sábado, 31 de julho de 2010

Padre Kentenich - Tudo para todos


"Querido Pai e Fundador, tu amaste a Igreja até a cruz que foste chamado a viver. Este amor está expresso na inscrição que, por teu desejo, foi gravada sobre o teu túmulo "Dilexit Ecclesiam" - amou a Igreja.
Assim, Schoenstatt é herança de um homem que se entregou à vontade de Deus e assim ao serviço da Igreja até ao heroísmo; de um homem profundamente acolhido de enraizado no coração de Nossa Senhora; de um homem que foi para todos reflexo do amor paternal de Deus.
Querido Pai e Fundador, na tua vida sempre estiveste pronto a acolher, a ouvir e a atender a todos os que de ti se aproximavam. O teu amor incondicional fez com que te tornasses "Tudo para todos". Todos aqueles que se confiaram a ti, por ti eram conduzidos a Nossa Senhora. Fizeste despertar nos seus corações um grande amor a ela, apontando-a como o caminho mais fácil e mais seguro para o coração do Pai do Céu. Por isso, neste momento queremos confiar ao teu coração paternal todos os anseios, aflições e cuidados que trazemos dentro de nós, sem nos esquecermos de todos aqueles que se recomendaram às nossas orações, especialmente aqui neste lugar de graças."

 O Símbolo do Pai esteve sempre presente.

"Assim como tu, que em toda a tua vida nada mais fizeste do que procurar escutar e realizar, sempre e unicamente, a vontade do Pai do Céu manifestada no intimo do teu coração e nos grandes e pequenos acontecimentos do mundo e da vida, intercede por nós junto da nossa Mãe e Rainha, para que também nós estejamos sempre prontos a ouvir e a realizar tudo o que Deus nos pede."

(Excerto da Oração inicial no Santuário antes de iniciar a peregrinação à Sé de Aveiro).

Da Esperança - Alentejo: Fami e Paulo

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O Sacerdócio do Padre Kentenich, um serviço à vida!


Neste mês de Julho em que um pouco por todo o mundo, se comemora o centenário da ordenação sacerdotal do Padre Kentenich, achámos muito interessante este artigo publicado no site "mãeperegrina.com.br" e entendemos por isso partilhá-lo com os nossos leitores.

"Uma cultura de Aliança de Amor só acontece com a cultura pela vida. Por isso, Schoenstatt também oferece a contribuição do Padre José Kentenich na área da saúde. No Brasil, esse empenho está presente, de modo especial, na Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL), na qual as Irmãs de Maria actuam em quatro hospitais e na Escola de Enfermagem Mater Ter Admirabilis."
Da celebração do Jubileu sacerdotal do Padre José Kentenich, extraimos a seguinte parte da homilia proferida pelo Padre Afonso Wosny, do Instituto dos Padres de Schoenstatt:

"Quando o pelicano não encontra alimento para os seus filhotes, ele abre o próprio peito e dá seu próprio sangue, sua própria vida, para salvar os seus. Essa também é a imagem do sacerdote. O sacerdote é capaz de dar tudo de si para os seus. O símbolo do Pelicano representa a vida do Pe. José Kentenich.
Na Alemanha existe um museu da vida do Pe. José Kentenich e nele há uma figura de um pelicano que é símbolo de dar-se a si mesmo para que todos recebam o que necessitam. Pe. José Kentenich disse que é um símbolo que representa a sua vida. Ele se dedicou a todos que o procuravam e não lhes dava a mesma mensagem. Foi um homem que procurou servir a vida concreta, no original que lhe era apresentado, portanto o que a pessoa precisava ele oferecia – um serviço desinteressado à vida.
É semelhante aos profissionais da saúde.
Podemos fazer uma ligação, e vemos um ponto em comum ao Pe. José Kentenich em servir a vida, a pessoa em seu interior: a alma.
Eu mesmo testemunho que o sacerdote conhece as pessoas que o procuram por inteiro, o mais belo e o mais feio (seus caminhos de aspiração à santidade, sua vida espiritual, mas também lutas, pecados, faltas...), o que acontece nas famílias, o drama de cada um. Não por mérito, mas enviado por Deus, de modo profundo.
Pe. José Kentenich, com seu carisma, serviu de modo desinteressado a todas as pessoas que o encontraram. Assim como nós, no hospital, também ajudamos a muitos doentes e nem esperamos o agradecimento. Nós oferecemos um serviço gratuito e que encontramos a surpresa da gratidão.

