgar mais informações sobre estes encontros e para dar a conhecer melhor o Padre Strada.

Em que consiste o processo de beatificação e de canonização? Quais os passos a serem dados e como se dá todo o seu procedimento?

"O processo de beatificação e de canonização é um processo jurídico da Igreja Católica para verificar a santidade de uma pessoa e de seu reconhecimento como modelo de vida segundo o Evangelho e intercessor junto de Deus, autorizando o culto litúrgico em sua memória. No decorrer dos séculos, este processo tem tido diversas formas. Hoje, segundo a situação jurídica em vigor desde 1983, o processo é constituído por duas etapas. A primeira etapa é uma etapa informativa e ocorre na diocese, em que faleceu a pessoa. Esta etapa consiste, sobretudo, em escutar os depoimentos das testemunhas, sejam estas favoráveis ou desfavoráveis à pessoa em causa, e na recolha de todo o material que possa servir de pesquisa de sua vida e de sua heroicidade de virtudes. A segunda etapa ocorre em Roma e é a decisiva. A Congregação para as Causas dos Santos faz uma avaliação das informações recebidas e, mediante o auxílio de oito teólogos e de sete bispos e cardeais, chega a uma tomada de posição definitiva que será então apresentada ao Santo Padre. No caso dos confessores, segue-se, em seguida, o processo do milagre, cuja primeira etapa sucede na diocese onde foi operado o milagre. No caso dos mártires, não é necessário milagre algum para a beatificação."

Que novas características foi possível descobrir no Padre Kentenich, ao estudar os escritos dele, não publicados?

"Há milhares de cartas nas quais se vêem muitíssimos aspectos de como ele acompanhava espiritualmente as pessoas. Os tipos de conselho que dava, como corrige, como adverte, como consolava, como consola. Por exemplo, muitas vezes ele disse: "Seja um raio do sol" para sua comunidade, para sua família. E também é muito frequente o convite para a confiança, a confiança em Deus e a confiança em si mesmo. "Confie que Deus, o Senhor, lhe deu talentos para superar isto, confie em suas experiências positivas", e outra coisa que reitera muitíssimo, por exemplo: "actue de acordo a sua consciência", sabendo que muitas vezes vai provocar conflito com isso, mas "anime-se a ser senhor de si mesmo". Também aparece muito o convite para a vinculação: vincular-se ao Santuário, ao diálogo com Maria. E ao final sempre diz "eu a acompanho, eu lhe acompanho", "eu penso no senhor", "rezo pelo senhor", "a tenho presente", "conte com minha oração". São expressões muito fortes de compromisso pessoal. Assim se pode explicar que tenha tido tanta influência sobre as pessoas."

Padre Strada, vendo a clareza que o Padre Kentenich tinha sobre si mesmo, sobre sua missão e todas essas qualidades pessoais para se vincular aos demais, em que medida esse modelo do santidade é aplicável a pessoas normais, sem uma missão de fundador, sem esse equilíbrio psicológico tão profundo que tinha o Pai?

"Depende muito de como se propõe a imitar o santo. Não se trata de imitá-lo literalmente, porém, de percorrer o caminho que ele percorreu, de acordo a originalidade própria, com os poucos ou os muitos talentos que eu tenho em minha estrutura. Posso aproveitar a experiência que ele fez com sua originalidade e sua estrutura. Além disso, ele viveu numa realidade cultural e num momento muito diferente. Devo tratar de me apropriar originalmente dos valores que o animaram, mas dentro da minha realidade.
Temos que manter uma visão realista do Padre Kentenich, porque obviamente ele não nasceu santo. Ele percorreu um caminho longo e muito difícil. Temos que olhar o Pai como modelo, mas não somente no final de sua vida. Às vezes ele mesmo, o Padre Kentenich, dizia: "Nisso eu não sou um exemplo para os senhores". Então, conhecendo a vida do Pai, fazemos o nosso próprio caminho, mas, assumindo os valores que o motivaram. Isso sim, temos nos segurar em sua mão, firmar-nos nele e pedir o seu apoio."

Para se ter uma ideia sobre o processo de canonização do nosso Pai e Fundador, deixamos alguns números:

26.000 Documentos não editados.
9.500 Cartas do Pai.
8.000 Páginas que escreveu em Milwaukee.
350.000 Páginas (mil livros de 300 páginas).
Fama de santidade em 85 países do mundo.
Testemunharam 150 pessoas.
O registo das fichas de cada documento, tem 4.800 páginas.

