quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Portugal: Jardim (de Maria) à beira-mar plantado


No dia em que festejamos solenemente o jubileu dos 50 anos de Schoenstatt em Portugal, o P. Diogo Barata lançou-nos três desafios. Um deles foi este: "Dentro de 50 anos Schoenstatt deve ser uma peça chave na Igreja e na Sociedade portuguesa. Sei que o nosso horizonte é a Europa toda, mas nas próximas décadas temos que 'tomar o país de assalto'. Temos que ajudar Nossa senhora a unir a Igreja portuguesa para a transformação do nosso país! Cada um deve perguntar-se: o que é que estou a fazer concretamente por Portugal?" (18.04.2010)

Na nossa linguagem schoenstatteana "traduz-se" assim: Portugal deve tornar-se um JARDIM DE MARIA, tornar-se aquilo que é: "Jardim à beira-mar plantado" em Terra de Santa Maria!

Portugal em flor na Capela do Fundador

É como se ouvíssemos as palavras do nosso Pai e Fundador, também aqui e agora: "Quando o teu coração e o coração de toda a Família se tiver tornado um florescente Jardim de Maria (...) apressai-vos para que não seja tarde demais!"
Neste início do novo Ano de Actividades nos Ramos não nos podemos esquecer dos desafios lançados. Afinal, o que é que estou a fazer concretamente por Portugal?

MP


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Hoje celebra-se o Arcanjo São Miguel


Hoje a Igreja celebra a festa dos três Arcanjos: São Gabriel, São Miguel e São Rafael. Em cada Santuário de Schoenstatt existe uma estátua do Arcanjo São Miguel, a quem a capelinha era consagrada desde o início. Quando, há muitos séculos, foi capela de um cemitério, o seu padroeiro era o Arcanjo São Miguel. Depois da restauração da capelinha, em 1914, esta estátua do Arcanjo São Miguel esteve no centro do altar, até ser colocada a imagem da Mãe Três Vezes Admirável, em 1915, passando assim a ficar na parte lateral como guarda e protector do Santuário.

"São Miguel é o guarda do Santuário e o instrumento eleito por Deus, especialmente chamado para o serviço da nossa Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt." (P. Kentenich 29.09.1966)

MP

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Encontro dos Amigos do Padre Kentenich e da Irmã Emilie Engel


No passado dia 18 de Setembro de 2010, os Secretariados do Padre Kentenich e da Irmã Emilie Engel, organizaram no Centro Tabor, na Gafanha da Nazaré, um encontro para amigos destas duas personalidades tão importantes no Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Estiveram presentes, cerca de 120 pessoas vindas das Dioceses de: Aveiro, Guarda, Lisboa e Porto.
A Jornada iniciou-se pelas 09 h 30 m da manhã, com o acolhimento, em que cantámos vários cânticos para afinar as gargantas e criar um bom ambiente.

“Nada sem Ti e sem nós, fala Maria e ouviremos Tua voz.”
O refrão deste cântico, traduz na perfeição o objectivo fundamental deste encontro:
Escutarmos o que Maria tinha para nos dizer, principalmente sobre o andamento dos processos de canonização do Padre Kentenich e da Irmã Emilie e interiorizarmos que temos que ser seus instrumentos, para alcançarmos estes grandes objectivos. Como disse o Papa João Paulo II acerca do Padre Kentenich: “Canonizai-o vós mesmos!”
A anteceder a excelente palestra que o Padre Carlos Alberto nos apresentou sobre o Padre Kentenich, que intitulou “Em Aliança com o Padre Kentenich, a caminho da sua canonização”, foi lida uma mensagem enviada pelo Papa Bento XVI, que respondeu a uma missiva enviada pela Irmã Elisa e deu-nos a sua bênção para que esta jornada fosse muito produtiva.


Sobre a palestra do Padre Carlos Alberto, posso dizer que assentou em três aspectos da vida do Padre Kentenich: Paternidade, Filialidade e Fraternidade.
Foi referido que é importante sabermos as datas marcantes da vida do nosso Pai e Fundador, mas fundamental mesmo, é entendermos o seu pensamento, “temos que nos meter no seu pensamento”, referiu o Padre Carlos Alberto, pois só assim podemos transmitir ao mundo o carisma e a mensagem que o Padre Kentenich nos legou.
Em seguida, a Irmã Elisa deu-nos uma verdadeira “aula prática” sobre a maneira como decorre um processo de canonização e deu-nos a boa notícia: em Julho deste ano, o processo do padre Kentenich chegou ao final primeira etapa, estando assim pronto para ser enviado para Roma.


Falou-nos também sobre as maneiras como podemos ajudar neste processo: rezando a oração da novena, distribuindo pagelas e boletins, lendo e oferecendo literatura sobre o Pai e Fundador e organizando encontros em que se fale sobre ele.
Divulgar, implica conhecer e a nossa gratidão deve manifestar-se através da acção” foi uma frase importante que a Irmã Elisa nos deixou.
Importante também, é comunicar ao Secretariado, graças alcançadas por intermédio do Padre Kentenich, devendo no entanto estas, comunicações referirem sempre a data, o local e a assinatura (que pode ser legível ou não) e claro, a graça alcançada.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Entrevista a Lena Castro Valente


Através de mail, fizemos uma pequena entrevista à autora do livro “Um SIM Decisivo – Padre Miguel Lencastre e Schoenstatt em Portugal”.
Agradecemos à Lena Castro Valente, a disponibilidade manifestada para responder a estas perguntas, que permitem conhecer melhor as motivações que a levaram a escrever este livro.

Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre as origens do Movimento de Schoenstatt em Portugal?

A ideia de escrever o livro, veio-me porque estava cansada de ouvir e ler algumas inveracidades sobre o assunto, para além de eu própria ter lacunas grandes, quanto ao que se passou, gostando eu também de conhecer as nossas origens. Além disso, o meu contacto privilegiado com o Padre Miguel, proporcionou-me acesso ao conhecimento de factos que ninguém relatava (penso que por ignorância) e que devido à idade do Padre Miguel, acabariam por se perder.
A partir daqui, fui fazendo pesquisas (pois tento dar o maior número de perspectivas possíveis) e saiu o livro. Portanto, relato factos que as pessoas não conhecem e corrijo algumas versões de outros, que não têm sido muito bem contados.
Fico feliz porque neste livro se faz justiça a pessoas importantes para a Fundação de Schoenstatt no nosso país e de que ninguém fala.

Qual o papel que o Padre Miguel Lencastre teve nesta bonita história e qual o porquê do título “Um SIM decisivo…”?

O papel do Padre Miguel, para além de ser uma fonte de informação, é o papel que a Divina Providência lhe deu nesta Fundação, que foi o de ser o elemento desencadeador do processo através do SIM que deua a Nossa Senhora, quando se converteu.
Daí o título “Um SIM decisivo…”.
A Fundação de Schoenstatt em Portugal, é contada ligando-a à vida do Padre Miguel.
Mas nada substitui a leitura do livro.


Neste ano de 2010, em que celebrámos 50 anos de presença do Movimento de Schoenstatt em Portugal, acha que podem vir a surgir mais livros de autores portugueses, dedicados a este tema?

Não sei se mais alguém vai escrever, mas eu estou a pensar fazê-lo, se o Padre Miguel concordar, sobre os anos que ele passou na Gafanha da Nazaré, como pároco.
Para isso, preciso que vocês trabalhem na vossa História, para eu poder ter mais fontes de informação.
Mas para já, é só um projecto na minha cabeça.
Muito obrigada por tudo.

Nós é que agradecemos, principalmente pela mensagem que escreveu a anteceder as respostas às questões colocadas e que aqui transcrevemos:
“O vosso blog é realmente muito bom, não são vãs as palavras que digo. Tem o maior interesse e como referi, tem sido muito útil para mim, pois até para a elaboração do livro, lá fui buscar alguns pormenores importantes.
Para estar como está, o vosso blog dá um trabalho imenso, sobretudo de actualização. Estão mesmo de parabéns.”

Paulo e Fami

domingo, 26 de setembro de 2010

Eleição do Chefe da JMS

  No passado Sábado, 25 de Setembro, a Juventude Masculina de Schoenstatt  da diocese de Aveiro, deu início ao seu ano de actividades, na muito querida Casa Sião. Durante a manhã começámos por recordar o nosso ano Jubilar, que encerra no próximo mês, estivemos ainda reunidos por grupos a planear os vários acontecimentos a realizar neste ano, e por fim o encontro culminou no ponto alto do dia: a eleição do novo chefe da JMS, que conjuntamente com a direcção que irá formar, vai gerir os destinos neste ano, apoiado de perto pelo Pe. Carlos Alberto, assessor da JMS.

  Para estas eleições haviam dois candidatos, Emanuel Lopes e Pedro Bola, ambos com muitos anos de experiência aqui na Juventude e com muita força para dar neste ano. Com um sufrágio de 33 jovens que vieram ao encontro, a votação declinou a favor do Pedro Bola, que venceu com 19 contra 11 votos, registando-se ainda 3 votos em branco. O Pedro teve direito à habitual aclamação por toda a Juventude e no fim saiu do Santuário com a tradicional fila de cachaços. O novo chefe vai tomar posse conjuntamente com a direcção no próximo dia 18 de Outubro.

  No final do encontro a Juventude pôde desfrutar de um almoço partilhado por todos, na Casa Sião, que contou com um brinde especial ao novo Chefe: Pedro Bola.

  Pedro Lopes

Lançamento do Livro "Um Sim Decisivo - Padre Miguel Lencastre e Schoenstatt em Portugal"


"Na sua infinita criatividade, Deus nunca se repete e os Seus planos serão sempre insondáveis. Ele quis depender de nós e escolheu-nos, não por nossos méritos, mas porque na Sua infinita Bondade nos convida a sermos Seus instrumentos. E essa escolha poderá surgir da maneira mais inesperada."
(Padre Miguel Lencastre no prefácio II do livro).

Realizou-se ontem dia 25 de Setembro em Paços de Ferreira o lançamento do livro "Um Sim Decisivo, Padre Miguel Lencastre e Schoenstatt em Portugal", escrito por Maria Helena (Lena) Saraiva e Castro Valente, que com base na história de vida do Padre Miguel Lencastre, nos fala das origens do Movimento de Schoenstatt em Portugal e da importância que o Padre Miguel teve nessa implantação.

