sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A Lâmpada Sagrada "Ver Sacrum"


A lâmpada sagrada lembra-nos a presença de Cristo no Tabernáculo. No Santuário Original foi oferecida por um grupo da Juventude Masculina de Schoenstatt que tinha como ideal "Primavera Sagrada" (Ver Sacrum).
Foi colocada no ano de 1940. Simbolismo - fogo: desejo de "incendiar" o mundo; patena: sacrifício, contribuição ao Capital de Graças e por isso possui três cruzes na base. O globo com o monograma M.T.A.: o mundo novo da M.T.A.. O braço preso à parede sustentando a lâmpada traz o nome "Ver Sacrum", geração que ofereceu o símbolo.

Em 31 de Dezembro de 1940, na passagem para 01 de Janeiro de 1941, à meia noite, o Padre Kentenich falou ao grupo "Ver Sacrum" reunido no Santuário de Schoenstatt e acendeu pela primeira vez a sua oferta, a lâmpada do Santíssimo.

Nos anos de 1939 e 1940 nasceu a corrente de vida: Guardas do Santuário, com a finalidade de proteger o Santuário contra o nazismo. Em cada hora do dia havia um membro do "Ver Sacrum", em adoração diante do Santíssimo, no Santuário.
O sentido era que a lâmpada não se podia extinguir.

Fonte: História do Santuário de Schoenstatt

Fami e Paulo

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Natal: É Partilha!


No passado dia 11 de Dezembro, veio até ao Centro Tabor, um grupo do Centro de Catequese Nossa Senhora da Saúde (Porto), liderado pela Susete Barros, para conhecer o Santuário e a Obra de Schoenstatt.
Mas como o título indica vieram também para partilhar.


Este grupo reuniu um conjunto significativo de bens, desde fraldas a roupas e utensílios para bebés que vieram entregar ao Centro Tabor.


A visita iniciou-se junto ao Santuário com um momento de apresentação no exterior e uma oração no interior.


Em seguida no Salão, foi feita uma apresentação mais pormenorizada do Movimento de Schoenstatt, baseada na pessoa do Padre Kentenich. Esta apresentação foi efectuada de uma forma muito simples, utilizando uma linguagem acessível, pois a maior parte do grupo eram crianças.
Abordou-se também, ainda que ao de leve, a figura da Irmã Emilie Engel, pois foi também uma das solicitações propostas.


Seguiu-se uma visita às instalações da Creche, onde a Irmã Maria do Rosário, falou sobre a vertente social que está implantada no Movimento de Schoenstatt e das boas consequências que estas práticas têm na vida de algumas pessoas.
Foi efectuada uma visita ao resto do Centro Tabor, tendo esta visita terminado na Casa Padre Kentenich, na Sala do Pai, onde todos puderam completar um pensamento do Padre Kentenich ou da Irmã Emilie, cuja primeira metade tinham recebido anteriormente.


A visita terminou com o lanche, trazido também por eles e finalmente com a entrega dos bens que vieram trazer.


De certeza que o Natal deste ano teve um significado diferente para este grupo, pois puseram em prática um dos fundamentos desta quadra: a solidariedade.
Um muito obrigado ao Centro de Catequese Nossa Senhora da Saúde, na pessoa da Susete Barros e ficamos à espera que nos voltem a visitar.

Irmã Mónica, Irmã Maria do Rosário, Fami e Paulo

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Celebração da Solenidade da Sagrada Família


"Que Nazaré nos ensine o que é a família, a sua comunhão de amor, a sua austera e simples beleza, o seu carácter sagrado e inviolável". (Papa Paulo VI).

Celebrou-se no passado Domingo, dia 26 de Dezembro, a solenidade da Sagrada Família. Na missa das 17 horas, no Centro Tabor, realizou-se uma bonita cerimónia, que culminou com a oração de Consagração das Famílias a Nossa Senhora. 
Deixamos algumas passagens dessa celebração.

Salão repleto, destacando-se a presença de muitas famílias.

A celebração da Solenidade da Sagrada Família de Nazaré, reforça o apelo do Papa Bento XVI: "É firme convicção da Igreja que os problemas actuais têm a sua verdadeira solução num regresso à solidez da família cristã, assente no matrimónio, como "aliança conjugal na qual o homem e a mulher se dão e se recebem" (Enciclica Gaudium et Spes, 48), lugar de confiança mútua, de dom recíproco, de respeito da liberdade e de educação para a vida social".


