terça-feira, 30 de novembro de 2010

Missa do início do Advento.



O passado Domingo, dia 28 de Novembro, marcou o início do Advento 2010.
Do guião elaborado para este Advento, deixamos algumas das partes mais significativas deste primeiro Domingo, em que foram benzidas as Coroas de Advento.

"O Advento é um tempo de preparação para as solenidades de Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus aos homens e um tempo em que por meio dessa memória se dirigem as mentes para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por estes dois motivos, o tempo do Advento apresenta-se como tempo de piedosa e alegre expectativa.
A liturgia da palavra do Advento pretende ajudar-nos a alcançar o objectivo das celebrações deste tempo, convidando-nos a uma atitude orante."

Senhor, nosso Deus, invocamos o vosso poder para abençoar as nossas coroas de Advento, para que, ao acendê-las, cresça em nós o desejo de acolher Jesus que vem e a perseverança na oração.


Advento e Natal são um mesmo tempo litúrgico, forte na tradição da Igreja e pleno de sentido. Celebramos o grande mistério da Encarnação do Verbo de Deus. Nas nossas celebrações e em família, queremos viver este Advento como um tempo forte e profundo da Liturgia, procurando descobrir na dimensão litúrgica e celebrativa o alimento espiritual para sustentar a nossa fé. Por isso o lema que nos acompanha neste tempo de Advento e Natal será: “Jesus vem! Reza e Acolhe.”
Preparamos esse acolhimento colocando a manjedoura, simbolizando o lugar no nosso coração que, no silêncio e oração, vai acolher Jesus no Natal.


Acendemos, Senhor, esta luz, como aquele que acende a sua lâmpada para sair, de noite, ao encontro do amigo que se aproxima.

Que esta coroa iluminada nos ajude a preparar os nossos corações. Queremos estar despertos e vigilantes, porque Vós trazeis a luz mais clara, a paz mais profunda e a alegria mais verdadeira.


Fami e Paulo

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ramos dos Homens de Schoenstatt (Lisboa) promove debate

Hoje, no Santuário de Schoenstatt de Lisboa.

Daniel Simões

domingo, 28 de novembro de 2010

ADVENTO – Preparar a chegada do Senhor!


Este Domingo marca o início do tempo de Advento, um dos denominados “tempos fortes” do ano litúrgico. Com o Advento começa o ano eclesiástico nas Igrejas ocidentais. Durante o tempo do Advento, nós os fiéis, somos chamados a prepararmo-nos condignamente para celebrarmos o aniversário da vinda do Senhor ao mundo, como encarnação do Deus de Amor.
A história do Advento, no Rito Romano, começa no século VI, no sentido de espera jubilosa do Natal e a sua pré-história remonta às Gálias (actual França) e à Espanha dos finais do século IV, como preparação ascética (devoção e meditação religiosa) para o Natal e a Epifania.
No século V o começo do Advento era na festa da Anunciação (18 de Dezembro – hoje a anunciação é comemorada em 19 de Março). Apenas no século X o seu início passou a ser no Domingo, quatro semanas antes do Natal.
O tempo litúrgico de preparação para o Natal começa no Domingo mais próximo da festa de Santo André Apóstolo (30 de Novembro) e abarca os três Domingos seguintes.
Apesar deste tempo ser muito peculiar nas Igrejas do Ocidente, o seu impulso originar provavelmente veio das Igrejas Orientais, onde era comum, depois do Concílio Ecuménico de Éfeso em 431 dedicar sermões nos Domingos anteriores ao Natal, ao tema da Anunciação. Em Ravena, na Itália (onde era grande a influência Oriental), São Pedro Crisóstemo fazia esses sermões.
A primeira referência sobre o Advento é a do Bispo de Tours, França, chamado Perpétuo (461-490) que estabeleceu um jejum antes do Natal, que começava a 11 de Novembro (Dia de São Martinho de Tours). O Concílio de Tours (567) faz menção ao tempo do Advento, costume que então era conhecido como “Quaresma de São Martinho”.
O Advento é hoje celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Na Missa, não se canta o Glória, para que na festa do Natal, os fiéis se unam aos anjos e entoem este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós.
As vestes litúrgicas (casula, estola, etc.) são de cor roxa, bem como o pano que recobre o ambão, como sinal de conversão em preparação para a festa do Natal, com a excepção do terceiro Domingo do Advento (Domingo da Alegria), cuja cor tradicionalmente usada é o rosa, para demonstrar alegria pela vinda do libertador que está próxima.
Ainda neste período, o directório litúrgico orienta que as flores e os instrumentos musicais, sejam usados com moderação, “para que não seja antecipada a plena alegria pelo Natal de Jesus”.
João Batista e Maria são os dois grandes protótipos da existência própria do Advento. Por isso, dominam a liturgia deste período.
O Advento é o tempo da espera. Do alerta. É tempo de estarmos preparados para algo de importante que vai acontecer nas nossas vidas.
É o tempo em que preparamos o Natal, em que Deus vem ao nosso encontro. Este Deus que vem ao nosso encontro, traz-nos a boa e bela notícia de um tempo novo, de uma civilização assente no amor e não na força, um Deus que acredita em nós.