Padre Miguel e Lena Castro Valente em plena sessão de autógrafos.

"Além de necessário, é urgente que escutemos o que nos podem contar aquelas testemunhas que felizmente ainda se encontram entre nós.
Uma dessas preciosas testemunhas é o Padre Miguel Lencastre, quer porque viveu essa Fundação na primeira pessoa, quer porque a Divina Providência o escolheu como instrumento decisivo para aquilo que vinha preparando desde muitos anos antes, tanto quanto a considerável distância temporal nos permite descortinar, através da "leitura" dos factos passados."
(Pequeno excerto do prólogo do livro).


Padre Miguel no uso da palavra

Rodeado de familiares e amigos entre os quais se destacavam algumas das pessoas que ajudaram a fundar o Movimento de Schoenstatt em Portugal, o Padre Miguel viveu um dia feliz e emocionante na sua terra natal.
Uma palavra também de muito apreço e parabéns à Lena Castro Valente por ter ousado escrever esta obra, que sem dúvida vai ficar na história do Movimento de Schoenstatt em Portugal.

Fami e Paulo

sábado, 25 de setembro de 2010

Aliança de Amor - Um Caminho

O caminho pela terra onde mora a beleza mostra-se como o meu próprio caminho, precisamente no momento em que eu olho para trás. Em mim está o centro da beleza: o meu interior foi criado segundo a Imagem de Deus. Quando recebemos o baptismo e vivemos dele, Deus mora em nós com o seu brilho oculto. Essa terra interior da nossa personalidade precisa ser, sempre de novo, preparada para a beleza. Isto é obra do nosso próprio esforço, mas é também presente. Este caminho, em Schoenstatt, concretiza-se na Aliança de Amor vivida com Maria, porque ela tornou-se o espelho perfeito da beleza de Deus. Maria dá-nos algo do seu charme régio, do seu sorriso, do seu brilho, da sua fascinação, do seu carisma, que só ela mesma tem!

Dia 18 de Setembro de 2010

 

No dia 18 de Setembro, duas jovens selaram a Aliança de Amor com a MTA, no Santuário de Aveiro. Neste ano jubilar, muitas foram as Alianças de Amor seladas neste Santuário por grupos da JFS e da JMS, jovens, peregrinos, famílias e grupos do Ramo das Mães. São presentes jubilares à MTA e da MTA para toda a Família. Porém o ano jubilar só encerra no dia 18 de Outubro, por isso podemos esperar ainda mais Alianças de Amor. 
MP

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Inicio das Actividades da Liga das Famílias de Aveiro e Coimbra


No próximo dia 26 de Setembro de 2010, pelas 10 h 30 m, teremos o nosso início de actividades, com uma Celebração Eucarística, apresentação dos temas desenvolvidos no Congresso Europeu das Famílias em Schoenstatt, elaboração dos objectivos de cada grupo para o ano 2010/2011 e ... muito mais.
Neste dia 26 de Setembro teremos o seguinte programa:

10 h 30 m - Acolhimento.
11 h 00 m - Celebração Eucarística.
12 h 00 m - Apresentação em power point, do ano anterior.
13 h 00 m - Almoço partilhado.
14 h 30 m - Apresentação dos temas do Congresso Europeu das Famílias em Schoenstatt.
16 h 30 m - Elaboração das actividades de grupo para o ano e assuntos vários.
17 h 00 m -Lanche e encerramento.

Gostaríamos de contar com o maior número possível de casais, para assim podermos transmitir os nossos projectos para o novo ano, assim como preparar a vivência que cada grupo gostaria de fazer neste novo ano.

"Não deixe passar nenhum dia,
Sem ter causado uma alegria a uma pessoa.
Então se tornará uma grande bênção
Para os que estão próximos de si.!"      (Padre José Kentenich)

Unidos em Aliança

São e Carlos Pedro

Abertura do Ano Pastoral na Liga Apostólica das Mães de Schoenstatt - Aveiro


CONVITE

A Liga Apostólica das Mães de Schoenstatt, convida-a a participar na abertura do ano pastoral, no próximo sábado dia 25 de Setembro de 2010, no Santuário de Schoenstatt, na Gafanha da Nazaré.
Vamos dar-lhe a conhecer quem somos, o que fazemos e o que temos para oferecer.
Participe!
Nossa Senhora e nós contamos com  a sua presença!

Programa:
14 h 30 m - Acolhimento na frente do Santuário.
14 h 45 m - Momento de Oração.
15 h 00 m - 1 jubileu.
15 h 30 m - Presente jubilar.
16 h 00 m - Convívio com lanche partilhado.

A Equipa de Divulgação

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Santuário dos Pequeninos


Que alegria quando, naqueles tempos, nos levavam ao Portugal dos Pequeninos. Por isso, logo que vi estas imagens, não podia de deixar de o lembrar. Um santuário dos pequeninos! Mas não foi o primeiro pensamento. Esse pertenceu aos nossos "carros caminheiros", que são como esse carro de duas rodas que suporta este santuário e que, tantas vezes, são a alegrias das crianças durante as peregrinações. Agora acho que temos mais um desafio para o nosso Centro Tabor: um santuário para os mais pequeninos.