Uma família entrega  aos sacerdotes uma Sagrada Família que ficou no altar até ao final da Missa.

Nesta Eucaristia, pedimos de modo especial que a Sagrada Família de Nazaré pela fidelidade com que viveu a missão recebida de Deus, seja o modelo inspirador de todas as famílias. Celebrar a sua festa é recordar que o amor familiar é a experiência humana do amor infinito de Deus da Vida.



"Mãe do Coração Imaculado, Rainha da Família e Rainha da Paz! Olha a todos com misericórdia, em particular todas as famílias em dificuldades materiais ou espirituais. Lembra-Te, Ó Mãe, dos que não têm família e das famílias sem Deus.
A Ti nos entregamos. confiando na Tua bondade.
Aceita a nossa consagração e vem connosco para os nossos lares. Actua aí como Mãe e Educadora de cada família, para que o Amor e a Vida do Pai, do Filho e do Espírito Santo, habitem e cresçam em cada um de nós. Sempre."
(Excerto da oração de Consagração das Famílias a Nossa Senhora).

O Santo Padre Bento XVI acredita que a família é a principal agência da paz no mundo, se aí existir Vida e Amor.

Fami e Paulo

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nasceu o Menino Jesus - É Natal !!!


Um nascimento simples, humilde sereno. Um nascimento que mostra onde encontramos o rosto humano de Deus.
O povo que andava nas trevas viu uma grande luz. Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento.
Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: Hoje, desceu do Céu sobre nós a verdadeira paz.
Nasceu-vos um Salvador, que é Cristo Senhor.
Exultemos de alegria no Senhor. Ele é o rei que traz a paz e a salvação, proporcionando ao povo de Deus, uma era de felicidade sem fim.

Acolhamos Jesus que nasceu.


Maria, Portadora de Cristo!
No presépio vemos-te
Contemplar com amor e carinho
O teu filho e teu Deus!

Mas a tua contemplação
não se detém neste Menino.
O teu coração de evangelizadora
Já vê todos os que
Acolherão a Cristo
Para lhe oferecerem
O seu amor
E a sua vida!

Não permitas
Que guardemos só para nós
o teu Jesus.
Ajuda-nos a adorá-Lo,
E a levá-Lo ao mundo, como tu.

(Excerto do livro "Diante do Presépio")

Fami e Paulo

domingo, 26 de dezembro de 2010

Votos de Feliz Natal vindos do Brasil


Do Santuário Tabor Matris Salvatoris, Salvador/BA/ Brasil acolhemos a saudação natalina e pedimos a Mãe que, do seu Tabor derrame graças e bençãos, para todos em 2011.

Fraternalmente.

Lúcia Muniz

sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal!


“Dobremos os joelhos em adoração diante do Mistério do Natal e peçamos ao Menino Jesus, Rei Divino no presépio, que nos ensine a compreendê-lo mais a fundo e a anunciá-lo jubilosamente.”

Padre José Kentenich


A Equipa do blogue “schoenstatt50aveiro”, deseja a todos os seus leitores um Feliz e Santo Natal, cheio de paz, saúde, alegria, harmonia e muitas bênçãos do Menino Jesus e de sua Mãe, Maria.

“Deixa entrar o Salvador,
Deixa entrar o Príncipe da Paz
Deixa entrar o portador da Paz!
O Príncipe da Paz, enviado pelo Pai,
Para trazer de novo a paz
Ao mundo dos nossos dias.”
(Padre José Kentenich).

Feliz Natal!

A Equipa do Blogue.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Jardim de Maria...


Elaborado pela Mami e Sara Mendes, JFS.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Torneio de Futebol JMS

A Juventude Masculina de Schoenstatt de Aveiro está a organizar novamente o grande torneio de futebol entre todos os elementos da Juventude.



Este torneio tem a particularidade de ser organizado pelo comando #7 dos cruzados (grupo dirigido pelo Emanuel Almeida).
No futuro serão disponibilizadas fotografias dos vários jogos do Torneio e o site com todas as informações necessárias.

Todas as semanas será actualizado, aqui no blogue, o quadro dos resultados e as respectivas classificações.
Apela-se também à comunidade interessada que assista aos jogos aos Domingos de manhã, a partir das 10:30 (depois do terço da JMS) no campo por trás da Casa Sião.
Organização #7


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Quarto Domingo do Advento


Está quase a chegar o Natal!

As leituras de hoje dirigem o seu olhar à disposição de José para acolher a Salvação. Não temas, diz o Anjo a José.