"Irmãos: Vós sabeis em que tempo estamos: Chegou a hora de nos levantarmos do sono, porque a salvação está agora mais perto de nós do que quando abraçámos a fé. A noite vai adiantada e o dia está próximo."
(Epístola de São Paulo aos Romanos)

Tempo de Advento – tempo de sermos homens novos, numa nova comunidade.

Fami e Paulo

Nota: Para a elaboração deste trabalho, foram consultados trabalhos dos sites: http://www.agencia.ecclesia.pt/ e http://www.acidigital.com/ e ainda do livro "Rezar no Advento", das Edições Salesianas.

sábado, 27 de novembro de 2010

Liga das Famílias Prepara Coroas de Advento

Ontem, sexta-feira, dia 26 de Novembro, a Obra das Famílias de Schoenstatt reuniu-se para mais uma "maratona" de Coroas de Advento.
A sala estava recheada de material: verdes, velas, bolas, laços, pinhas...


Depois foi só por mãos-à-obra e saíram umas bonitas e originais Coroas de Advento!



No Sábado e Domingo, antes da Eucaristia das 17h no Centro Tabor, estão disponíveis para serem adquiridas. Na respectiva Eucarística serão benzidas para nos acompanhar no caminho do Advento.
Obra das Famílias


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Padre Kentenich na minha vida - 7


P. Kentenich – o Fundador da Obra de Schoenstatt, que viveu santamente – era dotado de elevados dons do espírito e do coração. Foi teólogo de alta categoria, pedagogo e psicólogo de olhar extraordinariamente profundo, perspicaz e de ampla visão.
Nos depoimentos para o seu processo pro-canonização, um de seus filhos espirituais coloca em evidência o 'seu serviço desinteressado aos outros, unido à sua grande capacidade de empatizar e arte de escutar, de perscrutar, de abrir os corações, como também a infinidade de trabalhos minuciosos que realizou,'. Contudo, a mais bela palavra, que todos os que tiveram oportunidade de conviver mais próximos a ele dizem, é: P. Kentenich foi um Pai.
Quando Felipe pediu ao Salvador: 'Senhor, mostra-nos o Pai', dele recebeu a resposta: 'Felipe, quem me vê, vê também o Pai' (Jo 14,9). Algo semelhante, embora em nível sem medida inferior, nós também podemos dizer do P. Kentenich. Como seu transparente, ele nos tornou o Pai Eterno sumamente sensível.
Uma família americana que, por longos anos, esteve em estreito contacto com ele, testemunha: "Cada um de nós sentia-se profundamente tocado pela dádiva que Deus Pai nos presenteara por esta pessoa que irradia sua bondade paternal e sua compreensão. Através dele pudemos vivenciar o próprio Pai Celestial."
Uma jovem do Movimento de Schoenstatt relata: " Eu tinha o grande desejo de, no dia da Aliança de Amor (18 de Outubro), fazer a minha consagração à Mãe de Deus, como Membro da Juventude Feminina de Schoenstatt. Mas não havia recebido para isto, o consentimento da Dirigente Diocesana do Movimento. Para mim era como se Nossa Senhora não quisesse aceitar minha oferta. Por isso sentia-me muito triste.
Na manhã de 18 de Outubro, encontrei-me com o P. Kentenich, no caminho à Casa de Retiros. Vendo-me, veio ao meu encontro e perguntou-me: 'Mas, o que aconteceu? Um dia tão belo e um rosto tão triste!' Entre lágrimas, contei-lhe tudo o que me oprimia. Ele me escutou com toda a atenção e disse que, então, eu tinha um belo presente para oferecer à Mãe de Deus; eu deveria presentear-lhe este sacrifício. E, em seguida, disse-me: 'Veja como o sol brilha de manhã; como se ele alegra connosco em nosso grande dia de festa! Também deve alegrar-se. Tudo ficará bem!'
Com o propósito de superar minha tristeza, despedi-me. À tarde, encontrei-me novamente com ele. Reconheceu-me logo, veio ao meu encontro e disse-me: 'Assim me agrada muito mais'. E, com grande amor, estendeu-me a mão. Naquele dia 18 de Outubro, ficou gravada em mim uma imagem de Pai, como até então não havia experimentado. Pude vivenciar um pai bondoso que se me afigurou como imagem do Pai Eterno."
Serão tais depoimentos algo exagerados? De modo algum! No P. Kentenich, os homens experimentaram um reflexo do amor de Deus. E, com esta vivência, sentiram-se estimulados a confiar mais intensamente no amor e misericórdia do Pai Celestial.