Vamos!
Pronto!
Esperem por mim. Também vou. 
Dlim! Dlão! Dlim! Chegamos!

MP
Fotos:  Schoenstatt.de - 25 anos da Casa das Famílias em Schoenstatt

Pegadas


Desde o ano de 2007 que os jovens da paróquia da Gafanha da Nazaré – Escuteiros, Juventude de Schoenstatt, Grupo Sementes de Esperança e Cáritas - se reúnem anualmente num encontro intitulado Pegadas. Este encontro surgiu com o objectivo de conhecer o carisma de cada grupo, partilhando as experiências de cada um.
Este ano o Pegadas realizou-se nos dias 3, 4 e 5 de Setembro na freguesia de Campia, em Vouzela. Uma vez que estamos em ano de comemorações, os 100 anos da paróquia da Gafanha da Nazaré estiveram bastante presentes no encontro.
O fim de semana foi curto, mas ficam os momentos de convívio, a alegria e união. Fica também o compromisso que cada um assumiu com a nossa paróquia.

Sara Rocha

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Início das actividades 2010/2011 na JFS


Foi no passado dia 18 de Setembro de 2010 que se deu inicio ao novo ano de Actividades na JFS. E como não podia deixar de ser, mais uma vez, a Juventude Feminina reuniu-se em Encontro. Desde as Apóstolas até ao grupo das Universitárias. Nesse mesmo Encontro houve lugar para diversas actividades que estavam de acordo com a Reconquista da Coroação da Rainha do Ver Sacrum. Nesse dia com arranque por volta das 14h fez-se um Peddy-Paper e de seguida em pequenos grupos fomos discutir sobre o tema. Para as Apóstolas o Encontro acabou perto das 18:30 mas as mais velhas permaneceram para jantar partilhado, finalizando assim coma Missa do dia 18.


Este ano, no Ramo da JFS, queremos renovar e reconquistar a coroa da Rainha da Juventude que herdamos da primeira geração e que foi novamente entregue à MTA com o título de Rainha do Ver Sacrum, o ideal da JFS da diocese de Aveiro. Ao longo do tempo cada geração deve reconquistá-la com a sua própria história, renovando a coroação.
Temos um grande incentivo porque iniciamos, praticamente, com o jubileu dos 25 anos de Coroação da Rainha do Tabor da Filialidade Heróica, no nosso Santuário de Aveiro (27.10.1985).
A renovação desta coroação, no Santuário, será no próximo mês com toda a Família de Schoenstatt e o presente jubilar será um ceptro, sobre o qual contaremos em breve a sua história. Por isso, foi com alegria que a JFS teve neste dia o ceptro, especialmente no momento em que, depois de algumas actividades, expressamos à MTA o nosso amor e compromisso com pequenas orações sobre a simbologia da coroa, intercalando com cânticos para a Rainha no Santuário.


No final, uma fotografia de grupo dos elementos que ainda estavam presentes (porque algumas jovens tiveram que sair mais cedo) representando também aquelas que não puderam estar neste dia.

Beatriz Lourenço
JFS

Natal é sempre que o HOMEM quiser!



Vimos pedir a colaboração na campanha promovida pela ADAV, para o Projecto “Vidas com vida”, no sentido de apoiar enxovais para recém nascidos e crianças de berço.

Contrariando as estatísticas, os recém nascidos entre Julho e Agosto estão a aumentar. Os que estão para nascer, são 15 crianças que necessitam do nosso apoio.

Precisamos do vosso contributo, colaborem com:

Mantinhas, roupa interior e exterior (babygrow; casaquinho), fraldas de pano e descartáveis, lençóis e almofadas, lençois de banho, carapins, babetes, berços e alcofas.

 Façamos deste tempo, tempo de NATAL!

 COLABOREMOS!!!



Curso de Formação Profissional no Centro Social Padre José Kentenich

“Cultivar o Ser e o Saber”

Condições de Acesso:
- Idade igual ou superior a 18 anos
- Desempregados
- Baixas habilitações escolares
- Sem qualificações profissionais formais
- Provenientes de meios particularmente desfavorecidos, em situação / risco de exclusão social

Direitos dos Formandos:
- Bolsa de Formação
- Subsídio de Alimentação
- Subsídio / Despesas de Transporte
- Despesa de Acolhimento de Crianças
- Seguro de Acidentes Pessoais

Duração: 798 Horas
-----------------------------------------------
Local de Inscrição / Informações:
Centro Social Padre José Kentenich
Colónia Agrícola – Gafanha da Nazaré
Telefone – 234 - 410 410
(Junto ao Santuário de Schoenstatt)
-----------------------------------------------
Ficha de Inscrição:
 
 
Ajude alguém que conhece e precise... ou divulgue!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lançamento do Livro "Um Sim decisivo, Padre Miguel Lencastre e Schoenstatt em Portugal"


Queridos irmãos na Aliança:
Não posso deixar de vos dar os parabéns pelo magnífico site que têm, sempre actualizado e cheio de notícias com muito interesse. Tem-me sido muito útil.
Em meu nome e em nome do Padre Miguel, venho, por este meio pedir-vos o favor, se acharem bem, de divulgarem o lançamento nacional do livro, que eu escrevi, sobre a Fundação de Schoenstatt em Portugal ligada ao percurso de vida do Padre Miguel. O livro intitula-se: “Um SIM decisivo, Padre Miguel Lencastre e Schoenstatt em Portugal”.