O Padre Kentenich deixou-nos o seu exemplo de vida. Fundou uma Obra Internacional, moderna. Ficou preso no campo de concentração, foi exilado e manteve sempre sua personalidade. Portanto, ele é um modelo de vida para todos nós."


Fami e Paulo

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Santuário entrou na Sé!

No passado dia 10 de Julho levámos o Santuário até à Sé Catedral, coração da Igreja diocesana. O Santuário é o presente que sempre de novo oferecemos à Igreja.


Schoenstatt está vinculado a um lugar de graças: o Santuário. É o seu centro vital, a fonte de todas as suas forças, o meio concreto escolhido por Deus para concretizar a missão de Schoenstatt. O Padre José Kentenich e um pequeno grupo de jovens decidiram converter uma capela abandonada num lugar de peregrinação e de graças, selando com Maria um pacto, uma Aliança de Amor.
Eles comprometer-se-iam a uma vida de oração e de esforço pela santidade na sua vida diária, e Ela estabelecer-se-ia no Santuário, para oferecer as graças especiais de acolhimento no encontro com Deus, de transformação interior e de dinamismo apostólico. 

Tenho consciência de que o Santuário é uma bênção na minha vida? Em que aspectos?
O que faço diariamente para viver a minha Aliança de Amor com Maria?
Como posso aumentar o meu ardor pela missão de Schoenstatt?



Fonte: Guião da Peregrinação à Sé de Aveiro - 100 anos da ordenação sacerdotal do Pai e Fundador

Um presente especial


No dia 8 de Junho, na celebração do centenário da ordenação sacerdotal do nosso Pai e Fundador, a Família de Aveiro e Coimbra ofereceu um presente muito especial ao Pe. Carlos Alberto, Director Diocesano do Movimento de Schoenstatt: um cálice e uma patena, um símbolo de muito significado na vida do sacerdote.


Um gesto de gratidão ao terminar o Ano Sacerdotal, mas também a simbolizar o centenário da ordenação sacerdotal do nosso Pai e Fundador.
O Pe. Carlos Alberto recebeu este presente com surpresa, mas acolheu-o com um carinho especial, de tal modo que, a seu desejo, o primeiro a usar este cálice e a patena foi o Sr. Bispo D. António Francisco dos Santos, dois dias depois, na celebração festiva na Sé Catedral.

MP

terça-feira, 27 de julho de 2010

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Amigos do Pe.Kentenich e da Ir.Emilie

ENCONTRO DOS AMIGOS DO PADRE KENTENICH E IRMÃ EMILIE

18 DE SETEMBRO DE 2010

Neste ano em que celebramos o jubileu de ouro de Schoenstatt em Portugal, convidamos a todos os interessados a participar do encontro do Secretariado dos Amigos do P. José Kentenich e Ir. M. Emilie Engel a realizar-se no dia 18 de Setembro de 2010, junto ao Santuário da Gafanha da Nazaré, em Aveiro.

O encontro tem por objectivo apresentar a vida e actuação do P. José Kentenich e de Ir. M. Emilie Engel, com informações sobre o andamento dos Processos de Beatificação. Haverá oportunidade de ouvir e dar testemunho sobre o auxílio recebido. E também receber material de divulgação.

Programa:
  9:30 – Acolhimento
10:00 – Abertura
10:30 – Conferência: Padre José Kentenich ao serviço da Igreja
11:30 – Informações sobre o andamento do Processo do P. José Kentenich e testemunhos de graças alcançadas por sua intercessão
12:30 – Oração no Santuário
13:00 – Almoço
14:30 – Informações sobre o andamento do Processo de Ir. M. Emilie e testemunhos
15:00 – Conferência: Irmã M. Emilie Engel – Da angústia à santidade
16:00 – Partilha de experiências
17:00 – Santa Missa de envio

Pelos Secretariados, Irmã M. Elisa Görck - Contactos: 925284341
E-Mail: ir.elisa@tabormta.org
Mais informações: Centro Tabor, Gafanha da Nazaré, pelo telefone: 234 320 290.
E-mails: secretariadopadrejosekentenich@gmail.com ou secretariadoirmaemilie@gmail.com
Endereço: Rua do Santuário, s/nº Colónia Agrícola 3830-358 Ílhavo / Portugal.

FAVOR CONFIRMAR A SUA PRESENÇA ATÉ AO DIA 1 DE SETEMBRO
INSCRIÇÃO: € 2,50 – ALMOÇO: € 7,00

O que é nacional...