Queremos crescer na confiança em Deus. Foi nessa confiança que José acolheu Maria para sua esposa enela, acolheu Jesus, o Filho de Deus. Assim cumpre a vontade de Deus. E fazer a vontade de Deus é identificar-se com Jesus e com Maria que fizeram da vontade do Pai, o seu alimento. Ao acender esta 4ª vela do Advento, nós Vos pedimos:


Faça-se em nós, segundo a vossa vontade.

Sacerdote:
Oremos: Vem, Senhor Jesus, vem depressa, estamos prontos a acolher-te, prontos a fazer do nosso coração o teu berço de paz; prontos a fazer da nossa vida a tua tenda de abrigo. Como Maria, a Serva do Senhor, nós também queremos acolher os nossos irmãos e todas as mensagens e sinais de paz e presença que nos dizes e todos os tons e cores da Luz maravilhosa que és Tu.

Símbolo semanal:


Pergaminho fechado - acolhimento interior ao convite para a festa.

"Senhor, ensina-me a confiar em Ti. A não viver obcecado com o medo de perder o controlo da minha vida. A viver sereno e tranquilo, sabendo que Tu estás sempre do meu lado.
A amparar-me nos bons e maus momentos."

Fami e Paulo

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Audição de Natal da Escola de Música do Centro Tabor


"É quase Natal! Todos andam muito ocupados! Os sinos tocam com mais entusiasmo. As crianças correm felizes de um lado para o outro.
Sabem porquê?

É Natal!"

Decorreu no passado dia 16 de Dezembro, a Audição de Natal 2010, da Escola de Música do Centro Tabor. Numa festa bonita, as crianças, adolescentes, jovens e alguns adultos, puderam mostrar aos seus familiares e amigos, as suas aptidões musicais e teatrais.

"Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria. Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura."



"As Sentinelas do Natal"

Tantos anjinhos !!!!!

"O meu Natal será de amor e luz, se a Minha Porta Estiver Aberta Para Jesus!"


A orquestra ...

Muito bem dirigida!

Noite feliz, noite feliz,
Ó Senhor, Deus de Amor,
Pobrezinho nasceu em Belém,
Eis na lapa Jesus, nosso bem!
Dorme em paz, ó Jesus.


"O meu Natal, será Natal em doação, se em cada homem eu encontrar o meu irmão. Será Natal, será Amor, com o Senhor."

FELIZ NATAL!

Fami e Paulo

domingo, 19 de dezembro de 2010

Símbolos de Natal - as coroas de Advento


O arranjo ou coroa de Advento com as suas quatro velas (acende-se uma por cada semana do Advento), representa os milhares de anos que o povo de Israel esperou pelo Salvador. Cada vela que se acende, indica-nos que a noite do pecado está próxima de ser vencida e que a luz de Deus brilhará nas trevas.

"A luz brilhou nas trevas... o Verbo é a verdadeira luz que ilumina todo o homem." (João 1, 4; 9)

Fonte: http://www.maeperegrina.com.br/

Fami e Paulo

sábado, 18 de dezembro de 2010

Testemunho do Padre Vítor Espadilha, sobre a vivência de Schoenstatt nas suas paróquias


Pedimos ao Padre Vítor Espadilha, que nos escrevesse sobre um acontecimento que teve lugar nas suas paróquias (Moita e Vila Nova de Monsarros) na semana em que celebrámos o aniversário da morte do nosso Pai e Fundador.
A sua resposta foi a seguinte:

"O que se passou, foi na festa de São Martinho, do lugar de Monsarros, Vila Nova de Monsarros. Não se tratou só de um evento, mas corresponde a uma atitude singular e talvez das poucas na Diocese, para não dizer, única:
O lugar, através de 4 mulheres (hoje missionárias MTA), assumiu o Santuário em suas vidas. Daí que todo o lugar seja simplesmente Schoenstatt, contagiando as paróquias vizinhas. A MTA está em todas as casas e capelas … o dia 18 é solenemente celebrado, o pote do capital de graças, está neste momento em 16 capelas… a Mãe Peregrina não só visita as casas, mas as missionárias prestam serviço de atendimento aos pobres, aos doentes, tentam encaminhar os não praticantes, que são muitos, e desvios da fé que também os há … Monsarros, tem um nível alto de jovens rapazes. A Mila, missionária, de profissão cabeleireira, pessoa de cultura e alta sensibilidade, apaixonou-se pelo Padre Kentenich e pela Irmã Emilie. O “telefone” dos dois, está na capela e é distribuído em procissões de velas e outras iniciativas, como mensagem do Céu. Na festa, a capela tinha arranjos em forma de globo para celebrar, nessa semana, o aniversário do Padre Kentenich e o dia da Irmã Emilie, os dois na mesma semana.
A cada doente, dá-se na procissão (que pára para o efeito), a bênção com a estola de São Martinho e a missionária dá uma rosa a cada doente e velhinho, com uma mensagem do Padre Kentenich ou da Irmã Emilie.
Na visita da Auxiliar, não se via o céu na rua, pois tudo estava enfeitado e tudo era Schoenstatt, até no vestir das pessoas. O quadro grande do altar do Santuário, é colocado cada dia 18, sobre o altar da capela, para que pensem que ali é o Santuário da Gafanha, e neste nunca falta uma pessoa do lugar, nas celebrações do dia 18, enquanto o lugar reza em união. Agora, prepara-se o nicho MTA que terá a forma do Santuário, mesmo na entrada do lugar.

Aqui é Schoenstatt, é a divisa de muitos, sempre vinculados ao Santuário e às Irmãs de Maria; os Santuários lares vão surgindo e muitos já foram, com suas famílias, desde o Luxemburgo até ao Santuário original.
No dia 18 de Novembro, nasceu de uma delas, no Luxemburgo, o quarto bebé MTA, pois as mães não podiam engravidar e se elevaram preces, ora no original, ora na Gafanha e os bebés já aí estão. Lindos e da Mãe… Tanto se poderia dizer…

Por isso, mais do que se assinalar factos, Monsarros e as duas paróquias de Moita e Vila Nova, são terras que entranharam a missão de Schoenstatt e superam todas as expectativas do Pároco, que se surpreende a cada passo, com as originalidades e amor à MTA, ao Santuário e ao Pai e Fundador…
Também na residência da Paróquia, onde vivo, temos o altar do Santuário que veneram e adoram Jesus com amor.

Aqui é Schoenstatt… Unidos na MTA."

Padre Vítor Espadilha

Padre Vítor, obrigado por este bonito testemunho.

Fami e Paulo

Hoje é dia 18...

... dia da Aliança.

A MTA espera por nós no Santuário, às 20h30. Hoje é ainda mais especial porque temos a celebração de mais  Alianças de Amor, desta vez da Juventude Feminina. Estamos todos convidados!

Equipa de Divulgação


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Retiro do Advento no Santuário de Schoenstatt


A Equipa da Pastoral do Santuário.

A Pastoral do Santuário, dentro do seu programa de actividades, oferece todos os anos, no dia 1 de Dezembro, a possibilidade de um dia de reflexão, uma forma concreta para ajudar a viver bem o Advento e preparar a celebração do Natal.
À semelhança dos outros anos, procuramos viver as linhas orientadoras da Diocese. Por isso o tema deste Retiro foi: "Jesus vem! Reza e acolhe". Ajudados pelas duas meditações realizadas, aproveitamos o dia para rezar pois na oração procuramos fazer a experiência do encontro com Jesus, como forma de O acolher na nossa vida concreta do dia a dia, da mesma forma que desejamos acolher Jesus no nosso irmão, porque na oração não nos unimos somente a Deus, a Jesus, mas também nos unimos de forma comprometedora com os irmãos, principalmente com os mais pobres.
Terminamos o Retiro com a Eucaristia, momento em que os Adoradores do Santuário renovaram o seu compromisso.

A Pastoral do Santuário / Padre Carlos Alberto

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Grupo da Juventude Masculina em reunião



Os Cruzados de Schoenstatt preparam-se para, nas férias de Natal, crescer no caminho de Schoenstatt. Irão receber novas etapas deste peregrinar e preparam-se à sombra do Santuário.
Domingo e Segunda-feria, dias 19 e 20 de Dezembro, estarão reunidos em Jornada junto ao Santuário. No final, na Eucaristia a celebrar às 19 horas, os quatro grupos de Cruzados receberão as etapas para as quais se estão a preparar.

A Juventude Masculina de Schoenstatt / Padre Carlos Alberto

Mensagem de Advento do Sr. Bispo de Aveiro


SINAIS DE ESPERANÇA

Mensagem de D. António Francisco dos Santos


1.Iniciamos o Advento como escola da esperança e tempo para viver na serena expectativa do Natal.
Jesus vem: reza e acolhe. É este o lema que nos vai orientar ao longo desta caminhada de Advento – Natal. Este lema procura mobilizar quem espera e acredita no nascimento de Jesus a concretizar o nosso Plano diocesano de pastoral, nesta etapa do nosso viver como Igreja orante, lugar da esperança.
Encontramos este lema escrito no frontispício das nossas Igrejas e sabemo-lo sobretudo inscrito no coração de tantas famílias e pessoas.