Desde já o meu bem-haja.
Unida em Aliança

Lena Castro Valente
 
Programa para o dia 25 de Setembro de 2010 (Sábado):
Parte I
11 h 30 m - Encontro na Casa da Torre, Paços de Ferreira
12 h 00 m - Celebração da Santa Missa na Capela da Casa.
13 h 00 m - Plantação de um  carvalho substituindo o tombado no ciclone deste inverno.
 
Parte II:
Almoço no Salão de Festas do Restaurante Citânia.
 
Parte III:
Visita à Obra Social Sylvia Cardoso e lançamento do livro.
 
Contactos para eventual presença:
255862819 e 938551066 Obra Social Sylvia Cardoso ou 255106961.
 
Equipa de Divulgação

Inauguração da Creche Jardim de Maria


Tudo o temos e que vem enriquecer, em vários sectores, a nossa vida pessoal e social não deve ficar só para nós. Por isso sentimos a obrigação de partilhar com todos os leitores deste blogue a inauguração da Creche Jardim de Maria, uma valência do Centro Social Padre José Kentenich, propriedade das Irmãs de Maria de Schoenstatt, na Colónia Agrícola. Com a presença do Sr. Bispo de Aveiro, D. António Francisco e do Sr. Presidente da Câmara Municipal Ribau Esteves, do Vereador da Acção Social e do Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, assim como também os pais e crianças que já frequentam a referida creche desde o dia 1 de Setembro, as funcionárias, representantes de outras Entidades Sociais e do Movimento de Schoenstatt, muitos amigos, benfeitores e peregrinos do Centro Tabor, tivemos a celebração da Santa Missa no dia 11 de Setembro, abrilhantada pelo Coro das Crianças do Santuário. Uma celebração simples mas muito significativa. No final foram levados ao altar símbolos que fazem parte da vida gerada e construída até aqui: os tijolos, a pá e o projecto da construção, as actas das reuniões da direcção, o Capital de Graças oferecido, a imagem da Mãe de Deus coroada como Rainha do Sonho, projectos de angariação de fundos e as batas das crianças e funcionárias. Um sonho sonhado por muitos, que se tornou realidade!
D. António Francisco mencionou o próprio nome da creche “Jardim de Maria!” como expressão deste local, explicando o nome “Schoenstatt” que significa “lugar bonito”. “Agora ficou ainda mais belo com o encanto das crianças”, dizia. Agradeceu a todos os que tornaram possível esta Obra, especialmente à Ir. Cristina Maria Riço, presidente desta IPSS, e a contribuição monetária da Câmara de Ílhavo.


No final da Eucaristia, foi descerrada a placa comemorativa pelo Sr. Bispo e o Sr. Presidente da Câmara, em simultâneo. Foi a vez do Sr. Presidente da Câmara Municipal dirigir a palavra aos pais ali presentes, manifestando a sua alegria pelo equipamento inaugurado.


Um momento muito especial foi a renovação da coroação de Nossa Senhora como Rainha do Sonho da Creche Jardim de Maria. Logo após a oração rezada pelo Sr. Bispo, diante da imagem da Mãe de Deus, foram abençoadas todas as divisões desta casa dos mais pequenos. Enquanto isso, os pais, com os seus filhos, entregavam uma flor à Mãe de Deus.


Terminamos o dia com um lanche-convívio num ambiente de muita alegria e gratidão pela obra conseguida.
MP