No Congresso Europeu das Famílias, em Schoenstatt, foi apresentado algo típico de cada país, assim como também projectos e trabalhos elaborados. Na tenda de Portugal não faltaram os manjericos, os galos de Barcelos, uns bolinhos e vinho, a referência a Fátima... mostramos um pouco do rosto nacional.
MP

domingo, 25 de julho de 2010

Rainha dos Sacerdotes da Nossa Diocese


No passado dia 10, na Sé Catedral de Aveiro, o Ramo das Mães ofereceu algo muito especial ao Sr. Bispo D. António Francisco: uma Imagem da Mãe Peregrina. Porquê especial?


Ela tem um símbolo que a torna diferente das outras: uma mitra personalizada.  Foi um símbolo inspirado, idealizado e moldado pela Mami, para simbolizar, juntamente com a coroa, o título que esta Imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável tem: Rainha dos Sacerdotes da Nossa Diocese. Uma mitra lindíssima com linhas do logotipo de Schoenstatt.
Tudo começou com o Ano Sacerdotal. O Ramo das Mães queria incluir-se na responsabilidade de oração pelos sacerdotes. E fizeram-no ao longo de todo o ano com visitas ao Santuário, rezando por cada sacerdote da diocese. Cada grupo ficou com um arciprestado.


No dia 8, no final da nossa celebração do Centenário da Ordenação Sacerdotal do nosso Pai e Fundador, as Mães coroaram esta Imagem que queriam oferecer ao Sr. Bispo. Nessa hora rezaram:

"Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três vezes Admirável de Schoenstatt, Rainha dos Sacerdotes da nossa Diocese, reina e triunfa nos seus corações. Torna-os santos e fiéis ao serviço do Senhor da messe. Confio em Teu poder e em tua bondade. Em Ti confio com filialidade. Confio cegamente em toda a situação, Mãe no Teu Filho e na Tua protecção."


No dia 10, na grande celebração dos 100 anos da Missa Nova do nosso Pai e Fundador, as mães entregaram a Imagem ao Sr. Bispo D. António Francisco, assim como também a pequena imagem da Mãe Peregrina, representando cada sacerdote pelo qual rezaram e a que vai ser entregue. A Imagem do Sr. Bispo foi acompanhada pelo caderno, no qual as mães, ao longo do ano, registaram as suas visitas ao Santuário.


Carta lida ao Sr. Bispo e que será entregue a cada sacerdote: 

"(...)o sacerdócio não é simplesmente «ofício», mas sacramento: Deus serve-Se de um pobre homem a fim de, através dele, estar presente para os homens e agir em seu favor. Esta audácia de Deus – que a Si mesmo Se confia a seres humanos; que, apesar de conhecer as nossas fraquezas, considera os homens capazes de agir e estar presentes em seu nome – esta audácia de Deus é o que de verdadeiramente grande se esconde na palavra «sacerdócio»."(Homilia do Santo Padre no encerramento do ano sacerdotal)

Querido Sr. D. António Francisco,
com muita alegria e gratidão pelo dom do seu sacerdócio e por tudo o que empenha pela Messe do Senhor, como Bom Pastor que nós, Ramo das Mães, do Movimento Apostólico de Schoenstatt, quisemos, desde a primeira hora em que foi declarada a abertura do Ano Sacerdotal, e no ano em que celebramos o centenário da ordenação do nosso Fundador, Padre José Kentenich, ser presença orante, junto de Deus, pelos Sacerdotes da nossa Diocese.
Assim, decidimos em conjunto, que cada grupo reza-se por um Arciprestado, a oração de S. João Maria Vianney e vos consagra-se a Maria, no nosso Santuário Diocesano de Schoenstatt.
Deste modo, cada Grupo de Mães rezou por um Arciprestado e no Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três vezes Admirável de Schoenstatt, colocamos um caderno para assinar o nosso nome e o nome do nosso Grupo, cada vez que rezávamos ali sob o Olhar atento de Maria, Raínha dos Sacerdotes.
O presente, uma imagem da Mãe Peregrina coroada como Rainha dos Sacerdotes, que hoje lhe trazemos é a expressão desta nossa Caminhada orante, feita pela Liga das Mães, entregando-o a Si e todos os sacerdotes diariamente à Mãe, vossa Rainha e Educadora na fé. "Neste caminho de fidelidade, amados sacerdotes (...) guia-nos e acompanha-nos a Bem-aventurada Virgem Maria." (Oração de Vésperas - 12 de Maio de 2010 - Bento XVI) Continue a contar com a nossa humilde prece, pois consigo queremos continuar a caminhar. Juntos somos a Igreja de Cristo.
"Cheio de enlevo e gratidão
pela vossa contínua presença no meio de nós,
em nome de todos os sacerdotes quero,
também eu, exclamar:
« Donde me é dado que venha ter comigo
a Mãe do meu Senhor?» (Lc 1, 43).
Mãe nossa desde sempre,
não Vos canseis de nos visitar,
consolar, amparar."
(Consagração dos sacerdotes a Maria - Bento XVI -12 de Maio de 2010)