2. Vivemos um tempo difícil em que falta pão em muitas mesas de famílias pobres. A crise financeira internacional e as dificuldades económicas das pessoas e das famílias, que nos são próximas, não são uma miragem nascida da imaginação de alguns. Há carências reais e escasseiam os bens elementares para muitos dos nossos concidadãos, desde as crianças aos idosos. A falta de emprego com que se debatem muitas famílias é uma das razões mais preocupantes do aumento das situações difíceis que vivemos.
Há também sinais de tempos novos que parecem estar a surgir e nos revelam que a iniciativa de muitas instituições e a criatividade de muitas pessoas superam frequentemente a ineficácia de tantas decisões públicas.
A título de exemplo entre muitos outros possíveis, vejamos como o Banco Alimentar contra a fome mobilizou nestes últimos dias milhares de voluntários e recolheu donativos mais abundantes do que em anos anteriores para serem distribuídos por tantos que precisam.
O Fundo Social Solidário, criado recentemente pela Conferência Episcopal Portuguesa, é disso testemunho exemplar, assim como outras iniciativas semelhantes das nossas comunidades cristãs, movimentos apostólicos e Igrejas diocesanas.

3. Todos sabemos que os celeiros da Igreja não são os armazéns das nossas instituições sociais (muitas vezes já vazios) mas sim o coração generoso dos cristãos que trabalham atentamente ao serviço dos mais pobres, seja nestas instituições, seja nos serviços de vizinhança solidária e de proximidade fraterna das comunidades cristãs, em que a caridade é sempre fecunda e imaginativa.
A oração de quem se dispõe espiritualmente para acolher Jesus, cuja vinda e nascimento o Advento prepara e o Natal celebra, educa-nos para acolhermos de igual modo e com a mesma verdade os nossos irmãos, onde o rosto de Deus se espelha e se reflecte.
É também com esse sentido que surge, a exemplo dos anos anteriores, mais uma vez por iniciativa da Cáritas Portuguesa e do Secretariado Nacional da Educação Cristã o gesto “Dez milhões de Estrelas”, como iniciativa que deseja mobilizar as crianças, os jovens, as famílias, as escolas e as comunidades. Pretende-se que através deste gesto pedagógico de uma luz acesa por cada um dos habitantes de Portugal possamos iluminar a vida de todos os nossos concidadãos e construir um mundo justo e fraterno, onde a paz esteja ao alcance de todos.

Ecos da Vigília Jovem no Santuário de Aveiro


Agora que estamos próximos de mais um Natal, é o momento certo para nos alegrarmos e prepararmos o nosso coração. Este tempo de Advento é, pois, para reviver com intensidade o nascimento do Filho de Deus, mas é também uma possibilidade para o nosso próprio renascer!

Assim, a vigília de Advento realizada no passado dia 4 de Dezembro, serviu exactamente para nos despertar… É preciso estar atento, estar disponível e disposto a compartilhar com os outros esta mensagem de esperança: Uma fé simples, mas verdadeira! 


Se não pudeste estar presente naquele momento de oração em grupo, convido-te então a reflectires sobre duas questões que suscitaram interesse durante a vigília. Guarda uns momentos do teu dia atarefado e junta-te a Deus…

“Estou consciente deste chamamento (estar atento ao outro) que Deus me faz a cada dia? “

“O meu coração está aberto para acolher Jesus e todos os que compartilham a vida comigo? “


Sara Carvalho


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Símbolos de Natal - os enfeites nas portas.


Quando se deu a libertação de Israel da escravidão no Egipto, Deus pediu que os judeus assinalassem a porta com o sangue do cordeiro imolado. Esse sinal representava a fé dos judeus na acção divina. Todas as casas com as portas assinaladas não sofreram o castigo. Hoje, colocando um sinal em nossa porta, testemunhamos que somos cristãos e acreditamos que Jesus vem para nos libertar da escravidão do pecado. É como se disséssemos aos que passam: nesta casa mora uma família que crê em Jesus e se esforça para, com a ajude Dele libertar-se dos seus pecados.