Como se pode contribuir para o bom êxito do processo?

"Um contributo decisivo é a oração. O processo de beatificação e de canonização tem de ser pedido como dádiva. Mais concretamente: tem-se de pedir a graça do encerramento da fase diocesana e a graça de um milagre por intercessão do Pe. Kentenich.
Não se pode olvidar a resposta de João Paulo II dada aos jovens suíços que lhe pediam a canonização do Pe. Kentenich: " Canonizai-o vós mesmos!" O reconhecimento oficial mediante a Igreja será um acontecimento histórico. Porém, não se pode pensar que com isto operará automaticamente a recepçãoa da pessoa e a mensagem do Pe. Kentenich na vida concreta dos cristãos. Isto depende sobretudo do testemunho e do anúncio daquilo que nos é do conhecimento como discípulos seus. E eis as palavras proferidas por João Paulo II, por ocasião do ano comemorativo do centenário do nascimento do Pe. Kentenich: "Sois chamados a participar da graça que o vosso Fundador recebeu e oferecê-la a toda a Igreja. Pois o carisma prova-se como uma experiência que foi entregue aos próprios discípulos, a fim de que estes depois vivam, o protejam, aprofundem e continuem a desenvolvê-la constantemente em comunhão e para o bem de toda a Igreja, que ela mesma vive e cresce a partir da fidelidade sempre nova para como seu divino Fundador."


  Ouvir das janelas do Vaticano, a canonização do Padre José Kentenich, é sem dúvida, um desejo concreto de todos os filhos de Schoenstatt. Apesar de não ser simples, tem existido ao longo destes anos, grandes avanços no processo.

E nós também queremos ajudar nesta causa. Neste dia, em que se celebram 36 anos da abertura do processo, rezemos de uma maneira ainda mais convicta e fervorosa, a oração pela canonização do Padre Kentenich.

Fami e Paulo

Fonte: Diversas entrevistas publicada na página http://www.schoenstatt.de/

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Escola de Música do Centro Tabor


Método ORFF
É o método usado na Escola de Música do Centro Tabor.

Mais do que um método de ensinamento da Música, Karl Orff criou um sistema muito amplo na educação musical, tratando de dar ideias ao educador através de propostas pedagógicas, que estimulam a natural evolução musical das crianças.
As palavras: música e movimento, são aplicadas nas aulas de uma forma concreta, real e consciente (material - muitos jogos didácticos e pedagógicos).
O contacto com a música nos seus mais variados elementos: ritmo, melodia, harmonia, timbre, dando-se grande importância à improvisação (criação de música), para isso, são usados os instrumentos de percussão (com sons indefinidos - triângulo, pandeiretas etc...) e os instrumentos de lâminas: (sons definidos, como: xilofones , jogos de sinos .... ) Todos estes tem uma especial importância na aprendizagem musical da criança.


O Método Orff, criado por Karl Orff ( 1895 - 1985 ), Músico e Pedagogo de nacionalidade Alemã.
Ele considerava que o início da educação musical está no ritmo, que ocorre de forma natural na linguagem, os movimentos e percussões que então sugere.
O Método propõe a ramificação das palavras, sensibilizando assim os elementos mais simples do ritmo: pulsação, acentuação, jogos de figuras - figuras que as crianças conhecem - ; reconhecer os ritmos das palavras simples.
O ponto de partida, são as canções e rimas infantis. A improvisação começa com canções. Este é o fundamento principal da primeira ETAPA que se completa pela espontaneidade e expressão musical própria da criança.


 CARACTERÍSTICAS DO MÉTODO ORFF
Com o método Orff, pretende -se ensinar os elementos musicais, no seu estado mais primitivo. Isto quer dizer, que os instrumentos utilizados neste método não requerem uma técnica especial, como por exemplo o Piano ou o Violino. Assim, falamos com os pés, com as mãos, usamos instrumentos básicos como o Tambor, o Triângulo e outros ...
1- Este método está relacionado com a linguagem, assim que os ritmos muitas vezes se trabalham com palavras. E daí se deduz também, que as palavras se podem trabalhar com rimas. Isto ajuda a criança na fala e mais tarde na escrita.
2- Trabalha -se também com canções populares, onde as crianças utilizam vários instrumentos.