Unidos no coração de Cristo e sua Mãe, cheias de gratidão e amizade
Mães do Movimento de Schoenstatt"


Aproveitaram a presença de alguns sacerdotes nesta Eucaristia para que lhe fosse imediatamente entregue. Vemos na imagem o Pe. João Paulo a receber a sua Mãe Peregrina.
MP

Originalidade no jardim do Santuário


A bicicleta foi fabricada para nos levar de um lado para outro. Ela é um meio de transporte para muitos peregrinos do Santuário. Ela é também um meio que jovens e adolescentes utilizam para virem às reuniões. Ela é um motivo para que muitos, por desporto ou passeio, venham a este local. Ela é algo caracteristico desta zona. Talvez por isso o Sr. João, que cuida do jardim do Centro Tabor, quis dar uma "ajudinha" a esta planta para que ela despertasse a curiosidade, chama-se a atenção... ou simplesmente quis dar uma alegria a todos que descobrem a beleza das pequenas coisas, dos pequenos gestos. Esta bicicleta não foi "fabricada" para ser utilizada, mas sim, admirada. Contemplando a beleza, ela transporta-nos para o Santuário.
MP

sábado, 24 de julho de 2010

Elas chegaram exactamente há 50 anos

Foto da homenagem no dia do jubileu em Fátima

No passado dia 21 de Julho, o Instituto Secular Nossa Senhora de Schoenstatt celebrou, exactamente, 50 anos da sua presença em Portugal. Foi este dia, com a chegada da primeira comunidade de Schoenstatt a Portugal, que marcou o início da presença de Schoenstatt como Movimento organizado em Terras de Santa Maria. À comunidade das Senhoras de Schoenstatt o nosso muito obrigado pela ousadia de iniciar a missão do nosso Pai e Fundador no nosso país, garantindo também a construção do primeiro Santuário de Schoenstatt em Portugal, nomeadamente no Restelo, em Lisboa.



Um pouco sobre Instituto Secular Nossa Senhora de Schoenstatt:
Vivemos em nossa casa, sós ou com outras pessoas que podem ser ou não da nossa própria família. Permanecemos no estado laical e não nos distinguimos das pessoas à nossa volta por nenhum sinal exterior; vivemos como elas, trabalhamos como elas.
A admissão no Instituto não produz nenhuma alteração exterior visível.
Mas o exercício da nossa profissão e a presença no mundo em que estamos inseridas recebem uma nova qualidade através da nossa secularidade consagrada. São o espaço para onde o Instituto nos envia para, sob a nossa responsabilidade pessoal e, através do nosso ser e actuar mariano-apostólico, aí realizarmos a missão de Schoenstatt.

Texto do site, onde pode lêr mais sobre este Instituto:
http://insenhoraschoenstatt.home.sapo.pt/index.html

Uma preciosidade herdamos desta comunidade:  o texto escrito pelo nosso Pai e Fundador

Schoenstatt o meu mundo; o meu mundo (Portugal) deve tornar-se Schoenstatt!
Adsum (=Eis-me aqui)
Tecum sum (=sou teu)
Mphc: Mater perfectam habebit curam (= a Mãe cuidará perfeitamente)
J.K. (José Kentenich)

MP

Os sacerdotes de Schoenstatt em festa

Foto do dia jubilar em Fatima

Recebemos um e-mail do Daniel Simões a felicitar o Instituto dos Sacerdotes de Schoenstatt pelos 45 anos de existência. Juntamos às suas, as nossas felicitações (ainda que tenham uns dias de atraso) e manifestamos a nossa gratidão por todo o empenho e dedicação destes sacerdotes à missão de Schoenstatt.

"Caro Pe. Francisco,

Permita-me que em seu nome, felicite todo o Instituto dos Padres de Schoenstatt pelo seu 45º aniversário, pois na Missa que hoje a Liga dos Homens celebrou com o Pe. Miguel, a data do 18JUL1965 foi recordada.

Com um forte abraço,
Daniel Simões."

MP

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Os Sorrisos em Aliança

Foi no dia 10 de Julho de 2010 que nós, Sorrisos de Maria, selámos a nossa Aliança de Amor. Este momento tão esperado finalmente tinha chegado, e aí mostrámos os nossos verdadeiros sorrisos de alegria!