Beatificado o sacerdote de Schoenstatt Gerhard Hirschfelder

Beato Gerhard Hirschfelder, 2º da esquerda

MUNIQUE, segunda-feira, 20 de Setembro de 2010 (http://www.zenit.org/) . O sacerdote martirizado durante o nazismo, Gerhard Hirschfelder, pertencente ao primeiro grupo de sacerdotes do movimento de Schönstatt no campo de concentração de Dachau, foi beatificado ontem, na catedral de Munique.
O arcebispo de Colônia, cardeal Joaquim Meisner, representou o Papa na cerimônia e definiu o sacerdote - falecido no campo de concentração aos 35 anos - como um modelo para os jovens, segundo informou a Rádio Vaticano.
Peregrinos de toda a Alemanha e também da Polônia e da República Tcheca, onde a lembrança do sacerdote está muito viva, peregrinaram até a cidade alemã para assistir à beatificação.
O Pe. Gerhard Hirschfelder foi proclamado beato como "mártir e testemunha da fé". O cardeal Meisner destacou que o sacerdote rejeitou a inumana lógica nazista e recordou seu especial compromisso na pastoral juvenil.
O evento do domingo foi precedido por uma Eucaristia vespertina na igreja de Überwasser, no sábado à tarde, seguida de uma procissão com velas até a catedral e uma hora de oração silenciosa.
O novo beato nasceu em 17 de fevereiro de 1907, no condado de Glatz, em Silesia. Foi ordenado sacerdote em 1932. De 1932 a 1939, foi capelão em Grenzeck (Tscherbeney), e desse ano até 1941, capelão maior em Habelschwerdt e responsável pela pastoral juvenil da diocese.
Constatando a natureza e os efeitos da propaganda nazista, buscou manter seus jovens longe dela, através de sua proximidade e da direção espiritual.
Em suas homilias, denunciou com valentia os excessos e a violência daquele período. A Gestapo reagiu a tudo isso, prendendo-o em 1941, durante uma reunião com jovens.
Durante os mais de 4 meses que permaneceu na prisão em Glatz, escreveu uma impressionante Via Sacra e algumas reflexões sobre o sacerdócio, o matrimônio e a família.
Foi transferido ao campo de concentração de Dachau em 15 de dezembro de 1941 e faleceu por fome e por uma grave pneumonia, em 1º de agosto de 1942.
Suas cinzas estão enterradas na cidade polonesa de Czermna (Tscherbeney), onde o Pe. Hirschfelder havia trabalhado como capelão.
O Pe. Hirschfelder pertenceu ao primeiro grupo de sacerdotes de Schoenstatt no campo de concentração de Dachau, junto ao beato Carlos Leisner, ao sacerdote palotino Ricardo Henkes e ao pároco alemão Alois Andritzki, os dois últimos em processo de beatificação.
1941 - 8 dias antes da sua prisão, com a família

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

20 de Setembro de 1968 - Dia em que o corpo do Padre Kentenich foi sepultado

Imagem do Padre Kentenich durante o velório

Após a morte do Padre Kentenich ocorrida em 15 de Setembro de 1968, o seu corpo este durante 5 dias a ser velado, na Igreja da Adoração, em cuja sacristia ocorreu a morte, até ao dia 20 de Setembro, em que o seu corpo foi sepultado.
Vejamos a descrição que feita numa revista denominada Kairos, que publicou um número especial, nesse ano de 1968.

"O Pai descansava, com as mãos perfiladas, cruzadas sobre a parte baixa do peito e com um rosário entrelaçado entre elas. Estava revestido com os paramentos da Missa, de cor branco marfim, com um adorno muito sóbrio em fio de ouro. Seu rosto, sereno e profundo. Com sua fronte livre, penteado como sempre, os olhos cerrados com se estivesse num encontro profundo com alguém, mas sem estarem apertados ou contraídos. Em paz. Não expressa surpresa ou dor, não está desfigurado, reflecte apenas firmeza e tranquilidade. A cabeça descansa sobre uma almofada branca. Das mãos para baixo não se pode observar seu corpo, pois está coberto por um pano branco e sobre ele continuamente estão mudando flores, pequenas coroas, ramos que ficam aí por umas horas e logo são substituídos por outros."

O funeral.
A partir das 03 h 30 m do dia 20/09/2010, dia do funeral, foram abertas as portas da Igreja da Adoração a todo o público. Às 04 horas da manhã a igreja já estava completamente cheia. Lentamente o povo ia passando junto à urna do Pai e Fundador. Pouco tempo podiam estar junto dele, pois as pessoas eram muitas.  Era a última oportunidade em que podiam ver a face do Padre Kentenich.
Pelas 06 horas da manhã, a igreja foi desocupada, pois seria fechada a urna. Quando foi anunciado que todos deviam sair, uma onda de comoção percorreu toda a igreja, juntando todas as pessoas em volta da urna. Foi rezado o "Angelus" e cantado "Trindade...". Ninguém queria sair. Um sacerdote, pediu novamente através do auto falante que saíssem e então o povo começou a sair rezando o terço e meditando os mistérios gloriosos.
O corpo do Padre Kentenich, foi levado ao Santuário Original. Foi transportado num carro fúnebre, acompanhado pelas Direcções da Obra de Schoenstatt e dos Institutos.
Em marcha lenta o carro dirigiu-se para a Casa de Formação, onde o Pai vivera tanto tempo, passando em frente ao Noviciado das Irmãs de Maria e da Casa Mãe das mesmas Irmãs. Antes de chegar ao Santuário Original, o corpo de Padre Kentenich, passou ainda pelo Santuário de Berg Schoenstatt, onde ele rezara a maior parte das Missas desde que regressara do exílio.
Cerca das 09 horas da manhã o cortejo fúnebre chegou então ao Santuário Original, que estava sobriamente decorado com crisântemos amarelos. Depois das orações, cânticos e da leitura de alguns trechos da segunda acta de fundação e da primeira carta de Natal escrita pelo Pai depois de regressar do exílio, o corpo saiu do Santuário e iniciou o regresso à Igreja da Adoração.
Este trajecto que normalmente se consegue fazer em 20 minutos, demorou neste dia uma hora e meia, tal a quantidade de pessoas que assistiam. Cálculos efectuados apontam para a presença de 10.000 pessoas.
Já na Igreja da Adoração foi rezada a santa Missa, com a presença de quatro Bispos e do Núncio Apostólico na Alemanha, D.C. Bafile.
Por volta das 13 horas o corpo do Padre Kentenich foi então sepultado na própria Igreja da Adoração.