(Ir. Annette Nailis)

Atelier de arranjos florais no Centro Tabor

Algumas fotos do Atelier de arranjos florais em pleno funcionamento.





Equipa de Divulgação e Irmã Cristina

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Carta de um Sacerdote

Em resposta à campanha de oração que a Liga das Mães efectuou no Ano Sacerdotal, orando por todos os sacerdotes da nossa Diocese (cada Grupo rezou por um Arciprestado), publicamos hoje a carta de resposta e agradecimento enviada pelo Padre António Graça da Cruz.



Em nome da Liga das Mães, o nosso muito obrigado ao Padre António Graça da Cruz, pela bonita mensagem que nos enviou.

Irmã Cristina e Fami

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Jornada Mundial da Juventude - Como tudo começou...


A ti, jovem que esperas participar na Jornada Mundial da Juventude, em Madrid, no próximo Verão, pergunto: 

Sabes como tudo começou?
Sabes quais as cidades que já acolheram o maior encontro de jovens do mundo? Se não sabes então este vídeo é para ti!




Jantar de São Martinho


Decorreu no passado sábado, dia 20 de Novembro, um jantar de São Martinho, na Casa José Engling. Este jantar tinha como principal objectivo a angariação de fundos, para a realização de obras, que a casa está a necessitar.
Deixamos algumas fotos, para despertar a curiosidade (e o apetite) de quem não pôde estar presente neste jantar, para assim querer estar presente no próximo.
Como nota final, podemos acrescentar que a comida estava óptima.






Fami e Paulo

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vigília de Oração pela Vida Nascente


"E tomando um menino, colocou-o no meio deles, abraçou-o e disse-lhes:
Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que recebe."
(Evangelho de São Marcos, 9, 36-37)

No próximo sábado, dia 27 de Novembro de 2010, o Santo Padre, Papa Bento XVI, vai presidir à vigília pela vida nascente, na Basílica de São Pedro em Roma.
Através da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e do Conselho Pontifício para a Família, foi enviada uma carta aos Presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo, convidando os Bispos a promoverem celebrações e iniciativas de oração análogas nas suas igrejas.
Também o Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro se associa a esta oração mundial pela vida, a exemplo de muitos outros pontos do nosso país.
No próximo sábado dia 27 de Novembro de 2010, pelas 21 horas, será realizada uma vigília pela vida, que incluirá bênção das grávidas, se estiverem algumas presentes.

Todos juntos, vamos rezar pela vida nascente.

"(...) é urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro. Com iniciativas extraordinárias e na oração habitual, de cada comunidade cristã, de cada grupo ou associação, de cada família e do coração de cada crente eleve-se uma súplica veemente a Deus, Criador e amante da vida."
(Excerto da encíclica Evangelium Vitae - João Paulo II)

Para mais informações pode consultar:


A Equipa de Divulgação

Liga Apostólica Feminina Reunida à Sombra do Santuário de Aveiro

No passado dia 13 de Novembro, um pequeno grupo da Liga Apostólica Feminina esteve reunido à sombra do Santuário. Neste encontro as participantes começaram por ter um pequeno momento de reflexão e ficaram a conhecer, pelas mãos da Irmã Cristina, a estrutura interna e externa no Movimento de Schoenstatt. 

Estrutura Externa do Movimento Apostólico de Schoenstatt

No final, e depois de estabelecida uma nova etapa marcada para o dia 4 de Dezembro, o grupo fez um propósito de preparação em época de Advento e rezaram em grupo.
Ficou a VONTADE de querer CONTINUAR nesta “escola de Maria” a APRENDER e CONHECER mais sobre esta pedagogia de Schoenstatt. 

Alcina

sábado, 20 de novembro de 2010

55º Aniversário da morte da Irmã Emilie Engel


Neste dia 20 de Novembro de 2010, em que se celebram 55 anos da morte da Irmã Emilie Engel, ocorrida em 1955, deixamos um testemunho sobre esta Irmã.
Desta forma simples, mas ao mesmo tempo profundo e revelador do poder da oração, assinalamos esta data e pedimos a todos que continuem a rezar pela canonização da Irmã Emilie.