Depois de uma outra tentativa de selar a Aliança em 2008, na Alemanha, quando fizemos o nosso compromisso de grupo, ficámos realmente ansiosas. Mas este tempo de “espera” fez-nos mais unidas e ajudou a fortalecermos individualmente a nossa decisão de a realizar.
Juntas fomos crescendo, ultrapassámos obstáculos e partilhámos muitas alegrias. Um grande salto que se fez notar no nosso crescimento como grupo e como pessoa, foi o facto de sermos nós a preparar reuniões e a dá-las ao resto do grupo; isto também nos fez aproximar mais porque nos “obrigava” a tentar compreender melhor as outras e a fazer passar a nossa mensagem de maneira mais clara.
Outras coisas muito importantes foram todas as contribuições para o capital de graças que nós demos. Tivemos diferentes e originais maneiras de o conquistar (desde terços a “puzzles”), mas fizemo-lo com o intuito de nos mantermos para sempre fiéis à Aliança de Amor, e a Mãe sabe-o. 
Como etapa final de “conquista” da Aliança de Amor, tivemos o nosso retiro no fim-de-semana antes da grande data. Aí vivemos momentos únicos de discernimento e encontro connosco próprias. Era a altura de descobrir se estávamos verdadeiramente preparadas para este grande passo!


Então, finalmente, o nosso dia! Algumas de nós peregrinaram até à Sé de Aveiro com o resto da Família, e todas nós nos incluímos no compromisso que a Família fez. Depois juntámo-nos para jantar e preparar os últimos detalhes. Tínhamos pela frente uma bonita cerimónia que ficará para sempre no nosso pensamento, especialmente porque nos esforçámos por merecê-la e por realizá-la. E nessa missa a Mãe tomou-nos na sua Aliança, mais uma vez nos chamou de filhas e nos conduziu a si.

Quando saímos do Santuário sentimo-nos logo acolhidas pela nossa grande Família, ...


... agora mais estreita em laços pois somos todos irmãos de aliança, que nos demonstrou muito carinho e apoio. Tivemos ainda direito a festejar com todos esta nossa alegria! Fizeram-nos um lindo bolo cheio de simbologia, e partilhámo-lo assim como muitas conversas e sorrisos!


No fim do dia 10, acho que todas nos sentimos verdadeiramente realizadas e com vontade de viver esta nossa nova fase de vida! Agora temos a Mãe ainda mais presente em nós e sabemos que “Servus Mariae Nunquam Peribit”!

Sorrisos: “Eu pertenço ao amor, vim do amor, vou para o amor!”



PS: Gostaríamos de agradecer ao Emanuel Almeida todas as fotografias que tirou neste dia.

Joana Rocha, Sorrisos de Maria


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Maria e a sua missão especial para a Igreja a partir do Santuário


Padre Carlos Alberto: Neste momento histórico, cheios de confiança, queremos renovar a nossa fé na presença e actuação de Nossa Senhora no Santuário e a partir do Santuário. Maria tem sido realmente a nossa Mãe e Educadora. No Santuário, Ela dá-nos força, coragem e capacidade para superar todas as dificuldades do nosso dia-a-dia para vivermos como cristãos autênticos ao serviço da Igreja.


Sr. Bispo: Acreditais que Maria tem uma missão especial para a Igreja e para o mundo a partir do Santuário e que, para isso, necessita de vós como instrumentos. Por isso quereis colaborar com Ela deixando-vos transformar e enviar como instrumentos. Neste espírito, estais dispostos a colaborar na realização do nosso plano diocesano de pastoral, testemunhando a esperança cristã e o ânimo evangelizador, para que a Igreja de Aveiro seja âncora e farol para todos?



 Todos: Sim, estou.

(Excerto da renovação do compromisso de fidelidade à Igreja, no espírito do nosso Fundador, prestado perante o Sr. Bispo de Aveiro).

Fami e Paulo

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um momento emocionante na Sé Catedral


Quem lá esteve no dia 10 de Julho, não podia ficar indiferente! A Carolina das Apóstolas de Maria cantou e encantou, ou melhor, emocionou todos os que estavam reunidos a celebrar os 100 anos das Ordenação Sacerdotal do Pe.José Kentenich. Estávamos no momento de Acção de Graças. A Joana da JFS tocava violino, o Diogo da JMS tocava guitarra, a Carolina Matias cantava "Maria da Aliança" com voz doce, mas firme. Pode-se resumir este momento com a primeira frase deste cântico: "Que silêncio mais delicado..."
MP

 

O Santuário é o que temos para dar...