Chegou assim ao fim a vida terrena do Padre José Kentenich, mas a sua Obra continuou, contando agora com a sua preciosa intercessão no Céu, junto a Maria que ele tanto amou em vida.

"Carregue a sua cruz com coragem, humildade e valentia. Assim ajudará a salvar o mundo."
Padre Kentenich

Obrigado, Pai porque carregaste em vida uma pesada cruz e ajudas assim a salvar muitas almas no mundo.

Fami e Paulo

Fonte: Para a elaboração deste texto, foi utilizado como suporte o livro "Movimento Apostólico de Schoenstatt - Introdução Histórica - Segundo Volume" da autoria de Padre Victor Trevisan



Chegou até nós uma Benção Apostólica de Bento XVI

Vaticano, 23 de Agosto de 2010

A Irmã M.Elisa Görck, dos Secretariados P.José Kentenich e Ir. Emilie Engel (Centro Tabor da Gafanha da Nazaré) fez chegar ao Sumo Pontífice uma missiva pedindo a Sua Benção para o Movimento de Schoenstatt que perfaz cinquenta anos de presença em Portugal; a efeméride será celebrada com um Encontro dos amigos e colaboradores dos secretariados ao serviço das Causas de Canonização dos Servos de Deus Padre José Kentenich e Ir. Emilie Engel, no próximo dia 18 de Setembro; pedido esse que o Santo Padre acolheu como segue:

«REVERENDA IRMÃ M. ELISA GÖRCK
CENTRO TABOR (GAFANHA DA NAZARÉ)
RUA DO SANTUÁRIO, S/Nº COLÓNIA AGRÍCOLA 3830-358 ÍLHAVO

ANUINDO À SOLICITAÇÃO DE UMA PALAVRA DE ESTÍMULO PARA OS AMIGOS E COLABORADORES DOS SECRETARIADOS AO SERVIÇO DAS CAUSAS DOS SERVOS DE DEUS PADRE JOSÉ KENTENICH E IRMÃ EMILIE ENGEL, CUJO TESTEMUNHO DESEJAM MELHOR RECOLHER, ASSUMIR E REPROPOR COM UM ENCONTRO NACIONAL EM 18 DE SETEMBRO, SUA SANTIDADE O PAPA BENTO XVI CONGRATULANDO-SE PELA BOA SEMENTEIRA ECLESIAL REALIZADA PELO MOVIMENTO DE SCHOENSTATT AO LONGO DESTES CINQUENTA ANOS DE PRESENÇA EM PORTUGAL SAÚDA OS ORGANIZADORES E PARTICIPANTES NO REFERIDO ENCONTRO E, AO MESMO TEMPO QUE SOBRE OS SEUS TRABALHOS E RESOLUÇÕES INVOCA PELA INTERCESSÃO DA VIRGEM MÃE TRÊS VEZES ADMIRÁVEL A ABUNDÂNCIA DAS LUZES DO ALTO, DE BOM GRADO CONCEDE-LHES NAS BODAS DE OURO DO MOVIMENTO EM PORTUGAL UMA PARTICULAR BÊNÇÃO APOSTÓLICA.
CARDEAL TARCISIO BERTONE SECRETARIO DE ESTADO DE SUA SANTIDADE».

domingo, 19 de setembro de 2010

Alianças de Amor jubilares no Ramo das Mães


No passado dia 15, dia do 42º ano do falecimento do nosso Pai e Fundador, tivemos a alegria e graça de festejar este acontecimento da maneira mais bonita e profunda: Alianças de Amor. Treze mães dos Grupos "Manto de Maria", "Mensageiras de Maria" e "Guiadas pelo teu olhar", que vemos na fotografia com as dirigentes, deram o seu sim e o coração à MTA. Agora pertencem-lhe mais profundamente e são cooperadoras  na sua missão.

Benção das medalhas, simbolo da sua Aliança de Amor

"Neste tempo Jubilar tão agraciado, no qual vivenciamos momentos de Encontro, tão belos e profundos como FAMÍLIA PORTUGUESA DO PAI, vindes enriquecer e alargar esta grande FAMÍLIA, que teve a sua origem no Coração de Deus Pai e na Mãe três vezes Admirável, a Grande Aliada.
Nosso Pai e Fundador, cujo Centenário da sua Ordenação Sacerdotal este ano celebramos, foi instrumento Fiel e Dedicado no cumprimento da Vontade de Deus, a partir da entrega da sua vida nas mãos de Nossa Senhora. Também a nós, ele nos quer conduzir ao abandono Filial, no Coração de nossa MÃE.
Neste dia, em que assinalamos o regresso do P.e Kentenich à Casa do Pai, um Grupo de treze Mães vem junto da Mãe e Raínha fazer a sua Aliança de Amor e assim ingressar na Liga Apostólica do Ramo das Mães.
Com a entrega da vossa vida, pela Aliança de Amor, nas mãos da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, estareis também a dispor-vos a colaborar com ELA na edificação do Reino de Seu Filho Jesus.
Pela Aliança de Amor, confiamos-lhe toda a nossa pequenez e fragilidade humanas e contamos para sempre com a sua PRESENÇA FIEL E EDUCADORA COMO MÃE, em todos os dias da nossa vida.
Permaneçamos fiéis à Aliança, porque “Eu creio que jamais vai perecer, quem à Aliança de Amor fiel permanecer”. P. JK
Em Aliança, estou com todas vós, Maria Marçal


Depois de assinar no Livro da Aliança de Amor e terminada a Eucaristia, pudemos felicitar cada uma e festejar com o bolo e chá.