"Em Junho de 2001 fui numa Peregrinação a Schönstatt. Na altura era administrador de uma empresa industrial que acabava de passar por uma profunda reestruturação, que implicou a necessidade de contrair um avultado empréstimo bancário, o qual tinha submetido aos Bancos antes de partir.
Tendo sido sempre devoto da Irmã Emília, aproveitei a deslocação a Metternich para orar junto do seu túmulo, pedindo a sua intercessão pela concessão do empréstimo que permitiria salvar a empresa e os mais de duzentos postos de trabalho que assegurava.
No dia seguinte, e ainda em Schönstatt fui informado de que os Bancos haviam recusado o empréstimo.
Quando voltei, e em resultado de tal recusa, houve necessidade de convocar uma Assembleia Geral de accionistas, em Setembro de 2001, na qual foi decidido remodelar o Conselho de Administração, tendo eu saído do cargo que ocupava.
Na altura tinha 53 anos, sete pessoas a meu cargo e estava desempregado. Pode-se imaginar a minha angústia pela situação, e o meu desapontamento pela “intervenção” da Irmã Emílie.
Felizmente, em Abril de 2002, e depois de muitas ajudas de vários amigos, consegui um emprego digno (no qual ainda hoje me mantenho), que, para além de me ter permitido viver, e porque me deixa muito mais tempo livre do que a minha anterior ocupação, me tem igualmente permitido usar tal tempo para me aproximar mais de Deus e da minha família, que até então tinha negligenciado.
Em Setembro de 2002 a empresa industrial acima referida, cessou pagamentos tendo sido decretada a respectiva falência em Dezembro do mesmo ano.

Percebi, então, que se me tivesse mantido em tal empresa, teria que ter enfrentado uma situação bem pior, não teria conseguido o meu actual emprego, e provavelmente, estaria hoje mais longe de Deus e da minha família. A Irmã Emília, sem que eu percebesse, tinha-me garantido uma vida bem mais feliz do que a que lhe tinha solicitado. "

Hélder Castro Valente

Terminamos com uma frase da Irmã Emilie:
"Imploro ao Senhor que me ajude a reconhecer, com toda a clareza, minha tarefa como Irmã de Maria de Schoenstatt e a encontrar a santidade neste âmbito de obrigações."

Fami e Paulo

Somos a Tua Coroa Viva



A Juventude Feminina de Schoenstatt recebeu do Padre Kentenich uma coroa RTA (que significa Rainha Três vezes Admirável), que tinha sido oferecida ao Fundador por um curso de Irmãs de Maria. Esta coroa, já na posse da JFS, iniciou uma peregrinação Mundial por diversos países, acabando por desaparecer em 1999.
Vendo este acontecimento infeliz à luz da fé, a JFS decidiu tornar-se a Coroa Viva. Este, que era até então o ideal da JFS Alemã, passou a ser o Ideal Internacional da JFS.
Assim no ano 2000, no Encontro Internacional da Juventude Feminina, as diversas raparigas de todos os locais do mundo juntaram-se para formar uma coroa viva, gigante e internacional.


Neste dia, todos os membros da JFS presentes receberam uma pequena coroa da RTA e um pedacinho de espelho dizendo "somos a tua coroa viva". Cada vez que olhamos o pedaço de espelho e vemos o nosso reflexo tomamos consciência de que nós somos a Coroa da MTA. Cada uma deve sentir: “eu sou um pedaço da Coroa que reveste a Mãe, onde quer que eu esteja, o que quer que eu faça.” A coroa foi recebida no Quarto do Pai, na Igreja da Adoração, no dia 12 de Agosto de 2000.




Agora, no ano em que se inicia o triénio para o Jubileu de 2014 e a caminhada para as Jornadas Mundiais da Juventude 2011, a JFS Internacional caminha mais uma vez junta.
Em Setembro estiveram reunidas em Schoenstatt representantes de toda a JFS Internacional para estabelecer objectivos e trocar experiências sobre a essência de cada uma.
Como consequência dessa vivência internacional e nacional surgiu o desejo na JFS de, pela primeira vez na história de Schoenstatt em Portugal, trabalhar-se para uma conquista conjunta.

Assim a JFS Portuguesa decidiu, tendo em vista as Jornadas Mundiais da Juventude em 2011 e visto que o logótipo destas é uma coroa, lançar-se à re-conquista da coroa da RTA reconquistando também o nosso ideal de sermos a sua coroa.



 
Assim a JFS de Braga, Porto, Aveiro e Lisboa está, desde o dia 18 de Outubro, a conquistar uma coroa da RTA em madeira. Cada diocese ficou com uma parte da coroa, sendo o A conquistado por Aveiro. A conquista faz-se com pequenas missangas, simbolizando o pedacinho da Coroa da nossa Mãe que cada uma é, no seu ser e vida.

Para isso rezamos diariamente a oração da coroação (que foi feita em 2000) e no dia 18 de cada mês podemos materializar a nossa conquista com pequenas missangas que serão coladas no A.

Conquistamos a nossa missanga sempre que no dia 18 formos à missa ou ao santuário (no caso de quem está a estudar fora conta a ida a uma igreja)

Esperamos conquistar e tornar-nos uma bela e colorida coroa para a nossa Rainha. 

Sofia Vilarinho, JFS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...