Foi isso que fizemos! Oferecemos o Santuário! Levamos o Santuário desde a Colónia Agrícola até à Sé de Aveiro. E ele já não regressou!

 

Pela ocasião da celebração do centenário do nascimento do Pe. José Kentenich, representantes de 28 países da Família Internacional de Schoenstatt estiveram em Roma numa audiência especial com o Santo Padre João Paulo II. Seguindo o Dilexit Ecclesiam do Fundador, a Família de Schoenstatt quis expressar ao Santo Padre o seu amor á Igreja, renovando as promessas que o Pe. José Kentenich fez aos sucessores de Pedro, em 1948 e 1965.

Ao celebrarmos o centenário da Ordenação Sacerdotal e Missa Nova do nosso Fundador, e ainda no espírito do Ano Sacerdotal que terminamos de celebrar, estamos agradecidos pelo dom do sacerdócio do Pe. José Kentenich, pelo seu amor e fidelidade à Igreja. Ao mesmo tempo a Família de Schoenstatt da Diocese de Aveiro, reúne-se em torno do seu Pastor para renovar as mesmas promessas de fidelidade.
Como sinal visível do nosso compromisso, oferecemos um Santuário ao Sr.Bispo D.António Francisco.


Terminavamos assim:
Sr. Bispo: O Santuário é um lugar de recolhimento e oração, especialmente na Adoração ao Santíssimo Sacramento. Como lugar Eucarístico, Mariano e vocacional, quereis ajudar, através da oração no Santuário, para que a nossa Diocese seja uma Diocese orante e comprometida no mundo com os valores do Reino e os critérios evangélicos?

Família de Schoenstatt: Sim, quero.

Pe. Carlos Alberto: Sr. D. António Francisco, como expressão deste compromisso que acabamos de assumir e também como sinal da fidelidade ao compromisso do nosso Fundador, oferecemos-lhe este pequeno Santuário. Ele é símbolo desta Família que quer ser Igreja para a Igreja. No nosso Santuário temos sempre presente as intenções do nosso Bispo e da nossa Diocese. Aí nos consagramos diariamente a Nossa Senhora. Para que Ela nos ajude a cumprir estas promessas desejamos agora, juntamente com o Sr. Bispo, renovar a nossa entrega.

Todos: Ó Senhora minha...

O casal da Liga das Famílias, Fatima e Artur Almeida, entregaram o Santuário ao Sr.Bispo em nome da Família de Schoenstatt da diocese de Aveiro. O Artur foi o grande construtor deste Santuário fiel à imagem dos Santuários de Schoenstatt, à sua forma, excepto no tamanho. O nosso obrigado por esta obra de arte, que representa a vida gerada no Santuário de Aveiro.

MP

Sabia que nas Ilhas Galápagos também estão presentes ...

Sim, nesta ilhas situadas no Oceano Pacífico, também conhecem o Padre Kentenich e a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Nas ilhas Galápagos, a Mãe Peregrina de Schoenstatt conquistou, com suave violência, os corações das famílias que aí vivem, e onde, no dia 18 de Junho de 2010, foi celebrada a primeira Missa da Aliança. Muitas foram as famílias que se consagraram a Nossa Senhora na capela em que uma imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt encontrou um lugar de honra; pois foi nesta capela que o Movimento Apostólico de Schoenstatt começou a difundir-se pelas ilhas.
Galápagos é um arquipélago de origem vulcânica, situado no Oceano Pacífico oriental, a cerca de 100 km da costa equatorial, que, desde 1950, foi evangelizado pelos padres franciscanos; hoje, Galápagos é um vicariato apostólico com Bispo-titular e nove presbíteros, que dão assistência às cinco ilhas com uma população de cerca de 30 mil habitantes.
Neste dia 18 de junho, realizou-se a consagração das famílias a Nossa Senhora, e o Pe. Arthuro Enriquez renovou a Aliança de Amor, selada, no inicio do ano, no Santuário de Quito, no Equador.
Os paroquianos estão muito felizes com a presença da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt nas ilhas; actualmente, encontram-se em circulação duas imagens peregrinas. Peregrinam de lar em lar, de modo que, mediante o auxílio de Deus, estes paroquianos esperam continuar a trabalhar em prol da evangelização, ajudando assim Nossa Senhora a levar seu filho, Cristo Jesus, a todos os homens.
A devoção à Senhora de Schoenstatt desperta algo de grandioso nos corações dos habitantes de Galápagos.
A capela onde começou o Movimento Apostólico de Schoenstatt nas ilhas Galápagos encontra-se numa região chamada Estación terrena, trazendo o nome de: Nossa Senhora do Cisne, título esse oriundo de Loja, uma província do Equador. Dado viverem nesta região muitos lojanos, o prelado - com cuja câmara fotográfica foi tirada a foto do presente artigo - deu este título familiar à capela.
O Pe. Arthuro Enriquez conclui seu relato com um pedido e convite: "Conto com as vossas orações para que em Galápagos prospere a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e possamos assim consagrar muitas casas a Nossa Senhora nestas belas ilhas. A todos convidamos a virem conhecer estas ilhas, aguardamo-los de braços abertos na Missão Franciscana em San Cristóbal Galápagos!
De qualquer modo, o mais importante é que a devoção à Senhora de Schoenstatt desperta algo de grandioso nos corações dos habitantes de Galápagos."