Um aspecto muito especial no método Orff, é o movimento. Mas trata -se de um movimento corporal básico, não de ballet. Estamos a falar de caminhar, saltar, correr, ao ritmo da música.

Esta é a primeira parte do trabalho, sobre o Método de ensino que uso na Escola de Música.

Esta parte é mais teórica para dar resposta a tantas perguntas que me são dirigidas, o facto de eu trabalhar com crianças tão pequeninas - e como é possível ensinar-lhes música.
 
Irmã Lúcia

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aniversário da Irmã Emilie Engel


O Pai e Fundador, Padre José Kentenich disse de Ir. Emilie:

"Ir. Emilie foi uma filha da Divina Providência dos pés à cabeça."

A Irmã Emilie Engel nasceu a 6 de Fevereiro de 1893 e dois dias depois foi baptizada. Teria completado ontem, 118 anos de idade.
A Irmã Emilie considerava o seu Baptismo como o maior presente do seu primeiro ano de vida.
Na retrospectiva dos seus cinquenta anos, escreveu: "A maior graça deste ano, a maior das misericórdias de Deus para comigo foi a graça do Santo Baptismo a 8 de Fevereiro."

Que por intercessão da Irmã Emilie, nos consciencializemos sempre mais da presença de Deus-Trino em nós e assim nosso Santuário-coração seja preenchido da mais clara luz do alto.

"Cheguei em Schoenstatt para amar."

Irmã Elisa, Fami e Paulo

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Encerramento da Semana do Consagrado 2011


"Vós sois o sal da terra...
Vós sois a luz do mundo..."

Terminou hoje, dia 06 de Fevereiro, a Semana do Consagrado 2011. Queremos prestar uma pequena e singela homenagem a todos aqueles que dedicam a sua vida às causas do Senhor e a ajudar tantas pessoas que os procuram em busca, quanto mais não seja, de uma palavra amiga e que por vezes devolva a esperança a quem já a perdeu.
Sendo o nosso Bispo de Aveiro o Presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios, deixamos algumas partes da mensagem que ele dirigiu a todos, por ocasião desta Semana do Consagrado.

"É um tempo de bênção em que a gratidão expressa a todos os consagrados nos abre o coração para acolhermos o dom de Deus concedido à Igreja e ao mundo em todos quantos se decidem a seguir Cristo na radicalidade da vida consagrada.

Para a vida consagrada, a Missão faz parte da sua identidade em todos os seus carismas, com tons e cores diferentes, mas unindo e recebendo de Cristo a beleza que espelha, a luz que reflecte, a palavra que anuncia, a esperança que semeia e o amor que reparte. Precisamos de aprender com os vitrais a reflectir a luz com mais cor e maior encanto para criar no mundo um ambiente onde as pessoas possam encontrar a beleza de Deus e sintam a alegria de viver.

A nova evangelização implica necessariamente que os mais jovens possam ver espelhada na alegria da vida e no dinamismo da missão dos consagrados o fascínio de seguir Cristo.

Confiemos a Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, todos os consagrados e peçamos-Lhe que os acompanhe, na alegria e na fidelidade, com o mesmo desvelo da Mãe que, no Templo de Jerusalém, consagrou o seu Filho a Deus."


Terminamos com um pequeno trecho de um texto intitulado "Provocações da Verbum Domini à vida consagrada", da autoria do Padre Ricardo Freire e que foi publicado, também nesta Semana do Consagrado.

"De todos esses âmbitos, destacamos, aqui, o compromisso social decorrente da Palavra de Deus. Antes de mais, a Palavra de Deus contém já em si a denúncia dos males que afligem a sociedade; por isso mesmo, ela deve impelir o homem a viver animado pela rectidão e pela justiça (cf. VD 100). Trata-se de novo de um campo em que muitos consagrados trabalham e tratam, assim, de actualizar a vida e obra do Senhor, que “tendo visto uma grande multidão, teve compaixão dela, porque eram como ovelhas sem pastor” (Mc 6,34). Ora, a compaixão de Jesus manifesta-se, antes de mais, pelo ensino e somente depois pela partilha do pão para matar a fome. Deve isto fazer-nos pensar na eficácia da missão: ela não depende de nós, mas da própria Palavra que é “viva e eficaz” (Hb 4,12). Nós somos “colaboradores de Deus” (1Cor 3,9; 2Cor 6,1) como o era S. Paulo que, mais uma vez, fica como nosso modelo de apóstolo."

Fami e Paulo