"Javé... passará diante dessa porta e não permitirá que o exterminador entre em vossa casas para vos ferir." (Exodus, 12,23)


Fami e Paulo

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Terceiro Domingo do Advento


Senhor, acendemos hoje esta terceira vela. Ela une-se às outras para dar uma luz mais poderosa.
Desperta-nos, Senhor, do nosso sono e ajuda-nos para que a nossa presença na sociedade seja um sinal de que vens ao nosso encontro, quando fazemos o possível para que a justiça, a liberdade e a paz sejam as características da vida dos nossos irmãos.


"Tende coragem e não temais, exultai de alegria no Senhor, o Senhor teu Deus está no meio de ti. Ele enche-se de júbilo, renova-te no seu amor, exulta de alegria por Tua causa. Com estas palavras de alegria e de esperança de que nos fala o profeta, colocamos hoje a imagem de Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora do Ó ou da espera. Ela acolhe a salvação e é para nós, símbolo da alegria e da bondade de Deus."



"Com esta terceira luz que hoje acendemos, queremos viver sempre alegres, não apagando o fogo de Jesus em ninguém, nem desprezando os dons e os outros, mas avaliando aquilo que é bom e orientando tudo para o bem comum."


Sacerdote:
"Oremos: Deus, nosso Pai, que nos escolheste para levar a todos a Boa-nova de Jesus, o consolo, a libertação, a graça e a alegria pela acção do Vosso Espírito de Amor. Na alegria cristã, descobrimos Jesus Cristo na fé. Por esta luz, guiai-nos ao Natal, ensinai-nos a ser testemunhas da luz e a viver o mandamento novo, o amor, como única solução de todas as guerras."

Símbolo semanal:


Sineta: anúncio da mensagem cristã para o exterior.


"Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam...
A Boa Nova é anunciada aos pobres..."

Fami e Paulo

domingo, 12 de dezembro de 2010

Padre António Lobo foi operado no Brasil


Através da amabilidade do Daniel Simões, recebemos a notícia de que o Padre António Lobo, que ainda há pouco tempo esteve entre nós, foi operado lá no Brasil, devido a um problema vascular.
Felizmente a cirurgia correu bem e o Padre António Lobo, poderá voltar a casa dentro de dias.
Transcrevemos um mail em que o Padre Ottomar Schneider conta como tudo aconteceu:

"Estimados Coirmãos da Região do Sião de Cristo!
Há duas semanas o Padre António Lobo começou a sentir fortes dores numa das pernas. Feitos os devidos exames médicos, constatou-se uma obstrução vascular que exigia uma cirurgia urgente. Na segunda-feira passada, quando na Filial já estávamos para iniciar a Santa Missa comunitária da comemoração interna dos seus 50 anos de sacerdócio e também, da celebração do Natal em família, o Padre Lobo teve que ser levado às pressas ao Hospital do Coração, a fim de assegurar a vaga de um quarto que o médico lhe conseguiu, a fim de iniciar os preparativos para a cirurgia. Enquanto o Padre António Bracht, Padre Afonso e Ailton ficaram para celebrar em família, eu acompanhei o Padre Lobo ao hospital. Como ele é um paciente de risco, devido a diabete elevada - toma insulina todos os dias - e por ser no Hospital do Coração, a direcção do mesmo exige acompanhante durante 24 horas. Até agora, com uma pequena ajuda de Leigos amigos, nós conseguimos em quatro cobrir todos os horários, o que não é fácil, pois, além dos compromissos de fim de ano e do cansaço, é muito exigente, especialmente à noite, em que a enfermagem entra constantemente para medicar o paciente. Mas, é admirável o desprendimento, espírito de sacrifício e o amor fraternal dos membros de nossa pequena Filial!
Houve quase uma semana de preparação para a cirurgia, buscando estabilizar a glicose e também o estado emocional do nosso Coirmão. Porém, ontem à tarde, começando às 14:00, o Padr. Lobo foi operado. A cirurgia durou 4 horas e foi com sucesso. Segundo o médico, Dr. Eduardo Ramires, foi uma cirurgia muito delicada, correndo até mesmo o risco de ter que amputar a perna do paciente. Em 4 pontos as veias tiveram que ser operadas. Agora, ele está no quarto e em recuperação que, naturalmente, vai durar bastante tempo, devido a diabetes. Segundo o médico, em 4 ou 5 dias mais poderá retornar para casa."

Peçamos nas nossas orações pelas melhoras e rápido restabelecimento do nosso querido Padre António Lobo.

Fami e Paulo