Fonte: cmsms.schoenstatt.de

Fami e Paulo

terça-feira, 20 de julho de 2010

O Quadro da Mãe e Raínha de Schoenstatt foi à Sé de Aveiro!

Na Peregrinação do passado dia 10 de Julho, na qual rumámos à Sé de Aveiro, vários símbolos nos acompanharam.
Levámos a imagem da MTA no quadro que foi o primeiro, nestas dimensões, da diocese de Aveiro. Teve o seu trono na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré. Muitas das primeiras Alianças de Amor foram lá celebradas.


Na imagem da MTA vemos a íntima união entre mãe e filho. A mãe segura o filho com as duas mãos, a esquerda aperta-o bem a si e a direita segura o braço de Jesus expressando, através da pequena elevação, a sua atitude de entrega do menino ao Pai. O véu, que geralmente envolve um segredo, cobre a mãe e o menino, dizendo-nos que Jesus é o segredo do coração de Maria. A mão da Mãe repousa junto do coração do filho. Embora esta união entre mãe e filho seja tão íntima, nota-se simultaneamente uma atitude de desprendimento. A mãe tem o menino no colo mas apesar de tudo sente-se que é uma outra força que tem o poder sobre ele, a força sobrenatural do Pai. O olhar de ambos está dirigido para nós, a Mãe procura com os seus olhos quem queira receber o seu filho para que este o guie ao Pai.


Chegados à Sé, o quadro da MTA acompanhou-nos durante toda a celebração.


Vejo em Maria a mãe que sempre olha por mim, que me protege e consola mesmo sem eu ter consciência disso?

Anseio viver o amor e entrega a Cristo que Maria viveu?

O que faço diariamente para viver a minha Aliança de Amor com Maria?



Fonte: Guião da Peregrinação
Fotografias: Fami e Margarida

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ainda a propósito da ordenação sacerdotal do Padre Kentenich...


Uma vida dedicada aos sacerdotes e às vocações!

O jovem Kentenich foi ordenado na cidade de Limburg, nas margens do rio Lahn na Alemanha, juntamente com mais sete seminaristas na Casa dos Pallotinos no dia 8 de julho de 1910. Para o Pe. Kentenich, ser sacerdote não era somente uma escolha, mas também uma graça de Deus e por isso ele admirava cada sacerdote pelo mistério desta vocação. Por isso, ele sempre dedicou uma atenção especial aos sacerdotes. Logo após sua ordenação, o trabalho do Pe. Kentenich foi voltado para os seminaristas. Primeiro, como professor, depois director espiritual e após a fundação de Schoenstatt, ele começou a dar retiros para sacerdotes de toda a Alemanha. A forma como pregava seus retiros chamou a atenção de centenas de padres que começaram a procurar o Pe. Kentenich e a buscá-lo no pequeno vale de Schoenstatt. No ano de 1932, ele pregou retiros a 2.180 sacerdotes e entre as décadas de 20 e 30 para cerca de um terço do clero alemão. Ele passou a ter bastante influência no clero germânico e nos tempos da Segunda Guerra Mundial, foi declarado como um dos principais inimigos do Regime Nazista, por justamente ser contrário ao Partido. No final de um desses retiros, ele também atendeu confissões e um dos padres lhe perguntou: "o senhor não está cansado de além do retiro, ter que atender os padres que querem se confessar consigo?" Porém o Pe. Kentenich respondeu: "não, e mesmo que eu me canse, para mim é uma honra que um sacerdote venha se confessar comigo e que eu possa dar a ele o dom da graça de Deus que é o perdão de seus pecados e escutá-lo, por isso, sempre estou pronto para atendê-los".