Juventude Feminina Coroa-Te Rainha do Ver Sacrum


No passado dia 17 de Setembro alguns membros da Juventude Feminia de Schoenstatt reuniram-se no Santuário, pelas 20horas, numa acção de graças para renovar a Coroação de Nossa Senhora como Raínha do Ver Sacrum (RVS). 


Apesar de não nos encontrarmos em número significativo, ainda fomos suficientes para compor os bancos do Santuário!
A Eucaristia para a nossa Mãe e Rainha foi cheia de alegria, união e, devo dizer, bastante original, já que as músicas por nós cantadas foram de encontro à nossa RVS.
A parte mais importante desta celebração foi, sem dúvida, a renovação da oração de coroação que fizemos em 2006 e a nossa consagração à Mãe.
A imagem seguinte relembra-nos o momento da coroação, a 17 de Setembro de 2006.

Momento da Coroação. 17 de Setembro de 2006.


"Raínha do Ver Sacrum, reina e vence connosco para todo o sempre!"





Raquel Bola Rocha

Obrigado!


Umas das palavras preferidas do nosso Pai e Fundador era "gratidão". Por isso, hoje gostaríamos de agradecer ao P. Borja, dos Sacerdotes de Schoenstatt, pelo serviço que prestou no Santuário durante o mês de Agosto. De facto, ao arquivar algumas fotografias referentes "à vida à volta do Santuário" nesse mês de férias, notei em quantas actividades o P. Borja esteve presente ao serviço do Movimento e da Pastoral do Santuário. Foi com alegria que o acolhemos e ficamos imensamente gratos também pelo seu bom português. Bem-haja, P.Borja! Deus lhe pague ricamente por tudo o que nos deu e que continue a acompanhá-lo nas suas tarefas ao serviço da Mãe Peregrina, da Liga dos Casais e na Pastoral do Santuário de Madrid.

A Equipa de Divulgação do Jubileu

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Liga das Mães - Grupo: "De Novo com a Mãe"


O nosso grupo, formou-se aquando das comemorações do 25º aniversário do nosso Santuário.
Cinco elementos já tinham pertencido à Juventude Feminina de Schoenstatt e sentiam necessidade de voltar ao "colo" da Mãe. Contagiaram mais duas amigas, que também se integraram neste grupo. Por esta razão, surgiu o nome:

"De Novo com a Mãe" 


Celebrámos a nossa Aliança de Amor, no dia 19 de Outubro de 2007. Para nos prepararmos, para a nossa consagração à Mãe, descobrimos o símbolo do nosso grupo que conquistámos através de orações, propósitos de grupo e visitas ao Santuário.

Neste ano dedicado às vocações sacerdotais, cada grupo do nosso Ramo, teve a missão de rezar pelos sacerdotes de um arciprestado. O nosso grupo, teve a missão de rezar pelos sacerdotes de Sever do Vouga.
Actualmente, estamos à procura dos símbolos para a nossa bandeira que pretendemos conquistar neste ano jubilar.

Os elementos do grupo são: Aldina Guimarães, Alice Vieira, Deolinda Marques, Fátima Ferreira (Fami), Fátima Reis, Isabel Bola e Margarida Fernandes.

Em Aliança:
"1 Família, 1 Pai, 1 Missão" 

Nota da Equipa de Divulgação: Pedimos aos restantes grupos da Liga das Mães, que nos façam chegar a história dos seus grupos, para serem publicadas.

Dilexit Ecclesiam


Todos os anos por esta altura, a Capela do nosso Pai e Fundador está adornada com um tapete de flores, precisamente no local onde ele faleceu. Desde a hora em que morreu e durante 5 dias, até se realizar o funeral, milhares de pessoas da Alemanha e do estrangeiro puderam ver pela última vez o corpo do Fundador. A seu desejo estão gravadas no seu túmulo as palavras:
 Dilexit Ecclesiam (Amou a Igreja)

Por altura do centenário do seu nascimento, o Cardeal Josef Raztinger (hoje Papa Bento XVI) disse sobre Padre Kentenich:
"Ele selou a Aliança com Maria, a Mãe do Senhor, para, a partir dela, que é a Igreja em pessoa, tornar-se Igreja; um sinal total e puro à vontade de Deus"

Cardeal Meisner: "O Padre Kentenich aceitou, no século vinte, Maria na casa de sua existência e, por isso, tornou-se uma figura de pai, de importância exemplar para toda a Igreja."

Papa João Paulo II: "Sois chamados a participar da graça que o vosso Fundador recebeu e oferecê-la a toda a Igreja. Pois o carisma prova-se como uma experiência que foi entregue aos próprios discípulos, a fim de que estes depois vivam, o protejam, aprofundem e continuem a desenvolvê-lo constantemente em comunhão e para o bem de toda a Igreja".

MP 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...