Fonte:cmsms.schoenstatt.de
Foto: Imagens do Google

Fami e Paulo

domingo, 18 de julho de 2010

Peregrinação à Sé e Peregrinação da Mãe Peregrina

Padre Carlos Alberto quando procedia à renovação do compromisso de fidelidade à Igreja, no espírito do nosso Fundador, junto do Sr. Bispo de Aveiro.

"Não podemos, sem dúvida, realizar uma acção apostólica maior, não podemos legar aos nossos sucessores uma herança mais valiosa, do que mover Nossa Senhora e Raínha a estabelecer aqui de maneira especial, o seu trono, a distribuir os seus tesouros e a operar milagres da graça.
Todos os que aqui vierem rezar, devem experimentat a glória de Maria e confessar: É bom estar aqui (como no Tabor). Queremos construir aqui tendas, este deve ser o nosso lugarzinho predilecto!"
(Excerto do compromisso assumido na Sé de Aveiro, perante o Senhor Bispo D. António Francisco). 

Hoje foram muitos que de vários pontos do país, vieram até a este nosso lugarzinho predilecto.

Trouxeram as suas imagens da Mãe Peregrina!


Foram recebidos pelas imagens da Mãe Peregrina e do nosso Pai e Fundador!


 Novos ...


Outros menos novos...

Todos unidos pelo mesmo ideal. Todos rezaram, pediram, agradeceram e no fim, todos partiram felizes e mais enriquecidos a nível espiritual.


Foi um dia muito feliz, abençoado e cheio de graças.

Fami e Paulo

sábado, 17 de julho de 2010

"São mesmo férias diferentes!"

"Nestas férias, no Santuário de Schoenstatt, somos cerca de 47 crianças que brincamos no mesmo espaço.
O nosso dia de animação e aprendizagem começa às 09:00 horas e acaba às 18:00 horas. Às 09:30 horas e às 17h:30 fazemos sempre uma oração como forma de reflectirmos, e de começarmos e acabarmos bem o dia. Fazemos várias actividades, como por exemplo: o jogo do lencinho, da viúva, da bruxa e a caça ao tesouro realizados no jardim, no pátio, nas salas da Casa do Pe. Kentenich e orientados pelas dirigentes. Às 12:00 horas, o refeitório enche-se de crianças para comerem e reporem energias para as actividades da tarde. Nas “Férias Diferentes” costumamos conhecer outras crianças com quem brincamos, rimos e divertimo-nos.

É o primeiro ano que vim passar umas férias assim, divertidas. Para o ano espero participar novamente nestas férias, porque gosto da companhia das Irmãs, de conhecer novas meninas e de estar no Santuário.
Hei-de cá voltar sempre que puder, porque gosto muito desta família que vive nesta grande casa, o Santuário. Obrigada por estas férias diferentes!"

Inês Mateus, 10 anos

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dia 8 de Julho

A família reuniu-se para celebrar o pai


No dia da ordenação sacerdotal do nosso Pai e Fundador, a Família de Schoenstatt, da diocese de Aveiro e Coimbra, reuniu-se para dar graças pelo dom do seu sacerdócio e toda a vida que daí surgiu. Celebrou-se uma Santa Missa de gratidão, em que todos os Ramos deram a sua contribuição. Para este grande momento, o Padre Carlos Alberto vestiu uma casula que o Padre José Kentenich usou.


No final da celebração Eucarística ficamos a conhecer a nova dirigente do Ramo das Mães e a sua equipa. Em breve vamos apresentá-las. Para já, os nossos parabéns a cada uma e a nossa gratidão pela missão que assumiram. A nova dirigente é a Ondina. 


Este dia ficou marcado pela Aliança de Amor de um grupo da Liga das Famílias. Fica aqui uma foto dos quatro casais com o casal dirigente. Aguardamos um testemunho sobre a caminhada deste grupo e a vivência do dia da Aliança de Amor.


O Ramo das Mães esteve também em destaque pela realização do compromisso assumido no início do Ano Sacerdotal: rezar, concretamente, por cada sacerdote da nossa diocese. No dia 10 de Julho toda a aspiração tomou expressão num símbolo e foi entregue ao Sr.Bispo D.António Francisco. Por isso, no dia 8 de Julho, coroaram Nossa Senhora como Rainha dos Sacerdotes numa imagem peregrina.


Nesta imagem, ainda foi colocado algo muito especial para o Sr.Bispo. Mas isso só mostraremos quando escrevermos um pequeno artigo a contar sobre a vida à volta desta aspiração.
MP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...